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- Sumol e GuaranáPublication . Rodrigues, Sara Catarina Freire; Brites, Leonel dos ReisA presente investigação tem como principal objetivo a compreensão das abordagens das marcas Sumol e Guaraná na rede social TikTok. Desse modo, procuramos contribuir para o conhecimento das estratégias a adotar na plataforma TikTok, levadas a cabo por parte de duas marcas com presenças relevantes em dois mercados distintos: Portugal e Brasil. Para o desenvolvimento desta investigação procurámos criar uma análise comparativa entre as duas marcas em foco, conciliando a análise de dados quantitativos (métricas de alcance e engagement) e a interpretação de dados qualitativos, nomeadamente ao nível das abordagens de comunicação e dos elementos discursivos verbais e não-verbais. Uma vez definido o corpus de análise, a análise quantitativa incidiu na análise da performance das marcas no TikTok, através da interpretação de insights disponibilizados na plataforma Exolyt e, posteriormente, foi realizada uma análise exclusiva a seis vídeos de cada marca, com maior taxa de engagement, apoiando-nos nas dimensões referidas anteriormente. Numa dimensão de análise qualitativa, socorremo-nos também de ferramentas da análise crítica do discurso e da gramática do design visual, procurando identificar estratégias de marketing e comunicação da Sumol e Guaraná para a plataforma TikTok. Tendo em consideração os insights recolhidos, através das diferentes metodologias de pesquisa, foi possível constatar diferenças nas estratégias adotadas por parte das marcas Sumol e Guaraná, nomeadamente ao nível do tom, estilo, recursos e mensagens veiculadas. Neste trabalho constatámos, de igual modo, a importância dos influenciadores nativos e product placement como alicerce comum das estratégias de conteúdo.
- Atitudes dos Enfermeiros Face à Família na Consulta com AdolescentesPublication . Lopes, Inês Sofia Mendes; Frade, João Manuel GraçaO presente relatório, apresentado para obtenção do grau de Mestre em Enfermagem de Saúde Familiar, surge no âmbito da unidade curricular Estágio III: Estágio de Natureza Profissional em Enfermagem de Cuidados à Família em contexto de USF/UCSP, desenvolvida na USF Beira Saúde entre 7 de setembro de 2023 e 8 de janeiro de 2024. As atitudes do enfermeiro face à família (domínio recentemente estabelecido nas funções do Enfermeiro Mestre em Saúde Familiar) norteou a tomada de decisão pelos objetivos estabelecidos e atividades desenvolvidas na Unidade de Saúde Familiar Beira Saúde. No presente relatório, descrevo o contexto da prática clínica desenvolvida, a fundamentação teórica, enuncio as atividades desenvolvidas no âmbito da aquisição de competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária-Área de Saúde Familiar, desenvolvo Prática Especializada Baseada na Evidência e analiso de forma crítico-reflexiva os resultados obtidos e o percurso percorrido. A evidência científica é sustentada na questão de investigação: Em que medida, os enfermeiros apresentam atitudes de suporte face à família durante a consulta com o adolescente? Enquadramento: A «família com filhos adolescentes» é considerada a etapa mais extensa e exigente do ciclo vital da família (Alarcão, (des)Equilíbrios familiares- uma visão sistémica, 2002) pautando-se por intensas transformações biológicas, emocionais e socioculturais (Wright & Leahey, 2018). Sabe-se que parte dos hábitos adquiridos durante o período da adolescência, persistem durante a vida adulta e influenciam a qualidade da saúde futura (Sousa, Franzoi, & Morais, 2022) e apesar de ser considerado faixa etária saudável na sua globalidade, constata-se que os problemas mais prevalentes resultam de comportamentos de risco. Estima-se que o suicídio é a quarta causa de morte mais comum entre os 15-19 anos (UNICEF, 2021). O uso das redes sociais confere um aumento de insatisfação corporal, baixa autoestima, sintomas depressivos e distúrbios alimentares provocados pela tendência de comparação da aparência (Sousa, Franzoi, & Morais, 2022). Também a Pandemia Covid-19, veio destabilizar os processos normativos que pontuam a fase da adolescência. Tendo em conta estes factos, torna-se essencial perceber de que modo os enfemeiros de família apresentam atitudes de suporte face à família com filhos adolescentes, pois estes profissionais têm um papel fundamental na promoção da saúde familiar, contribuindo na sua capacitação, mobilizando os recursos internos e externos e estimulando a sua autonomia através de uma abordagem colaborativa (Figueiredo M. H., Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar - Uma Abordagem Colaborativa em Enfermagem de Família, 2020). Objetivos: Descrever as atitudes dos enfermeiros dos CSP da ULS Castelo Branco face ao envolvimento das famílias nas consultas com adolescentes. Metodologia: Estudo integrado no projeto CuidarFam, de natureza quantitativa, descritiva e correlacional. Num universo de 112 enfermeiros (N = 112) a exercer funções nos CSP da ULS Castelo Branco, 46 participaram no estudo, constituindo, desta forma, a amostra. Foi aplicado um questionário para caracterização sociodemográfica e profissional, para analisar o modus operandi dos enfermeiros nas consultas com adolescentes, e a escala «Importância das Famílias nos Cuidados de Enfermagem- Atitudes dos enfermeiros» (IFCE-AE, versão portuguesa). Resultados: Média de idade (47,98 anos), média de tempo exercício profissional (≈ 25 anos), formação em enfermagem de família (39,1%). 35 dos 46 enfermeiros realizam consultas de saúde infantil/juvenil. 87% da amostra conhece o Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil, mas apenas 30,4 % dos enfermeiros conhece o guia orientador de boas práticas na entrevista ao adolescente. 69,5% dos enfermeiros realizam entrevista ao adolescente em privado sendo que, 47,8% nem sempre o fazem. Os temas em que se assume maior dificuldade em abordar são «expressão de sentimentos e pensamentos», «sexualidade», «violência e maus-tratos», e «comportamentos aditivos». Para além destes, temáticas como «auto-percepção da imagem corporal», «violência e maustratos» e «expressão de sentimentos e pensamentos», são temas menos abordados na consulta. Existem 34,8% de enfermeiros que não realizam intervenções relativas à família. Conclusão: Os enfermeiros apresentam atitudes de suporte na abordagem à família como parte integrante no processo de cuidados, com score médio total da escala IFCE-AE (79,52 pontos). As variáveis sociodemográficas e profissionais não influenciam as atitudes dos enfermeiros na abordagem à família como parte integrante dos cuidados. Verificou-se uma baixa correlação positiva e um p <0,05 entre o tempo de exercício profissional e a dificuldade em abordar alguns assuntos durante a consulta. Pode-se concluir desta forma que, os enfermeiros com mais experiência profissional admitem mais dificuldades na abordagem de alguns assuntos. Os enfermeiros que fazem a consulta dos 12/13 anos, apresentam um score mais elevado de atitudes de suporte face à família quando comparados aos enfermeiros que começam a realizar a entrevista em privado apenas na consulta dos 15-18 anos.
- Tudo no Todo - A PresençaPublication . Bastos, Maria Francisca Venâncio Abreu; Marmeleira, José Manuel Marques da SilvaEsta tese é um olhar em retrospetiva, na primeira pessoa, do caminho que me trouxe até ao trabalho que tenho hoje. Seguindo uma linha cronológica ao longo do meu percurso académico artístico durante o ensino superior, cheio de momentos conscientes num caminho inconsciente. Começando num momento crucial que fundamentou o surgimento de uma linguagem visual constante que vai evoluindo, até à sua transformação no final. Indo buscar as principais referências artísticas, seja em termos pessoais ou históricos, é feita uma reflexão sobre momentos chave, e sobre os erros, que trilharam o meu percurso. É um testemunho à simplicidade do mundo e como esta é construída pela, e sobre, a complexidade. Um refletir sobre a presença não material que pode ser um corpo, e como mesmo sendo um sistema próprio, e fechado, não pode habitar isolado do que o rodeia. Tornando visível o invisível, e invisível o visível, com um foco na pintura, o que esta é para mim, até onde pode ir e como pode existir, esta tese é um espaço de reflexão e contemplação sobre o antes, para chegar ao agora, e poder sonhar o depois.
- Ser Pele - Representação das Metamorfoses da Pele enquanto CorpoPublication . Pimenta, Maria Inês Fernandes; Faria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro deEsta minha pesquisa projetual incide maioritariamente sobre a área do desenho, da pintura e da escultura, todas como forma de aprendizagem e representação da pele e da sua transformação, em simultâneo. No desenho e na pintura pelo meio de decomposição e representação daquilo que é observado, incidindo essa observação de forma mais recorrente na textura e na dobra. Na escultura, como forma de perceber a sua elasticidade, flexibilidade, temperatura e textura, tentando ainda chegar o mais próximo possível daquilo que é uma pele e das suas características. A questão do tato é aqui também muito importante, sendo que as peças criadas despertam no observador vontade de lhes tocar, e de sentir aquilo que está exposto, como se o pudessem fazer na sua própria pele. Ao desenvolver este projeto foram levantadas questões sobre como esta pele é tão semelhante entre todos, mas ao mesmo tempo tão diferente e tão única em cada um de nós. Sejamos nós humanos, animais ou plantas, todos temos pele, revestimento, que se altera e continua em constante metamorfose, desde que nascemos até que morremos, é um ciclo em constante transformação. A questão da unicidade da pele começou por ser o mote desta pesquisa que desencadeou na vontade de querer compreender o porquê de assim ser, esta consequência do tempo que não podemos controlar, mas que é tão nossa. Tenho como objetivos observar e compreender a unicidade da pele, como ela é vítima da passagem do tempo e vive em constante metamorfose. Criar peças que sejam fiéis às suas características e representem aquilo que é ser uma pele, reproduzindo e interpretando as suas texturas, dobras e marcas. Sendo então capaz de entender como se insere e o que implica a utilização da pele no contexto artístico, como é vista pelos outros, que questões levanta. Por fim perceber as suas diferenças e refletir sobre elas com o intuito de as poder exprimir de diferentes formas.
- CUIDAR COM A FAMÍLIA: PERSPETIVA DOS ENFERMEIROS/ESTUDANTES EM CONTEXTO ACADÉMICOPublication . Sanca, Dico José Manuel; Frade, João Manuel GraçaNeste trabalho de dissertação, foi realizado para a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem de Saúde Familiar, aborda a importância da família na prática da enfermagem. Evidências destacadas por Wright e Leahy (2011), ressaltam o impacto significativo da família na saúde e bem estar, enfatizando que os enfermeiros devem considerar a família como parte integrante da prática. A pesquisa enfatiza o papel dos enfermeiros na valorização e reforço do apoio familiar na prestação de cuidados de alta qualidade. Diversas definições de família são discutidas, sendo a visão de Sampaio (1985) de que a família é um sistema interligado e em constante interação com o ambiente externo destacada como relevante na enfermagem familiar. Método: Este estudo é da natureza quantitativa, descritivo, transversal, e foi realizado com 113 enfermeiros/estudantes da Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLEI), e foi usado o instrumento de colheita de dados com questionários para a caracterização sociodemográficos e profissional e foi utilizada a escala importância da família nos cuidados de enfermagem atitudes dos enfermeiros (IFCE AE), (Oliveira, 2011). Resultados: Na amostra total, a maioria dos participantes era do sexo feminino, com idades entre 20 e 57 anos (67,3%), sendo a idade média de 28,13 anos. A maioria dos inquiridos vivia em união de facto (92,9%), sendo que os estudantes do 12º ano representavam a maior parcela (63,7%). Quanto à formação, a maioria possuía licenciatura (31,0%) e estava envolvida em cuidados de saúde primários (81,75%). As variáveis sociodemográficas e profissionais, especialmente idade e categoria profissional, influenciaram a atitude dos enfermeiros/estudantes em relação à importância atribuída à família nos cuidados de enfermagem. A idade e título profissional estiveram associados a importamcia atribuída à família (p< 0,05). Conclusão: As variáveis associadas a importância atribuída à família foram a idade e título profissional, as restantes variáveis parecem não estar associada a importância atribuída á família pelo grupo estudado.
- Acolhimento e inclusão de alunos e famílias provenientes de contextos culturais e étnicos diversos em escolas do município de LisboaPublication . Deus, Joana Aleixo; Margarido, Cristovão Adelino Fonseca Franco RibeiroEste projeto nasce da vontade de responder a desafios com os quais me tenho deparado ao longo de vários anos, no meu dia a dia de trabalho, nas escolas no município de Lisboa, em particular com alunos e famílias imigrantes. Tenho o privilégio de colaborar com a Associação Renovar a Mouraria, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento de utilidade pública, dedicada à promoção da inclusão e apoio a comunidades migrantes, sendo fundamental para a construção deste projeto. O conhecimento adquirido através do trabalho na Associação Renovar a Mouraria tem alimentado a minha determinação em desenvolver um projeto de intervenção, em contexto escolar, que aborde as necessidades específicas das comunidades provenientes de contextos étnicos e culturais diversos, contribuindo para a construção de escolas mais inclusivas no município de Lisboa. O projeto prevê a criação de um programa de formação dirigido a pessoal docente e não docente, com foco no acolhimento e inclusão de alunos e famílias provenientes de contextos culturais e étnicos diversos, em escolas do município de Lisboa. Para isso, foi necessário construir um diagnóstico cujo objetivo foi conhecer as práticas do pessoal docente e não docente e as necessidades de alunos e famílias que provêm de contextos culturais e étnicos distintos, relativamente ao processo de acolhimento e inclusão em escolas do município de Lisboa. Mais concretamente o diagnóstico pretendeu caracterizar as práticas de acolhimento e inclusão de alunos e famílias que provêm de contextos culturais e étnicos distintos em escolas do município de Lisboa e, conhecer as necessidades desses alunos e famílias no que respeita às práticas de acolhimento e inclusão em escolas do município de Lisboa. Neste relatório, é feito um enquadramento teórico da problemática do projeto, bem como são apresentados os resultados do diagnóstico social realizado, identificando as principais problemáticas, necessidades e expectativas, e, por último, é apresentada a proposta de intervenção. A metodologia adotada apresenta-se como participativa, pois incentiva o envolvimento dos participantes em todas as fases da construção do projeto, promovendo a participação ativa do grupo-alvo, e estimulando a reflexão crítica e a transformação das práticas, numa abordagem interativa.