Advisor(s)
Abstract(s)
O período de pandemia que hoje vivemos, tem colocado grandes desafios ao ensino superior e em
concreto ao ensino das línguas estrangeiras. Se por um lado o confinamento trouxe
constrangimentos às atividades letivas e de investigação, por outro lado tem potenciado a
criatividade e o uso das tecnologias. A utilização da plataforma Korsakow e a criação de narrativas
multilineares estão na base de uma metodologia inovadora na aprendizagem do francês e do inglês
no ensino superior em Portugal. O projeto JASM (Janela aberta sobre o mundo: línguas estrangeiras,
criatividade multimodal e inovação pedagógica no ensino superior) envolve um grupo de alunos
do 1º ciclo em Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu. Os estudantes
desenvolvem o trabalho na base de recolha e análise de informação relacionada com os contextos
culturais e linguísticos diversificados de Viseu, incluindo entrevistas, fotografias e narrativas
centradas na tradição de um migrante. A arte digital e as ferramentas online garantem uma maior
motivação na aquisição de competências multilingues e o desenvolvimento da consciência
plurilingue. São assim reforçadas as várias dimensões da linguagem (estética e emocional, além da
cognitiva), num trabalho à distância, criativo e colaborativo que mobiliza competências
interdisciplinares. Esta reflexão torna-se especialmente pertinente numa altura em que importa
adaptar o ensino e aprendizagem às necessidades da sociedade apostando na inovação pedagógica,
nomeadamente com estudantes cuja formação superior tem objetivos específicos, não inscritos no
domínio das línguas. A metodologia é discutida e os resultados desta aprendizagem baseada no
projeto são apresentados.
Description
Keywords
Inovação pedagógica Ensino superior Línguas estrangeiras e diversidade linguística e cultural Ferramentas online Criatividade artística multilingue e multimodal.
Citation
Publisher
Universidade do Minho