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- MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM JORNALISMO DE DADOSPublication . Ramalho, Dayse Karol Silva dos Santos; Agostinho, Paulo Jorge Gonçalves; Santos, Inês Catarina Seabra Conde dosAs crescentes exigências da sociedade moderna por um jornalismo mais transparente e rigoroso, impulsionam a construção de narrativas jornalísticas baseadas em dados. O uso responsável e ético de dados não é apenas uma questão de técnica, mas também um compromisso com a qualidade informativa e a confiança do público. Neste contexto, surgem iniciativas que visam apoiar jornalistas na navegação por este novo cenário informativo, promovendo a adoção de boas práticas e fornecendo orientações específicas que respondem aos desafios contemporâneos do jornalismo de dados. É neste âmbito que se insere o projeto descrito a seguir. O projeto "Manual de Boas Práticas em Jornalismo de Dados" foi desenvolvido com o objetivo de fornecer diretrizes específicas para jornalistas que utilizam dados nas suas reportagens, respondendo à crescente necessidade de práticas informadas no uso de dados. A criação deste manual baseou-se em entrevistas realizadas com jornalistas de diversos meios de comunicação social em Portugal, abrangendo tanto a imprensa escrita quanto os meios digitais. A partir dessas entrevistas, foi possível identificar experiências, desafios e metodologias, resultando numa visão prática e contextualizada sobre o papel dos dados no processo jornalístico contemporâneo. Estas entrevistas destacaram a importância da precisão, transparência e responsabilidade no uso de dados, bem como os desafios, tal como a necessidade de formação contínua e ferramentas tecnológicas adequadas. O manual reforça a importância de uma abordagem ética e o respeito à privacidade, constituindo uma referência prática e teórica para jornalistas e estudantes interessados em jornalismo de dados. O manual sublinha a relevância de uma abordagem ética ao jornalismo de dados, com especial atenção ao respeito pela privacidade dos indivíduos cujas informações podem estar em análise. Assim, o "Manual de Boas Práticas em Jornalismo de Dados" destinase a ser uma referência tanto prática quanto teórica, dirigindo-se a profissionais da área, bem como a estudantes de jornalismo que pretendem explorar o potencial dos dados como uma ferramenta essencial para a prática jornalística.
- Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção - Estratégias de intervenção com crianças do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Amado, Vanessa Silva da Palma Teixeira; Oliveira, Luis Miguel Gonçalves deO presente relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Educação Especial Domínio Cognitivo – Motor, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Trata-se de um estudo de caso realizado numa escola pública do 1.º CEB, com uma turma heterogénea, com o propósito de identificar e analisar estratégias pedagógicas adequadas neste ciclo de ensino, com evidências científicas, para apoiar uma criança diagnosticada com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Este estudo segue uma abordagem qualitativa, com base na recolha de dados provenientes de múltiplas fontes, nomeadamente observações diretas, entrevistas com docentes, e análises de documentos relevantes, nomeadamente Relatório Técnico Pedagógico, Relatório de Avaliação Psicológica e Informação Terapêutica Terapia da fala. O principal objetivo deste estudo consiste na análise do percurso escolar de uma criança com PHDA, explorando o impacto desta condição no seu desempenho académico, adaptação social e dinâmica familiar. Adicionalmente, pretende-se compreender as estratégias e as intervenções implementadas para mitigar os desafios associados a esta perturbação. A questão de partida que orienta este estudo formula-se da seguinte forma: Que estratégias de trabalho podem adotar os professores titulares de turma e professores de educação especial com alunos com PHDA em contexto de 1.º CEB? Para responder a esta questão, delinearam-se os seguintes objetivos específicos: Identificar e descrever estratégias educativas utilizadas em contexto sala de aula com um aluno com PHDA; conhecer a opinião de uma professora titular de turma sobre a PHDA e estratégias a mobilizar no contexto de turma; conhecer a opinião de uma professora de educação especial sobre a PHDA e as estratégias que mobiliza; perceber o papel da família no processo de aprendizagem do aluno com PHDA. As intervenções analisadas no presente estudo incluíram estratégias pedagógicas diferenciadas e adaptações curriculares, complementadas por uma estreita abordagem colaborativa entre escola, família e especialistas. Os resultados indicam melhorias na capacidade de autorregulação emocional e no desempenho escolar, ainda que persistam desafios significativos relacionados com a consistência das intervenções e a gestão de expectativas de pais e docentes. Conclui-se que a compreensão aprofundada das necessidades individuais da criança, aliada a uma abordagem interdisciplinar e colaborativa, é fundamental para a promoção da sua aprendizagem e do seu desenvolvimento integral. Este estudo contribui para a literatura existente ao fornecer um exemplo prático da aplicação de estratégias educativas ajustadas às especificidades da PHDA, oferecendo recomendações úteis para profissionais da educação e famílias envolvidas no acompanhamento de crianças com estas características.
- Estudo termomecânico do processo de FDM de PETG com TungsténioPublication . Gonçalves, Luís Augusto Coelho; Alves, Maria Leopoldina Mendes Ribeiro de Sousa; Correia, Mário António SimõesA realização deste projeto tem como objetivo analisar o comportamento mecânico de provetes construídos utilizando fabrico aditivo, nomeadamente Fused Deposition Modeling (FDM), comparando dois materiais, PETG (Polyethylene Terephthalate Glycol) e PETG com Tungsténio. A produção das peças é feita através de um processo de extrusão onde o objeto é construído depositando o material camada a camada. Os materiais utilizados são os filamentos termoplásticos puros ou misturados com metal. Estes materiais são introduzidos numa impressora 3D que é programada com a temperatura que é necessário atingir. Assim que a mesma atinge a temperatura ideal, o processo inicia-se. O material é depositado nos locais determinados onde arrefece e solidifica. Este é um processo repetitivo, que exige várias passagens até que as peças fiquem completas. Uma das vantagens deste processo é o menor custo e também o tempo reduzido com que se consegue a obtenção de uma peça ou modelo. Contudo, existem outras vantagens muito competitivas como a possibilidade de gerar peças com elevado grau de complexidade geométrica, a capacidade de obter diferentes texturas numa mesma peça bem como a capacidade da utilização de múltiplos materiais no mesmo modelo e a baixa geração de resíduos. Os provetes foram construídos numa única orientação, com uma trajetória de construção designada de “aligned rectilinear”. Os ensaios realizados foram: de tração, compressão e dureza Shore. Estes ensaios permitiram analisar as propriedades mecânicas e térmicas dos provetes obtidos após a construção das peças em estudo. Também foram realizados ensaios DSC. O objetivo principal deste projeto é avaliar qual a influência da adição do metal na matriz polimérica bem como a sua utilização na indústria automóvel como substituição de materiais utilizados.