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Authors
Abstract(s)
O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico,
realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do
Politécnico de Leiria. Este tem como principal intenção tornar visível
as aprendizagens que vivenciei nos diferentes contextos da Prática de
Ensino Supervisionada, estando organizado em duas dimensões.
A primeira parte se intitula de dimensão reflexiva, e apresenta uma
reflexão crítica e fundamentada do vivenciado em contexto de Creche,
Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta dimensão
apresento o percurso realizado através do ciclo interativo observação,
planificação, intervenção, reflexão e avaliação, bem como efetuo um
balanço das experiências vivenciadas.
A segunda parte, designada dimensão investigativa, diz respeito a um
estudo realizado sobre as conceções e práticas educativas dos
educadores de infância e professores de 1.º CEB sobre o espaço
exterior como potenciador de aprendizagem. Teve como objetivos: i)
compreender as conceções dos educadores de infância e dos
professores de 1.º ciclo sobre o impacto da utilização do espaço
exterior no processo de aprendizagem das crianças; ii) identificar
práticas/propostas educativas dos docentes no espaço exterior e
aprendizagens subjacentes às mesmas, iii) compreender o papel do
docente enquanto promotor da aprendizagem no espaço exterior, iv)
refletir sobre o contributo do espaço exterior para o processo de
aprendizagem das crianças. Para atingir estes objetivos, seguiu-se um
estudo de caráter qualitativo desenvolvido em contexto de Jardim de
Infância, no 1.º ano, no 2.º semestre do mestrado. Relativamente à
metodologia adotada recorreu-se a uma entrevista semiestruturada a 4
docentes e à análise documental de uma planificação e do projeto de
turma/grupo, a cada um dos entrevistados. Os resultados obtidos
demonstram, que a maioria dos docentes entrevistados considera que a
maior vantagem da utilização do espaço exterior diz respeito às
aprendizagens significativas que este proporciona, mais
concretamente relacionadas com as áreas de expressão e comunicação/
português, matemática e educação artística, área de formação pessoal
e social/cidadania e desenvolvimento e área do conhecimento do
mundo/ estudo do meio. Relativamente às desvantagens, a mais
mencionada diz respeito à falta de condições materiais, de espaços e à
localização da Instituição. Apesar das vantagens e das desvantagens, é
possível verificar que a maioria dos docentes entrevistados,
apresentam uma utilização frequente do espaço exterior, participando
ativamente nas brincadeiras das crianças.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Ensino básico do 1º ciclo Aprendizagem Brincar