ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
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- À descoberta do bem-estar, das interações entre pares e das aprendizagens: Investigar e refletir em contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Carolina Alexandra Inácio; Correia, Sónia Cristina Lopes; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionado conta o meu percurso formativo nos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023, no Mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Politécnico de Leiria. Por esse motivo, o relatório está dividido em duas partes. A Parte I diz respeito à Dimensão Reflexiva e está dividida em três capítulos. Nestes surgem reflexões acerca do meu percurso, aprendizagens e desafios decorrentes das experiências vivenciadas ao longo de quatro práticas pedagógicas – uma em contexto de Creche, uma em contexto de Jardim de Infância e as restantes duas em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma de 1.º ano e, depois, com uma turma de 4.º ano de escolaridade. A Parte II dá conta da Dimensão Investigativa, que surgiu/partiu do interesse em estudar a relação entre o bem-estar emocional, as interações entre pares e as aprendizagens, em momentos de brincadeira livre no Jardim de Infância. Recorrendo a uma metodologia qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, este estudo contou com a participação de 4 crianças (entre os 3 e os 6 anos). Os dados foram recolhidos através de observação naturalista, mais especificamente, através de notas de campo e de meios audiovisuais (fotografias e vídeos). Os resultados provenientes da análise de conteúdo revelaram que, em brincadeira, estas crianças apresentaram níveis de bem-estar emocional elevado, estando recetivas à interação com os pares e fazendo-o de diferentes formas, mas maioritariamente verbal. Através das interações percebeu-se que as crianças realizaram diferentes aprendizagens, em diferentes áreas de conteúdo, o que permite concluir que as interações entre pares são contextos facilitadores da aprendizagem.
- A brincadeira livre na Educação de InfânciaPublication . Lúcio, Danila Pereira; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico com o objetivo de refletir sobre as vivências das Práticas Pedagógicas e apresentar um estudo sobre as conceções dos educadores de infância em relação à brincadeira livre. O mesmo encontra-se organizado em duas partes fundamentais: a primeira apresenta a dimensão reflexiva, que integra as várias experiências decorridas da Prática Pedagógica e a segunda evidencia a dimensão investigativa. A primeira parte, correspondente à dimensão reflexiva, incide sobre o percurso realizado ao longo das Práticas Pedagógicas em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Através de uma análise crítica, reflexiva e fundamentada, enunciam-se expetativas, dificuldades sentidas, evidenciam-se as aprendizagens mais significativas, experiências educativas implementadas, assim como algumas estratégias utilizadas. A segunda parte, que diz respeito à dimensão investigativa, apresenta um estudo de caso, inscrito no paradigma qualitativo e interpretativo, com o objetivo principal de conhecer as conceções dos educadores de infância relativamente à brincadeira livre e sua influência na prática pedagógica dos profissionais. Este estudo permitiu compreender que os profissionais participantes encaram a brincadeira livre como uma atividade essencial no quotidiano das crianças, que permite que estas se desenvolvam física, social, emocional e cognitivamente.
- Um caminho de aprendizagens ao longo da Prática PedagógicaPublication . Anastácio, Cátia Filipa Saraiva; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico com o objetivo de refletir sobre as vivências das Práticas Pedagógicas e apresentar um estudo sobre a documentação pedagógica. Encontra-se organizado em duas partes fundamentais: a primeira apresenta uma dimensão reflexiva sobre as inúmeras experiências da Prática Pedagógica e a segunda uma dimensão investigativa sobre a documentação pedagógica. A primeira parte incide sobre o percurso realizado ao longo das Práticas Pedagógicas em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Através de uma análise crítica e reflexiva fundamentada, enunciamos expectativas, dificuldades sentidas, a evidenciamos as aprendizagens mais significativas, experiências educativas implementadas, assim como estratégias utilizadas. Esta dimensão foi crucial ao longo de todo o processo formativo, sendo o alicerce da aprendizagem que subjaz às grandes ações de um agente educativo, nomeadamente a observação, a planificação, a intervenção, a avaliação e a reflexão. A documentação pedagógica adquire um lugar de destaque no presente relatório, quer por estar presente neste ciclo e se tratar do tema principal quer pela sua relevância na dimensão investigativa. A segunda parte diz respeito à apresentação de um estudo de caso, inscrito no paradigma qualitativo e de índole interpretativa, realizado nos contextos de Educação de Infância, nomeadamente creche e jardim de infância, com intuito de compreender os contributos da documentação pedagógica para o processo educativo. Este estudo permitiu compreender o conceito de documentação pedagógica, identificar as suas características e funções, assim como perceber o seu processo de construção. Para além disso, revelou vantagens para o contexto de Educação de Infância, particularmente ao nível da aprendizagem das crianças e dos benefícios para educadores e pais.
- Crescendo, refletindo e investigando em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Machado, Vanessa; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de; Pinto, Hélia GonçalvesO presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como principalobjetivo evidenciar o percurso vivenciado no contexto de creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como as descobertas e aprendizagens mais significativas. Além da reflexão exaustiva sobre o percurso vivenciado, apresentamos um estudo sobre a utilização de materiais da natureza num contexto de Educação Pré-escolar, tentando perceber que experiências podem emergir da interação das crianças com estes materiais. O relatório encontra-se dividido em duas partes fundamentais, a primeira é referente à dimensão reflexiva e a segunda corresponde à dimensão investigativa. Na primeira parte são apresentados os vários contextos em que se realizaram as Práticas Pedagógicas; os receios e expectativas; os desafios e obstáculos encontrados; as aprendizagens e as descobertas realizadas. Ao refletir sobre estes pontos conseguimos ter uma maior lucidez dos aspetos relacionados com a educação, estes que nos irão ser muito úteis no nosso futuro, enquanto futuras profissionais da educação. A segunda parte do relatório apresenta um estudo de caso numa sala de jardim de infância, procurando responder à pergunta de partida sobre as experiências educativas que podem emergir da interação entre crianças e materiais da natureza. Perante os dados recolhidos e analisados, constatou-se que através da interação das crianças com os referidos materiais podem surgir diversas experiências educativas, nomeadamente, construções, representações de objetos e situações do quotidiano e exploração do mundo físico e natural.
- Um percurso de aprendizagens e reflexão em Educação de Infância e no 1.º CEBPublication . Ferreira, Adriana Filipa Coelho; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de partilhar e refletir acerca das vivências das práticas pedagógicas nos anos letivos 2018/2019 e 2019/2020. Este relatório está dividido em duas partes, sendo que a primeira se intitula “Dimensão Reflexiva” e a segunda “Dimensão Investigativa”. A primeira parte do presente relatório exibe as principais aprendizagens e dificuldades vivenciadas em cada um dos contextos educativos das práticas pedagógicas. Estas estão relacionadas com a gestão de um grupo de crianças e a funcionalidade do ciclo pedagógico. Primeiramente em contexto de Creche, de seguida em Jardim de Infância e por fim, em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Através de cada análise crítica e fundamentada, encontram-se também expostas as expetativas e os receios inicias, algumas experiências educativas implementadas ao longo das diferentes Práticas Pedagógicas, assim como estratégias utilizadas durante a ação educativa. A segunda parte apresenta o estudo empírico de natureza qualitativa, recorrendo à observação e à entrevista, realizado em JI sobre as interações criança-adulto na área da casinha e as aprendizagens potenciadas a partir destas interações quanto ao jogo simbólico. Os resultados obtidos indicaram a presença de vários tipos de interação entre pares e entre criança-adulto, sendo os mais recorrentes a interação verbal e a interação não verbal através do olhar. Quanto às aprendizagens ao nível do jogo simbólico, os resultados indicaram que as crianças participantes no estudo, ao longo das suas brincadeiras na área da casinha, (i) inventaram e representaram personagens e situações (representaram um membro da família que cozinha para os restantes familiares ou um vendedor de gelados) por iniciativa própria ou a partir de alguma proposta do adulto, e (ii) utilizaram e recriaram o espaço e os objetos dando-lhe significados múltiplos (o mesmo espaço ter sido representativo de uma casa ou de uma loja, assim como uma caixa de cartão ter representado um carro) quer individualmente, quer na relação com o outro. Os resultados também demonstraram que houve alguma curiosidade e preferência por parte das crianças em interagir com o adulto aquando da sua presença na área da casinha, o que parece evidenciar que incluir o adulto nas suas brincadeiras é significativo e faz sentido para as crianças.
- Percurso de experiências e aprendizagens em contexto de Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O espaço exterior como potenciador de aprendizagem: conceções e práticas educativas dos educadores de infância e dos professores de 1.º CEBPublication . Guerreiro, Ana Margarida Areias; Leal, Rita Alexandra Bettencourt; Pinto, Hélia GonçalvesO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Este tem como principal intenção tornar visível as aprendizagens que vivenciei nos diferentes contextos da Prática de Ensino Supervisionada, estando organizado em duas dimensões. A primeira parte se intitula de dimensão reflexiva, e apresenta uma reflexão crítica e fundamentada do vivenciado em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta dimensão apresento o percurso realizado através do ciclo interativo observação, planificação, intervenção, reflexão e avaliação, bem como efetuo um balanço das experiências vivenciadas. A segunda parte, designada dimensão investigativa, diz respeito a um estudo realizado sobre as conceções e práticas educativas dos educadores de infância e professores de 1.º CEB sobre o espaço exterior como potenciador de aprendizagem. Teve como objetivos: i) compreender as conceções dos educadores de infância e dos professores de 1.º ciclo sobre o impacto da utilização do espaço exterior no processo de aprendizagem das crianças; ii) identificar práticas/propostas educativas dos docentes no espaço exterior e aprendizagens subjacentes às mesmas, iii) compreender o papel do docente enquanto promotor da aprendizagem no espaço exterior, iv) refletir sobre o contributo do espaço exterior para o processo de aprendizagem das crianças. Para atingir estes objetivos, seguiu-se um estudo de caráter qualitativo desenvolvido em contexto de Jardim de Infância, no 1.º ano, no 2.º semestre do mestrado. Relativamente à metodologia adotada recorreu-se a uma entrevista semiestruturada a 4 docentes e à análise documental de uma planificação e do projeto de turma/grupo, a cada um dos entrevistados. Os resultados obtidos demonstram, que a maioria dos docentes entrevistados considera que a maior vantagem da utilização do espaço exterior diz respeito às aprendizagens significativas que este proporciona, mais concretamente relacionadas com as áreas de expressão e comunicação/ português, matemática e educação artística, área de formação pessoal e social/cidadania e desenvolvimento e área do conhecimento do mundo/ estudo do meio. Relativamente às desvantagens, a mais mencionada diz respeito à falta de condições materiais, de espaços e à localização da Instituição. Apesar das vantagens e das desvantagens, é possível verificar que a maioria dos docentes entrevistados, apresentam uma utilização frequente do espaço exterior, participando ativamente nas brincadeiras das crianças.
- Promovendo experiências educativas conscientes, seguras e livres nos primeiros anos de vida: a perspetiva das famílias e do educador de infância sobre o brincar arriscado no quotidiano educativo.Publication . Jesus, Maria José da Graça Figueiredo de; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Luís, Joana Alexandra Soares de FreitasO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, frequentado no ano letivo de 2021/2022 e 2022/2023. Este documento, está dividido em três partes, sendo que em cada uma delas estão presentes capítulos e subcapítulos. Deste modo, pode referir-se que na Parte I, II e III se encontra a Dimensão Reflexiva e no capítulo IV da parte II se encontra a Dimensão Investigativa. A Dimensão Reflexiva reflete sobre as quatro Práticas Pedagógicas desenvolvidas no âmbito do mestrado. A mesma, evidencia as maiores aprendizagens e dificuldades, bem como as estratégias para ultrapassar as adversidades, cruzada com um aprofundamento teórico que sustentou modos de pensar e de agir. A Dimensão Investigativa apresenta assim, um estudo investigativo que procura compreender a perspetiva das famílias e do educador de infância sobre o brincar arriscado no Jardim de Infância. Os resultados obtidos demonstram qual a perspetiva das famílias e do educador de infância, espelhando uma clara comunicação entre ambos que permite uma diferente aceitação por parte das famílias face ao que emerge da revisão bibliográfica desenvolvida. Assim sendo, apesar dos dados serem inferiores aos esperados, uma vez que nem todas as famílias deram a conhecer a sua perspetiva, o estudo permite compreender claramente que os pressupostos do educador de infância estão alinhados com os das famílias, o que reflete os benefícios de uma comunicação transparente e empática.
- Refletindo sobre a prática na Educação de Infância e no 1.º CEB: Conceções de pais, educadores e crianças acerca do brincar no exterior e na NaturezaPublication . Ameiro, Juliana Filipe Ramos; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico com o objetivo de refletir sobre as vivências nos diferentes contextos da Prática de Ensino Supervisionada e apresentar um estudo sobre as conceções de pais e educadores de infância sobre o brincar na Natureza. O mesmo encontra-se dividido em duas partes: a primeira apresenta a dimensão reflexiva, que integra as várias experiências decorridas nas Práticas Pedagógicas e a segunda evidencia a dimensão investigativa. A primeira parte, correspondente à dimensão reflexiva, incide sobre o os vários contextos em que se realizaram as Práticas Pedagógicas; os receios e expectativas; os desafios e obstáculos encontrados; as aprendizagens e as descobertas realizadas. Uma análise reflexiva, crítica e fundamentada, onde se enunciam aprendizagens significativas e dificuldades sentidas, expectativas e receios. Ao refletir sobre estes pontos consegui ter uma maior lucidez dos aspetos relacionados com a educação, tal como o facto de cada criança ser uma criança e ter as suas próprias caraterísticas. A segunda parte, que diz respeito à dimensão investigativa, apresenta um estudo de caso, elaborado num período de pandemia com o objetivo principal de conhecer as conceções de pais, educadores de infância e crianças relativamente ao brincar na Natureza e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Perante os dados recolhidos e analisados, constatou-se que os pais e os educadores de infância consciencializam-se acerca da importância do brincar na Natureza enquanto promotor do desenvolvimento e aprendizagem das crianças apesar de nem sempre aplicarem as suas conceções no dia a dia.
- Refletindo sobre a Prática PedagógicaPublication . Marques, Margarida Chaves; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório, desenvolvido no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas grandes dimensões. A primeira diz respeito à dimensão reflexiva e a segunda é referente à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva apresenta o relato das minhas experiências educativas vivenciadas ao longo dos contextos de Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As experiências mais significativas são mencionadas e acompanhadas do meu olhar reflexivo, assim como as aprendizagens construídas que demarcaram o percurso traçado. Esta dimensão termina com a minha perspetiva reflexiva sobre o valor conferido à criança e sobre a minha prática docente futura. A dimensão investigativa destaca o ensaio investigativo desenvolvido numa turma do 2.º ano de escolaridade. O presente estudo, de caráter qualitativo, procurou questionar a influência dos trabalhos práticos na mudança das conceções alternativas dos alunos sobre as medidas de prevenção da transmissão da Covid-19. Os resultados obtidos revelaram evidências de alterações nas conceções dos alunos, porém, não só os trabalhos práticos tiveram a sua influência, como todo o ambiente suscitado em torno dos mesmos. As conclusões deste estudo levam assim a constatar o efeito que esta ferramenta de ensino detém no processo de ensino-aprendizagem.
- Refletindo sobre a Prática PedagógicaPublication . Dionísio, Sara Isabel Simões; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em dois tópicos: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. Tem, assim, como principal objetivo dar a conhecer o meu percurso ao longo das práticas, assim como apresentar os pilares que sustentam a minha ação pedagógica. O estudo investigativo aqui apresentado é um estudo de caso desenvolvido na Prática Pedagógica em Jardim de Infância. Este tem como objetivos: compreender como as atividades enviadas, durante o período do primeiro confinamento, foram vistas pelas famílias e pelas crianças; identificar as principais dificuldades sentidas pelas famílias e compreender a forma como as Tecnologias da Informação e Comunicação facilitaram a relação escola-família, durante o confinamento. Assim, as perguntas de partidas foram as seguintes: “Qual o papel das TIC na manutenção da relação escola-família, num período de confinamento?”, “Quais as dificuldades sentidas pelas famílias na dinamização das atividades sugeridas pelos mestrandos e pelas educadoras de infância, no período confinamento?” e “Em que medida as propostas educativas sugeridas foram importantes para as crianças e as famílias, durante o período de confinamento?”. As técnicas de recolha de dados foram a observação participante, os registos fotográficos/videográficos e os inquéritos por questionário e por entrevista. A análise dos dados foi realizada através de análise especulativa e análise estatística. Com o término da investigação, podese perceber que as TIC facilitaram, na maioria dos casos, a comunicação entre a escola e a família, contudo não foram suficientes para todas as famílias se envolverem; que a maior dificuldade reportada foi a gestão do tempo e que, através das atividades enviadas, foi possível manter a relação entre as crianças e a escola, dando continuidade às aprendizagens.