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Abstract(s)
À medida que a tecnologia avança a um ritmo, por vezes, difícil de
acompanhar, as perguntas, dúvidas e anseios parecem crescer em vários
sectores das sociedades. As potenciais transformações de muitas
profissões influenciadas não apenas pelo progresso tecnológico, mas
também pela busca de diferenciação, parece ser inevitável.
Este trabalho debruça-se sobre o estado do fotojornalismo atual e as
implicações que poderão surgir na profissão a partir da influência de
três vetores: os concursos de fotojornalismo, as redes sociais e a
inteligência artificial. Através do discurso metajornalístico, pretende-se
compreender de que modo é vista a profissão entre os pares. Que
transformações, ameaças ou oportunidades esperam os fotojornalistas e
editores de fotografia de imprensa, participantes nesta pesquisa, e que
implicações poderão ter estes fatores no futuro não apenas dos
profissionais, mas da profissão.
Através da análise qualitativa com base em entrevistas em profundidade
a doze fotojornalistas premiados, editores de fotografia e fotojornalistas
jurados em competições, verifica-se as diferentes ideias e as diversas
perceções em relação às potenciais influências dos três vetores
enunciados. A diversidade de visões resulta, eventualmente, das
diferenças culturais e geográficas dos participantes e, sobretudo, das
diferentes experiências, formação, métodos e géneros de trabalho
fotojornalístico.
O resultado deste trabalho pretende, mais do que produzir respostas
concretas, abrir novos canais de reflexão que possam demonstrar a
importância do discurso metajornalístico no fotojornalismo, para que a
profissão possa ser vista pelo avesso, por ela própria, de dentro para
fora, gerando contrastes que, segundo Carlson (2016), quando
comparados, podem ajudar a compreender, de forma geral, a profissão.
Description
Keywords
Concursos de Fotojornalismo Fotojornalismo Inteligência Artificial Metadiscurso Metajornalismo Redes Sociais