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- The multidimensional model of hope as a recovery-focused practice in mental health nursingPublication . Laranjeira, Carlos António; Querido, Ana Isabel FernandesObjective: To analyze the theoretical dimensions of hope as a recovery-oriented practice in mental health nursing. Method: This is a reflective and discursive study based on theoretical and experiential aspects of hope in the recovery process of people facing mental health disorders. Results: Maintaining hope in adverse situations, especially while facing mental suffering, requires skills to manage the factors that promote and inhibit hope. This balance can be tricky to reach without the presence of high-skilled professionals. The study presents the concept of hope-inspiring competence and its main dimensions. The nurse’s hope-inspiring competence is recognized as a crucial advanced practice that optimizes mental health by providing motivational resources. Final Considerations: Hope-inspiring competence should be a core principle for recovery-oriented mental health professionals. Despite this recognition, the promotion of hope in mental health nursing specialized practice lacks evidence and visibility
- Projeto para a criação de um estabelecimento hoteleiro em espaço ruralPublication . Santos, Danilo Paulo da Graça; Viana, Ana Sofia da Costa; Carvalho, Mário João Paulo de JesusA realização do presente projeto, que passou por percorrer diferentes etapas, teve como principal intuito realizar um estudo de viabilidade económico-financeira para avaliar o interesse de materializar um estabelecimento turístico de 4 estrelas em espaço rural. O hotel será denominado de Évora Nature & Spa e irá se destacar principalmente pelos alojamentos em formato de Bungalows e pelos serviços a serem prestados aos turistas que procuram bem-estar e contacto com a natureza. Primeiramente, e com o recurso a um enquadramento teórico, fez-se uma contextualização sobre o turismo e o turismo rural e as respetivas tendências mundiais. Posteriormente, foi feita uma análise do mercado que possibilitou a identificação das potencialidades e dos desafios a serem ultrapassados. Na fase seguinte prosseguiu-se com a caracterização do negócio a desenvolver e a definição das funções e perfis dos recursos humanos a alocar. Em termos de marketing, foi também traçado um plano estratégico com um conjunto de estratégias a implementar para promover o negócio e facilitar a comunicação com o público-alvo. Por último, foram desenvolvidas diferentes projeções económico-financeiras de forma a avaliar e percepcionar a viabilidade do projeto.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando que tipo de interações estabelecem pares de irmãos que frequentam a mesma sala de JI nos momentos de brincadeira livrePublication . Orquejo, Maria Evelyn Redondo; Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria; Leal, Rita Alexandra BettencourtEste relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, descreve o percurso realizado ao longo dos três semestres em que desenvolvi a Prática Pedagógica, salientando as aprendizagens mais significativas bem como as dificuldades, medos, anseios e desafios. O trabalho está organizado em três partes: A parte I apresenta uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido em contexto de Creche, realizado numa IPSS, a segunda parte contempla a Dimensão Reflexiva da prática Pedagógica em contexto de Jardim de Infância I numa instituição particular com um grupo de crianças na faixa etária dos 4 a 6 anos, e a terceira parte diz respeito à Dimensão Reflexiva em contexto de Jardim de Infância II, realizada numa instituição da rede pública, com um grupo de crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Esta terceira parte inclui, ainda, a Dimensão Investigativa, que decorreu neste último contexto. É, então, nesta terceira parte que se relatam os resultados do estudo desenvolvido, cujo objetivo era responder à questão “Que tipo de interações estabelecem pares de irmãos que frequentam a mesma sala de JI nos momentos de brincadeira livre?”. A Dimensão Investigativa está dividida em cinco capítulos que contemplam os diversos momentos do trabalho, desde a pesquisa para a fundamentação teórica aos procedimentos a seguir no estudo de caso, da recolha e processamento dos dados à apresentação e discussão dos resultados e as ilações que foi possível obter a partir da análise do observado e das evidências recolhidas. Desta investigação de natureza qualitativa resulta uma compreensão crítica dos comportamentos observados nos pares de irmãos intervenientes nos momentos de brincadeira livre, das suas atitudes de vigilância e apoio à busca de conforto e apego, mas também de conflito em busca de relativa autonomia. As observações e a sua análise permitem já apontar algumas conclusões, nomeadamente de que a interação entre irmãos de idades diferentes que frequentam a mesma sala, no contexto específico dos momentos de brincadeira livre, é maioritariamente benéfica para ambos, dado que fomentam aprendizagens e contribuem para o desenvolvimento de ambos os elementos das fratrias participantes do estudo.
- Refletindo sobre a prática pedagógica e as estratégias de resolução de problemas matemáticos numa turma de 1º anoPublication . Silva, Regina Maria da Cruz; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada insere-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte é relativa à dimensão reflexiva e remete para as experiências vivenciadas nos contextos de prática de ensino supervisionada de creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta é apresentada uma reflexão fundamentada com as aprendizagens mais importantes. A segunda parte é referente à dimensão investigativa, na qual é apresentado um estudo de carácter qualitativo realizado no contexto da Prática Pedagógica do 1.º Ciclo do Ensino Básico I com uma turma de 1.º ano de escolaridade que incide na área da matemática. Este estudo pretendeu analisar as estratégias utilizadas por estes alunos na resolução de problemas matemáticos, bem como evidenciar as dificuldades apresentadas pelos mesmos. Para isso, foi proposto aos alunos a resolução de três problemas utilizando os conhecimentos que já tinham adquirido. Os dados foram recolhidos através das produções escritas, da observação e das gravações audiovisuais das apresentações orais dos alunos. Desta forma percebeu-se a resolução com recurso preferencial do desenho, as estratégias que escolheram, como as aplicaram, bem como as suas dificuldades, nomeadamente, ao nível da compreensão e/ou interpretação do enunciado, na compreensão e utilização dos conteúdos matemáticos, na aplicação das estratégias e falta de conhecimento das bases para apresentar o problema matematicamente.
- A presença da melancolia na prática artística: retrato, fragmento e uso da palavraPublication . Conceição, Ana Rita Pereira; Gaudêncio, Susana Cristina; Poeiras, Fernando Manuel PenitênciaEsta dissertação pretende mostrar como a arte é uma das ferramentas através das quais o ser humano tem pensado e trabalhado em torno do tema da melancolia – além da filosofia e psicologia. E em particular o uso da mesma na minha prática artística. Começo por apresentar, na introdução, a problemática geral da melancolia e como esse tema se tornou no objeto de pesquisa, importante catalisador da minha prática artística. Em segundo lugar, são apresentados exemplos na história da arte a partir do Romantismo, que abordam o tema da melancolia e conceitos ou ideias a ela associados. De seguida, mostro a sua presença no meu trabalho prático, e de que forma este constitui uma espécie de ensaio ou busca pela compreensão da melancolia. E por último, exponho algumas considerações finais sobre o que aprendi no processo de pesquisa e escrita, e possíveis projetos futuros.
- Eficiência de ferramentas tecnológicas na avaliação de aprendizagemPublication . Campos, Márcio Mota de; Santos, Filipe Alexandre da Silva; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraEste trabalho buscou apresentar algumas formas de utilização das Ferramentas Tecnológicas encontradas nos AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) com a intenção de identificar a eficiência no uso destas, para a avaliação de aprendizagem no on-line e dos desafios encontrados no EaD (Ensino a Distância). Foi realizada uma revisão literária e pesquisa com a intenção de identificar percursos e práticas para a avaliação da aprendizagem, e, a partir da aplicação de um questionário para 2870 professores com 257 respostas, verificou-se que os docentes entendem que as ferramentas nos AVA são eficientes para o processo de avaliação para identificar o desenvolvimento intelectual dos alunos. Visando ter instrumentos balizadores na verificação de aquisição de competências e desenvolvimento de habilidades, perante isso, o objetivo do trabalho corresponde em validar a eficiência das ferramentas de avaliação de aprendizagem encontradas nos AVA.
- Refletindo sobre a Prática pedagógica em Educação de InfânciaPublication . Lourenço, Margarida Luís Rente; Leal, Rita Alexandra Bettencourt; Barata, Clarinda Luísa Ferreiraiii RESUMO O presente relatório surge no âmbito do mestrado em Educação Pré- Escolar. A organização do mesmo é realizada em duas partes, primeiramente a dimensão reflexiva, na qual é relatado de forma reflexiva e critica o percurso realizado durante as diferentes Práticas Pedagógicas, em creche e jardim de infância. A segunda parte trata-se da dimensão investigativa, que surge com o objetivo de analisar o desenvolvimento de competências matemáticas ao nível da organização e tratamento de dados num grupo de crianças de 4 a 6 anos de idade. Com o meu objetivo definido, implementei um conjunto de tarefas que me permitiram entender as estratégias utilizadas pelas crianças, as suas dificuldades e observar também as aprendizagens e competências que foram desenvolvidas com o implementar de cada tarefa nova. Para investigação realizada optei por uma metodologia de carácter qualitativo, tendo por base a descrição e a interpretação Este estudo permitiu entender que através de tarefas lúdicas e de uma atitude sensível por parte do educador, é possível promover o desenvolvimento de competências no âmbito da Organização e Tratamento de Dados.
- Refletindo sobre a prática na Educação de Infância e no 1.º CEB: Conceções de pais, educadores e crianças acerca do brincar no exterior e na NaturezaPublication . Ameiro, Juliana Filipe Ramos; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico com o objetivo de refletir sobre as vivências nos diferentes contextos da Prática de Ensino Supervisionada e apresentar um estudo sobre as conceções de pais e educadores de infância sobre o brincar na Natureza. O mesmo encontra-se dividido em duas partes: a primeira apresenta a dimensão reflexiva, que integra as várias experiências decorridas nas Práticas Pedagógicas e a segunda evidencia a dimensão investigativa. A primeira parte, correspondente à dimensão reflexiva, incide sobre o os vários contextos em que se realizaram as Práticas Pedagógicas; os receios e expectativas; os desafios e obstáculos encontrados; as aprendizagens e as descobertas realizadas. Uma análise reflexiva, crítica e fundamentada, onde se enunciam aprendizagens significativas e dificuldades sentidas, expectativas e receios. Ao refletir sobre estes pontos consegui ter uma maior lucidez dos aspetos relacionados com a educação, tal como o facto de cada criança ser uma criança e ter as suas próprias caraterísticas. A segunda parte, que diz respeito à dimensão investigativa, apresenta um estudo de caso, elaborado num período de pandemia com o objetivo principal de conhecer as conceções de pais, educadores de infância e crianças relativamente ao brincar na Natureza e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Perante os dados recolhidos e analisados, constatou-se que os pais e os educadores de infância consciencializam-se acerca da importância do brincar na Natureza enquanto promotor do desenvolvimento e aprendizagem das crianças apesar de nem sempre aplicarem as suas conceções no dia a dia.
- A Autoeficácia e a Aceitação da Tecnologia do Educador Digitalmente CompetentePublication . Duarte, Carlos Nuno Alves; Santos, Filipe Alexandre da SilvaAo longo de mais de uma década, a União Europeia tem vindo a cola-borar, com os Estados-Membros, no sentido de reforçar a qualidade do ensino e da aprendizagem e melhorar o apoio às profissões docentes, considerando que a qualidade e profissionalismo dos conhecimentos, as atitudes dos educadores e competências, entre as quais as digitais, são de grande importância, por terem um efeito direto nos resultados da aprendizagem dos alunos. O quadro de referência DigCompEdu sinte-tiza quadros de competência existentes, num quadro de referência co-mum, e fornece sugestões para as competências pedagógicas digitais dos educadores segundo critérios didático-pedagógicos.Mas as crenças e a motivação podem influenciar diretamente a decisão de colocar em ação, ou não, essas mesmas competências. Será importante determinar como, e se os educadores estão a integrar a tecnologia na sala de aula. Além disso, compreender se as suas perceções ligadas à autoeficácia e aceitação da tecnologia positivam essa integração. Existem diversos modelos para avaliar a autoeficácia e a aceitação de tecnologias, em que alguns aspetos motivacionais são explorados. Para além do Quadro DigCompEdu, foi utilizado o Modelo TAM (Technology Acceptance Model) e a Teoria da Autoeficácia num Agrupamento de Escolas Pú-blicas. Apresentamos aqui os resultados de um estudo de caso, baseado em questionários a 73 professores. Confirmam que os educadores se encontram confiantes na informática e na sua integração na sala de aula, e positivamente motivados, mais extrinsecamente do que intrinseca-mente, mas ainda apresentam fragilidades na sua proficiência pedagó-gica digital. Pretende ainda ser um contributo para a criação do Plano de Apoio ao Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) daquela instituição, tendo em conta o Quadro Europeu de Organizações Digital-mente Competentes (DigCompOrg, 2018), no sentido de promover a inovação educacional, através da integração das tecnologias digitais em contexto educativo.
- A Música enquanto Recurso Pedagógico para Auxiliar Crianças com DislexiaPublication . Olival, Sara Filipa Moreira do; Milhano, Sandrina Diniz FernandesO presente relatório de projeto incide sobre uma problemática cada vez mais presente nas escolas em Portugal relativa às dificuldades de aprendizagem específicas (DAE). Incide, ainda, sobre o desafio de integrar as artes, mais especificamente a música, enquanto recurso didático-pedagógico nos diferentes níveis de ensino. Exploram-se as dificuldades de aprendizagem ao nível da leitura e da escrita, nas quais se enquadra a dislexia, DAE que as crianças selecionadas para estes estudos de caso apresentam, assim como o recurso à música no processo de ensino-aprendizagem. A importância que reveste a leitura, uma porta que nos permite atingir novos conhecimentos, uma janela sobre mundos desconhecidos e aprendizagens inesperadas, também influenciou a escolha do tema em estudo. Saber ler reveste-se de uma importância indescritível na vida de qualquer ser humano, sendo uma competência sem a qual se torna difícil comunicar e aprender. Assim, a capacidade de saber ler é relevante (essencial), não apenas durante a infância e aquando da escolaridade obrigatória, mas na vida futura de qualquer indivíduo. Nesse sentido, poderá a música, enquanto recurso didáticopedagógico, ajudar a desenvolver as competências linguísticas e cognitivas de crianças com DAE e, mais concretamente, com dislexia? Partindo deste interesse, formulou-se a seguinte pergunta de partida “De que forma a música pode influenciar a motivação, a atenção e a capacidade leitora das crianças com dislexia?”. As sessões do projeto de intervenção foram planificadas tendo em conta as necessidades das crianças. A fase de implementação iniciou no final do 1.º período do ano letivo 2020/2021, em contexto de ATL, com os dois participantes, crianças com dislexia, e outras crianças sem esta DAE. Devido à situação pandémica que atravessava o país e aos confinamentos, motivados pela COVID19, a intervenção foi interrompida, condicionando o processo iniciado. Assim, apesar do presente relatório incorporar evidências relativas às sessões realizadas com recurso à canção, o seu foco teve de ser alterado. Centrou-se, na compreensão do recurso à música no processo de ensino-aprendizagem de duas crianças com dislexia, que frequentavam o 4.º ano, e na leitura, em particular, no que diz respeito não só à motivação e à atenção, mas também na sua capacidade leitora. A pesquisa bibliográfica proporcionou um quadro teórico atualizado que permitiu compreender os contributos da utilização da música no processo de ensino-aprendizagem dos alunos disléxicos. Esta compreensão foi apoiada pelos resultados decorrentes da aplicação dos instrumentos de recolha de dados, nos vários contextos educativos por eles frequentados. Por fim, apresentaram-se e analisaram-se os dados obtidos através das técnicas e instrumentos de recolha de dados utilizados, dos quais fazem parte a observação participante, a entrevista e o inquérito por questionário. As evidências recolhidas sugeriram o aumento da motivação destas duas crianças, nomeadamente, durante o curto período de realização das sessões de intervenção e durante a sua participação em atividades musicais. A limitação do nosso trabalho prendeu-se com a impossibilidade de aprofundar a experimentação dos modos de utilização da música como recurso pedagógico, devido aos confinamentos a que estivemos sujeitos. Apesar desta limitação, as evidências sugerem que a música é não só um excelente recurso motivacional, mas também uma área e arte que pode e deve ser integrada, per si, e em todas as áreas do currículo, pois beneficia todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem.