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Abstract(s)
A presente investigação tem como principal objetivo a compreensão das abordagens das marcas Sumol e Guaraná na rede social TikTok. Desse modo, procuramos contribuir para o conhecimento das estratégias a adotar na plataforma TikTok, levadas a cabo por parte de duas marcas com presenças relevantes em dois mercados distintos: Portugal e Brasil.
Para o desenvolvimento desta investigação procurámos criar uma análise comparativa entre as duas marcas em foco, conciliando a análise de dados quantitativos (métricas de alcance e engagement) e a interpretação de dados qualitativos, nomeadamente ao nível das abordagens de comunicação e dos elementos discursivos verbais e não-verbais.
Uma vez definido o corpus de análise, a análise quantitativa incidiu na análise da performance das marcas no TikTok, através da interpretação de insights disponibilizados na plataforma Exolyt e, posteriormente, foi realizada uma análise exclusiva a seis vídeos de cada marca, com maior taxa de engagement, apoiando-nos nas dimensões referidas anteriormente. Numa dimensão de análise qualitativa, socorremo-nos também de ferramentas da análise crítica do discurso e da gramática do design visual, procurando identificar estratégias de marketing e comunicação da Sumol e Guaraná para a plataforma TikTok.
Tendo em consideração os insights recolhidos, através das diferentes metodologias de pesquisa, foi possível constatar diferenças nas estratégias adotadas por parte das marcas Sumol e Guaraná, nomeadamente ao nível do tom, estilo, recursos e mensagens veiculadas. Neste trabalho constatámos, de igual modo, a importância dos influenciadores nativos e product placement como alicerce comum das estratégias de conteúdo.
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Keywords
Marketing Digital Sumol Guaraná TikTok