Browsing by Issue Date, starting with "2019-07-16"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Design Gráfico como forma de descolonização. Um estudo e reflexão sobre discursos visuais de discriminação e forma de combatê-losPublication . Borges, Inês Isabel Silva; Ribeiro, Teresa Domingas Lourenço Fradique; Balesteros, Marco Paulo CariasDa experiência biográfica enquanto designer gráfica, mulher e negra que enfrentou questões complexas durante o seu percurso académico, resultou esta dissertação que pretende, de uma forma crítica e construtiva, responder aos problemas da falta de representação dos negros e das negras no âmbito do design gráfico. Este projecto de investigação divide-se em duas partes. A primeira parte tem como objetivo analisar e compreender temas e problemas relacionados com a apropriação e objectificação do negro, não só no design gráfico, mas também na pintura, no cinema, na música, entre outros. A segunda parte, através de um projecto prático, visa descolonizar o pensamento do leitor no que diz respeito à imagem estereotipada com que os negros são representados nos meios de comunicação, com o fim de criar novas narrativas e histórias diversificadas da negritude.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de InfânciaPublication . Santos, Mariana Félix dos; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, e está organizado em três capítulos. No que concerne ao primeiro capítulo, está subdividido em dois tópicos: no primeiro, é apresentada a caracterização do contexto educativo onde foi realizada a Prática Pedagógica em contexto de Creche e, no segundo, uma reflexão acerca das experiências mais significativas vivenciadas neste contexto. O segundo capítulo do relatório encontra-se dividido em quatro tópicos: o primeiro e o segundo, tal como no capítulo anterior, referem-se à caracterização do ambiente educativo, seguindo-se uma reflexão, no contexto de Jardim de Infância I; no terceiro tópico, é apresentado o trabalho elaborado com base na Metodologia de Trabalho de Projeto, intitulado “Sabichões, amigos do ocapi”, apresentando-se, no quarto tópico, um ensaio investigativo. Este, no âmbito da matemática, procurou estudar o modo como a lateralização e a lateralidade se desenvolvem em crianças de 5 e 6 anos de idade, tendo seguido uma metodologia qualitativa na forma de estudos de caso. Os resultados apontam para algumas dificuldades das crianças relativamente à lateralidade. No que respeita à lateralização, as crianças evidenciaram algum desenvolvimento, mostrando segurança ao longo do desenrolar das cinco tarefas, reconhecendo e utilizando com facilidade o vocabulário posicional. Por último, o terceiro capítulo contempla dois tópicos: o primeiro refere-se à caracterização do contexto educativo em Jardim de Infância II e o segundo apresenta a reflexão associada às experiências mai significativas vivenciadas neste contexto.
- Refletindo sobre a Prática PedagógicaPublication . Correia, Inês de Melo; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório é realizado no âmbito de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e está organizado em três capítulos: Prática Pedagógica em Creche; Prática Pedagógica em Jardim de Infância I; Prática Pedagógica em Jardim de Infância II. No primeiro capítulo é apresentado uma breve caracterização do contexto onde decorreu a minha prática em Creche, bem como, uma reflexão de alguns aspetos que considerei importantes. O segundo capítulo encontra-se divido em três subcapítulos, em que, no primeiro subcapítulo é apresentada uma reflexão sobre a prática pedagógica em Jardim de Infância I, no segundo capítulo é apresentado o projeto realizado com as crianças de acordo com a metodologia de trabalho projeto e por fim, no terceiro subcapítulo é exposto um ensaio investigativo no âmbito da Organização e Tratamento de Dados no préescolar. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa de índole descritiva. Os resultados mostram que as crianças desenvolveram competências de Organização e Tratamento de Dados a partir de experiências do seu quotidiano. No último capítulo reflito sobre os aspetos mais significativos da prática pedagógica em Jardim de Infância II.
- Crescendo, refletindo e investigando em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Machado, Vanessa; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de; Pinto, Hélia GonçalvesO presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como principalobjetivo evidenciar o percurso vivenciado no contexto de creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como as descobertas e aprendizagens mais significativas. Além da reflexão exaustiva sobre o percurso vivenciado, apresentamos um estudo sobre a utilização de materiais da natureza num contexto de Educação Pré-escolar, tentando perceber que experiências podem emergir da interação das crianças com estes materiais. O relatório encontra-se dividido em duas partes fundamentais, a primeira é referente à dimensão reflexiva e a segunda corresponde à dimensão investigativa. Na primeira parte são apresentados os vários contextos em que se realizaram as Práticas Pedagógicas; os receios e expectativas; os desafios e obstáculos encontrados; as aprendizagens e as descobertas realizadas. Ao refletir sobre estes pontos conseguimos ter uma maior lucidez dos aspetos relacionados com a educação, estes que nos irão ser muito úteis no nosso futuro, enquanto futuras profissionais da educação. A segunda parte do relatório apresenta um estudo de caso numa sala de jardim de infância, procurando responder à pergunta de partida sobre as experiências educativas que podem emergir da interação entre crianças e materiais da natureza. Perante os dados recolhidos e analisados, constatou-se que através da interação das crianças com os referidos materiais podem surgir diversas experiências educativas, nomeadamente, construções, representações de objetos e situações do quotidiano e exploração do mundo físico e natural.