CI&DEI - Capítulos de Livros
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- Acessibilidade da comunicação em contextos educativosPublication . Freire, Carla; Santos, FilipeA revolução causada pelos novos meios digitais está a sentir-se em todas as áreas da sociedade, tendo vindo a contribuir, em particular, para o ‘direito à educação’. Este direito, tão importante nas sociedades democráticas, está cada vez mais a ser uma realidade, sobretudo se se considerarem algumas pessoas que, pelas suas características específicas, acediam às oportunidades educativas em situação de desigualdade. Contudo, também existe o perigo de esta revolução digital trazer novas desi gualdades no acesso à educação. Neste sentido, é importante que os vários agentes educativos conheçam os aspetos fundamentais da sua área de intervenção (usando uma pedagogia diferenciada) mas também que reflitam sobre a acessibilidade das suas abordagens. Neste artigo faz-se uma reflexão sobre alguns pressupostos da educação con temporânea (diferenciada e inclusiva) e sobre como, em termos de comunicação, se pode incorporar uma ‘cultura de acessibilidade’ nas escolas. Em particular, apresentamos um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas aos novos meios digitais, baseadas numa perspetiva de Desenho Universal para a Aprendizagem, de forma a que estes sejam acessíveis a todos. É, assim, objetivo deste artigo contribuir para a discussão sobre a missão da escola e as suas tecnologias numa sociedade democrática e de igualdade de oportunidades.
- Animação sociocultural e comunitária como metodologia de educação e intervenção com crianças e jovens em riscoPublication . Sousa, JennyA problemática dos menores em risco é um fenómeno de significativa vitalidade no contexto português que carece de uma intervenção abrangente e holística. Neste sentido, intervir em situações de risco implica desenvolver esforços para a superação do mesmo, trabalhando-se, simultaneamente, ao nível da prevenção, através de políticas, estratégias e ações integradas. O artigo que aqui se apresenta tem como principal finalidade discutir a importância das estratégias de animação sociocultural e comunitária na promoção da inclusão social de crianças e jovens em risco, numa lógica de integração grupal e social. Assim, ao longo deste texto será desenvolvida uma reflexão teórica que, cruzada com uma análise de natureza mais prática, através da apresentação de projetos e de iniciativas, debaterá o papel que as atividades de animação sociocultural e comunitária podem apresentar no campo da promoção dos direitos e da proteção das crianças e jovens em risco. Portanto, no primeiro ponto realizar-se-á uma breve abordagem teórica ao fenómeno das crianças e jovens em risco, partindo dos documentos de referência neste domínio; no segundo momento, levar-se-á a cabo uma reflexão acerca da importância da animação sociocultural e comunitária na intervenção com crianças e jovens em risco. No ponto seguinte, e como ilustração destas ideias, serão apresentados e descritos três projetos enquanto exemplos de boas práticas no que se refere à intervenção nesta área. Por fim, serão realizadas as considerações finais.
- Cadernos de artista – repertórios, signos e significados culturaisPublication . Magueta, Lúcia; Cantú, William; Sousa, JennyEste texto apresenta uma experiência formativa no âmbito das Artes Visuais, realizada no ensino superior num curso de formação de profissionais de educação. A proposta colocada aos estudantes incidiu sobre a realização de «cadernos de artista», nos quais os estudantes foram desafiados a realizar composições visuais, num exercício de pesquisa, criatividade e expressão individual. Foram estudados os produtos que resultaram deste projeto, procurando responder às questões: «O que foi representado nos cadernos de artista?» e «Que significados transportam as páginas/imagens produzidas artisticamente pelos estudantes?», fazendo sobressair também o seu valor formativo. A análise considerou os três níveis propostos por Panofsky (2007) e descreve caraterísticas encontradas na globalidade dos trabalhos. As conclusões explicitam como o exercício permitiu aos estudantes, futuros profissionais de educação, compreender etapas de um processo criativo em situação de ensino e aprendizagem das Artes.
- Características da descrição em texto de alunos de 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.Publication . Ferreira, Paula Cristina; Jorge, Noémia
- Case study of a project-based learning experience at the Polytechnic of Viseu, PortugalPublication . Delplancq, Véronique; Amante, Susana; Costa, C. A.; Lopes, A. Costa; Coutinho, Emília; Fidalgo, Susana; Gillain, R.; Lopez Garcia, Patricia; Oliveira, I.; Pereira, J.; Relvas, S.; Roush, P.Pedagogical innovation is at the centre of higher education (HE) priorities, with a view to renewing its practices and thus motivating students and providing experiences in line with their professional context. Improvement in foreign languages (FL), especially with students who are not likely to receive further language training, requires awareness of this query, inasmuch as competences in FL in the work environment are unanimously recognized as vital and so rightly included in the training plans. The project-based learning approach in an interdisciplinary and collaborative work perspective, using multimodality in communication, is a consistent asset that allows for work to be carried out, comprising the various dimensions of language in French and English, in their connections with cognitive representations. JASM (Open window onto the world: foreign languages, multimodal creativity and pedagogical innovation in higher education) project aims to develop an experience of active pedagogy at the School of Education of Viseu with students of the 1st cycle in Media Studies enrolled in the various FL curricular units. Among the subjects of the study plan, students work on photography, digital art and cultural communication. The students start off by collecting information on the cultural and linguistic diversity of the city of Viseu (Beira Alta, Portugal). The project enhances the acquisition of multilingual skills and the development of plurilingual awareness, due to attention given to the various dimensions of language (aesthetic and emotional, in addition to cognitive), in a creative, collaborative and interdisciplinary work environment. Based on an interview, students write the story (in the two FL) of the life of migrants. Through captioned photographs, in French and English, students highlight the aspect of the migrant family’s life path which stands out more. Based on an object (associated with a cult practised by the family or a tradition or ritual), students create an animated film, also in both languages (exploration of material culture and digital scenography). The outcome of such productions will be the subject of publications on social networks, exhibitions, also being displayed at events and in an e-book. In this project, the topic of interdisciplinarity is highlighted, combining FL with digital art. The evolution, both of the student's learning and of the teacher's role in the whole process, is evaluated, using tests carried out at the beginning and at the end of the project, including monitoring in the middle of the project’s development.
- Compreender a audiodescriçãoPublication . Freire, CarlaDe acordo com o ponto 1, do artigo 27.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos “[...] Toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar no progresso cientí co e nos benefícios que deste resultam” (PORTUGAL, Declaração..., s.d.). No entanto, nem todas as pessoas têm a possibilidade de gozar deste direito, na medida em que muitas vezes não estão garantidas medidas que permitam o acesso e fruição de produtos e/ ou serviços considerando a diversidade funcional da população. Assim, e de forma a cumprir com o 10.º objetivo da Agenda 2030: Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, em que se pretende reduzir as desigualdades e promover a inclusão social, independentemente das características pessoais de cada indivíduo (PORTUGAL, Conselho ..., s.d.), é necessário disponibilizarem-se formas de acesso equitativas que permitam às pessoas com de ciência participarem nas diferentes esferas da vida, em condições de igualdade com as demais (PORTUGAL, 2009). A Audiodescrição é recurso que permite que as pessoas com de ciência visual tenham acesso aos conteúdos imagéticos, sendo um recurso que tem vindo a ser utilizado cada vez mais. Este recurso de acessibilidade tem vindo a ser enquadrado no campo da tradução intersemiótica, a qual é compreendida como “[...] an interpretation of verbal signs by means of signs of nonverbal sign systems” (JAKOBSON, 1959, p.233). Assim, ao ampliar a de nição de tradução intersemiótica, considerando as características especí cas da Audiodescrição, esta tem vindo a ser conceptualizada como a tradução de signos não verbais para signos verbais, ou seja, de imagens e de sons, que possam ser incompreensíveis sem o recurso visual, para descrições verbais (BRAUN; STARR, 2021; MAZUR, 2020).
- Comunicação acessível: um caminho...Publication . Freire, Carla
- Craft entrepreneurial ecosystemsPublication . Ratten, Vanessa; Santos, E.; Tavares, F.; Tavares, V.; Ratten, V.Research focusing on an industry view of entrepreneurial ecosystems is limited. The aim of this chapter is to examine the configuration of craft entrepreneurial ecosystems. Specifically, this chapter combines the craft industry and entrepreneurial ecosystem literatures to produce a holistic discussion of craft entrepreneurial ecosystems. The findings provide new insights into the collaboration and competition that exists amongst craft makers based on their entrepreneurial behaviour. This means connecting the increased interest on handmade and authentic products to cultural needs of consumers. The findings also underlie the importance of heritage and history interactions in establishing an effect entrepreneurial strategy.
- Creative Crossroads: A Bibliometric Analysis of Subcultures, Arts, and Countercultures in Shaping Emerging Sociocultural TrendsPublication . Cantú, William Afonso; Milhano, SandrinaThis study delves into the intricate interplay among the notions of “subculture,” “arts,” and “counterculture” via a comprehensive bibliometric analysis. The focus is to elucidate the dynamics of the artistic realm and its influence on the emergence of sociocultural trends. Through the analysis, the research uncovers the nuanced connections and complexities inherent in these concepts. The findings underscore the dynamic nature of the research domain, unveiling a set of influences and interdependencies that underscore the pivotal role of art in shaping identities and catalysing social movements, within the broader context of mainstream society. The influential publications and bibliographic coupling networks elucidate established research domains and document the ongoing dynamics interconnecting the themes. Moreover, the co-word analysis delineates prospective avenues for research within the sphere of arts and subcultures that encompass the examination of symbiotic relationships between art and politics. Central to the investigation is the assertion that “subculture,” “arts,” and “counterculture” are deeply intertwined, comprising an intricate socio-cultural fabric. Art expresses and shapes the identities of subcultures, challenging dominant norms through counterculture and promoting social changes. The synthesis of these concepts highlights the transformative power of creativity in propelling cultural change and innovation, epitomizing an emerging and influential mindset warranting thorough examination within the purview of trend studies.
- Criação de narrativas multilineares como ferramenta de aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em PortugalPublication . Costa Lopes, Ana Maria; Costa, C. A.; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana Rocha; Delplancq, VéroniqueO período de pandemia que hoje vivemos, tem colocado grandes desafios ao ensino superior e em concreto ao ensino das línguas estrangeiras. Se por um lado o confinamento trouxe constrangimentos às atividades letivas e de investigação, por outro lado tem potenciado a criatividade e o uso das tecnologias. A utilização da plataforma Korsakow e a criação de narrativas multilineares estão na base de uma metodologia inovadora na aprendizagem do francês e do inglês no ensino superior em Portugal. O projeto JASM (Janela aberta sobre o mundo: línguas estrangeiras, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ensino superior) envolve um grupo de alunos do 1º ciclo em Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu. Os estudantes desenvolvem o trabalho na base de recolha e análise de informação relacionada com os contextos culturais e linguísticos diversificados de Viseu, incluindo entrevistas, fotografias e narrativas centradas na tradição de um migrante. A arte digital e as ferramentas online garantem uma maior motivação na aquisição de competências multilingues e o desenvolvimento da consciência plurilingue. São assim reforçadas as várias dimensões da linguagem (estética e emocional, além da cognitiva), num trabalho à distância, criativo e colaborativo que mobiliza competências interdisciplinares. Esta reflexão torna-se especialmente pertinente numa altura em que importa adaptar o ensino e aprendizagem às necessidades da sociedade apostando na inovação pedagógica, nomeadamente com estudantes cuja formação superior tem objetivos específicos, não inscritos no domínio das línguas. A metodologia é discutida e os resultados desta aprendizagem baseada no projeto são apresentados.