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- Da factualidade da multiculturalidade às pedagogias diferenciadas: o papel da mediação Intercultural e sociopedagógicaPublication . VIEIRA, RicardoA multiculturalidade é um facto. E a escola portuguesa é, cada vez mais, multicultural o que a torna mais complexa, aliada à ideia da construção de uma escola para todos. Perante tal facto, as pedagogias multiculturais, por si só, não serão a melhor resposta para a aprendizagem da convivência, para a construção de grupos, comunidades e sociedades mais inclusivas e interculturais. Pelo contrário, podem contribuir para a guetização das diferenças culturais na escola. Por outro lado, a interculturalidade assenta, essencialmente, numa atitude que vê a troca cultural não como empobrecimento das sociedades, mas, bem pelo contrário, como uma maior completude de um pensamento e culturas mais plurais e inevitavelmente mais compósitos e mestiços. A escola enquanto ensina a aprender, mesmo querendo ser neutra, como alguns discursos racionalistas sublinham, nunca o é. Se não quisermos ser cegos, culturalmente, monoculturalistas e impositivos de um único processo civilizatório, teremos de assumir pedagogias interculturais que não destruam identidades, mas que, antes, as reforcem e reconstruam na interação com a alteridade. Tal processo, mais inclusivo que integracionista, passa pela mediação intercultural e sociopedagógica, não só de professores que sejam mais mediadores, mas, também, de técnicos superiores de trabalho social e de mediação socioeducativa a trabalhar, em rede, com outros professores, agentes e instituições da comunidade educativa.
- Conectando o enoturismo e a capacidade absortiva: evidências em um empreendimento turísticoPublication . Noro, Claudiana Aparecida Silva; Padilha, Ana Cláudia Machado; Jorge, João PauloO enoturismo é um dos setores que vem se desenvolvendo no Brasil, impulsionado pelas vinícolas localizadas na Serra Gaúcha e outras microrregiões do estado. No enoturismo, o visitante tem oportunidade de visitar espaços de produção e industrialização, conhecendo a cultura, a história, a gastronomia local, entre outros atrativos. O objetivo da pesquisa é compreender como ocorre o processo da capacidade absortiva na Vinícola Campestre, localizada no município de Vacaria/RS. Realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa e exploratória, com dados coletados por meio de roteiro semiestruturado aplicado ao diretor da vinícola. Como resultados significativos, destaca-se que os diretores possuíam conhecimento prévio que são aplicados nas atividades desenvolvidas pela vinícola, sendo os fatores internos os que mais influenciam, e os fatores externos, como as tendências do mercado, são identificados como elementos que impulsionam e incrementam a capacidade absortiva individual e coletiva. Considera-se que no processo de gestão do conhecimento, a demanda por novos conhecimentos se desdobra na aprendizagem organizacional, e revela-se uma condição sine qua non para o sucesso e alcance das estratégias na vinícola. Assim, a maneira como a gestão organiza o caminho para acessar tais conhecimentos, a forma como as pessoas os combinam, é um dos maiores desafios à gerência.
- X Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2021)Publication . Muñoz, Romain Gillain; Pinto, Hélia; Dias, Isabel Simões; Abreu, Maria; Alves, DinaX Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE), promovida pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS-PL), decorreu nos dias 28 e 29 de maio de 2021, na ESECS-PL. Contudo, e atendendo à evolução da situação decorrente da pandemia COVID 19, a conferência foi realizada a distância. Teve como objetivo proporcionar a interação e a partilha de experiências e conhecimentos entre profissionais de diversas áreas ligadas à Educação e com interesses multidisciplinares, contribuindo e estimulando a investigação e a prática em Educação. O programa incluiu 4 sessões plenárias, proferidas por investigadores nacionais e internacionais, 2 painéis paralelos, 25 artigos, 33 relatos e 9 posters, selecionados a partir de um processo anónimo de revisão entre pares, assegurado pelos 58 elementos da Comissão Científica. Neste documento, apresentam-se os textos remetidos pelos autores dos artigos, dos relatos e dos posters. Estes textos integram temas inter e transdisciplinares e incidem sobre problemáticas atuais no âmbito da educação em contextos de infância, adolescência e idade adulta e sobre a formação em contexto de trabalho, entre outros. Organizado em três secções, este livro de atas inclui na primeira secção os artigos, na segunda os relatos e, na terceira, os posters. Estes trabalhos versam temas como a aprendizagem e a avaliação em contextos educativos; o desenvolvimento comunitário ou revelam experiências de ensino e aprendizagem na Educação de Infância, no Ensino Básico e no Ensino Secundário ou experiências na formação de professores. Outros textos inserem-se especificamente na(s) Didática(s) e na utilização das Novas Tecnologias em contextos educativos. Esperamos que este livro de atas possa contribuir para divulgar os avanços e as novas tendências na investigação em Educação e nas diferentes práticas e contextos de ensino e aprendizagem. Agradecemos a todos os que de alguma forma contribuíram e contribuem para a realização e sucesso desta conferência internacional e esperamos que sintam que o tempo despendido tenha sido profícuo.
- Estágio - contexto do treino desportivoPublication . Antunes, Raul
- Asparagopsis armata exudate cocktail: the quest for the mechanisms of toxic action of an invasive seaweed on marine invertebratesPublication . Silva, Carla; Simões, Tiago; Félix, Rafael; A.M.V.M., Soares; Barata, Carlos; Novais, Sara C.; Lemos, Marco F.L.The seaweed Asparagopsis armata exhibits a strong invasive behavior, producing halogenated compounds with effective biological effects. This study addresses the biochemical responses to sublethal concentrations of A. armata exudate on the marine snail Gibbula umbilicalis whole body and the shrimp Palaemon elegans eyes and hepatopancreas. Antioxidant defenses superoxide dismutase (SOD) and glutathione-S-transferase (GST), oxidative damage endpoints lipid peroxidation (LPO) and DNA damage, the neuronal parameter acetylcholinesterase (AChE), and the fatty acid profile were evaluated. Results revealed different metabolic responses in both species. Despite previous studies indicating that the exudate affected G. umbilicalis’ survival and behavior, this does not seem to result from oxidative stress or neurotoxicity. For P. elegans, the inhibition of AChE and the decrease of antioxidant capacity is concomitant with the increase of LPO, suggesting neurotoxicity and oxidative stress as contributor mechanisms of toxicity for this species. Fatty acid profile changes were more pronounced for P. elegans with a general increase in polyunsaturated fatty acids (PUFAs) with the exudate exposure, which commonly means a defense mechanism protecting from membrane disruption. Nonetheless, the omega-3 PUFAs arachidonic acid (ARA) and docosapentaenoic acid (DPA) increased in both invertebrates, indicating a common regulation mechanism of inflammation and immunity responses
- A animação artística em contextos de institucionalização de pessoas idosasPublication . Sousa, Jenny; Fontes, Ana; Mesquita, MiguelA sociedade contemporânea é uma sociedade cada vez mais envelhecida, onde as respostas sociais carecem, indubitavelmente, de uma atenção específica ao nível do planeamento dos diversos serviços. Neste contexto, toma especial destaque a resposta social Estrutura Residencial para Idosos e a consequente preocupação com o quotidiano das pessoas idosas institucionalizadas a título permanente, que se veem perante um novo modo de viver e de existir. Tendo estas questões como pano de fundo, pretendemos neste trabalho perceber a importância da animação artística nos espaços de institucionalização de pessoas idosas e refletir sobre as suas potencialidades enquanto ferramenta de intervenção que procura o aumento da qualidade de vida e o bem-estar das pessoas residentes. Esta reflexão, ancorada num debate de natureza teórica, será sustentada por dois projetos desenvolvidos por profissionais a partir de uma instituição social para pessoas idosas, a AMITEI- Associação de Solidariedade Social de Marrazes, visando assim partilhar estratégias de carácter mais operativo, focadas nas potencialidades da animação artística e na função social da arte.
- Homegreens: Aquaponics and EducationPublication . Carreira, Rute; Pessanha, LuisThe Homegreens project aims to develop small freshwater or saltwater aquaponic systems, which can be in-stalled in schools, serving as a pedagogical tool for the apprenticeship of subjects such as biology and sustaina-bility to the juvenile audience. A multidisciplinary team of designers, biologists, and agronomists was responsi-ble for the project’s research. The development and installation of experimental models, for qualitative analy-sis of user interaction, determined the methodology layout. This small-scale aquaponic system consists of two different grow beds, an aquarium with a capacity of 45L, a separating barrier for plants’ roots, a biofilter mesh with an integrated aerator, a valve for sediment cleaning, and two tripods. The involvement and the interaction with the Homegreens’ aquaponic system provides a group learning oppor-tunity, which contributes to environmental literacy in children with relevant values and experiences.
- Research on Public Service Motivation and Leadership: A Bibliometric StudyPublication . Marques, TâniaUsing a bibliometric approach, this quantitative study collects and analyses 61 publications on Public Service Motivation and Leadership simultaneously, within the public administration field, published in Web of Knowledge/SSCI database until 2018. This article seeks to contribute to a better understanding of the topics by complementing conventional qualitative literature reviews. The results demonstrate that, recently, a continuous increase of the research has occurred, and the US is the country driving the research. Thus, other parts of the globe should be cautious when adopting the conclusions of studies from such a different cultural context. Moreover, the transformational leadership research emerge from the results. Nevertheless, other leadership approaches are welcome, such as responsible leadership. Based on the review, the article suggests directions for further research endeavors.
- Mathematics classes for tourism undergraduate students and pre-service teachers with active methodologies using technologiesPublication . Santos, Vanda; Pais, Sónia; Hall, AndreiaIn the last few decades, technology has advanced in multiple fields, including Education. Some of its benefits include improving student performance and motivation, fostering active learning and tracking student progress. Game-based learning platforms, like Kahoot!, can be used for reviewing content and motivating students for learning. The participants in the study are undergraduate and postgraduate students from two Portuguese public higher education institutions. The aim of the study is to investigate students’ perceptions of how Kahoot! can be used as a tool for reviewing class content or designing warm-up activities. A quantitative survey is being conducted to gather information about students’ insights on the use of Kahoot!. Other studies have also shown that higher education students are usually receptive to the use of this tool, finding it useful to increase their motivation and considering that technology can positively impact learning.
- Os visitantes seniores nos centros de interpretação: A importância de uma comunicação acessívelPublication . Sousa, Jenny; Fonseca, AnaA acessibilidade nas suas diferentes formas — física, comunicacional e atitudinal — tem vindo a ser objeto de estudo e de implementação de práticas em vários espaços culturais, sendo fundamental para a inclusão dos vários visitantes, com e sem deficiência, nomeadamente para a pessoa sénior. O presente trabalho centrou-se no tema da acessibilidade do Centro de Interpre tação da Serra da Estrela (CISE) para o público sénior. Foi um estudo de carácter qualitativo, apresentando-se como um estudo de caso exploratório-descritivo, que pretendeu verificar as características de acessibilidade física, comunicacional e atitudinal do CISE, de forma a apresentar potenciais soluções que possam melho rar a acessibilidade de centros de interpretação para o público sénior. Para tal, foi realizada a observação direta das diferentes características de acessibilidade do CISE e de três visitas guiadas às exposições, assim como aplicados 87 inquéritos por entrevista estruturada a visitantes seniores, de forma a ser possível analisar as características de acessibilidade do CISE e conhecer a perceção do visitante sénior em relação a essas características. Os resultados obtidos permitiram verificar a existência de várias lacunas, mas também identificar diversas medidas de acessibilidade que devem ser tidas em conta aquando da construção ou renovação de um centro de interpretação, apresentando- -se um conjunto de potenciais soluções que podem melhorar a acessibilidade de um centro de interpretação, para visitantes seniores.