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Estratégias de comunicação adotadas pelos ministérios da saúde de Portugal e do Brasil para fomentar a literacia em saúde na área da Covid-19: uma análise às páginas de Facebook

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A pandemia de Covid-19 trouxe grandes desafios para os governos e, em particular, para os Ministérios da Saúde dos países de todo o mundo, tornando-se necessário divulgar informação diariamente, quer sobre medidas de prevenção da doença, quer sobre a sua evolução. Perante este contexto, o conceito de literacia em saúde ganhou especial relevo, tendo em conta a inquestionável relação entre a literacia em saúde e a promoção da saúde. Face à pandemia, tornou-se importante dotar os cidadãos de competências cognitivas e sociais que lhes permitissem usar a informação sobre a Covid-19 de forma a promover e manter uma boa saúde e, ao mesmo tempo, capacitar os cidadãos para tomar decisões fundamentadas. O presente trabalho aborda a comunicação em saúde, a comunicação pública digital e a relação com a literacia em saúde e visa compreender as estratégias utilizadas pelos Ministérios da Saúde de Portugal e do Brasil para fomentar a literacia em saúde na área da Covid-19. Para isso, realizou-se uma análise de conteúdo das páginas de Facebook dos referidos organismos com base em grelhas criadas com diversas variáveis e indicadores, como o número de publicações relacionadas com a Covid-19, o tema e formato das publicações, bem como o envolvimento gerado, reações, partilhas e comentários. As páginas do Facebook foram analisadas em dois momentos distintos – março de 2020 e janeiro de 2021, observa-se que os ministérios em análise desenvolveram intensas estratégias de comunicação, verificando-se, no caso do Ministério da Saúde de Portugal, um maior número de publicações e graficamente mais uniformes. Em ambos os casos, se verifica pouca exploração da interatividade proporcionada pelo digital.

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Comunicação Pública Digital Redes Sociais Covid-19 Literacia em Saúde

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