Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.06 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como principalobjetivo evidenciar o percurso vivenciado no contexto de creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como as descobertas e aprendizagens mais significativas.
Além da reflexão exaustiva sobre o percurso vivenciado, apresentamos um estudo sobre a utilização de materiais da natureza num contexto de Educação Pré-escolar, tentando perceber que experiências podem
emergir da interação das crianças com estes materiais.
O relatório encontra-se dividido em duas partes fundamentais, a primeira é referente à dimensão reflexiva e a segunda corresponde à dimensão investigativa.
Na primeira parte são apresentados os vários contextos em que se realizaram as Práticas Pedagógicas; os receios e expectativas; os desafios e obstáculos encontrados; as aprendizagens e as descobertas
realizadas. Ao refletir sobre estes pontos conseguimos ter uma maior lucidez dos aspetos relacionados com a educação, estes que nos irão ser muito úteis no nosso futuro, enquanto futuras profissionais da educação.
A segunda parte do relatório apresenta um estudo de caso numa sala de jardim de infância, procurando responder à pergunta de partida sobre as experiências educativas que podem emergir da interação entre crianças e materiais da natureza. Perante os dados recolhidos e analisados, constatou-se que através da interação das crianças com os referidos materiais podem surgir diversas experiências educativas, nomeadamente, construções, representações de objetos e situações do quotidiano e exploração do mundo físico e natural.
Description
Keywords
Aprendizagem Brincar Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Natureza