ESECS - Mestrado em Comunicação e Media
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Comunicação e Media by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 44
Results Per Page
Sort Options
- As motivações do eWom entre os utilizadores do FacebookPublication . Carvalho, Gilmara Souza; Marques, Alzira Maria da AscençãoO avanço da internet e a larga utilização das novas plataformas de comunicação on-line permitem aos consumidores partilhar conselhos, dar sugestões, acrescentar informações sobre produtos, marcas, empresas e serviços com uma infinidade de outros consumidores. Esta partilha é uma prática antiga que vem sendo cada vez mais utilizada e potencializada com as novas plataformas de comunicação on-line, que permitem um maior alcance e uma maior interação entre os consumidores e as “suas” marcas. Com proliferação e homogeneização das ofertas, a saturação publicitária e a fragmentação de meios, os consumidores deixaram de ter confiança nas instituições para passarem a confiar mais nos seus pares, daí o eWOM ser uma influência importante na decisão de compra, que importa estudar para compreender as motivações dos consumidores em se envolverem no eWOM positivo e negativo sobre marcas e empresas no Facebook e verificar quais, de entre as já identificadas em investigações científicas anteriores, exercem uma maior influência nos utilizadores portugueses. Nesse sentido, com base na informação recolhida através de questionário numa amostra de 605 utilizadores do Facebook estimou-se um modelo de mínimos quadrados parciais, utilizando o software Smart PLS 2.0. Os resultados sugerem que a reciprocidade, o sentimento de pertença, o desejo de ajudar a empresa, a procura de opiniões/informações como um dos principais motivos para a partilha do eWOM positivo, sendo os sentimentos negativos e a preocupação com os outros os principais motivadores do eWOM negativo. O conhecimento das motivações dos utilizadores portugueses no eWOM sobre marcas e empresas no Facebook ajuda-as a formular estratégias diferenciadas de marca e de comunicação para incentivar comportamentos de partilha e interações do eWOM entre os seus consumidores.
- Transmedia Storytelling na ficção portuguesaPublication . Carreira, Ana Cristina Francisco; Freire, Carla Sofia CostaA evolução tecnológica do início do século XXI abriu portas a novos desafios comunicacionais e hoje, mais do que nunca, é necessário desenvolver processos narrativos que atraiam as audiências e tragam um novo fôlego à televisão em Portugal. Este estudo incide nos princípios de transmedia storytelling definidos por Henry Jenkins – spreadability versus drillability, continuity versus multiplicity, immersion versus extractability, worldbuilding, seriality, subjectivity e performance – e na forma como produtoras, canais de televisão portugueses em sinal aberto e consumidores encaram a utilização destas práticas na produção, transmissão e consumo de conteúdos de ficção nacional. Nas narrativas que recorrem a transmedia storytelling, pedaços das histórias são espalhados através de diferentes media, podendo muitos destes conteúdos ser criados em colaboração com os fãs. Foram abordadas as produtoras, as estações televisivas e os consumidores por forma a apurar que trabalho tem vindo a ser efetuado na ficção nacional da televisão pública portuguesa em sinal aberto no âmbito de transmedia storytelling e por que razão estes canais e as produtoras não apostam em transmedia storytelling na estratégia de comunicação das ficções nacionais. Para isso foi descrito o cenário da ficção nacional na televisão pública portuguesa em sinal aberto, analisado o papel do consumidor no contexto atual de consumo e produção de conteúdos e o seu interesse em narrativas transmediáticas e foram identificados os constrangimentos e limitações na utilização de transmedia storytelling na ficção nacional da televisão pública portuguesa em sinal aberto. Os resultados revelam que transmedia storytelling é uma temática pouco familiar, que não é aplicada em Portugal, apesar de haver casos pontuais da sua utilização. Porém, o estudo indica que pode haver um interesse latente nos consumidores, que poderá ser ativado a partir da introdução de conteúdos que recorram a estratégias de transmedia storytelling na televisão portuguesa em sinal aberto.
- Empresas Tecnológicas em Portugal: Inovar na Comunicação Interna O Caso da WIT SoftwarePublication . Pinto, Eugénia Cristina Miranda; Casimiro, Mafalda Cristina Salema MonteiroNas empresas tecnológicas, empresas que fornecem produtos e serviços resultantes de conhecimento científico e tecnológico avançado, o capital humano é o principal fator crítico. Devido às exigências pela alta qualificação de quadros, as oportunidades profissionais no mercado das tecnológicas (mercado de competitividade extrema e em permanente mudança) surgem a todo o momento, em qualquer lugar. Neste âmbito, a Comunicação Interna é uma peça-chave para a empresa conseguir um público interno motivado e comprometido com a estratégia e visão global da estrutura em que se insere. Assim, compreender o poder dos trabalhadores e desenvolver modelos de Comunicação Interna adequados é, com certeza, um ato de gestão inteligente por parte das empresas. Considerando a ausência de estudos focados na Comunicação Interna em empresas tecnológicas portuguesas, este trabalho pretende investigar e refletir sobre os modelos praticados neste tipo de empresas através do estudo do caso da WIT Software, nascida na Universidade de Coimbra em 2001. Identificar o modelo de Comunicação Interna desenhado por esta tecnológica em dezembro de 2013 e implementado em janeiro de 2014, bem como compreender o seu impacto na satisfação dos trabalhadores, constitui o primeiro propósito deste estudo. Num segundo momento avalia-se a importância da Comunicação Interna no processo de Endomarketing. Os dados obtidos demonstram que a Comunicação Interna tem um forte impacto na satisfação dos trabalhadores da WIT Software e que o modelo praticado por esta empresa tecnológica rompe com os mecanismos clássicos e tradicionais utilizados no processo comunicacional, privilegiando instrumentos inovadores e criativos. Este trabalho evidencia, também, que o modelo adotado pela empresa contribuiu para o Marketing Interno (Endomarketing).
- A aprendizagem organizacional e o compromisso na empresa GLN - a importância da comunicação internaPublication . Mota, Alexandra Sofia Lopes; Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro
- A Utilização das redes sociais em Bibliotecas do Ensino Superior PúblicoPublication . Marcos, Rosa Maria Silva; Freire, Carla Sofia CostaNos últimos anos o desenvolvimento tecnológico facilitou o acesso ao conhecimento e à informação, com o desenvolvimento da Web 2.0 a transformar os consumidores em produtores de informação. Neste novo ambiente digital, as redes sociais afirmaram-se como plataformas privilegiadas para a criação e partilha da informação por parte destes utilizadores. Esta nova realidade veio alterar a forma como as empresas e instituições, nomeadamente as bibliotecas de ensino superior, comunicam com os seus públicos. O presente estudo, que surge neste âmbito, tem como objetivo principal a caracterização da utilização das redes sociais pelas bibliotecas do ensino superior público português. Para a concretização deste objetivo, optou-se por realizar um estudo exploratório-descritivo, recorrendo a uma metodologia mista, que combina métodos quantitativos e métodos qualitativos. Assim, numa primeira fase, foi aplicado um inquérito por questionário aos profissionais da informação a trabalhar em bibliotecas do ensino superior público em Portugal e, numa segunda fase, com o objetivo de aprofundar os resultados obtidos com o inquérito, foram ainda realizadas entrevistas junto destes profissionais. Os resultados do estudo apontam para uma utilização das redes sociais por parte das bibliotecas de ensino superior sobretudo para divulgar e promover os seus serviços e recursos. A vertente mais social destas plataformas parece não estar a ser explorada pelas bibliotecas, uma vez que a produção de conteúdos que incentivem a participação e o diálogo com os utilizadores é algo a que a grande maioria das bibliotecas não recorre.
- O valor da marca Ler+ Impacto do selo Ler+ na escolha do consumidorPublication . Santos, Alexandra Cristina Jesus; Lisboa, Ana Catarina CadimaA forma como o consumidor faz as suas escolhas e os fatores que as influenciam estão diretamente relacionados com o valor das marcas. De facto, o valor de uma marca é gerado por um conjunto de dimensões e pelas ligações existentes entre elas. Este estudo pretende avaliar o impacto que o selo Ler+ tem junto do consumidor, partindo de estudos da marca realizados por Aaker (1991), Keller (1993) e Yoo & Donthu (2000). O selo Ler+, ferramenta criada para representar o Plano Nacional de Leitura (PNL), permite que o consumidor identifique rapidamente e de forma inequívoca os livros sugeridos pelo PNL, quando colocados à venda numa livraria. Um questionário online aplicado ao público leitor constitui o objeto de estudo, no sentido de analisar a relevância da qualidade percebida, da lealdade, das associações à marca, o valor da marca, bem como a atitude dos consumidores perante a marca Ler+.
- Projeto de Comunicação: Promoção de um negócio familiar tradicional baseada no digitalPublication . Marcelino, Rita Maria Nalha; Lisboa, Ana Catarina CadimaEste trabalho usa como base o Marketing Relacional e o uso da comunicação em marketing como ferramenta das empresas atuarem junto dos seus clientes e estabelecerem relacionamentos. Os pequenos negócios tradicionais e artesanais são os que mais têm dificuldade hoje em dia em inserir-se e sobreviver no mercado junto da concorrência. Por um lado, os consumidores têm um perfil, uma exigência e um conhecimento distintos do passado, o que tem levado ao aparecimento e crescente relevância de novos meios de comunicação. Por outro, as grandes empresas têm vindo a alterar as suas operações e estratégias, procurando acompanhar o mercado. Deste modo, a comunicação tradicional dos pequenos negócios que se baseia muitas das vezes no “passa palavra” convencional tem ficado aquém do que o mercado pede. Esta dificuldade, presente na comunicação dos pequenos negócios, acaba por não permitir que os produtos e serviços destes ganhem visibilidade e singrem no mercado. Os pequenos negócios, nomeadamente os de atividade artesanal só têm futuro se souberem enquadrar-se na nova realidade e manter uma relação próxima com os seus clientes. Esta será a fundamentação da viabilidade do seu negócio e da sua posição no mercado. O caso de estudo abordado neste trabalho é o negócio tradicional e familiar de ´Marcenaria e Restauro de Móveis de Carlos Marcelino´. Após a sua análise, constatou-se a necessidade de elaborar uma estratégia de comunicação, de modo a promover a visibilidade do negócio, e uma maior interação e acompanhamento dos clientes. Foi proposto um posicionamento simbólico, com base no slogan “o valor da tradição” e criado um conceito gráfico. Para divulgar informação, contactar e manter uma relação mais próxima com os clientes propõe-se o uso dos novos meios de comunicação, nomeadamente das redes sociais e do site.
- A comunicação política na era digital estudo de caso: o parlamento europeu no facebookPublication . Anastácio, Susana Mariano; Menezes, Catarina Maria Nogueira Marques da CruzA relevância da Web 2.0 na atualidade, em especial das redes sociais, estende-se ao mundo da comunicação política, desafiando os modelos tradicionais de fluxo da informação entre as instituições, os meios de comunicação e os cidadãos. A crescente exigência dos cidadãos por mais visibilidade, transparência e interatividade são um desafio constante para as instituições políticas. Num quadro de grandes desafios para a União Europeia, o Parlamento Europeu enquanto instituição representativa dos cidadãos, e com um crescente aumento de poderes efetivos, apresenta um papel fundamental de comunicação de uma europa unida. A presente investigação tem como objetivo de compreender qual o papel que o Facebook pode desempenhar na comunicação entre o Parlamento Europeu e os cidadãos, e na promoção do debate público. A metodologia envolve um esforço para reunir os ainda escassos métodos aplicados às redes sociais, demorando-se sobre estes na construção de um modelo de análise, em que se conjugam os métodos tradicionais com os novos métodos de investigação na internet e redes sociais. Concluímos que as dimensões da visibilidade e transparência são as mais trabalhadas pelo Parlamento Europeu na rede social Facebook. Enquanto a dimensão da interação, sendo uma “promessa” da Web2.0 e das Redes Sociais para a comunicação política, surge menos concretizada, e levanta por isso, um novo conjunto de questões para investigações futuras.
- Marketing cultural como ferramenta de comunicação estratégica: um estudo de casoPublication . Gonçalves, Liliana dos Santos; Faustino, João Paulo JesusA Comunicação Estratégica e Institucional tem o objetivo de aproximar as instituições do seu público-alvo, mas também de melhorar o seu posicionamento junto dos seus stakeholders. As instituições com fins lucrativos e sem fins lucrativos utilizam ferramentas e mecanismos de comunicação que lhes permitem transmitir as mensagens mais adequadas aos seus objetivos. As Instituições de Ensino Superior não fogem a esse paradigma e têm procurado utilizar estratégias no âmbito do mercado das ideias como mecanismo de posicionamento junto das comunidades onde se inserem. A utilização de estratégias como a do Marketing Cultural e Editorial, não só ao nível da produção de livros enquanto produto, mas também na questão da comunicação por conteúdo, podem ser um importante aliado na relação das instituições com as suas audiências. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo principal perceber se o Marketing Cultural pode ser uma ferramenta de comunicação vantajosa em Instituições de Ensino Superior. Para a encontrar a resposta a esta questão optou-se por realizar um estudo de caso intrínseco, recorrendo a uma metodologia qualitativa. Numa primeira fase, foram recolhidos todos os dados relativos à observação participante e, numa segunda fase, com o objetivo de aprofundar os resultados alcançados com a observação participante, foram realizadas entrevistas aos professores bibliotecários do concelho de Leiria. Os resultados da presente investigação indicam que o Marketing Cultural é uma ferramenta útil de Comunicação Estratégica em Instituições de Ensino Superior. O caso aqui estudado poderá ser replicado noutro tipo de instituições, não só as de Ensino Superior, mas também de outras naturezas, como forma de Responsabilidade Social, e no âmbito da construção e consolidação de laços com o público-alvo e com a comunidade envolvente.
- O impacto das caraterísticas hedónicas e utilitárias dos websites na e-lealdade dos clientes: O caso da La RedoutePublication . Nóbrega, Carolina José Teixeira; Marques, Alzira Maria AscensãoA intensificação da concorrência tornou evidente que a sustentabilidade e o sucesso das empresas, quer compitam offline, quer online, dependia do desenvolvimento de relacionamentos duradouros com os clientes. No entanto, este desafio é maior para as que têm o seu modelo de negócio baseado no comércio eletrónico, dado que o cliente não se encontra cara-a-cara com o vendedor, mas com o website do mesmo. Neste contexto, é fundamental que as empresas compreendam o quão importante e necessário é conhecerem o comportamento de compra dos consumidores no meio virtual, de modo a garantirem que os seus websites vão ao encontro das expetativas dos clientes, criando experiências de compra online interessantes e prazerosas. Assim, no âmbito do comércio eletrónico, desenvolveu-se o estudo de caso da insígnia La Redoute Portugal. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal e de natureza conclusiva, cuja finalidade é compreender o impacto que as caraterísticas hedónicas e utilitárias do website https://www.laredoute.pt/ apresentam na e-lealdade dos clientes. Os resultados obtidos nesta investigação, composta por uma amostra de 204 clientes da loja online La Redoute, confirmaram que tanto as caraterísticas hedónicas, como as caraterísticas utilitárias do website da marca apresentam um efeito positivo na e-confiança, na e-satisfação e no e-compromisso e que a e-lealdade dos clientes é explicada pelo seu compromisso com a loja online. Como tal, os resultados deste estudo permitem compreender a relevância das caraterísticas e dos elementos presentes no website da loja virtual La Redoute na qualidade da relação que os clientes mantêm com a insígnia, podendo contribuir para o desenvolvimento do negócio e conhecimento sobre marketing relacional, no contexto do comércio eletrónico.