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ESECS - Mestrado em Comunicação e Media

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  • A cobertura jornalística da Inteligência Artificial na imprensa portuguesa: a evolução da narrativa com o surgimento do ChatGPT
    Publication . Seguro, João Pedro Silva; Gomes, Marco José Marques Gomes Alves
    As potencialidades das aplicações de inteligência artificial não param de crescer, pelo que esta tecnologia se encontra no centro de grandes debates e expetativas, ao mesmo tempo que desperta alarmes em vários setores da sociedade. A forma como os media abordam a IA é crucial para a formação da opinião pública e para a compreensão das implicações éticas, sociais, económicas e culturais desta tecnologia. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar alguns padrões da cobertura jornalística da imprensa de referência portuguesa sobre a inteligência artificial, tendo como ponto de partida o lançamento mundial da aplicação de software designada por ChatGPT. Procura-se, deste modo, compreender qual o tom conferido ao tema pelas edições online dos jornais Público, Expresso e Observador, perceber quem ocupa o espaço público disponibilizado por esses meios e quais os temas associados ao assunto IA. As perguntas de investigação podem-se enunciar da seguinte forma: Como se caracteriza a cobertura jornalística sobre o lançamento do ChatGPT realizada pela imprensa de referência portuguesa? Qual o tom conferido ao tema? Quem ocupou o espaço público? Quais os temas prevalentes? O tom geral das peças jornalísticas analisadas demonstra que a cobertura assumiu, em geral, um tom equilibrado, refletindo uma tentativa de apresentar a IA de forma imparcial – pelo menos uma certa harmonia entre os pontos positivos e aqueles negativos – ou tendencialmente mais positivo do que negativo.
  • MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM JORNALISMO DE DADOS
    Publication . Ramalho, Dayse Karol Silva dos Santos; Agostinho, Paulo Jorge Gonçalves; Santos, Inês Catarina Seabra Conde dos
    As crescentes exigências da sociedade moderna por um jornalismo mais transparente e rigoroso, impulsionam a construção de narrativas jornalísticas baseadas em dados. O uso responsável e ético de dados não é apenas uma questão de técnica, mas também um compromisso com a qualidade informativa e a confiança do público. Neste contexto, surgem iniciativas que visam apoiar jornalistas na navegação por este novo cenário informativo, promovendo a adoção de boas práticas e fornecendo orientações específicas que respondem aos desafios contemporâneos do jornalismo de dados. É neste âmbito que se insere o projeto descrito a seguir. O projeto "Manual de Boas Práticas em Jornalismo de Dados" foi desenvolvido com o objetivo de fornecer diretrizes específicas para jornalistas que utilizam dados nas suas reportagens, respondendo à crescente necessidade de práticas informadas no uso de dados. A criação deste manual baseou-se em entrevistas realizadas com jornalistas de diversos meios de comunicação social em Portugal, abrangendo tanto a imprensa escrita quanto os meios digitais. A partir dessas entrevistas, foi possível identificar experiências, desafios e metodologias, resultando numa visão prática e contextualizada sobre o papel dos dados no processo jornalístico contemporâneo. Estas entrevistas destacaram a importância da precisão, transparência e responsabilidade no uso de dados, bem como os desafios, tal como a necessidade de formação contínua e ferramentas tecnológicas adequadas. O manual reforça a importância de uma abordagem ética e o respeito à privacidade, constituindo uma referência prática e teórica para jornalistas e estudantes interessados em jornalismo de dados. O manual sublinha a relevância de uma abordagem ética ao jornalismo de dados, com especial atenção ao respeito pela privacidade dos indivíduos cujas informações podem estar em análise. Assim, o "Manual de Boas Práticas em Jornalismo de Dados" destinase a ser uma referência tanto prática quanto teórica, dirigindo-se a profissionais da área, bem como a estudantes de jornalismo que pretendem explorar o potencial dos dados como uma ferramenta essencial para a prática jornalística.
  • O FOTOJORNALISMO E O DISCURSO METAJORNALÍSTICO
    Publication . Santos, Rui Miguel Caria dos; Gomes, Marco José Marques Gomes Alves
    À medida que a tecnologia avança a um ritmo, por vezes, difícil de acompanhar, as perguntas, dúvidas e anseios parecem crescer em vários sectores das sociedades. As potenciais transformações de muitas profissões influenciadas não apenas pelo progresso tecnológico, mas também pela busca de diferenciação, parece ser inevitável. Este trabalho debruça-se sobre o estado do fotojornalismo atual e as implicações que poderão surgir na profissão a partir da influência de três vetores: os concursos de fotojornalismo, as redes sociais e a inteligência artificial. Através do discurso metajornalístico, pretende-se compreender de que modo é vista a profissão entre os pares. Que transformações, ameaças ou oportunidades esperam os fotojornalistas e editores de fotografia de imprensa, participantes nesta pesquisa, e que implicações poderão ter estes fatores no futuro não apenas dos profissionais, mas da profissão. Através da análise qualitativa com base em entrevistas em profundidade a doze fotojornalistas premiados, editores de fotografia e fotojornalistas jurados em competições, verifica-se as diferentes ideias e as diversas perceções em relação às potenciais influências dos três vetores enunciados. A diversidade de visões resulta, eventualmente, das diferenças culturais e geográficas dos participantes e, sobretudo, das diferentes experiências, formação, métodos e géneros de trabalho fotojornalístico. O resultado deste trabalho pretende, mais do que produzir respostas concretas, abrir novos canais de reflexão que possam demonstrar a importância do discurso metajornalístico no fotojornalismo, para que a profissão possa ser vista pelo avesso, por ela própria, de dentro para fora, gerando contrastes que, segundo Carlson (2016), quando comparados, podem ajudar a compreender, de forma geral, a profissão.
  • Sumol e Guaraná
    Publication . Rodrigues, Sara Catarina Freire; Brites, Leonel dos Reis
    A presente investigação tem como principal objetivo a compreensão das abordagens das marcas Sumol e Guaraná na rede social TikTok. Desse modo, procuramos contribuir para o conhecimento das estratégias a adotar na plataforma TikTok, levadas a cabo por parte de duas marcas com presenças relevantes em dois mercados distintos: Portugal e Brasil. Para o desenvolvimento desta investigação procurámos criar uma análise comparativa entre as duas marcas em foco, conciliando a análise de dados quantitativos (métricas de alcance e engagement) e a interpretação de dados qualitativos, nomeadamente ao nível das abordagens de comunicação e dos elementos discursivos verbais e não-verbais. Uma vez definido o corpus de análise, a análise quantitativa incidiu na análise da performance das marcas no TikTok, através da interpretação de insights disponibilizados na plataforma Exolyt e, posteriormente, foi realizada uma análise exclusiva a seis vídeos de cada marca, com maior taxa de engagement, apoiando-nos nas dimensões referidas anteriormente. Numa dimensão de análise qualitativa, socorremo-nos também de ferramentas da análise crítica do discurso e da gramática do design visual, procurando identificar estratégias de marketing e comunicação da Sumol e Guaraná para a plataforma TikTok. Tendo em consideração os insights recolhidos, através das diferentes metodologias de pesquisa, foi possível constatar diferenças nas estratégias adotadas por parte das marcas Sumol e Guaraná, nomeadamente ao nível do tom, estilo, recursos e mensagens veiculadas. Neste trabalho constatámos, de igual modo, a importância dos influenciadores nativos e product placement como alicerce comum das estratégias de conteúdo.
  • Estratégias de comunicação adotadas pelos ministérios da saúde de Portugal e do Brasil para fomentar a literacia em saúde na área da Covid-19: uma análise às páginas de Facebook
    Publication . Mendes, Susana Catarino; Menezes, Catarina Maria Nogueira Marques da Cruz
    A pandemia de Covid-19 trouxe grandes desafios para os governos e, em particular, para os Ministérios da Saúde dos países de todo o mundo, tornando-se necessário divulgar informação diariamente, quer sobre medidas de prevenção da doença, quer sobre a sua evolução. Perante este contexto, o conceito de literacia em saúde ganhou especial relevo, tendo em conta a inquestionável relação entre a literacia em saúde e a promoção da saúde. Face à pandemia, tornou-se importante dotar os cidadãos de competências cognitivas e sociais que lhes permitissem usar a informação sobre a Covid-19 de forma a promover e manter uma boa saúde e, ao mesmo tempo, capacitar os cidadãos para tomar decisões fundamentadas. O presente trabalho aborda a comunicação em saúde, a comunicação pública digital e a relação com a literacia em saúde e visa compreender as estratégias utilizadas pelos Ministérios da Saúde de Portugal e do Brasil para fomentar a literacia em saúde na área da Covid-19. Para isso, realizou-se uma análise de conteúdo das páginas de Facebook dos referidos organismos com base em grelhas criadas com diversas variáveis e indicadores, como o número de publicações relacionadas com a Covid-19, o tema e formato das publicações, bem como o envolvimento gerado, reações, partilhas e comentários. As páginas do Facebook foram analisadas em dois momentos distintos – março de 2020 e janeiro de 2021, observa-se que os ministérios em análise desenvolveram intensas estratégias de comunicação, verificando-se, no caso do Ministério da Saúde de Portugal, um maior número de publicações e graficamente mais uniformes. Em ambos os casos, se verifica pouca exploração da interatividade proporcionada pelo digital.
  • O Marketing Interno e a satisfação dos colaboradores, no contexto pós-pandemia: O caso de estudo inCentea
    Publication . Carvalho, Márcia Dionísio; Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro
    O presente relatório decorre da realização de um estágio curricular na inCentea, empresa esta que representa um grupo de prestações de serviços profissionais nas áreas das tecnologias. A investigação procura analisar os conhecimentos adquiridos através da experiência de trabalho e, além disso, propõe entender se o marketing interno na inCentea têm um efeito positivo na satisfação dos colaboradores. Visto que, quer a satisfação, quer as práticas de marketing interno neste tipo de empresas são importantes. A satisfação dos clientes com o serviço é a chave para o sucesso organizacional, onde ter colaboradores satisfeitos é essencial, visto que estes atuam como precursores da satisfação dos clientes. Na medida em que estes representam a primeira imagem da organização, ou seja, os consumidores formam a sua opinião sobre a empresa através da experiência pessoal que tiveram com os colaboradores. A satisfação dos colaboradores pode ser facilmente alcançada através das práticas do marketing interno. O marketing interno encara os colaboradores como peças essenciais para o bom funcionamento da organização. Esta investigação tem como objetivo perceber se as práticas do marketing interno, mais concretamente, a comunicação interna, a formação e a pesquisa de mercado interno têm um efeito positivo na satisfação dos colaboradores da inCentea, quer na satisfação intrínseca, quer na satisfação extrínseca. Foi possível concluir que existe uma correlação positiva forte entre estas várias componentes: a comunicação interna e a satisfação; a formação e a satisfação; a pesquisa de mercado interno e a satisfação intrínseca. Concluiu-se também que não existe uma correlação entre a pesquisa de mercado interno e a satisfação extrínseca. O objetivo secundário é identificar os desafios do trabalho híbrido na comunicação interna da inCentea e compreender o que está a ser desenvolvido atualmente pela organização para ultrapassar essas barreiras. Desta forma, foi feita uma análise qualitativa onde foi possível destacar que os principais desafios na empresa são a dificuldade: na criação de vínculos; na identificação da cultura e do clima organizacional e em comunicar.
  • MARKETING DE CONTEÚDO NA ÁREA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL. O CASO DO CENTRO DE FORMAÇÃO DO IT BETTER DE LEIRIA
    Publication . Pires, Bárbara Sofia Carrilho de Cáceres; Brites, Leonel dos Reis
    Este trabalho de investigação parte da realização do estágio curricular feito no Centro de Formação Profissional – Do It Better (DIB), em Leiria, na área do Marketing Digital. O objetivo principal é o de realizar a dimensão prática em contexto profissional. As empresas reconhecem cada vez mais a importância da presença em plataformas online, uma vez que esta ação permite um contacto e uma interação com os seus clientes e possíveis clientes, ao instante de um clique. Com base na rotina laboral do departamento de Marketing na empresa Do It Better nasce a presente investigação, que visa a reflexão sobre a prática das estratégias utilizadas, procurando também contribuir com novas para soluções de gestão e desempenho da empresa nesta área. O caso de estudo prende-se com apresentação da produção de conteúdos de Marketing Digital da organização, identificando possíveis rumos para o futuro, sustentados através de autores fundamentais para a consolidação desta investigação. Neste relatório propomos, também, uma reflexão do Marketing nos meios digitais na área formativa e na produção de conteúdos para as redes sociais, no caso específico do Facebook, procurando entender o papel do Marketing Digital no Centro de Formação – Do It Better, mostrando as diferentes formas de influenciar e atuar na relação entre a empresa e os seus seguidores.
  • IDTur
    Publication . Figueiredo, Ana Sofia da Silva; Lisboa, Ana Catarina Cadima; Sousa, Ana Elisa Carreta de
    A presente dissertação enquadra-se na análise da imagem online comunicada da Região Oeste de Portugal como destino turístico. O turismo é um sector em crescimento em Portugal e a Região Oeste representa uma importante localização estratégica. A imagem online do destino projetada pelos organismos nacionais de turismo e pelos Criadores de Conteúdos Digitais desempenha um papel cada vez mais importante na escolha do destino pelos consumidores, mas a imagem percebida do Oeste ainda não foi estudada. O objetivo da presente dissertação é realçar e definir a imagem online da Região Oeste, analisando a comunicação regional e o marketing digital utilizado em rede. Neste sentido, analisou-se a imagem projetada e percebida, através da observação direta dos 12 websites municipais e a rede social Instagram, filtrando o conteúdo com o hashtag #OestePortugal, acedendo às contas dos criadores de conteúdos digitais. Concluiu-se que a imagem percebida online corresponde parcialmente à imagem projetada pelos agentes responsáveis pelos órgãos de comunicação digital da Região Oeste. Já a imagem online projetada afetiva corresponde totalmente à imagem online percebida afetiva. Além disso, torna-se possível concluir que a imagem da região se insere na sua cultura, através da correspondência entre a imagem projetada e percebida.
  • Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z – O caso do Centro Cultural Malaposta
    Publication . Ribeiros, Ana Catarina Teixeira; Menezes, Catarina Maria Nogueira Marques da Cruz
    A investigação “Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z - O caso do Centro Cultural Malaposta” pretende refletir sobre como promover e divulgar eventos culturais junto dos jovens adultos da geração Z que residem, visitam, estudam ou trabalham no município de Odivelas. Este estudo foi realizado no âmbito de projeto de estágio, que decorreu durante três meses (março a junho de 2022), no Centro Cultural Malaposta, em Odivelas, no distrito de Lisboa. A recolha dos dados foi realizada através de uma análise que levou à construção de um inquérito por questionário. Os dados obtidos durante a análise ao Centro permitiram constatar que os jovens não fazem da parte da população que frequenta o Centro Cultural Malaposta. Os resultados obtidos através da aplicação do inquérito por questionário – que visou traçar o perfil da Geração Z em Odivelas, e em que participaram 101 indivíduos, com idades entre os 18 e os 25 anos, que vivem ou frequentam o município - revelaram que os jovens não estão conectados com cultura de Odivelas, nem conhecem a oferta cultural do Centro Cultural Malaposta. Tais resultados levaram à necessidade de estruturação de uma proposta de um plano de comunicação estratégica, especialmente orientado para este público-alvo, com o objetivo de atrair e fidelizar estes jovens adultos como público habitual do Centro Cultural. O presente estudo, através da reflexão realizada e dos resultados obtidos, abriu novas perspetivas e formas de pensar sobre os jovens da geração Z e sobre a relação destes com a Cultura em Odivelas, evidenciando a necessidade de uma intervenção a este nível, nomeadamente através do estabelecimento de parcerias com outras instituições da região, intervenção na forma de utilizar as redes sociais na divulgação dos eventos e diversificação da oferta cultural, direcionando-a para este público.
  • A CONTRIBUIÇÃO DO MARKETING DIGITAL PARA A FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES
    Publication . Gameiro, Vanessa da Silva; Lisboa, Ana Catarina Cadima
    As atividades de marketing digital são um mundo tecnológico que está a atingir uma abrangência cada vez maior, pois conseguem atingir vários públicos-alvo ao mesmo tempo. Apesar de as atividades de marketing digital ainda desempenharem um papel muito limitado em algumas empresas, atualmente, o marketing digital é utilizado como uma ferramenta de trabalho. Muitas entidades apostam nelas para começarem os seus negócios, divulgação e venda de produtos e/ou serviços, entre outros. Para ir ao encontro da proposta de investigação foi realizada uma revisão da literatura centrada em quatro conceitos: marketing digital, fitness, satisfação e fidelização dos clientes e, por fim, a qualidade de serviço. Para executar a parte da metodologia deste trabalho, adaptou-se o modelo conceptual e as respetivas hipóteses baseadas em diferentes estudos. Em seguida, através de um método quantitativo, foi efetuado a recolha de dados através do programa SmartPLS4.0, tendo sido realizado um inquérito por questionário dirigido à população do concelho de Pombal, tendo sido obtidas 41 respostas. Quanto às hipóteses de investigação propostas, verificou-se que a fidelização tem um impacto positivo no envolvimento do cliente, mais concretamente, na consciência, na participação e na conexão social. Verificou-se, também, que a qualidade tem um impacto positivo na satisfação, assim como a satisfação tem um impacto positivo na fidelização.