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Abstract(s)
A revolução causada pelos novos meios digitais está a sentir-se em
todas as áreas da sociedade, tendo vindo a contribuir, em particular, para o ‘direito
à educação’. Este direito, tão importante nas sociedades democráticas, está cada
vez mais a ser uma realidade, sobretudo se se considerarem algumas pessoas que,
pelas suas características específicas, acediam às oportunidades educativas em
situação de desigualdade.
Contudo, também existe o perigo de esta revolução digital trazer novas desi gualdades no acesso à educação. Neste sentido, é importante que os vários agentes
educativos conheçam os aspetos fundamentais da sua área de intervenção (usando
uma pedagogia diferenciada) mas também que reflitam sobre a acessibilidade das
suas abordagens.
Neste artigo faz-se uma reflexão sobre alguns pressupostos da educação con temporânea (diferenciada e inclusiva) e sobre como, em termos de comunicação,
se pode incorporar uma ‘cultura de acessibilidade’ nas escolas. Em particular,
apresentamos um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas aos novos meios
digitais, baseadas numa perspetiva de Desenho Universal para a Aprendizagem, de forma a que estes sejam acessíveis a todos. É, assim, objetivo deste artigo contribuir
para a discussão sobre a missão da escola e as suas tecnologias numa sociedade
democrática e de igualdade de oportunidades.
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Keywords
Acessibilidade da documentação Acessibilidade do software Desenho Universal para a Aprendizagem Audiodescrição
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Publisher
Edições Almedina