Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O FOTOJORNALISMO E O DISCURSO METAJORNALÍSTICO

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

À medida que a tecnologia avança a um ritmo, por vezes, difícil de acompanhar, as perguntas, dúvidas e anseios parecem crescer em vários sectores das sociedades. As potenciais transformações de muitas profissões influenciadas não apenas pelo progresso tecnológico, mas também pela busca de diferenciação, parece ser inevitável. Este trabalho debruça-se sobre o estado do fotojornalismo atual e as implicações que poderão surgir na profissão a partir da influência de três vetores: os concursos de fotojornalismo, as redes sociais e a inteligência artificial. Através do discurso metajornalístico, pretende-se compreender de que modo é vista a profissão entre os pares. Que transformações, ameaças ou oportunidades esperam os fotojornalistas e editores de fotografia de imprensa, participantes nesta pesquisa, e que implicações poderão ter estes fatores no futuro não apenas dos profissionais, mas da profissão. Através da análise qualitativa com base em entrevistas em profundidade a doze fotojornalistas premiados, editores de fotografia e fotojornalistas jurados em competições, verifica-se as diferentes ideias e as diversas perceções em relação às potenciais influências dos três vetores enunciados. A diversidade de visões resulta, eventualmente, das diferenças culturais e geográficas dos participantes e, sobretudo, das diferentes experiências, formação, métodos e géneros de trabalho fotojornalístico. O resultado deste trabalho pretende, mais do que produzir respostas concretas, abrir novos canais de reflexão que possam demonstrar a importância do discurso metajornalístico no fotojornalismo, para que a profissão possa ser vista pelo avesso, por ela própria, de dentro para fora, gerando contrastes que, segundo Carlson (2016), quando comparados, podem ajudar a compreender, de forma geral, a profissão.

Description

Keywords

Concursos de Fotojornalismo Fotojornalismo Inteligência Artificial Metadiscurso Metajornalismo Redes Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue