Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.72 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação
Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico com o objetivo de
refletir sobre as vivências das Práticas Pedagógicas e apresentar um
estudo sobre a documentação pedagógica. Encontra-se organizado em
duas partes fundamentais: a primeira apresenta uma dimensão reflexiva
sobre as inúmeras experiências da Prática Pedagógica e a segunda uma
dimensão investigativa sobre a documentação pedagógica.
A primeira parte incide sobre o percurso realizado ao longo das Práticas
Pedagógicas em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Através de uma análise crítica e reflexiva fundamentada, enunciamos
expectativas, dificuldades sentidas, a evidenciamos as aprendizagens
mais significativas, experiências educativas implementadas, assim
como estratégias utilizadas. Esta dimensão foi crucial ao longo de todo
o processo formativo, sendo o alicerce da aprendizagem que subjaz às
grandes ações de um agente educativo, nomeadamente a observação, a
planificação, a intervenção, a avaliação e a reflexão. A documentação
pedagógica adquire um lugar de destaque no presente relatório, quer por
estar presente neste ciclo e se tratar do tema principal quer pela sua
relevância na dimensão investigativa.
A segunda parte diz respeito à apresentação de um estudo de caso,
inscrito no paradigma qualitativo e de índole interpretativa, realizado
nos contextos de Educação de Infância, nomeadamente creche e jardim
de infância, com intuito de compreender os contributos da
documentação pedagógica para o processo educativo. Este estudo
permitiu compreender o conceito de documentação pedagógica,
identificar as suas características e funções, assim como perceber o seu
processo de construção. Para além disso, revelou vantagens para o
contexto de Educação de Infância, particularmente ao nível da
aprendizagem das crianças e dos benefícios para educadores e pais.
Description
Keywords
Ensino básico do 1º ciclo Educação Pré-escolar Aprendizagem Prática pedagógica