Browsing by Issue Date, starting with "2023-12-18"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- The Groups Department of Abbey Group – Ireland & UK - Retain workforce in the tourism industry post-COVIDPublication . Machado, Ana Luisa Nogueira; Oliveira, Fernanda Maria FernandesThe impact of Covid-19 on tourism has been existential, devastating employment, businesses and livelihoods across the tourism sector. The quality of the interactions between tourists and tourism workers can significantly impact a company's reputation, customer satisfaction, and overall business performance. Therefore, it is essential that the level of service provided to tourist is of the highest possible standard, and that is being hard due to the lack of workforce and unqualified workers. For that reason, retain human resources is a crucial challenge for the tourism and hospitality industry. As the industry gradually recovers, it is important to implement strategies that help retain and engage the workforce in the companies. Hence, the internship in Abbey Group aims to analyse the company regarding the spectrum of social sustainability goals of the Agenda 2030 for Sustainable Development, and propose a combination of strategies to create a workplace environment that fosters loyalty, engagement, and commitment among the employees, helping the company retaining valuable human resources. Sustainability in the tour operator's business has become increasingly important and requires a comprehensive and integrated approach, that when well done can contribute to the preservation of natural and cultural resources while simultaneously benefiting their business and enhancing customer satisfaction, ensuring that way all stakeholders involved while protecting the planet's natural and cultural resources for generations to come. In the current report are analyse these concepts, their importance and strategies to be successful in the process.
- Comunicação Visual de Circo: captação digital do movimento como ferramenta para Design GráficoPublication . Olivença, Rita Alves; Morgado, Aprígio Luís MoreiraA presente investigação em design gráfico tem como objeto de estudo a comunicação visual de circo e tem como objetivo a representação visual do movimento nas artes performativas circenses, por meio da tipografia, partindo da captação espaçotemporal do corpo do performer. A investigação baseia-se numa metodologia não intervencionista qualitativa e intervencionista mista. Os métodos não intervencionistas de pesquisa bibliográfica, revisão da literatura e análise de casos, permitiram enquadrar a história da comunicação visual de circo, a representação do movimento nas artes visuais e performativas, e no design de interação para a criação de gráficos. A componente intervencionista é desenvolvida no projeto prático “Ferramenta gráfica para um festival de circo (não) existente, efémero e permanente”, através da exploração de duas técnicas de captação do movimento e do desenho de formas de atuação do movimento do corpo sobre variáveis gráficas, com foco na tipografia. O processo de trabalho experimental evidencia as capacidades de interação da leitura e registo digital do movimento, não para este ser desenhado, mas como agente generativo, ou seja, que atua sobre uma forma e a transforma. O resultado desta investigação é um conjunto de práticas experimentais de captação de movimento e criação de gráficos com base no circo, que pode ser replicado para outras áreas performativas.
- ANÁLISE DE SEGURANÇA EM IMPLEMENTAÇÕES OPENID CONNECTPublication . Ferreira, Nuno Filipe Pinto; Antunes, Carlos Jorge MachadoA crescente utilização do OpenId Connect como um protocolo de autenticação e autorização tem sido acompanhada por alguns desafios significativos por parte de múltiplas empresas na área das tecnologias de informação. Implementações incorretas e o uso de versões desatualizadas podem resultar em vulnerabilidades de segurança. Além disso, a negligência em conduzir testes de segurança adequados e a falta de uma rotina regular para realizar esses testes expõe as aplicações a riscos desnecessários. A agregação desses fatores amplifica o aumento das ameaças cibernéticas, à medida que indivíduos mal intencionados buscam explorar essas fragilidades de forma a comprometer a integridade e a confidencialidade dos sistemas. Este projeto segue uma metodologia de investigação e análise, onde o processo passa pela investigação e respetiva análise de algumas das vulnerabilidades mais comuns, existentes nas implementações OpenId Connect, em conformidade com as boas práticas de segurança aplicadas. Adicionalmente, de forma a auxiliar a metodologia de análise, foi desenvolvido um ambiente controlado que possibilitou a avaliação e testes de todos os cenários e vulnerabilidades selecionados, em relação a uma implementação personalizada OpenId Connect. Estes testes têm como objetivo validar os requisitos de segurança da implementação OpenId Connect, de forma a evitar potenciais vulnerabilidades e ataques ao sistema. Como resultado final, das nove vulnerabilidades testadas, apenas uma, foi considerada como falha de não conformidade de acordo com as boas práticas de implementação OpenId Connect.
- Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z – O caso do Centro Cultural MalapostaPublication . Ribeiros, Ana Catarina Teixeira; Menezes, Catarina Maria Nogueira Marques da CruzA investigação “Promover e divulgar eventos culturais junto da Geração Z - O caso do Centro Cultural Malaposta” pretende refletir sobre como promover e divulgar eventos culturais junto dos jovens adultos da geração Z que residem, visitam, estudam ou trabalham no município de Odivelas. Este estudo foi realizado no âmbito de projeto de estágio, que decorreu durante três meses (março a junho de 2022), no Centro Cultural Malaposta, em Odivelas, no distrito de Lisboa. A recolha dos dados foi realizada através de uma análise que levou à construção de um inquérito por questionário. Os dados obtidos durante a análise ao Centro permitiram constatar que os jovens não fazem da parte da população que frequenta o Centro Cultural Malaposta. Os resultados obtidos através da aplicação do inquérito por questionário – que visou traçar o perfil da Geração Z em Odivelas, e em que participaram 101 indivíduos, com idades entre os 18 e os 25 anos, que vivem ou frequentam o município - revelaram que os jovens não estão conectados com cultura de Odivelas, nem conhecem a oferta cultural do Centro Cultural Malaposta. Tais resultados levaram à necessidade de estruturação de uma proposta de um plano de comunicação estratégica, especialmente orientado para este público-alvo, com o objetivo de atrair e fidelizar estes jovens adultos como público habitual do Centro Cultural. O presente estudo, através da reflexão realizada e dos resultados obtidos, abriu novas perspetivas e formas de pensar sobre os jovens da geração Z e sobre a relação destes com a Cultura em Odivelas, evidenciando a necessidade de uma intervenção a este nível, nomeadamente através do estabelecimento de parcerias com outras instituições da região, intervenção na forma de utilizar as redes sociais na divulgação dos eventos e diversificação da oferta cultural, direcionando-a para este público.
- DANZA CREATIVA EN EL CONVENTO SANTA CLARA: OTRA MIRADA DE LA CORPOREIDAD RELIGIOSA EN LA VEJEZPublication . Valencia, Maria Fernanda Motato; Milhano, Sandrina Diniz Fernandes; Silva, Clara Maria de Araújo Leão Cardoso daO olhar que a sociedade atual tem em relação à velhice não é das mais atenciosas nem respeitosas. As pessoas dificilmente se reconhecem nas pessoas que envelhecem, e quem envelhece tem medo de enfrentar esta fase natural da vida humana. Com o objetivo de promover um novo olhar sobre a velhice, este projeto de intervenção utilizou a dança criativa como ferramenta artística para promover novas corporeidades, ou seja, novas formas de sentir e viver a velhice. Através de uma metodologia de ação participativa e de exercícios de consciência corporal, expressão corporal e criação artística, as Irmãs Franciscanas do Convento de Santa Clara de Leiria dançaram com o propósito de tentar resistir aos preconceitos que classificam a velhice e as mulheres que optaram por uma vocação religiosa. Através da dança desenvolveu-se um espaço de liberdade, prazer e criatividade. Espero que este projeto de pesquisa possa contribuir para outras pesquisas que abordem intervenções com mulheres religiosas que estão passando pela fase da velhice ou que estimule outros pesquisadores a abordarem contextos que foram relegados e esquecidos.