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- Influência do Masterbatch nas peças moldadas por injeçãoPublication . Santos, Tiago Alexandre Soares dos; Pereira, António Mário Henriques; Martinho, Pedro Miguel GonçalvesA utilização de masterbatch para a coloração (pigmento) das peças produzidas pelo processo de moldação por injeção, tem aumentado em larga escala nas últimas décadas. Com a sua utilização podem-se obter diversos produtos de um mesmo artigo com diferentes cores. Contudo, a utilização dos pigmentos pode apresentar condicionantes em certos processos devido ao material utilizado e/ou à geometria da peça. O objetivo deste trabalho é avaliar a influência do masterbatch nos componentes moldados por injeção. Assim o trabalho desenvolvido pretende apresentar as alterações que a adição de pigmentos no Polietileno Linear de Baixa Densidade (LLDPE) provoca ao nível das propriedades mecânicas, térmicas e morfológicas do material. No estudo foram consideradas diferentes percentagens de pigmento no polímero e realizados diversos ensaios de caracterização de propriedades, nomeadamente, de: tração, dureza, Calorimetria Diferencial de Varrimento (DSC), densidade e de determinação do grau de cristalinidade. Com este estudo verificou-se um aumento da tensão máxima, da dureza, do grau de cristalinidade e da densidade do material. Assim, como conclusão dos trabalhos, pode-se verificar que as propriedades dos componentes moldados por injeção são influenciadas pela adição do masterbatch com maior impacto a ocorrer nos 3%.
- À descoberta do bem-estar, das interações entre pares e das aprendizagens: Investigar e refletir em contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Carolina Alexandra Inácio; Correia, Sónia Cristina Lopes; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionado conta o meu percurso formativo nos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023, no Mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Politécnico de Leiria. Por esse motivo, o relatório está dividido em duas partes. A Parte I diz respeito à Dimensão Reflexiva e está dividida em três capítulos. Nestes surgem reflexões acerca do meu percurso, aprendizagens e desafios decorrentes das experiências vivenciadas ao longo de quatro práticas pedagógicas – uma em contexto de Creche, uma em contexto de Jardim de Infância e as restantes duas em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma de 1.º ano e, depois, com uma turma de 4.º ano de escolaridade. A Parte II dá conta da Dimensão Investigativa, que surgiu/partiu do interesse em estudar a relação entre o bem-estar emocional, as interações entre pares e as aprendizagens, em momentos de brincadeira livre no Jardim de Infância. Recorrendo a uma metodologia qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, este estudo contou com a participação de 4 crianças (entre os 3 e os 6 anos). Os dados foram recolhidos através de observação naturalista, mais especificamente, através de notas de campo e de meios audiovisuais (fotografias e vídeos). Os resultados provenientes da análise de conteúdo revelaram que, em brincadeira, estas crianças apresentaram níveis de bem-estar emocional elevado, estando recetivas à interação com os pares e fazendo-o de diferentes formas, mas maioritariamente verbal. Através das interações percebeu-se que as crianças realizaram diferentes aprendizagens, em diferentes áreas de conteúdo, o que permite concluir que as interações entre pares são contextos facilitadores da aprendizagem.
- Deep Learning applied to Visual Speech RecognitionPublication . Santos, Carlos Manuel Simões dos; Coelho, Paulo Jorge Simões; Cunha, António Manuel Trigueiros da SilvaVisual Speech Recognition (VSR) or Automatic Lip-Reading (ALR), the artificial process used to infer visemes, words, or sentences from video inputs, is an efficient yet far from being a day-to-day tool. With the evolution of deep learning models and the proliferation of databases (DB), vocabularies increase in quality and quantity. Large DB feed end-to-end deep learning (DL) models that extract speech, solely on the visual recognition of the speaker’s lips movements. However, large DB production requires large resources, unavailable to the majority of ALR researchers, impairing a larger scale evolution. This dissertation contributes to the development of ALR by diversifying training data, on which the DL depends upon. This includes producing a new DB, in Portuguese language, capable of state-of-the-art (SOTA) performance. As DL only shows a SOTA performance if trained on a large DB, whose resources are not on the scope of this dissertation, a knowledge leveraging method emerges, as a necessary subsequent objective. A large DB and a SOTA model are selected and used as templates, from which a smaller DB (LusaPt) is created, comprising 100 phrases by 10 speakers, uttering 50 typical Portuguese digits and words, recorded and processed by day-to-day equipment. After having pre-trained on the SOTA DB, the new model is then fine-tuned on the new DB. For LusaPt’s validation, the performance of new and the SOTA’s are compared. Results reveal that, if the same video is recurrently subject to the same model, the same prediction is obtained. Tests also show a clear increase on the word recognition rate (WRR), from the 0% when inferring with the SOTA model with no further training on the new DB, to an over 95% when inferring with the new model. Besides showing a “powerful belief” of the SOTA model in its predictions, this work also validates the new DB and its creation methodology. It reenforces that the transfer learning process is efficient in learning a new language, therefore new words. Another contribution is to demonstrate that, with a day-to-day equipment and limited human resources, it is possible to enrich the DB corpora and, ultimately, to positively impact the performance and future of Automatic Lip-Reading.
- Reflexos. Representação de Diversidade em Design de PersonagensPublication . Teodoro, Pedro Miguel Valente; Barreto, Luísa Maria PiresA globalização da comunicação favorece um fluxo de informação constante que dissemina conceitos e fatos, independentemente da sua verosimilhança. Este fenómeno promove os media a um patamar de responsabilidade e de influência numa sociedade, permitindo-lhes ser um instrumento positivo, ou não, na criação de tolerância, aceitação e compreensão para com as várias comunidades de uma sociedade, através da representação e comunicação de diversidade. A presente investigação analisa a área do design de personagens e da ilustração como mecanismo de comunicação de diferentes narrativas numa perspectiva de abordar formas adequadas de representação de múltiplas identidades, com ênfase nos grupos mais marginalizados de uma sociedade. Explorando várias questões da presente temática e englobando estudos da área da psicologia, sociologia, política e estudo dos media, esta dissertação cria um discurso argumentativo, analisando o impacte destas matérias no público, a sua relevância e consequências da sua carência ou uso indevido. Culminando num projecto prático que utiliza técnicas de ilustração e de design de personagens, este estudo prende-se ao intuito de responder à questão problema: “Como representar diversidade através do design de personagens?”.
- Turismo cultural en San Basilio de Palenque: Una estrategia para el reconocimiento y valorización de la identidad africana en ColombiaPublication . Julio Guerrero, Yarlein Ivama; Almeida, António Sérgio Araújo deDe todos los pueblos establecidos por esclavos fugados en la época colonial, Palenque es el único que ha sobrevivido, y ha luchado por mantener su identidad; por esta razón, como se verá, es la cuna y testimonio de las tradiciones africanas en Colombia. En el 2005 la UNESCO reconoció Palenque con el galardón de Patrimonio Inmaterial de la Humanidad, desde entonces se ha consolidado el turismo en este corregimiento. La presente investigación se enfoca en dar respuesta a la pregunta: ¿Cuál puede ser una estrategia para el reconocimiento y valorización de la identidad africana en Colombia? El estudio se desarrolló en tres etapas. Primero, revisión bibliográfica. Segundo, realización de una encuesta para conocer las percepciones de potenciales turistas sobre Palenque respecto de las manifestaciones culturales de la comunidad y los factores que podrían proporcionar una experiencia memorable a los visitantes; la segunda etapa también incluyó la realización de entrevistas a los principales actores turísticos del corregimiento. Tercero, análisis cuantitativo y cualitativo de los datos recolectados. Los resultados obtenidos muestran que el turismo cultural en San Basilio de Palenque, al permitir conocer los saberes, tradiciones y la cosmovisión palenquera, se convierte en una estrategia para que los colombianos reconozcan y aprendan a valorar la identidad africana. Los resultados también sugieren la necesidad de mejorar la promoción de este destino, y la importancia de promover estrategias estatales para el conocimiento y la salvaguarda de la cultura afrocolombiana. Así mismo, se presenta una propuesta de fortalecimiento del turismo en Palenque que incluye la promoción del destino, mejoramiento de la infraestructura turística y enfoque en la autenticidad del destino.
- O papel da animação leitora no desenvolvimento do vocabulário e da expressão das emoções, em crianças com 3-4 anosPublication . Silva, Fabiana Correia; Mangas, Catarina FradeO presente projeto foi elaborado no âmbito do Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas e espelha-se num trabalho de investigação, especificando a literatura infantil, a educação artística, e a forma como estas, unidas, contribuem para o desenvolvimento da criança. Este foi realizado no Centro Cénico e de Bem-Estar Social da Cela, na sala de educação pré-escolar dos 3-4 anos. Tendo em conta que o grupo apresentava dificuldades de concentração e ao nível da linguagem, teve-se como finalidade aplicar um projeto que pudesse melhorar a comunicação oral e a aquisição de novas palavras. Pretendeu-se, nomeadamente, que o grupo adquirisse conhecimentos nas temáticas das cores, emoções e animais, comparando-os no início e no final da intervenção. Conjugando a literatura e as artes, esperava-se contribuir, em particular, para a aquisição de vocabulário. Durante o processo de intervenção foram lidas diversas histórias, sendo que essas funcionaram como facilitador às dinâmicas realizadas durante dois meses. As dinâmicas envolveram as artes plásticas, a música, o teatro e a dança, que tornaram as atividades lúdicas/educativas. Os resultados obtidos demostraram que o presente projeto teve um impacto positivo neste grupo de participantes, pois através de atividades lúdico-educativas, observou-se uma evolução a nível da comunicação, vocabulário, assim como a nível dos conhecimentos.
- Inovação de marketing – caso de estudo da Re/maxPublication . Kotsyuba, Oksana; Ferreira, Vítor Hugo dos SantosA presente dissertação aborda a relação entre as inovações de marketing nos serviços imobiliários, que funcionam através da franquia com a marca Re/max e a performance da Re/max. Inovação é um termo bastante popular na literatura e durante anos foi descrito por vários autores, sendo inovação de marketing uma lacuna no que diz respeito à performance financeira. Este estudo pretende apresentar as inovações de marketing presentes na empresa e a ligação beneficiária do efeito positivo no impacto de estado. Usando uma amostra de 7 grupos portugueses, que utilizam a marca Re/max e utilizando estatística descritivas, conclui-se, que os fatores do macro ambiente têm maior influência do que os fatores de microambiente. Assim, a estratégia de inovações de venda do produto é influenciada pela previsão dos tipos e características dos bens para os quais a procura pode aumentar no futuro, bem como pelo estado dos fluxos de caixa após a introdução de alterações na política de inovações do marketing. Concluindo, é de notar que o marketing que envolve a gestão de atividades inovadoras da empresa, inclui preços, política de produtos, previsão e estudo da procura, atividades publicitárias, relações-públicas, etc., é a parte integrante das atividades das empresas no domínio imobiliário. Ao mesmo tempo, as atividades de marketing beneficiarão a empresa, desde que esta seja inovadora. Portanto, as inovações de marketing são a base para o desenvolvimento de empresas no campo do imobiliário.
- Tabus para quê?! - Exploração da desconstrução de estereótipos por meio de um álbum ilustradoPublication . Gregório, Maiara Inácio; Marques, Nuno Alexandre FragataAo longo dos anos a ideia do que é conteúdo apropriado para ser abordado em contexto infantil tem vindo a mudar consideravelmente. A ideia de que a criança deve ser protegida de tudo o que é desagradável ou perigoso tem vindo a ser reformulada e hoje, mais do que nunca, acredita-se que a criança não deve ser vista como um pequeno ser frágil, incapaz de lidar com conteúdo complexo, mas como um cidadão racional que deve ser preparado para a sua futura inserção na sociedade adulta (Renault, 2004). Precisamos de quebrar a tendência que existe para ensinar a criança com base num discurso “infantilizado” e no qual a natureza idílica da vida prevalece sobre qualquer outro elemento. A noção do que é tabu não é propriamente criado pela criança, mas sim pelo adulto, para a criança (Salisbury & Styles, 2015). É neste sentido que o designer precisa de intervir, evidenciando as capacidades exploratórias, disruptivas e criativas do design gráfico para potenciar os formatos e os meios através dos quais temáticas “tabu” podem ser abordadas, promovendo a reflexão crítica na infância e formando, por sua vez, cidadãos mais conscientes do mundo que os envolve. Savater (1997) inicia a sua obra “O valor de educar” refletindo sobre a noção de que “a criança não é uma garrafa que há que encher, mas um fogo que é necessário atear". Tendo por base este pensamento, a investigação teórica presente nesta dissertação deve ser tida como um trabalho de reflexão sobre o poder da ilustração e do formato físico dos álbuns ilustrados como mediadores para a mudança de consciências. O nosso propósito passa por entender: a importância da ilustração como promotora do pensamento reflexivo e intermediária de uma mensagem tradicionalmente considerada controversa em contexto infantil; e o álbum ilustrado, um objeto tão presente no dia-a-dia da criança, como ferramenta exploratória interativa que potencia a interiorização de noções complexas. Investigaremos, mediante uma metodologia qualitativa, aspetos ligados: às fases de desenvolvimento da criança e à função da ilustração em contexto infantil; ao poder do álbum ilustrado enquanto mediador de uma mensagem e as suas características formais; e à possibilidade das narrativas visuais poderem abordar temáticas tabu e quebrar paradigmas em contexto infantil. Procuraremos ainda aqui analisar estudos de caso que ajudem a compreender e a clarificar abordagens a utilizar para que se consiga dar, com mais certezas, resposta às questões levantadas. Após a fundamentação teórica e criadas as condições para uma argumentação coerente, a investigação terá como resultado prático, através de uma metodologia ativa e exploratória, o desenvolvimento de um álbum ilustrado que procurará explorar um tema tabu. Através das suas páginas irão ser quebradas convenções estereotipadas com base no género com o intuito de criar um objeto que permita à criança refletir e questionar noções de igualdade de género e pluralidade de padrões na sociedade contemporânea .