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- O GABINETE DE MEDIAÇÃO ESCOLAR: REALIDADES, DINÂMICAS E PERSPETIVAS. O OLHAR DO ALUNO.Publication . Martins, Rute Alexandre da Costa; Vieira, Ana Maria de Sousa NevesFruto da globalização e do consequente aumento das migrações, atualmente, as sociedades veem-se confrontadas com enormes desafios, nomeadamente, lidar com a crescente heterogeneidade na sociedade atual. Se esta é uma realidade na sociedade em geral, as escolas, enquanto “microcosmos” e espelhos dessas sociedades, não serão diferentes. De facto, a escola de hoje carateriza-se por uma enorme diversidade cultural, no entanto, a sua resistência à mudança e dificuldade de adaptação a esta nova realidade, tem trazido consequências no percurso escolar dos alunos, nomeadamente, no que diz respeito ao aproveitamento escolar e ao aparecimento de problemas disciplinares. Ora, esta realidade aliada à falta de comunicação, torna-se um “terreno fértil” ao aparecimento de tensões e conflitos escolares. Para dar resposta a estas e outras questões, surgiram os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária e os Gabinetes de Mediação, os quais pretendem intervir de forma transformadora, empoderadora e integradora. Neste âmbito, surge a vontade de investigar o tema “O Gabinete de Mediação Escolar: realidades, dinâmicas e perspetivas: O Olhar do Aluno.”, precisamente para perceber o impacto que estas respostas podem ter na dinâmica escolar dos alunos e nas relações com os diversos atores educativos, dando especial foco à perspetiva dos alunos, relativamente à experiência vivenciada. Para o fazer, avançou-se com uma investigação numa escola de 2.º e 3.º ciclos do concelho de Leiria e privilegiou-se o paradigma fenomenológico-interpretativo, utilizando como técnicas de recolha de dados a análise documental, a observação participante (através das notas de campo) e entrevistas semiestruturadas. Este trabalho começa por fazer um pequeno enquadramento teórico, onde aborda subtemas como a escolaridade obrigatória, diversidade cultural, tensões, mediação escolar e interculturalidade, Territórios Educativos de Intervenção Prioritária e Gabinete de Mediação, seguindo-se, posteriormente, para a análise, interpretação e discussão dos resultados obtidos na recolha de dados. Feita essa análise, são apresentadas as respetivas conclusões, conhecendo-se, desta forma, os resultados da investigação. Foi possível constatar-se que, de facto, este gabinete de mediação teve/tem um forte impacto nas dinâmicas escolares e relacionais dos alunos, impacto esse que, muitas vezes, extrapola as fronteiras da escola. Esta opinião é unânime entre todos atores educativos envolvidos nesta investigação, nomeadamente, no seio dos alunos que percorrem este caminho.
- Integrating Sustainable Development Goals in corporate reporting: An international analysis of the financial sectorPublication . Ribeiro, João Paulo de Castro; Eugénio, Teresa Cristina Pereira; Santos, Eulália Maria Mota dosThe United Nations' Sustainable Development Goals (SDGs) represent an[t1] holistic framework aimed to foster global sustainability by 2030, spanning critical social and environmental objectives. Achieving these goals necessitates collaboration between governments and the private sector. However, the financial industry role in supporting SDG attainment remains a subject of exploration. This dissertation investigates the evolution of the SDG theme within the financial industry and explores potential disparities based on bank ownership. Utilizing textual analysis of annual and integrated reports from 2015 to 2022, drawn from a diverse database encompassing Latin American, American, and Asian banks, and considering bank ownership as an independent variable, this study addresses two key research questions: 1) How has the SDG theme evolved within the financial sector? and 2) Are there differences in the SDG disclosure on annual reports based on bank ownership? The study adopts a threefold analysis approach: first, individual assessment of each SDG; second, a holistic examination of all SDGs collectively; and third, categorization by environmental, social, and economic dimensions within the financial sector. Statistical analyses are performed using software tools like Microsoft Excel and IBM SPSS Statistics 28. These findings provide critical insights for policymakers, stakeholders, and financial institutions navigating the complex landscape of sustainable banking and disclosure. Applying Pearson correlation and t-tests to examine the inclusion of Sustainable Development Goals (SDGs) in banks' reports, the findings reveal a significant upward trend in SDG incorporation in the banking sector over time, particularly for SDG7 and SDG15. Public banks consistently mention more SDGs in their reports compared to private banks, when analyzed all SDGs collectively and when grouped by Environmental, and Social pillars. However, no significant differences were found when grouped by the Economic pillar.
- MARKETING DE CONTEÚDO NA ÁREA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL. O CASO DO CENTRO DE FORMAÇÃO DO IT BETTER DE LEIRIAPublication . Pires, Bárbara Sofia Carrilho de Cáceres; Brites, Leonel dos ReisEste trabalho de investigação parte da realização do estágio curricular feito no Centro de Formação Profissional – Do It Better (DIB), em Leiria, na área do Marketing Digital. O objetivo principal é o de realizar a dimensão prática em contexto profissional. As empresas reconhecem cada vez mais a importância da presença em plataformas online, uma vez que esta ação permite um contacto e uma interação com os seus clientes e possíveis clientes, ao instante de um clique. Com base na rotina laboral do departamento de Marketing na empresa Do It Better nasce a presente investigação, que visa a reflexão sobre a prática das estratégias utilizadas, procurando também contribuir com novas para soluções de gestão e desempenho da empresa nesta área. O caso de estudo prende-se com apresentação da produção de conteúdos de Marketing Digital da organização, identificando possíveis rumos para o futuro, sustentados através de autores fundamentais para a consolidação desta investigação. Neste relatório propomos, também, uma reflexão do Marketing nos meios digitais na área formativa e na produção de conteúdos para as redes sociais, no caso específico do Facebook, procurando entender o papel do Marketing Digital no Centro de Formação – Do It Better, mostrando as diferentes formas de influenciar e atuar na relação entre a empresa e os seus seguidores.
- O PAPEL DA MEDIAÇÃO COMO RESPOSTA TRANSFORMADORA INTERVIR: DO PENSAR AO AGIRPublication . Fonseca, Ana Rita Costa da; Santos, Rui Miguel DuarteO presente relatório representa o culminar do Estágio Curricular no âmbito do mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Este estágio foi realizado na Câmara Municipal de Leiria, no âmbito da Divisão do Desenvolvimento Social e da Saúde e teve subjacente a definição de dez objetivos gerais que guiaram o percurso da mestranda, sendo estes: Integrar a instituição de acolhimento de estágio; Colaborar em projeto com vista à integração da comunidade cigana- Mediar para Incluir; Realizar acompanhamentos e monitorização; Colaborar no processo de integração de agregados deslocados da Ucrânia para a Casa de São Romão; Organizar espaços da DIDSS; Participar em cerimónias oficiais e protocolares; Colaborar em atividades de promoção do envelhecimento ativo; Colaborar em atividades na área da integração da pessoa com deficiência; Criar bases de dados de habitações para arrendamento e, por ultimo, coordenar um projeto de investigação científica no domínio da Mediação Social Comunitária na Educação para a Saúde- Estudo LiSa. Nesse sentido, a fim de fundamentar os dez objetivos mencionados, foi conduzida uma análise teórica abrangendo as principais noções e conceitos que permeiam todo o período de estágio, as quais são abordadas de forma detalhada no primeiro capítulo do documento em questão. Em seguida, no segundo capítulo, é apresentada uma descrição da instituição onde decorreu o estágio, contendo informações relevantes sobre o seu contexto e funcionamento. No terceiro capítulo é representado o Projeto de Estágio, bem como as atividades desenvolvidas ao longo do estágio na CML. O quarto capítulo diz respeito à Avaliação, respetivamente, à autoavaliação e heteroavaliação. Por fim, no quinto capítulo estão realizadas as Considerações Finais no que diz respeito ao Estágio bem como à intervenção no terreno e à componente teórica académica, que refletem as práticas do profissional da mediação intercultural e intervenção social.
- Estudo numérico (CFD) e experimental do comportamento térmico de células de iões de lítioPublication . Silva, Pedro Bernardes; Martinho, Nuno Alexandre GonçalvesA refrigeração de células de iões de lítio é essencial para garantir a eficiência, a segurança e a longevidade das baterias de veículos elétricos e híbridos. Neste contexto, a determinação da taxa de geração de energia térmica numa célula de iões de lítio é essencial para o desenvolvimento dos respetivos sistemas de refrigeração. Contudo, os modelos térmicos que permitem determinar esta variável utilizam submodelos eletroquímicos, cuja parametrização é complexa, podendo exigir o conhecimento detalhado das caraterísticas físicas e químicas específicas da bateria em análise. Este trabalho dedicou-se à determinação, ou ajuste, dos parâmetros de um dos modelos eletroquímicos de baterias de iões de lítio mais abrangentes – o modelo desenvolvido por Newman, Tiedemann, Gu e Kim (NTGK) – de forma simplificada, para uma célula de iões de lítio específica. As variáveis resultantes do modelo eletroquímico foram depois utilizadas por um modelo térmico – o Multi-Escala Multi-Domínio (MSMD) – para estimar a energia térmica gerada pelas reações químicas e pela condução de corrente elétrica. Para o ajuste dos parâmetros do modelo eletroquímico foram, numa primeira fase, comparados os resultados de simulações numéricas, realizadas via Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD), com os homólogos resultados experimentais disponíveis na bibliografia, nomeadamente de potencial elétrico e da temperatura da superfície da célula, obtidos em condições de convecção natural. Com o ajuste realizado, a diferença relativa entre a temperatura média da superfície da célula estimada numericamente e a obtida nos ensaios experimentais foi de 5,0%. A diferença relativa do potencial elétrico foi de 3,9%. Numa segunda fase, foi desenvolvida uma montagem experimental – caso de referência - para ensaiar o comportamento da célula, em situações de carga ou descarga, quando imersa num fluido dielétrico e refrigerada por convecção forçada. Estes ensaios, também simulados numericamente via CFD, com os parâmetros do modelo eletroquímico ajustados na primeira fase, tiveram o principal objetivo de validar esses parâmetros, bem como os resultados dos campos de velocidades, pressão e temperatura do escoamento em torno da célula. Durante a descarga com a célula sujeita a refrigeração por imersão, a temperatura média da sua superfície foi subestimada em 2,06 oC em relação à temperatura obtida experimentalmente, e o potencial elétrico foi sobrestimado em 0,40 V, correspondentes, respetivamente, a diferenças relativas de 7,32% e 9,53%.
- Histórias de Vida de ReclusosPublication . Ferreira, Cristiana Brígida Agreiro; Vieira, Ricardo Manuel das NevesFocando o estudo desta dissertação na importância da (re)construção identitária dos reclusos, o objetivo do presente estudo é analisar o impacto do relato autobiográfico durante a frequência do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências nas mutações verificadas na perceção que os reclusos têm de si próprios ao longo do seu percurso de reclusão. Com base na análise das histórias de vida e entrevistas, pretende-se, ainda, perceber a forma como estes assumem todo o Processo como um compromisso para essa transformação. O presente estudo pretende alcançar resposta para as seguintes interrogações: Será o Portefólio Reflexivo de Aprendizagens uma forma de atribuir um caminho para o futuro? Será este processo indicado para a reflexão e emancipação do individuo? De que forma lhes traz o processo RVCC, na escrita do seu Portefólio Reflexivo de Aprendizagens, uma nova construção da sua identidade e os transforma para as fases seguintes nas suas vidas em liberdade? De que forma o mediador é uma mais-valia para a emancipação do individuo? Analisaram-se características, vivências e experiências, aspetos que são drasticamente afetados e alterados após a entrada no mundo prisional, promovendo várias mudanças significativas. Realizou-se observação participante e construiu-se, com os reclusos, mini histórias de vida (Vieira, 1999) através de entrevistas, no final do processo. Concluiu-se que o cumprimento da pena de prisão, juntamente com o poder deste processo de RVCC no formato de escrita de história de vida, foi muito impactante para estes adultos, sobretudo no que respeita à sua auto perceção e à autoidentificação, numa dimensão pessoal, profissional ou familiar. Por último, com este estudo foi possível compreender que a identidade é construída e modificada num processo dinâmico, verificando-se que no relato de história de vida acontece um novo encontro com o eu interior que impacta num novo significado que atribui a si próprio.
- Realidade Virtual Imersiva no 3.º CEB - Experiências de Graffiti Virtual em Educação VisualPublication . David, Pedro Lopes Alves Henriques Pina; Magueta, Lúcia GraveO ato de aprender e ensinar tem-se modificado ao longo do tempo, seguindo os caminhos traçados através das demandas científicas, políticas e societárias, que se manifesta num quadro dinâmico, cada vez mais complexo, em constante mutação, onde o espaço/tempo apresentam outra dimensionalidade, e o “aprender” estende-se pelo período da vida ativa dos indivíduos. A crise pandémica, com efeitos nefastos transversalmente a toda a atividade humana, veio colocar o sistema educativo no centro do debate público, e de repente, parece que tomámos consciência da sua importância no desenvolvimento da economia e da sociedade. O ensino remoto de emergência, dali advindo, veio expor, a carência de meios materiais por parte de muitas famílias/cidadãos, e fraca competência digital da generalidade de pais, alunos e professores. À boleia das tecnologias e aplicações adotadas durante esse período, hoje, a predisposição e a maior credibilidade das TIC é inquestionável. Numa tentativa de validar a ampliação da paleta de recursos atualmente utilizados em contexto educativo, aproveitando uma tecnologia emergente, - Realidade Virtual Imersiva - através de um “Head-mounted display” (HDM), desenvolveu-se esta investigação, no sentido de experienciar a utilização, de um instrumento raramente utilizado nas Escolas Básicas, na disciplina de Educação Visual através de uma aplicação destinada ao traçado de Graffitis e de uma atividade desenhada para esse fim. Esta decorreu em contexto educativo, envolveu três turmas do oitavo ano de escolaridade (55 alunos) de uma escola do Distrito de Leiria no ano 2023. O principal objetivo foi perceber se a utilização do simulador de Graffitis Kingspray através de um “Head-mounted display”, vulgo, Óculus de Realidade Virtual, poderia apresentar-se como uma mais-valia no desenvolvimento de competências no domínio da técnica do desenho e pintura, a partir da execução de graffitis virtuais. Para tal foi realizado um trabalho de levantamento bibliográfico e análise de conceitos em torno de Realidade Virtual, imersiv learning, Imersão, engajamento, presença, origem e evolução da RV, utilização de simuladores na educação e foram realizadas cinco atividades relativas à execução de Graffitis. A análise dos dados recolhidos indica que o interface do instrumento e da aplicação são bastante inteligíveis, com uma curva de aprendizagem curta, que a atividade desenvolvida foi significativa, e mostrou efeitos visíveis nos domínios da técnica do desenho e pintura, que melhoraram ao longo do tempo.
- Estudo de Impacto em Materiais Compósitos Avançados – Avaliação numérica e experimental em perfis tubularesPublication . Neto, Alexandre de Oliveira; Santos, Sérgio Pereira dos; Alves, Maria Leopoldina Mendes Ribeiro de SousaA utilização de materiais compósitos avançados é cada vez mais frequente em estruturas que suportam grandes esforços devido ao facto de possuírem uma elevada rigidez específica, o que permite reduzir o peso das estruturas. Os métodos de fabrico associados a este tipo de material fazem com que o elemento de reforço, a fibra, veja a sua integridade facilmente atingida com a ocorrência de pequenos impactos. O presente estudo teve como objetivo obter uma análise numérica e experimental do desempenho de perfis tubulares em polímero reforçado com fibra de carbono (CFRP) sujeitos a impactos transversais de baixa velocidade. Foram realizados vários ensaios numéricos de impacto em 5 tipos diferentes de empilhamentos com diferentes níveis de energia, através da definição de um gradiente, cujo primeiro nível era estudar a resistência ao dano invisível e o último a resistência ao dano visível. Dessa forma foi possível definir, para cada tubo ensaiado, o limite de energia que produz a deformação residual em cada nível. Os testes experimentais não foram realizados por motivos alheios ao autor. Conclui-se que, no que ao ensaio numérico diz respeito, que existem empilhamentos mais adequados para determinados tipos de esforços aplicados e finalidades, há uma relação direta entre a distribuição de tensões e orientação de cada lâmina do compósito, e que o empilhamento tem influência na capacidade de absorção de energia de tubos em fibra de carbono e consequentemente na manutenção da sua integridade.
- Construção e Validação de Conteúdo de Questionário relativo à relação entre o tempo utilizado em tecnologias e o surgimento de dedo em gatilho em crianças em idade pré-escolar e escolarPublication . Ferreira, Diana Leirião; Teixeira, Liliana Fernanda da Conceição; Guijo Blanco, ValerianaIntrodução: A tenossinovite estenosante, ou dedo em gatilho, é definida como a inibição de deslizamento do tendão flexor devido ao espessamento da bainha sinovial sobre o tendão. No decorrer da intervenção clínica, têm vindo a aumentar os casos de tenossinovite estenosante, em crianças. Este aumento poderá estar relacionado com o uso excessivo de tecnologias, que tem vindo a aumentar entre a população pediátrica, podendo conduzir a uma sobrecarga para os dedos e mãos. Objetivo: Este estudo teve como objetivo construir e realizar a validação de conteúdo de um questionário de avaliação relativo à relação entre o tempo utilizado em tecnologias e o surgimento de dedos em gatilho em crianças em idade pré-escolar e escolar. Método: Estudo fenomenológico, com abordagem mista, observacional, descritivo e transversal. Para validação de conteúdo submeteu-se o questionário a um painel de doze especialistas, pelo método de Delphi. Resultados: Na primeira ronda de validação de conteúdo, 66,7% dos especialistas considerava o questionário apto para aplicação e após a segunda ronda todos os parâmetros de IVC foram superiores a 0,80. Considera-se, portanto, que o instrumento de avaliação está apto para a fase seguinte, a de pré-teste.