Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.66 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Ă medida que a tecnologia avança a um ritmo, por vezes, difĂcil de
acompanhar, as perguntas, dĂşvidas e anseios parecem crescer em vĂĄrios
sectores das sociedades. As potenciais transformaçþes de muitas
profissĂľes influenciadas nĂŁo apenas pelo progresso tecnolĂłgico, mas
tambÊm pela busca de diferenciação, parece ser inevitåvel.
Este trabalho debruça-se sobre o estado do fotojornalismo atual e as
implicaçþes que poderão surgir na profissão a partir da influência de
trĂŞs vetores: os concursos de fotojornalismo, as redes sociais e a
inteligĂŞncia artificial. AtravĂŠs do discurso metajornalĂstico, pretende-se
compreender de que modo ĂŠ vista a profissĂŁo entre os pares. Que
transformaçþes, ameaças ou oportunidades esperam os fotojornalistas e
editores de fotografia de imprensa, participantes nesta pesquisa, e que
implicaçþes poderão ter estes fatores no futuro não apenas dos
profissionais, mas da profissĂŁo.
AtravĂŠs da anĂĄlise qualitativa com base em entrevistas em profundidade
a doze fotojornalistas premiados, editores de fotografia e fotojornalistas
jurados em competiçþes, verifica-se as diferentes ideias e as diversas
perceçþes em relação às potenciais influências dos três vetores
enunciados. A diversidade de visĂľes resulta, eventualmente, das
diferenças culturais e geogråficas dos participantes e, sobretudo, das
diferentes experiências, formação, mÊtodos e gÊneros de trabalho
fotojornalĂstico.
O resultado deste trabalho pretende, mais do que produzir respostas
concretas, abrir novos canais de reflexĂŁo que possam demonstrar a
importância do discurso metajornalĂstico no fotojornalismo, para que a
profissĂŁo possa ser vista pelo avesso, por ela prĂłpria, de dentro para
fora, gerando contrastes que, segundo Carlson (2016), quando
comparados, podem ajudar a compreender, de forma geral, a profissĂŁo.
Description
Keywords
Concursos de Fotojornalismo Fotojornalismo InteligĂŞncia Artificial Metadiscurso Metajornalismo Redes Sociais