Browsing by Issue Date, starting with "2023-12-12"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Fotografia Terapêutica - Potenciar a valorização pessoal em pessoas com deficiência intelectualPublication . Confraria, Cristiana da Fonseca; Santos, Rui Miguel Duarte; Kowalski, Maria PereiraAtravés da intervenção social conjuntamente com a fotografia terapêutica, pretendeu-se potenciar o bem-estar, o autoconhecimento e a consciencialização em pessoas com deficiência intelectual, cujas limitações provocam efeitos não só no dia-a-dia, mas como também a longo prazo no próprio. O objetivo desta investigação é compreender como a fotografia terapêutica pode promover a valorização pessoal dos participantes que têm algum tipo de deficiência intelectual, estimulando a sua autoestima e resiliência, criando empoderamento, gerando autocontrolo, autoeficácia e autorrevelação. Com base nos estudos de Neil Gibson sobre a fotografia terapêutica e o plano por ele sugerido no seu livro sobre o tema, foi implementado um projeto de 3 semanas constituído por 6 sessões e participação de pessoas com deficiência intelectual. Para avaliar a implementação do projeto realizou-se uma entrevista semiestruturada e uma avaliação através de observação direta participante, com recurso a uma grelha de observação. Sobre os resultados pode-se dizer que algumas adaptações tiveram de ser realizadas, devido à utilização de exercícios que envolviam o pensamento abstrato, pois era-lhes complicado compreender o que era pedido. Com base nos resultados, não obstante do curto espaço temporal deste projeto, conclui-se que este tipo de método parece influenciar positivamente o público-alvo nas principais dimensões em análise (autoestima, autoeficácia e resiliência), mas para tal é necessário ser um plano mais prolongado no tempo e repetitivo.
- Pensamento Crítico e Preservação da Biodiversidade na Ilha de S. Miguel: um estudo de caso com alunos do 8.º anoPublication . Santos, Isabel Maria Azevedo de Aguiar; Reis, Susana Alexandre dos; Oliveira, Ana Margarida Fernandes deO conhecimento contextualizado, associado às capacidades de Pensamento Crítico, dota os alunos de competências para trabalhar em equipa, na resolução de problemas e na tomada de decisões fundamentadas. Perante desta premissa, o projeto procurou responder à questão de investigação: “Que competências de pensamento crítico são promovidas por uma proposta pedagógica sobre a biodiversidade na Ilha de S. Miguel, com alunos do 8.º ano?”. Para tal, optou-se pela metodologia orientada para a prática, assente num plano de Design Based Research, de natureza predominantemente qualitativa. De modo a concretizar os objetivos de investigação foi concebida, implementada e avaliada uma proposta pedagógica, aplicada a 21 alunos do 8.º ano, da Escola Secundária de Lagoa, na Ilha de S. Miguel, integrada na área curricular de Cidadania e Desenvolvimento. Com o objetivo de realizar a triangulação de dados, recorreu-se a diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, nomeadamente inquérito por questionário antes e após a intervenção para levantamento das capacidades de Pensamento Crítico dos alunos, utilizando o teste de Pensamento Crítico “Onde existe água no planeta” de Vieira (2003), assim como três questionários sobre a perceção dos alunos acerca da proposta implementada. Recorreu-se ainda à técnica de observação, através de registo no diário do investigador e à análise documental das produções dos alunos. Da análise dos resultados pode-se concluir, em termos genéricos, que a proposta pedagógica contribuiu para a mobilização de capacidades de Pensamento Crítico, para a construção de conhecimento científico dos alunos e para a consciencialização da importância da preservação do meio que os rodeia.
- Eventos Corporate no Ensino SuperiorPublication . Costa, Maria José Lourenço da; Amorim, Daniela Carina Ramos; Guerra, Tânia Marina FerreiraEste projeto foi desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado em Sustainable Tourism Management da Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar - Politécnico de Leiria. Os temas principais que se destacam no presente trabalho são os eventos, os eventos académicos, a sustentabilidade em eventos, o ensino superior em Portugal, a inovação pedagógica e as metodologias de ensino. Também destacamos os eventos académicos como motivadores nos processos de ensino de aprendizagem, como agentes de coesão e integração académica e como promotores de prestígio para as próprias instituições de ensino superior. A revisão de literatura sustenta que os eventos académicos são veículos de inspiração e conhecimento para as comunidades académicas e científicas, e que as universidades têm um papel preponderante na organização desses eventos, pois eles são agentes de inovação no processo educativo. Neste contexto, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um evento académico à ajustado à realidade da Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, que agregue num evento único as duas áreas técnicas, pedagógicas e científicas que abraçam o Turismo e as Tecnologias da ESTM. Pretende-se desenvolver um evento alinhado com as novas metodologias de ensino, que melhor responda às necessidades, tanto de alunos, como de docentes, assim como, ao mercado de trabalho. Um evento inspirador que aporte valor a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar.
- Estratégias de comunicação adotadas pelos ministérios da saúde de Portugal e do Brasil para fomentar a literacia em saúde na área da Covid-19: uma análise às páginas de FacebookPublication . Mendes, Susana Catarino; Menezes, Catarina Maria Nogueira Marques da CruzA pandemia de Covid-19 trouxe grandes desafios para os governos e, em particular, para os Ministérios da Saúde dos países de todo o mundo, tornando-se necessário divulgar informação diariamente, quer sobre medidas de prevenção da doença, quer sobre a sua evolução. Perante este contexto, o conceito de literacia em saúde ganhou especial relevo, tendo em conta a inquestionável relação entre a literacia em saúde e a promoção da saúde. Face à pandemia, tornou-se importante dotar os cidadãos de competências cognitivas e sociais que lhes permitissem usar a informação sobre a Covid-19 de forma a promover e manter uma boa saúde e, ao mesmo tempo, capacitar os cidadãos para tomar decisões fundamentadas. O presente trabalho aborda a comunicação em saúde, a comunicação pública digital e a relação com a literacia em saúde e visa compreender as estratégias utilizadas pelos Ministérios da Saúde de Portugal e do Brasil para fomentar a literacia em saúde na área da Covid-19. Para isso, realizou-se uma análise de conteúdo das páginas de Facebook dos referidos organismos com base em grelhas criadas com diversas variáveis e indicadores, como o número de publicações relacionadas com a Covid-19, o tema e formato das publicações, bem como o envolvimento gerado, reações, partilhas e comentários. As páginas do Facebook foram analisadas em dois momentos distintos – março de 2020 e janeiro de 2021, observa-se que os ministérios em análise desenvolveram intensas estratégias de comunicação, verificando-se, no caso do Ministério da Saúde de Portugal, um maior número de publicações e graficamente mais uniformes. Em ambos os casos, se verifica pouca exploração da interatividade proporcionada pelo digital.
- UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DA INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA NO DISTRITO DE LEIRIA CASO DA GESTÃO DO CURRÍCULOPublication . Freire, Ana Maria Simões de Oliveira; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaA Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), através do seu Plano de Atividades, consciencializa e assume que as atividades experimentais são responsáveis pela promoção de níveis mais elevados na qualidade das aprendizagens. Os programas de acompanhamento da IGEC incluem atividades interventivas, do tipo avaliação formativa, podendo as escolas implementar ações, numa perspetiva de melhoria contínua, decorrentes da observação e acompanhamento da IGEC. Neste contexto, a atividade Gestão do Currículo: Ensino Experimental das Ciências da IGEC visa implementar ações de melhoria no âmbito das ciências. Enquadrado num estudo de análise documental, o presente trabalho assume um paradigma qualitativo-interpretativo (Bogdan & Biklen, 1994). Numa primeira fase este estudo procura, partindo dos relatórios de acompanhamento de escolas do distrito de Leiria, pertencentes à Área Territorial de Inspeção do centro, estabelecer um quadro de referência que permita identificar os aspetos mais valorizados pela IGEC na referida atividade. Numa segunda fase, comparando o quadro de referência estabelecido com os aspetos assinalados como positivos e os assinalados a melhorar, no agrupamento em estudo, é analisado se existe convergência nos aspectos privilegiados pela IGEC na atividade. Com a finalidade de verificar como foram apropriadas, nesse agrupamento, as recomendações da IGEC, é ainda feito o cruzamento entre o relatório da IGEC e o Plano de Melhoria para o Ensino Experimental das Ciências, elaborado pelo agrupamento, para além de outros documentos estruturantes do agrupamento, como o Projeto Educativo, planos de inovação e planos de formação, entre outra documentação relevante para este estudo e existente no site do agrupamento. A análise ao quadro de referência estabelecido mostrou que, na perspetiva da IGEC, há inúmeras categorias que carecem de melhorias, inferindo-se que, uma vez que há convergência entre o agrupamento em estudo e o quadro de referência, também nesse agrupamento há melhorias a efetivar. Com base nas recomendações da IGEC o agrupamento elaborou um Plano de Melhoria, abordando tanto os aspetos assinalados pela IGEC como a melhorar, como aqueles já destacados como positivos, revelando como foram assimiladas as recomendações da IGEC. Neste estudo são ainda feitas sugestões que poderão instituir-se como pistas para as lideranças definirem os seus próprios planos e ações de melhoria, na área da educação em ciências. Por fim, e dado que a edição de 2025 do PISA estará focada nas ciências, considera-se que será apropriado um estudo que confronte os aspetos referidos pela IGEC nas atividades de acompanhamento e os resultados do PISA 2025.
- Acompanhamento e apoio individual diário em crianças com autismo na educação pré-escolarPublication . Carreira, Adriana Maria Paulo; Fonseca, Marta Sofia Abreu daO presente relatório intitulado “Acompanhamento e apoio individual diário em crianças com autismo na educação pré-escolar” insere-se no âmbito do Mestrado de Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. O estudo pretende entender de que forma é que o acompanhamento e o apoio individual diário de assistentes operacionais – auxiliares de ação educativa – contribuem para o desenvolvimento nas crianças com perturbação do espetro do autismo em educação pré-escolar, de acordo com a perceção dos educadores de infância, professores de educação especial e assistentes operacionais. Os objetivos do estudo são descrever as ações de assistentes operacionais para com as crianças com autismo em salas de educação pré-escolar, identificar a necessidade de assistentes operacionais no acompanhamento e apoio para com crianças com autismo em educação pré-escolar, analisar o contributo de assistentes operacionais no desenvolvimento das crianças com autismo em educação pré-escolar, de acordo com a perceção dos educadores de infância, professores de educação especial e assistentes operacionais e valorizar a função de assistente operacional no acompanhamento e apoio individual da criança com autismo em salas de educação pré-escolar. A metodologia utilizada seguiu uma abordagem qualitativa, considerando-se um estudo de caso, em que se utilizou a pesquisa qualitativa e inquéritos por entrevista, mais especificamente, entrevistas semiestruturadas. A recolha de dados foi realizada em escolas de educação pré-escolar, ao pessoal docente e não docente, que se encontrava em interação com as crianças com perturbação do espetro do autismo, pertencentes a um agrupamento da Região Centro de Portugal. Os resultados do estudo demonstram que as assistentes operacionais - auxiliares de ação educativa -, realizam trabalho de acompanhamento e auxílio a todas as crianças numa vertente evolutiva da autonomia e independência das crianças. Quando têm o papel de assistente de acompanhamento e apoio individual a crianças com perturbação do espetro do autismo trabalham em parceria com os educadores de infância e o docente de educação especial. É analisado a necessidade destes profissionais na resposta às particularidades das crianças com autismo, principalmente quando pertencentes a grupos numerosos. Também se verificou que a presença deste profissional de apoio individual transmite segurança e confiança, é essencial em momentos do dia-a-dia, contribui na socialização e no auxílio em atividades externas. Os participantes do estudo demonstram relevância ao ter estes profissionais ao seu lado no trabalho de educação e intervenção com as crianças com perturbação do espetro doa autismo, destacando-se a importância de formação específica e perfil adequado.
- EMENTAS ACESSÍVEIS EM CONTEXTO DE UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOSPublication . Moreira, Adriana Simões; Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar dePortugal é um país envelhecido, com uma população que se iniciou no mercado de trabalho de uma forma precoce. Este tipo de regime era comum na sociedade, criando uma população sem formação e progressos profissionais. Com uma esperança média de vida mais duradoura cria-se uma grande percentagem de indivíduos sem escolaridade, com dificuldades a ler e a escrever ou mesmo analfabetos. A acessibilidade comunicacional encontra-se em evolução, contudo, ainda não chegou a todos os meios, nomeadamente, os locais que infelizmente acolhem uma grande parte da população mais velha. Devido aos acidentes domiciliares, as Unidades de Cuidados Continuados e Integrados recebem um número significativo de idosos, para que os mesmos possam reabilitar nos seus espaços, porém, grande parte destes não tem acesso à informação ao seu redor O presente projeto de investigação pretende intervir numa pequena parte da vida dos utentes em cuidados continuados, através da adaptação de ementas. Conta-se com uma amostra de 81 utentes, sendo os objetivos do projeto de investigação: Analisar o impacto da comunicação aumentativa; Analisar o impacto da implementação de ementas adaptadas em contexto de UCCI; Promover a inclusão dos utentes com baixa literacia e incapacidade intelectual; Observar a adaptação dos colaboradores às ementas inseridas. Este é um estudo de caso, com cariz qualitativo e com recurso ao design thinking. Os instrumentos de recolha de dados foram o inquérito por questionário, a observação participante, as entrevistas e a análise de conteúdo. A resistência por parte da população a algo que lhes é estranho pode ser persistente, todavia, os agentes da mudança são essenciais para quebrar barreiras e demonstrar à população, à qual se está a intervir, a diferença que se pode trazer para as suas vidas.