Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-23"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A brincadeira livre na Educação de InfânciaPublication . Lúcio, Danila Pereira; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico com o objetivo de refletir sobre as vivências das Práticas Pedagógicas e apresentar um estudo sobre as conceções dos educadores de infância em relação à brincadeira livre. O mesmo encontra-se organizado em duas partes fundamentais: a primeira apresenta a dimensão reflexiva, que integra as várias experiências decorridas da Prática Pedagógica e a segunda evidencia a dimensão investigativa. A primeira parte, correspondente à dimensão reflexiva, incide sobre o percurso realizado ao longo das Práticas Pedagógicas em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Através de uma análise crítica, reflexiva e fundamentada, enunciam-se expetativas, dificuldades sentidas, evidenciam-se as aprendizagens mais significativas, experiências educativas implementadas, assim como algumas estratégias utilizadas. A segunda parte, que diz respeito à dimensão investigativa, apresenta um estudo de caso, inscrito no paradigma qualitativo e interpretativo, com o objetivo principal de conhecer as conceções dos educadores de infância relativamente à brincadeira livre e sua influência na prática pedagógica dos profissionais. Este estudo permitiu compreender que os profissionais participantes encaram a brincadeira livre como uma atividade essencial no quotidiano das crianças, que permite que estas se desenvolvam física, social, emocional e cognitivamente.
- Refletindo sobre a Prática PedagógicaPublication . Dionísio, Sara Isabel Simões; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em dois tópicos: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. Tem, assim, como principal objetivo dar a conhecer o meu percurso ao longo das práticas, assim como apresentar os pilares que sustentam a minha ação pedagógica. O estudo investigativo aqui apresentado é um estudo de caso desenvolvido na Prática Pedagógica em Jardim de Infância. Este tem como objetivos: compreender como as atividades enviadas, durante o período do primeiro confinamento, foram vistas pelas famílias e pelas crianças; identificar as principais dificuldades sentidas pelas famílias e compreender a forma como as Tecnologias da Informação e Comunicação facilitaram a relação escola-família, durante o confinamento. Assim, as perguntas de partidas foram as seguintes: “Qual o papel das TIC na manutenção da relação escola-família, num período de confinamento?”, “Quais as dificuldades sentidas pelas famílias na dinamização das atividades sugeridas pelos mestrandos e pelas educadoras de infância, no período confinamento?” e “Em que medida as propostas educativas sugeridas foram importantes para as crianças e as famílias, durante o período de confinamento?”. As técnicas de recolha de dados foram a observação participante, os registos fotográficos/videográficos e os inquéritos por questionário e por entrevista. A análise dos dados foi realizada através de análise especulativa e análise estatística. Com o término da investigação, podese perceber que as TIC facilitaram, na maioria dos casos, a comunicação entre a escola e a família, contudo não foram suficientes para todas as famílias se envolverem; que a maior dificuldade reportada foi a gestão do tempo e que, através das atividades enviadas, foi possível manter a relação entre as crianças e a escola, dando continuidade às aprendizagens.
- Relatório de estágio na empresa Páteo Velho: implementação da gestão de stocksPublication . Veloso, António Maria Ferreira; Viana, Ana Sofia da CostaO mercado do “Catering” (Serviço de fornecimento de refeições) tem vindo a ganhar um peso muito relevante na Restauração e Hotelaria em Portugal, tendo atingido em 2017 valores de faturação a rondar os 600 milhões de euros (DN, 2017). Caracteriza-se por ser um setor com um elevado número de empresas de pequena e média dimensão. Com a concorrência existente, no setor do “Catering”, torna-se imprescindível que as empresas procurem melhorar os seus resultados. Neste campo, a gestão de compras e a gestão de stock, tem vindo a assumir um papel cada vez mais presente e estratégico nas organizações. Atualmente as empresas devem tornar-se mais eficazes e eficientes para conseguirem sobressair no mercado. O presente relatório resulta de um estágio realizado na empresa de restauração e catering, “Páteo Velho”, para a obtenção do grau de Mestre em Gestão e Direção Hoteleira, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar. Durante o estágio o meu foco foi a gestão de compras e gestão de stock, tema este que serviu como desafio para a elaboração do relatório. Este relatório tem como objetivo a implementação de um controlo de Stock, no departamento das bebidas da empresa, mas também são descritas as tarefas desenvolvidas no decorrer dos nove meses de estágio.