Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Acessibilidade da comunicação em contextos educativos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
2022_Freire_Santos.pdf824.9 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A revolução causada pelos novos meios digitais está a sentir-se em todas as áreas da sociedade, tendo vindo a contribuir, em particular, para o ‘direito à educação’. Este direito, tão importante nas sociedades democráticas, está cada vez mais a ser uma realidade, sobretudo se se considerarem algumas pessoas que, pelas suas características específicas, acediam às oportunidades educativas em situação de desigualdade. Contudo, também existe o perigo de esta revolução digital trazer novas desi gualdades no acesso à educação. Neste sentido, é importante que os vários agentes educativos conheçam os aspetos fundamentais da sua área de intervenção (usando uma pedagogia diferenciada) mas também que reflitam sobre a acessibilidade das suas abordagens. Neste artigo faz-se uma reflexão sobre alguns pressupostos da educação con temporânea (diferenciada e inclusiva) e sobre como, em termos de comunicação, se pode incorporar uma ‘cultura de acessibilidade’ nas escolas. Em particular, apresentamos um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas aos novos meios digitais, baseadas numa perspetiva de Desenho Universal para a Aprendizagem, de forma a que estes sejam acessíveis a todos. É, assim, objetivo deste artigo contribuir para a discussão sobre a missão da escola e as suas tecnologias numa sociedade democrática e de igualdade de oportunidades.

Description

Keywords

Acessibilidade da documentação Acessibilidade do software Desenho Universal para a Aprendizagem Audiodescrição

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Edições Almedina

CC License