Browsing by Issue Date, starting with "2019-06-12"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Um caminho de aprendizagens ao longo da Prática PedagógicaPublication . Anastácio, Cátia Filipa Saraiva; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico com o objetivo de refletir sobre as vivências das Práticas Pedagógicas e apresentar um estudo sobre a documentação pedagógica. Encontra-se organizado em duas partes fundamentais: a primeira apresenta uma dimensão reflexiva sobre as inúmeras experiências da Prática Pedagógica e a segunda uma dimensão investigativa sobre a documentação pedagógica. A primeira parte incide sobre o percurso realizado ao longo das Práticas Pedagógicas em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Através de uma análise crítica e reflexiva fundamentada, enunciamos expectativas, dificuldades sentidas, a evidenciamos as aprendizagens mais significativas, experiências educativas implementadas, assim como estratégias utilizadas. Esta dimensão foi crucial ao longo de todo o processo formativo, sendo o alicerce da aprendizagem que subjaz às grandes ações de um agente educativo, nomeadamente a observação, a planificação, a intervenção, a avaliação e a reflexão. A documentação pedagógica adquire um lugar de destaque no presente relatório, quer por estar presente neste ciclo e se tratar do tema principal quer pela sua relevância na dimensão investigativa. A segunda parte diz respeito à apresentação de um estudo de caso, inscrito no paradigma qualitativo e de índole interpretativa, realizado nos contextos de Educação de Infância, nomeadamente creche e jardim de infância, com intuito de compreender os contributos da documentação pedagógica para o processo educativo. Este estudo permitiu compreender o conceito de documentação pedagógica, identificar as suas características e funções, assim como perceber o seu processo de construção. Para além disso, revelou vantagens para o contexto de Educação de Infância, particularmente ao nível da aprendizagem das crianças e dos benefícios para educadores e pais.
- Reforço e reabilitação de estrutura em betão armado: aplicação a um caso de estudoPublication . Oliveira, Telma dos Reis; Rodrigues, Hugo Filipe PinheiroNesta dissertação, foi elaborado um estudo sobre o reforço e reabilitação de um edifício de betão armado. Este estudo teve como base um relatório técnico, elaborado no âmbito de uma solicitação da Câmara Municipal de Leiria, ao Departamento de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. Neste contexto, para o edifício em estudo foi realizada uma análise não linear estática para dois modelos estruturais, um modelo com paredes de alvenaria de enchimento e outro sem paredes, de forma a ser avaliada a influência das mesmas, assim como o sistema estrutural. Posteriormente, procurou-se fazer a comparação entre os resultados obtidos através da análise não linear estática de ambos os modelos mencionados, com recurso à ferramenta de cálculo SeismoStruct, tendo como objetivo a caracterização do comportamento sísmico do edifício de betão armado e o seu enquadramento regulamentar. Para tal, recorreu-se ao Eurocódigo 8 - parte 3, “Avaliação e Reforço de Estruturas sujeitas Ação Sísmica”, sendo que o objetivo da parte 3 do Eurocódigo 8 é garantir que as estruturas existentes possuam capacidade resistente suficiente, que lhes permita suportar as exigências sísmicas. Com esse intuito, são definidas exigências de desempenho associadas a estados de dano, regras para avaliação estrutural que traduzam adequadamente as características do edifício, métodos de análise e critérios de verificação. Após ser efetuada a avaliação da capacidade sísmica da estrutura, foram definidas várias soluções de reforço sísmico, consideradas as mais adequadas ao edifício em estudo. Em seguida, as soluções foram implementadas na estrutura e procedeu-se novamente à avaliação da vulnerabilidade sísmica do edifício, com o objetivo de compreender de que forma as técnicas de reforço afetaram a resposta estrutural. Por fim, foi feita a comparação da eficiência das diversas soluções de reforço sísmico.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Dias, Elisabete Rafael; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte refere-se à prática de ensino supervisionada em contexto de educação de infância e a segunda parte à prática de ensino supervisionada em contexto de 1.º ciclo. Na primeira parte abordam-se assuntos relacionados com a educação de infância nomeadamente, o papel das dimensões pedagógicas: o tempo e o espaço e o ciclo de ação pedagógica. A metodologia de trabalho por projeto é vivenciada em contexto de Jardim de Infância e por isso, apresenta-se um breve relato sobre o projeto e uma reflexão acerca das aprendizagens realizadas com as crianças, como também o papel da documentação pedagógica como suporte à aprendizagem. Ainda nesta parte, apresenta-se um estudo de caso realizado em torno da temática da educação para os media, com um grupo de quatro crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Este estudo de índole qualitativo visa conhecer as conceções das crianças do pré-escolar acerca do universo dos media, especificamente, as notícias, seus meios de difusão com vista a uma ação pedagógica sustentada na investigação-ação. Na generalidade, os resultados apontam para a importância de o educador de infância potenciar precocemente aprendizagens em torno dos media, desenvolvendo a sensibilidade e conhecimentos que permitam alargar os conhecimentos das crianças, expandindo o seu universo de referências, enquanto consumidores e produtores de texto noticioso. Na segunda parte, respeitante à dimensão reflexiva em contexto de 1.º ciclo, apresenta-se um relato reflexivo em torno de uma experiência interdisciplinar realizada com uma turma de 3.º ano de escolaridade.
- Refletindo sobre a prática pedagógica em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Henriques, Mara Andreia da Silva; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte pode encontrar-se a dimensão reflexiva relativa às Práticas realizadas em contexto de Educação Pré-escolar. Esta parte integra ainda a dimensão investigativa na qual é apresentado um pequeno estudo investigativo sobre as potencialidades de um dispositivo assente na exploração pedagógica de fantoches para a compreensão leitora das crianças em idades pré escolares. O estudo mencionado, de caráter quantitativo e qualitativo, quanto à sua natureza, pretende responder à questão problema: “Como pode o dispositivo didático – Os fantoches fazem perguntas - ajudar as crianças a compreender textos literários?”. Os resultados deste estudo confirmaram a importância da exploração de dispositivos didáticos tais como o descrito neste estudo, a fim de desenvolver na criança uma maior compreensão de textos literários. A segunda parte deste relatório é dedicada dimensão reflexiva, referente à prática pedagógica realizada no 1º. Ciclo do Ensino Básico. Nela apresentar-se-ão as dinâmicas de ensino e aprendizagem construídas, recursos e estratégias utilizadas para a consecução dos objetivos delineados no âmbito da Prática Pedagógica.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Creche e em Jardim de InfânciaPublication . Marques, Inês Filipa Horta; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e apresenta-se dividido em três partes. A primeira parte está relacionada com as vivências em contexto de Creche, a segunda parte está relacionada com as vivências em contexto de Jardim de Infância numa Instituição Particular de Solidariedade Social, e a última parte é referente ao contexto em Jardim de Infância do ensino público. A primeira parte do relatório, direcionada para o contexto de Creche, apresenta uma dimensão reflexiva baseada em momentos vivenciados, referindo quais as aprendizagens e dificuldades sentidas ao longo do tempo, a observação e a sua importância e ainda a rotina. A segunda parte do relatório está repartida em duas partes, sendo uma a dimensão reflexiva do contexto em Jardim de Infância e a outra parte diz respeito à abordagem de um projeto intitulado por “O Mistério dos Bichos-da-Seda”, realizado segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto. Por último, a terceira parte do relatório encontra-se dividida pela dimensão reflexiva tendo em conta as vivências em Jardim de Infância do ensino público, e um ensaio investigativo realizado com quatro crianças de cinco anos de idade, onde se tentou perceber o modo como estas comunicam as suas estratégias de resolução de problemas. Os resultados sugerem que as crianças comunicam as suas ideias matemáticas maioritariamente através da linguagem oral apoiada pela representação através de desenho.
