Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.99 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação
Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola
Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de
Leiria, frequentado no ano letivo de 2021/2022 e 2022/2023. Este
documento, está dividido em três partes, sendo que em cada uma delas
estão presentes capítulos e subcapítulos. Deste modo, pode referir-se
que na Parte I, II e III se encontra a Dimensão Reflexiva e no capítulo
IV da parte II se encontra a Dimensão Investigativa.
A Dimensão Reflexiva reflete sobre as quatro Práticas Pedagógicas
desenvolvidas no âmbito do mestrado. A mesma, evidencia as maiores
aprendizagens e dificuldades, bem como as estratégias para ultrapassar
as adversidades, cruzada com um aprofundamento teórico que
sustentou modos de pensar e de agir.
A Dimensão Investigativa apresenta assim, um estudo investigativo que
procura compreender a perspetiva das famílias e do educador de
infância sobre o brincar arriscado no Jardim de Infância. Os resultados
obtidos demonstram qual a perspetiva das famílias e do educador de
infância, espelhando uma clara comunicação entre ambos que permite
uma diferente aceitação por parte das famílias face ao que emerge da
revisão bibliográfica desenvolvida. Assim sendo, apesar dos dados
serem inferiores aos esperados, uma vez que nem todas as famílias
deram a conhecer a sua perspetiva, o estudo permite compreender
claramente que os pressupostos do educador de infância estão alinhados
com os das famílias, o que reflete os benefícios de uma comunicação
transparente e empática.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar Familia Prática Pedagógica Educador Brincadeira Aprendizagem