Browsing by Issue Date, starting with "2023-12-14"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Deep Learning para Reconhecimento de Voz em Aplicações Médicas (Deepvoice)Publication . Carreira, Pedro Henrique Proença; Pereira, João da SilvaEsta dissertação teve como objetivo trabalhar na melhoria e acessibilidade de uma aplicação médica desenvolvida o ano passado, recorrendo ao uso de redes neuronais em Deep Learning. A aplicação final tem como objetivo, permitir o controlo por voz da aplicação de diagnóstico de Covid-19, controlando o rato com recurso a comandos de voz. Dessa forma, foi inicialmente efetuado um estudo de diversas formas, algoritmos e estruturas das Redes Neuronais em Deep Learning de forma a apurar qual das diversas opções seria mais viável, precisa e rápida. Após isso, foi implementado um sistema de reconhecimento de voz utilizando um método inovador baseado em espectrogramas de Mel que posteriormente são analisados pela rede neuronal de forma a ser efetuado o treino do modelo usado pela aplicação. O uso de técnicas de Deep Learning e a abordagem inovadora com espectrogramas proporcionaram resultados muito bons e que encaminham esta metodologia para posterior investigação, possivelmente com datasets que incluam um maior número de amostras com mais oradores.
- Exploring the Dynamics of Athletes’ Enjoyment and Self-Determined Motivation, and of the Motivational Climate in Youth Football: A Longitudinal PerspectivePublication . Rodrigues, Filipe; Monteiro, Diogo; Matos, Rui; Jacinto, Miguel; Antunes, Raul; Amaro, NunoWe aimed to explore a short period longitudinal interplay between athletes’ enjoyment and their self-determined motivation and motivational climate in youth football. We recruited 109 youth football athletes (79 males, 30 females) through a convenient sampling method. We included individuals within the 12–17-year-old age range, with a mean age of 14.31 (SD = 1.46) years. To examine these proposed associations, we performed hierarchical multiple regression analyses and found that enjoyment at pre-season assessment (T1) and self-determined motivation and a task-involving sport climate at mid-season (T2) were significant predictors of mid-season enjoyment (at T2). However, self-determined motivation and task-involving climate at T1 did not significantly contribute to the model. These findings emphasize the importance of initial enjoyment and an evolved self-determined motivation, and task-involving climate in understanding later enjoyment in sport. Coaches, practitioners, and policymakers should prioritize strategies that enhance intrinsic motivation, provide opportunities for autonomy, and cultivate a supportive and growth-oriented environment.
- Olhares sobre a educação de infância a partir da observação de práticas pedagógicas em matemáticaPublication . Lima, Louise; Madureira, CristianaEste artigo foi construído com o objetivo de compreender os olhares de estudantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre as práticas de matemática em contexto Pré-Escolar, a partir de uma experiência da Unidade Curricular de Didática da Matemática em articulação com prática de ensino supervisionada. Deste modo, centramos o nosso estudo numa abordagem qualitativa, enquadrando-o no paradigma fenomenológico-interpretativo, com recurso à análise documental dos trabalhos realizados pelas estudantes a partir da observação direta de práticas pedagógicas em contexto de educação Pré-Escolar. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que a atividade proposta promoveu processos reflexivos por meio da observação em contexto profissional; levando as estudantes ao reconhecimento da importância da criatividade na construção de recursos didáticos e da realização de tarefas em contexto de exploração, bem como da adaptação das estratégias pedagógicas às necessidades e ritmos das crianças. Ademais, identificam a interação entre as crianças como aspeto fundamental para o desenvolvimento de aprendizagens significativas, em que o/a educador/a é um promotor de desafios intelectuais.
- O Marketing Interno e a satisfação dos colaboradores, no contexto pós-pandemia: O caso de estudo inCenteaPublication . Carvalho, Márcia Dionísio; Casimiro, Mafalda Cristina Salema MonteiroO presente relatório decorre da realização de um estágio curricular na inCentea, empresa esta que representa um grupo de prestações de serviços profissionais nas áreas das tecnologias. A investigação procura analisar os conhecimentos adquiridos através da experiência de trabalho e, além disso, propõe entender se o marketing interno na inCentea têm um efeito positivo na satisfação dos colaboradores. Visto que, quer a satisfação, quer as práticas de marketing interno neste tipo de empresas são importantes. A satisfação dos clientes com o serviço é a chave para o sucesso organizacional, onde ter colaboradores satisfeitos é essencial, visto que estes atuam como precursores da satisfação dos clientes. Na medida em que estes representam a primeira imagem da organização, ou seja, os consumidores formam a sua opinião sobre a empresa através da experiência pessoal que tiveram com os colaboradores. A satisfação dos colaboradores pode ser facilmente alcançada através das práticas do marketing interno. O marketing interno encara os colaboradores como peças essenciais para o bom funcionamento da organização. Esta investigação tem como objetivo perceber se as práticas do marketing interno, mais concretamente, a comunicação interna, a formação e a pesquisa de mercado interno têm um efeito positivo na satisfação dos colaboradores da inCentea, quer na satisfação intrínseca, quer na satisfação extrínseca. Foi possível concluir que existe uma correlação positiva forte entre estas várias componentes: a comunicação interna e a satisfação; a formação e a satisfação; a pesquisa de mercado interno e a satisfação intrínseca. Concluiu-se também que não existe uma correlação entre a pesquisa de mercado interno e a satisfação extrínseca. O objetivo secundário é identificar os desafios do trabalho híbrido na comunicação interna da inCentea e compreender o que está a ser desenvolvido atualmente pela organização para ultrapassar essas barreiras. Desta forma, foi feita uma análise qualitativa onde foi possível destacar que os principais desafios na empresa são a dificuldade: na criação de vínculos; na identificação da cultura e do clima organizacional e em comunicar.
- Moda Digital: Construção da identidade individual através de vestuário digitalPublication . Santos, Inês Matias; Pinto, Sílvia Raquel BarrosO projeto que aqui apresentamos visou explorar a forma como a indústria têxtil se tem adaptado ao mundo virtual e, nesse sentido, descodificar o processo relativo aos mecanismos associados à reprodução de peças tipicamente palpáveis, que transitam do mundo físico para o meio digital, através de métodos e ferramentas de design gráfico. Neste enquadramento desenhamos uma estratégia de investigação que nos conduziu ao levantamento de conceitos e questões relativas aos criadores de moda digital, designadamente, ao nível da interdisciplinaridade com o design de comunicação. Neste contexto de cruzamento, entre os mundos real e virtual, desenvolvemos uma experiência em torno do têxtil virtual e modelação 3D, em que foram exploradas as inovações relativas a esta tecnologia, assim como, a sua aplicação em contexto real. Para o efeito, o projeto encontra-se dividido em cinco momentos, designadamente, uma primeira instância, onde é apresentado um levantamento objetivo sobre as origens teóricas, tecnológicas e autorais relativas ao design especulativo, com o propósito de conduzir uma análise informada relativa aos eventos que desencadearam fenómenos como o metaverso e a moda digital, assim como o importante papel assumido pelo design gráfico. A segunda parte, deu abertura a uma análise ética e social mais aprofundada, onde foram abordados temas que moldam as interações virtuais, em portais de identidade, tais como, as redes sociais, a atualidade têxtil online e a transição do corpo físico para sua representação gráfica. O terceiro momento, destinou-se à realização de uma reflexão crítica e analítica relativa à moda enquanto sistema de organização social e de expressão pessoal. Neste ponto foi, também, observado que esta forma de comunicação não verbal, teve uma análise ao nível da sua dimensão, plástica, artística e emocional, quando transitada para o meio digital.
- Cibersegurança aplicada à Indústria 4.0Publication . Henriques, Leonardo Lopes; Martinho, Ricardo Filipe Gonçalves; Rijo, Rui Pedro Charters Lopes; Grilo, Carlos Fernando de AlmeidaCom a utilização de dispositivos IoT em contextos industriais, surgiu a quarta etapa na revolução industrial, a Indústria I4.0. As indústrias utilizam máquinas, dispositivos, sensores e sistemas para melhorar a eficiência operacional, otimizar os processos empresariais e permitir uma tomada de decisão baseada em dados. Apesar disso, as preocupações de segurança nestes ambientes têm sido muito relevantes, uma vez que não só estas indústrias têm uma maior superfície de ataque relativamente às tradicionais, mas também os dispositivos IoT não são normalmente concebidos com características de segurança robustas em mente. As organizações que pretendem adotar o paradigma da I4.0, devem abordar esta situação e considerar a cibersegurança como um passo obrigatório. No entanto, a aplicação de medidas de segurança em ambientes IIoT pode ser bastante complexa e, embora existam muitas frameworks e normas de cibersegurança internacionais bem estabelecidas, estes documentos podem ser muito extensos e, por vezes, difíceis de seguir, uma vez que são genéricos para abranger uma vasta gama de atividades. O objetivo principal deste trabalho é apresentar um guia de segurança concebido para ambientes IIoT, que apresenta uma abordagem mais direta e simples, com um conjunto ações específicas para proteger este tipo de ambientes. Para testar a sua aplicabilidade, implementámos as recomendações num cenário industrial, onde comparámos dados relevantes antes e depois destas implementações de segurança. Este cenário prático é baseado num caso de estudo real de um sistema IIoT de uma empresa de fabrico de moldes, e foi criado principalmente para testar as recomendações tecnológicas de segurança apresentadas no SecureIIoT.
- A CONTRIBUIÇÃO DO MARKETING DIGITAL PARA A FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTESPublication . Gameiro, Vanessa da Silva; Lisboa, Ana Catarina CadimaAs atividades de marketing digital são um mundo tecnológico que está a atingir uma abrangência cada vez maior, pois conseguem atingir vários públicos-alvo ao mesmo tempo. Apesar de as atividades de marketing digital ainda desempenharem um papel muito limitado em algumas empresas, atualmente, o marketing digital é utilizado como uma ferramenta de trabalho. Muitas entidades apostam nelas para começarem os seus negócios, divulgação e venda de produtos e/ou serviços, entre outros. Para ir ao encontro da proposta de investigação foi realizada uma revisão da literatura centrada em quatro conceitos: marketing digital, fitness, satisfação e fidelização dos clientes e, por fim, a qualidade de serviço. Para executar a parte da metodologia deste trabalho, adaptou-se o modelo conceptual e as respetivas hipóteses baseadas em diferentes estudos. Em seguida, através de um método quantitativo, foi efetuado a recolha de dados através do programa SmartPLS4.0, tendo sido realizado um inquérito por questionário dirigido à população do concelho de Pombal, tendo sido obtidas 41 respostas. Quanto às hipóteses de investigação propostas, verificou-se que a fidelização tem um impacto positivo no envolvimento do cliente, mais concretamente, na consciência, na participação e na conexão social. Verificou-se, também, que a qualidade tem um impacto positivo na satisfação, assim como a satisfação tem um impacto positivo na fidelização.
- Serviço VoIP em Asterisk e suas VulnerabilidadesPublication . Pedrosa, João Paulo Gonçalves; Frazão, Luís Alexandre LopesA comunicação é um processo essencial para a sociedade, possibilitando a troca de informações, conhecimentos, experiências e emoções entre as pessoas. Atualmente, a tecnologia e o conjunto de recursos que esta engloba auxiliam a comunicação tornando-a mais rápida, interativa e diversificada. Deste modo, a facilidade de acesso à tecnologia por qualquer pessoa ou entidade, em qualquer local, é tida como um benefício para a comunicação, tanto a nível pessoal como empresarial. É no sentido de acompanhar a evolução e responder às necessidades requeridas pela comunicação através de redes dinâmicas que surge a tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol) que, para além de oferecer um maior dinamismo na comunicação, é considerada como a mais indicada para entidades que priorizem a evolução e implementação de tecnologia de voz sobre redes IP (Internet Protocol). O presente projeto tem como finalidade a procura da melhor alternativa de comunicação por voz para uma entidade tendo em conta os requisitos que esta incorpora. Como tal, serão executados testes de desempenho para avaliação de determinadas métricas, seguidos de uma auditoria de segurança sobre uma potencial substituta e sobre a atual plataforma de comunicação de voz na entidade. A par destes dados, seguem as contribuições pessoais resultantes deste estudo para todas as vertentes, empresariais e científicas. Os resultados obtidos dos testes de desempenho servirão como critérios auxiliares na análise e seleção de uma solução no ramo da comunicação por voz, mais recente e completa, para entidades que a pretendam implementar. Para além disso, estes resultados permitirão a elaboração de recomendações de segurança cruciais para a solução selecionada, tendo por base este relatório.
