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- Livro de Atas : XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e 10.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social - ''Pedagogia Social e Mediação Intercultural: Teoria e Prática na Intervenção Socioeducativa''Publication . Vieira, Ricardo; Pérez de Guzmán Puya, María Victoria; Marques, José Carlos; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui; Santos, RuiO XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e a 10.ª Conferência de Mediação Intercultural e Intervenção Social, realizados conjuntamente na ESECS.IPL - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, nos dias 20 e 21 de outubro de 2021, cruzaram dois domínios simultaneamente distintos, mas, também, simultaneamente ‘irmãos’ na intervenção social empoderadora. Há, ainda, uma grande lacuna de estudos sobre a relação da Pedagogia Social e, em parte, de todas as profissões sociais, com a Mediação Intercultural que aposta no interventor que age dialogando, negociando, [mediando], empoderando, autonomizando, com práticas sempre de natureza relacional, no trabalho com sujeitos que pensam sobre si e sobre os outros e não com pessoas tantas vezes transformadas em objetos por parte do profissional social. A Pedagogia Social, enquanto ciência matriz quer da Educação Social, quer da Animação Sociocultural, quer mesmo do Serviço Social moderno, aponta para tudo menos para o assistencialismo e para a caridade na pretensa ajuda aos outros. Pelo contrário, alimenta profissões caraterizadas pela relação social de proximidade onde a escuta ativa, a comunicação no seu sentido lato, a empatia e o partir do outro para a construção da sua própria autonomização são fundamentais. Inevitavelmente, a Pedagogia Social desemboca nessas profissões, não raras vezes, através da Mediação Intercultural [enquanto paradigma essencialmente preventivo, transformador e socioeducativo] onde o interventor, ao contrário da mediação clássica, é tudo menos neutro. É tudo menos imparcial, como se procurará discutir e refletir neste congresso. O Pedagogo Social tem intenções de mudança, o que implica uma (trans)formação de si, da visão sobre si próprio e da visão sobre os outros.
- A mediação intercultural como prática da pedagogia social: Reflexões epistemológicas e metodológicasPublication . Vieira, Ricardo; Vieira, Ana Maria de Sousa NevesA mediação remete para a construção de terceiros lugares mas estes não têm, necessariamente, de ser um ponto equidistante entre as partes. Se na mediação jurídica e na mediação clássica, vulgo mediação de conflitos, esse lugar busca a imparcialidade, na Mediação Intercultural estamos perante a crítica à neutralidade/imparcialidade. A Mediação Intercultural, além de preventiva, assume-se como educadora, transformadora da sociedade, comunidades, grupos e indivíduos e construtora de espaços de (con)vivência. Estamos, assim, perante um novo paradigma onde a mediação intercultural se afirma como intervenção dialógica, a partir dos outros e com os outros e, portanto, como uma prática da Pedagogia Social. Neste texto, que resulta da apresentação de uma comunicação no XXXIV Congresso Internacional da Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social (SIPS), realizado nos dias 20 e 21 de outubro de 2022, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, em simultâneo com a 10.ª Conferência de Mediação Intercultrual e Intervenção Social, pretendemos compreender as ligações epistemológicas e metodológicas entre a Mediação Intercultural e a Pedagogia Social.
- A presença da mediação intercultural nas respostas de intervenção social do concelho de LeiriaPublication . Matias, Joana; Vieira, RicardoO Homem é um ser intrinsecamente social, construindo a sua identidade, a sua perceção do mundo com base nos seus contactos com outros, com o Outro. As redes de sociabilidade tornam as memórias e as experiências mais complexas, com diversas camadas de profundidade. Existem formas incontáveis de articular esta diversidade da confluência do Nós com o Outro, numa constante (re)aprendizagem e (re)construção de identidade(s).
- Cuidar da Saúde MentalPublication . Faísca, Bruna Carolina Rosa; Vidal Barrantes, Francisco Javier; Costa, Mônica Braúna Leão daO terapeuta ocupacional em saúde mental atua como promotor do empoderamento, justiça ocupacional e inclusão comunitária. Desta forma, conclui-se que a Terapia Ocupacional deve intervir junto de pessoas com experiência em doença mental por uso de substâncias psicoativas, de forma a trabalhar na reorganização do dia a dia destas pessoas.
- IntroduçãoPublication . Vieira, Ricardo; Pérez de Guzmán Puya, María Victoria; Marques, José Carlos Laranjo; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui; Santos, Rui
- Laços entre nós: olhares em torno da educação cidadã no sentido do desenvolvimento humano solidárioPublication . Madureira, Cristiana
- Recurso Pedagógico II - Exemplo de programa de intervenção em comportamentos aditivos em contexto escolar – CocaínaPublication . Vidal-Barrantes, Francisco-JavierA Unidade Curricular Optativa de “Programas de Intervenção em Comportamentos Aditivos”, visa a aquisição de conhecimentos gerais no âmbito dos comportamentos aditivos, de forma o aluno integrar conceitos específicos, estratégias e ferramentas para a elaboração de planos de intervenção preventivos, em contexto comunitário, com base na evidência científica atual. Neste segundo recurso pedagógico para esta Unidade Curricular, apresenta-se o exemplo de um programa fictício de Intervenção em Comportamentos Aditivos (cocaína), a implementar junto de estudantes do Ensino Secundário.
- Attitudes toward Ethical Consumption in Clothing: Comparing Peruvian and Portuguese ConsumersPublication . Bairrada, Cristela Maia; Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos; Moreira, Jacinta Raquel MiguelThe aim of this study is to examine the personal factors that influence attitudes toward ethical consumption and its effects on life satisfaction, attitudes toward ecological clothing, and buying intentions, using a comparison of two different contexts: Portugal and Peru. A total of 520 valid questionnaires were collected. Structural equation modeling was employed to test the hypotheses. The findings indicate that idealism and pro-environmental beliefs have a positive effect on attitudes toward ethical consumption. Additionally, attitudes toward ethical consumption are positively associated with life satisfaction and attitudes toward ecological clothing, which can predict buying intentions. This research provides further insight into the attitude-intention gap, by highlighting the dual role of attitudes - combining ethical attitudes with attitudes toward ecological clothing - in two understudied contexts It is noteworthy that this study offers a novel approach to understanding consumer motivation toward ethical consumption and its impact on life satisfaction.
- A adoção da educação social como caminho profissional: Incidentes críticos, reflexividade e mediação intrapessoal e interculturalPublication . Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos LaranjoEsta comunicação resulta de um projeto em curso intitulado, Educadores Sociais em Portugal: quem são, onde estão e o que fazem? Identidades e Transformações. Os autores apresentam alguns casos biográficos de finalistas da licenciatura de Educação Social em Portugal, mostrando as dúvidas surgidas no ingresso no ensino superior, e sobre o caminho a percorrer. Os sujeitos refletem sobre os acontecimentos e pessoas marcantes (incidentes e modelos críticos) que contribuíram para as suas reflexões e identificações pessoais e profissionais, e que terão ajudado a construir pontes entres os seus posicionamentos dilemáticos, através de um processo de mediação intrapessoal e intercultural. Os principais objetivos são: conhecer as motivações conducentes ao ingresso na Licenciatura de Educação Social; conhecer, nas palavras dos sujeitos, os momentos marcantes, momentos formativos e pessoas-modelo, que consideram significativos na sua história de vida para chegar a ser o profissional que é; conhecer as (trans)formações ocorridas na trajetória pessoal e social dos estudantes de educação social estudados. Os depoimentos biográficos, analisados até ao momento, mostram as dúvidas que os licenciados em educação social tiveram aquando da entrada no ensino superior. Mostram, também, que após três anos de licenciatura, a definição de educador social continua vaga e muito próxima da animação sociocultural, ainda que distinta, discursivamente, em relação ao serviço social.
- Circo social em contexto escolar: Uma ferramenta inovadora de mediação intercultural e de pedagogia socialPublication . Correia, Rodolfo; Vieira, RicardoO presente artigo resulta de uma investigação de mestrado que dá conta de um projeto de Circo Social em contexto escolar, como formade construção de uma pedagogiamaisinclusiva através da mediação intercultural, enquanto estratégiapara fomentaro convívio numa escola plural.Os autores apresentamalgunscasos emque aarte circense é utilizadacomo ferramenta pedagógicapara formação e educação de sujeitos, numaperspetivade promoção dacidadania e de transformação social. Não se pretendende formar artistas de circo, mas sim usar o circo como pedagogia social com jovens com dificuldades no acolhimento organizacional, procurando promover, assim, uma maior inclusão social. Procura-se compreender em que medidaoCirco Social, ao serutilizado como ferramenta de desenvolvimento de competências pessoais, cognitivas, psicomotoras, socioeducativas e socio-emocionais, promove a mudança de comportamentos no adolescente contribuindo paraumamaior convivênciae inclusãosocial; compreendero contributo que uma alternativacurricular não dominante na escola, como é o caso do circo, pode assumir na transformação de identidades pessoais e culturais de adolescentes naescola. Recorreu-se a uma metodologia mista de observação direta e participante e de entrevistas grupais (focus group) com alunos, técnicos e professores, inscrita num paradigma compreensivoe interpretativo de cariz etnográfico.As entrevistasanalisadas evidenciamquea metodologiado CircoSocialemcontexto escolarcontribui paraamudançade comportamentos através do empoderamento dos adolescentes e de uma mediação intercultural e sociopedagógica. Estes sentem-se envolvidos e livres para decidir o seu processo de crescimento, sendo responsáveis pelas suas decisões. O Circo Social, enquanto ferramenta capaz de proporcionar a descoberta da identidade pessoal com base no respeito mútuo, tornas e uma metodologia lúdica capaz de sistematizar os saberes necessários à construção de uma escola mais inclusiva e de sujeitos mais autónomos.