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ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

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  • Refletindo sobre a Prática Pedagógica na Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico - Integração e inclusão de uma criança ucraniana refugiada na Educação Pré-Escolar portuguesa
    Publication . Alves, Ana Margarida Nunes Duarte; Oliveira, Luis Miguel Gonçalves de; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Silva, Pedro de Carvalho da
    O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, nos anos letivos de 2021/2022 e 2022/2023. O documento está divido em duas partes, que contêm capítulos e subcapítulos. Na Parte I encontra-se a Dimensão Reflexiva e na Parte II a Dimensão Investigativa. A Dimensão Reflexiva aborda, de uma forma crítica e reflexiva, as práticas desenvolvidas nos contextos socioeducativos, colocando em perspetiva o processo de identidade profissional proveniente das vivências e experiências resultantes das práticas profissionais supervisionadas realizadas. Destaca as principais aprendizagens desenvolvidas, tais como, o desenvolvimento das competências de observação e reflexão crítica sobre as práticas educativas e a capacidade de adaptação aos diferentes ambientes educativos. A Dimensão Investigativa tem como objetivo compreender como é que pode ser integrada uma criança ucraniana refugiada da Guerra da Ucrânia no Sistema Educativo Português e tudo o que está em volta deste processo. Procura-se que este estudo seja um contributo para a reflexão em torno de práticas educativas facilitadoras da inclusão e sensíveis à diversidade, independentemente da origem, história e diversidade cultural da criança. A investigação desenvolvida foi de natureza qualitativa, tendo sido norteada pela metodologia de estudo de caso. A recolha de dados passou pelo recurso a diferentes técnicas e instrumentos, de modo a conseguir cruzar diversas fontes de evidência. Os resultados destacaram a comunicação como a principal barreira enfrentada por esta criança. As estratégias desenvolvidas incluem o uso da comunicação não verbal e a promoção da empatia entre os pares para que fossem superadas as barreiras e fomentada a inclusão. Além disso, o papel da equipa educativa foi destacado, bem como a importância da interação com a família no processo de adaptação da criança ucraniana
  • Estimulação Sensorial na Infância: Refletindo e investigando sobre o Impacto de uma Sequência Didática no Desenvolvimento Multissensorial
    Publication . Silveiro, Sophie Martins; Oliveira, Luis Miguel Gonçalves de; Barata, Clarinda Luísa Ferreira
    O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Pretende apresentar o percurso realizado por mim na construção da minha identidade como educadora de infância, professora de primeiro Ciclo de Ensino Básico e como investigadora, estando dividido em duas dimensões- reflexiva e investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca das experiências mais significativas e das principais aprendizagens concretizada nos diferentes contextos da Prática Pedagógica em Creche e Jardim de Infância, como também da Prática Pedagógica no 1.º Ciclo de Ensino Básico. Na dimensão investigativa apresenta-se um estudo de caso que teve como participantes no estudo seis alunos de uma sala de Jardim de Infância, com idades compreendidas entre os três e os seis anos. Este estudo, insere-se no paradigma interpretativo e da natureza qualitativa, pretende compreender o impacto de uma sequência didática focada nos sentidos no desenvolvimento sensorial das crianças, analisando de que forma a realização de atividades sensoriais contribui para uma maior consciência e enriquecimento das suas experiências sensoriais. Os dados sugerem que a implementação de uma sequência didática focada nos sentidos parecem potenciar a exploração sensorial das crianças que, inicialmente, não a realizavam de forma plena. Através das atividades propostas, verificou-se outra forma de reagir face ao estímulo sensorial, promovendo uma maior consciência e utilização dos sentidos. Estes resultados sugerem que a estimulação sensorial estruturada pode desempenhar um papel fundamental na ampliação das experiências percetivas, contribuindo para o enriquecimento do desenvolvimento infantil e para uma aprendizagem significativa.
  • Refletir e investigar sobre a Prática Pedagógica: do poder dos livros às estratégias de promoção da leitura no Jardim de Infância
    Publication . Cordeiro, Gabriela Marina Ferreira; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Luís, Joana Alexandra Soares de Freitas
    O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educa-ção e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Este pretende descre-ver reflexões fundamentadas sobre as experiências vivenciadas no contexto das suas Práticas Pedagógicas, bem como apresentar um estudo investigativo rea-lizado na valência de Educação Pré-Escolar. Desta forma, este trabalho encon-tra-se dividido em duas partes, a saber, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A primeira parte versa sobre as experiências práticas vivenciadas, nos contex-tos quer de Creche e Jardim de Infância, quer de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º ano e 3.º ano), bem como sobre as aprendizagens realizadas, acerca, no-meadamente, da importância da observação, da planificação, da agência e voz da criança, da avaliação, dos desafios deparados e ultrapassados ao longo do percurso de intervenção e da educadora/professora que ambiciono ser. A segunda parte apresenta a investigação desenvolvida num Jardim de Infân-cia, junto de um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. O estudo, assumindo a importância dos livros no desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar, teve como principal objetivo analisar os efeitos da implementação de duas estratégias estimuladoras do seu interesse e da sua motivação para a leitura. Partindo de um estudo de caso de natureza mista, a recolha de dados incidiu na observação participante apoiada em registos variados (notas de campo, foto-gráficos e videográficos) e no preenchimento de grelhas de observação com-plementada com a aplicação de questionários, às suas famílias e ao educador cooperante do grupo. Os dados recolhidos foram analisados com recurso à aná-lise de conteúdo, a partir da elaboração de uma árvore categorial e à sua trian-gulação posterior com os registos de observação e a revisão literária efetuada. O estudo sugere que a implementação de estratégias diversificadas e originais de aproximação das crianças aos livros são suscetíveis de aumentar o seu inte-resse e os seus hábitos de leitura, favorecendo o seu desenvolvimento holístico.
  • Olhando a educação de infância, o 1.º Ciclo do Ensino Básico e (ainda) o subitizing: da reflexão à investigação
    Publication . Pinto, Beatriz Oliveira; Leal, Rita Alexandra Bettencourt
    O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, vivido nos anos letivos 2022/2023 e 2023/2024. O presente documento encontra-se dividido em duas partes, primeiramente a Dimensão Reflexiva e a Dimensão Investigativa. A primeira parte consiste na Dimensão Reflexiva, que se desenvolveu em contexto de Prática de Ensino Supervisionada em Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta parte, surgem quatro reflexões sobre todo o percurso vivenciado, onde espelho os meus receios e expectativas, as experiências e desafios nos quatro contextos distintos. Inicio a reflexão da Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Creche, apresentando uma perspetiva do passado e do presente. Apresento também os meus receios e expectativas, e faço uma referência a toda a experiência que foi a ação educativa em creche, nos vários momentos: planificar, avaliar e refletir. A reflexão da Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Jardim de Infância deu-me oportunidade de refletir sobre a importância de observar/registar, planificar, agir e avaliar/ documentar. Na reflexão da Prática de Ensino Supervisionada em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, num contexto completamente diferente do que tinha vivenciado anteriormente, apresento novos receios e expectativas e reflito sobre a oportunidade de experienciar o papel de professora e os vários pressupostos inerentes à ação educativa. A segunda parte, a Dimensão Investigativa, surge no contexto de Jardim de Infância, partindo do interesse em investigar “A capacidade de subitizing em crianças com 6 anos”. Com base numa metodologia de carácter qualitativo, a recolha dos dados foi realizada através de notas de campo e registos videográficos de 6 crianças de 6 anos a realizarem uma sequência pedagógica constituída por cinco tarefas. Os resultados evidenciam que a sequência pedagógica implementada foi pertinente em contexto de Jardim de Infância. Assim, esta é uma estratégia possível de ser usada que revela a importância de se implementar este tipo de tarefas como oportunidades de aprendizagem para que as crianças desenvolvam competências matemáticas no âmbito do sentido de número.
  • O Envolvimento Parental na Avaliação Formativa das Aprendizagens
    Publication . Rodrigues, Daniela Barbadães; Mangas, Catarina Frade
    O presente relatório de prática de ensino supervisionado foi construído no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria nos anos letivos 2022/2023 e 2023/2024, encontrando-se dividido em duas partes: i) dimensão refle-xiva; ii) dimensão investigativa. Na primeira parte, apresento as reflexões decorrentes da imersão nos contextos de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A Prática Pedagógica em Educação de Infância – Creche, deu a oportu-nidade de refletir sobre a importância dos ritmos pedagógicos neste contexto, bem como a importância da observação, planificação e inter-venção e da relação escola-família no quotidiano. Assim, foi dado o primeiro passo para uma(re)transformação enquanto educadora de in-fância. A Prática Pedagógica em Educação de Infância – Jardim de Infância permitiu refletir sobre a importância de (re)significar a imagem de cri-ança, do valor pedagógico do brincar, do espaço como (segundo) edu-cador e da documentação em contexto de jardim de infância. Por sua vez, esta possibilitou consolidar a minha visão de educação e criança e crescer pessoalmente e profissionalmente. A Prática Pedagógica realizada em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico (I e II) deu-me a oportunidade de aproximar este contexto aos contextos vividos anteriormente, e refletir sobre as múltiplas dimensões inerentes à prática docente, concretamente a observação, a planificação, a avaliação e reflexão. Esta não significou o culminar da transformação enfatizada, pois acredita-se que essa existirá ao longo de todos os con-textos profissionais futuros. Na segunda parte do relatório, apresenta-se um estudo de natureza mista, referente ao envolvimento parental na avaliação formativa das aprendizagens, que envolveu 22 crianças e respetivos encarregados de educação. A investigação foi desenvolvida no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma de 4.º ano de escolaridade, visando (i) conhecer as perspetivas dos encarregados de educação relativamente à temática da avaliação das aprendizagens (antes e após a intervenção), (ii) conhecer a relevância atribuída pelos encarregados de educação ao envolvimento parental no processo de avaliação dos educandos (antes e após a intervenção), (iii) compreender o contributo da tríade professor – encarregado de educação – aluno na avaliação formativa de uma se-quência didática e (iv) refletir sobre o efeito do envolvimento parental na avaliação formativa das aprendizagens. A recolha de dados ocorreu através de inquérito por questionário, apli-cado aos encarregados de educação antes da implementação de uma se-quência didática, do preenchimento de grelhas de observação efetuado pela docente, pelos encarregados de educação e pelos alunos, ao longo da sequência didática e de um segundo questionário, dirigido aos encar-regados de educação, aplicado no final da intervenção. Os resultados obtidos demonstram que os encarregados de educação, começam a ter uma visão de avaliação que se afasta do mero ato de aferir aprendizagens e que se aproximam de uma visão holística das práticas avaliativas. Constata-se, também, que envolver os encarrega-dos de educação parece contribuir para uma maior responsabilização face à educação dos educandos e para o fortalecimento da relação es-cola-família.
  • Refletir e experienciar a prática pedagógica: a preparação de ambientes com peças soltas enquanto ferramenta pedagógica facilitadora do envolvimento e das interações de crianças em Jardim de Infância
    Publication . Santos, Marta Rodrigues; Luís, Joana Alexandra Soares de Freitas; Milhano, Sandrina Diniz Fernandes
    O presente relatório surge no âmbito do Mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e foi realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Este trabalho visa partilhar os momentos e experiências vivenciados entre os anos letivos de 2022/2023 e 2023/2024. O trabalho está dividido em 2 partes. A primeira parte do relatório engloba o meu percurso nos contextos de Educação Pré-escolar nomeadamente Creche e Jardim de Infância da rede pública e nos contextos de 1.º Ciclo, num 2.º e 4.º ano. Esta parte reflexiva alberga todos os desafios e conquistas experienciados ao longo das práticas pedagógicas que me permitiram conhecer enquanto educadora/professora. A segunda parte apresenta um estudo de caso observacional que se desenvolveu a partir da questão: “Como é que as peças soltas, integradas em ambientes previamente preparados, podem ser uma ferramenta pedagógica facilitadora do envolvimento e das interações de crianças em Jardim de Infância?”. Este estudo centra-se na observação do envolvimento e das interações das crianças em ambientes preparados com peças soltas no exterior. Os resultados obtidos revelam que o contacto regular com ambientes previamente preparados com peças soltas é, sem dúvida, facilitador do envolvimento e das interações das crianças e que a sua preparação influencia diretamente o incentivo e o modo de exploração das crianças. Contata-se também que ao longo das sessões, a complexidade do envolvimento com as peças e das interações aumenta significativamente, destacando-se os indicadores “persistência”, “complexidade”, “criatividade” e “linguagem” e as interações do tipo não-verbal entre criança-objeto e criança-criança.
  • Um olhar reflexivo sobre a práxis docente: da educação de infância ao ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Costa, Maria Lisboa
    O presente relatório de prática de ensino supervisionado foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. O relatório divide-se em duas partes, sendo o objetivo da primeira relatar a minha experiência e evolução ao longo destes anos de formação docente e a segunda, narrar o estudo investigativo, relativo ao desenvolvimento de competências de Pensamento Crítico. Relativamente à dimensão reflexiva, esta subdivide-se em três partes, relativas às experiências nas três valências de educação e ensino. O primeiro contexto, em creche, revela as minhas primeiras mudanças tanto ao nível pessoal como profissional, entre elas, o meu amadurecimento de perspetivas em relação à docência e sobretudo à criança. A segunda, relativa ao contexto de Jardim de Infância, salienta a importância dos espaços e evidencia em particular, o verdadeiro significado de voz ativa. Por fim, a última componente, desta primeira parte, revela as minhas experiências durante as duas práticas em contexto de 1.º CEB e salienta as diferenças, entre os dois contextos, que influenciaram ativamente a (des)motivação dos alunos e a consequente aprendizagem. A segunda parte, relativa ao estudo investigativo, pretende analisar e refletir sobre o impacto da implementação de uma dinâmica semanal, no desenvolvimento de competências de Pensamento Crítico, através da discussão de problemáticas atuais. A recolha de dados decorreu através da observação direta, do registo de áudio das sessões de discussão e da análise das respostas dos alunos aos questionários. Relativamente aos resultados obtidos, demonstram que todas as competências de Pensamento Crítico foram evidenciadas em diferentes momentos, embora não seja possível comprovar um desenvolvimento em todas as competências analisadas.
  • Percurso de reflexão e investigação em Educação de In-fância e 1.º CEB: reorganização e enriquecimento da área da biblioteca
    Publication . Francisco, Márcia Alexandra Carreira; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Gamboa, Maria José Nascimento Silva
    O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surgiu no âm-bito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos anos letivos de 2022/2023 e 2023/2024. Encontra-se organizado em duas partes, sendo a primeira parte referente à dimen-são reflexiva e a segunda parte referente à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva retrata a minha experiência nas quatro Práticas Pedagógicas e está subdividida em dois capítulos. O primeiro engloba o percurso efetuado em Educação de Infância, nos contextos de Creche e de Jardim de Infância. O segundo capítulo é referente aos contextos de ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta dimensão são apresen-tadas reflexões fundamentadas, nas quais são mencionadas as aprendi-zagens e os desafios vivenciados em cada um dos contextos educativos, bem como algumas das propostas implementadas. A dimensão investigativa é referente ao ensaio investigativo, de natu-reza qualitativa realizado no contexto de Jardim de Infância. Este teve como intuito reorganizar e enriquecer a área da biblioteca com o envol-vimento das crianças, perceber as práticas de leitura concretizadas em contexto familiar e relacioná-las com a frequência de cada criança à área mencionada anteriormente. Os dados foram recolhidos através da observação participante, notas de campo, registos fotográficos e inqué-rito por questionário. A análise dos resultados baseou-se na análise de conteúdo. Os resultados revelaram que com o envolvimento e partici-pação das crianças criou-se um espaço acolhedor, rico e estimulante que as levou a escolher a área da biblioteca com mais regularidade nos seus momentos de brincadeira livre, motivando-as a ler. Além de que, em contexto familiar, as crianças são bastante motivadas pelos pais a ma-nusearem e a lerem livros, recorrendo a uma diversidade de estratégias. Verificou-se que as que têm um maior contacto com livros em casa, na sala de atividades do Jardim de Infância preferiam escolher outras áreas de interesse. Contudo, as crianças que apenas são estimuladas em ambiente familiar com a leitura de histórias frequentam com regulari-dade a área da biblioteca e manifestaram bastante interesse pela drama-tização.
  • Um percurso reflexivo sobre o desenvolvimento de competências pessoais na Abordagem de Trabalho de Projeto na ótica das crianças
    Publication . Antunes, Catarina Tavares; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Luís, Joana Alexandra Soares de Freitas
    O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, entre os anos letivos de 2022/2023 e 2023/2024. Encontra-se dividido em duas partes. A primeira que concerne à dimensão reflexiva, relativa aos quatro contextos educativos de intervenção (creche, jardim de infância, 1.º ciclo do ensino básico) e a segunda que diz respeito à dimensão investigativa, em contexto de jardim de infância e 1.º CEB. A primeira parte engloba, utilizando um pensamento encadeado, crítico e reflexivo, a essência de cada contexto, bem como o papel do educador e a construção articulada do saber emergente do ciclo: Observação, Planificação, Ação, Avaliação. Ao longo destes pontos de reflexão relatam-se alguns episódios vivenciados ao longo da prática, realizando um percurso reflexivo e conectado da teoria até à prática. No término de cada uma delas, destacam-se as premissas basilares ao longo de todo o meu percurso. A segunda parte do relatório é vinculada ao ensaio investigativo que decorreu no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação é de natureza qualitativa, que se assume como um estudo-caso e que pretende responder à questão de partida definida: Qual a perceção de crianças dos 4 aos 7 anos de idade acerca do contributo da Abordagem de Trabalho de Projeto no desenvolvimento das suas competências pessoais? Este terá como objetivos: (i) Identificar a perceção de crianças dos 4 aos 7 anos de idade relativamente ao impacto da Abordagem de Trabalho de Projeto no desenvolvimento de competências pessoais; (ii) Comparar as opiniões das crianças em relação à Abordagem de Trabalho de Projeto no Jardim de Infância e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; (iii) Refletir sobre a agência e a voz da criança durante o projeto na valência de Jardim de Infância e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; (iv) Refletir sobre o papel da investigadora, enquanto também educadora e professora durante a Abordagem de Trabalho de Projeto. Acompanhado de uma fundamentação teórica que sustenta todas as informações presentes no percurso investigativo encontra-se dividido em duas fases. Na primeira explanam-se os dados recolhidos ao longo do desenvolvimento dos dois projetos. Já na segunda, analisam-se as perspetivas dos diferentes participantes, com base nas respostas aos inquéritos por questionário aplicados. Para este estudo recorreu-se à observação direta e participante, aos registos fotográficos e em vídeo. Ainda foram realizados inquéritos por questionário às crianças. O estudo sugere que as crianças têm uma grande perceção acerca das vantagens da Abordagem de Trabalho de projeto, no desenvolvimento das suas competências pessoais, pelo que as evidências recolhidas corroboram as ideias defendidas pelos autores de referência.
  • Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas em EI e 1.º CEB e Investigando as ideias dos alunos de 1.º CEB sobre a utilização de Mindfulness através de práticas de relaxamento em contexto de sala de aula
    Publication . Vala, Bruna Carolina Pereira; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva
    O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas dimensões. A dimensão reflexiva, consiste na apresentação do meu percurso ao longo das várias práticas pedagógicas nos diferentes contextos (creche, jardim de infância e 1.º CEB – 1.º e 3.º ano), mostrando as vivências mais significativas, algumas propostas educativas implementadas, como também, desafios e dificuldades que surgiram e as aprendizagens realizadas. A dimensão investigativa apresenta o estudo de natureza qualitativa, seguindo um design de estudo múltiplo de casos, desenvolvido com uma turma de 1.º ano e outra de 3.º ano do 1.º CEB. Neste estudo analisam-se as conceções que os alunos de ambas as turmas apresentam relativamente à implementação de práticas de relaxamento baseadas em Mindfulness inseridas na sua rotina semanal, particularmente em momentos de transição do recreio para a sala de aula, como também as perceções que desenvolveram sobre os efeitos que tiveram em si no decorrer do estudo. Os dados recolhidos através de momentos de conversa individual com os alunos, permitiram inferir que os alunos na sua generalidade mostram compreender e reconhecer a importância da prática de Mindfulness a nível pessoal, como também, no ambiente vivenciado em sala de aula, reconhecendo vantagens na sua implementação.