ESECS - Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 10 of 35
Results Per Page
Sort Options
- Abordagens educativas na educação pré-escolar: utilização das TIC e de materiais manipuláveis na aprendizagem da matemáticaPublication . Delgado, Guida Celeste Serra; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraDesde muito cedo, as crianças começam a desenvolver alguns conceitos geométricos e a melhorar o seu raciocínio espacial. Fazer construções, recorrendo a materiais manipuláveis que representam formas geométricas, são experiências que favorecem o desenvolvimento da observação, do raciocínio, da manipulação, da construção e da representação de objetos estruturados e que devem ser implementadas na educação pré-escolar. Paralelamente, a utilização de ferramentas digitais em contexto de jardim de infância surge como inicio de preparação para uma sociedade em permanente evolução tecnológica. Explorar as potencialidades didáticas de softwares, através de atividades lúdicas é uma forma de criar bases para a construção de conceitos, e são uma forma ativa e significativa de impulsionar as aprendizagens das crianças. Foram preparadas dez sessões diferentes, na área da matemática seis com utilização dos blocos lógicos e quatro com recurso ao computador, com a utilização do software BLOGIC. A investigação decorreu num espaço de 2 meses, entre março e abril de 2017, com crianças de 3 anos de idade. Através da análise de dados, conclui-se que a utilização das ferramentas acima referidas contribuíram para o desenvolvimento de competências lógico-matemáticas e também para uma melhor apropriação e compreensão da utilização do software BLOGIC, no caso da utilização do computador.
- Aplicações móveis no desenvolvimento de competências auditivasPublication . Esteves, Ricardo José Fernandes; Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesO recurso aos meios tecnológicos em Educação tem demonstrado o seu potencial, em particular no contexto da recente pandemia SARS-CoV-2, que obrigou a um ensino remoto de emergência. Este estudo teve como objetivos conhecer e compreender em que medida os estudantes de música, em regime de curso livre, podem aperfeiçoar as suas competências auditivas e musicais através da utilização da App MyEarTraining utilizada em smartphones. Pretendeu-se aferir a viabilidade de realizar exercícios de caracter auditivo a partir da App MyEarTraining, verificar se há alterações na performance dos participantes após os exercícios realizados na aplicação, caracterizar o tipo de uso que é feito da App ao longo do tempo e conhecer a perceção de utilidade que os participantes têm da aplicação como complemento e apoio ao estudo. Para a realização deste estudo foram selecionados cinco participantes, todos alunos da classe de violino em regime de ensino livre, aos quais foi proposto a utilização de uma aplicação, instalada no smartphone de cada participante, com o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar as competências auditivas. Ao longo de 19 semanas, compreendidas entre 26 de outubro de 2022 e 8 março de 2023 os participantes utilizaram livremente, e de acordo com as suas necessidades a App MýEarTraining, sendo durante este período recolhidas informações, na própria plataforma em estudo, relativas ao desempenho de cada participante em várias vertentes, tais como, sessões realizadas em cada semana, tipologia de exercícios, resultados obtidos e duração das sessões. Para além deste método de recolha de dados e da observação realizada em contexto de sala de aula foi também realizada, no final das 19 semanas, uma entrevista semiestruturada. De acordo com os dados recolhidos foi possível observar melhorias ao nível do desempenho e dos resultados obtidos pelos sujeitos participantes. Verificou-se uma evolução gradual ao longo das 19 semanas, tal como melhor discernimento auditivo no que toca ao reconhecimento de escalas e acordes, identificação de intervalos e aumento no número de sessões de estudo individual, quer na componente teórica de Formação Musical quer na componente prática do estudo do instrumento, traduzindo-se depois em melhorias na performance dos alunos ao longo das aulas e na execução do instrumento, bem como algumas alterações positivas no que diz respeito à motivação.
- A aprendizagem do Teorema de Pitágoras com recurso ao GeoGebraPublication . Pedro, Sandra Maria Silva Reis; Santos, Filipe Alexandre da SilvaOs Cursos Vocacionais são uma oferta educativa que surge tendo como principal objetivo promover a redução do abandono escolar precoce e o sucesso escolar. Seguindo as indicações da tutela, a escola inclusiva, é aquela onde todos os alunos devem encontrar respostas que possibilitam a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social e, para que isso aconteça deve esta instituição reconhecer a diversidade dos seus alunos, encontrando formas de lidar com essa diferença, adequando os processos de ensino – aprendizagem às características de cada aluno, utilizando os meios necessários para que todos aprendam. Assim, os professores devem desenvolver as metodologias e estratégias facilitadoras do processo ensino-aprendizagem dos seus alunos. As dificuldades dos alunos são potenciadas quando a ausência de determinados conhecimentos os impede de aprender novos conteúdos. Nessa perspetiva, questiona-se a possibilidade dessas dificuldades serem ultrapassadas quando se recorre à utilização das TIC no processo ensino-aprendizagem. Em particular, este estudo questiona se é possível ultrapassar essa ausência de conhecimentos quando se estuda o Teorema de Pitágoras com recurso ao software de geometria dinâmica – GeoGebra. O GeoGebra é um software que apresenta três zonas, a algébrica, a gráfica e a folha de cálculo, interligadas dinamicamente, o que possibilita o aluno visualizar, conjeturar, validar e compreender os conceitos e propriedades de uma forma interativa e atrativa. Este estudo integra uma investigação sobre a própria prática profissional, seguindo uma abordagem qualitativa e interpretativa. A recolha de dados foi realizada numa turma do 2ºano de um Curso Vocacional do Ensino Básico. A análise dos dados recolhidos sugere que o uso do SGD-GeoGebra potencia, nos alunos, a capacidade de formular conjeturas que levam a uma aprendizagem significativa e assim, permite que estes aprendam o Teorema de Pitágoras, mesmo quando apresentam ausência de pré-requisitos. A generalidade dos alunos manifestou também opinião favorável à realização de atividades com recurso ao GeoGebra, na aprendizagem do Teorema de Pitágoras.
- Capacitación Docente en Gamificación: Un estudio en la Universidad Nacional de ChimborazoPublication . Fernández Armijos, Yessica Fernanda; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Chacon Castro, JackelineEl presente proyecto de investigación tiene como objetivo general determinar la incidencia del uso de gamificación en la capacitación docente en la Universidad Nacional de Chimborazo. Para ello se realizó una revisión de literatura tomando en consideración las referencias de diversos autores expertos en este tema. Se planificó, implementó y evaluó un proceso de capacitacion docente, com los princípios de la gamificacion. Participaron treinta y dos docentes de la Facultad de Ciencias de la Educación y la Tecnología, de la Universidad Nacional de Chimborazo. El curso tuvo la duración de cerca de dos semanas, entre marzo y abril de 2017, contando con 40 horas de trabajo. En este estudio se utilizó un diseño transeccional descriptivo, debido a que se realizó el levantamiento de información en un único momento de tiempo en una población de docentes de eduación superior, que participaron en el proceso de capacitacion y lo evaluaron; tanto en lo relacionado con los contenidos y metodología por medio de un cuestionario, dirigido a determinar su percepción en relación a los contenidos, captación de información y aporte a sus conocimientos en general. También se analizaron las dinamicas de trabajo y la participación en la actividades disponibles en la plataforma Moodle. Los resultados obtenidos apuntan a una evaluación positiva. El curso tuvo un aporte significativo en los conocimientos de los docentes, en particular en nuevas estrategias pedagógicas para la educación superior. También fue, en sí mismo, un ejemplo de gamificación de contenidos para la enseñanza, que puede ser aplicado en las clases por los docentes participantes. Además, puede servir de referente para el resto de docentes dentro de las demás facultades de la universidad, ya que claramente se ha reflejado satisfacción sobre el curso por parte de los docentes. iv Como trabajo futuro interesa conocer si los docentes van usar la gamificación en sus clases y como lo hacen, si hay diferencias en su utilización en función de la edad, del género y años de experiencia docente.
- Capacitación docente para el uso pedagógico de herramientas digitales colaborativas: un estudio de caso con Eduloc y PoppletPublication . Játiva Yépez, Verónica Elizabeth; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Chacon Castro, JackelineEl desarrollo de competencias en el siglo XXI para docentes y alumnos, los entornos de aprendizaje colaborativo, la geolocalización y los mapas mentales como herramientas educativas fueron la motivación para la realización del presente estudio, que pretendió conocer ¿De qué manera utilizan las herramientas digitales colaborativas los docentes que realizaron la capacitación en EDULOC y POPPLET? Se desarrolló una investigación de tipo descriptiva, de enfoque mixto (cualitativo-cuantitativo) con predominio de la metodología cualitativa y con un diseño basado en el estudio de caso. Los participantes fueron dos docentes del área de Ciencias Sociales y dos paralelos con 52 alumnos, en total, que forman parte del octavo año de Educación Básica General de dos instituciones educativas pertenecientes al sector público y privado, cada una respectivamente, ubicadas en la ciudad de Quito-Ecuador, quienes hicieron uso de las herramientas tecnológicas EDULOC, basada en la geolocalización, y POPPLET, basada en la técnica de los mapas mentales. Los datos obtenidos a través de las entrevistas y el diario de campo fueron tratados mediante el análisis de contenido, y los datos obtenidos a partir de las fichas de observación, mediante la estadística descriptiva; información que fue articulada con las diferentes fuentes teóricas, dando respuesta a los objetivos de este estudio. Los resultados alcanzados permiten comprender, las potencialidades educativas de las herramientas tecnológicas EDULOC Y POPPLET, la factibilidad de su uso en función del contexto educativo y, la efectividad para desarrollar habilidades en el trabajo colaborativo. La utilización de estas herramientas tecnológicas ha contribuido a potenciar el desarrollo del trabajo colaborativo, desde la perspectiva del docente y de los alumnos.
- O Clube de Robótica da Escola Básica de São GonçaloPublication . Rei, Filipa Ribeiro Casal do; Santos, Filipe Alexandre da SilvaO Clube de Robótica da Escola Básica de São Gonçalo é um dos clubes de robótica mais conhecidos em Portugal, em parte pela sua visibilidade nos eventos de robótica, inclusivamente nos campeonatos internacionais em que os alunos participam e saem premiados. Uma vez que as metodologias de ensino-aprendizagem destes clubes costumam assentar em metodologias ativas, há um interesse muito grande em estudar as suas dinâmicas e conhecer o seu potencial no ensino-aprendizagem formal. Desta forma, apresenta-se um estudo feito neste clube que pretendeu conhecer as suas práticas, dinâmicas e estratégias, sobretudo, conhecer se estas assentam na metodologia baseada em projetos (PBL). Tratou-se de um estudo de caso, baseado numa entrevista ao seu coordenador e na observação das metodologias de ensino-aprendizagem num dos maiores eventos internacionais em que este clube participa, o RoboCup. Os resultados verificados permitiram concluir que as práticas, dinâmicas e estratégias utilizadas pelos professores do CR EBSG, são baseadas em metodologias ativas de aprendizagem, concretamente, na metodologia de aprendizagem baseada na resolução de projetos (PBL). Neste estudo também se verificou que certas competências essenciais para o séc. XXI, tais como a colaboração, comunicação, autonomia, capacidade de resolução de problemas, raciocínio lógico, pensamento abstrato, sentido crítico e a criatividade foram mobilizadas com esta metodologia.
- Competencias de seguridad-privacidad en internet y redes sociales en estudiantes de Tercero de Bachillerato General Unificado de una Unidad Educativa de Quito-Ecuador.Publication . Chango Jaya, Santiago David; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaLa seguridad y privacidad de datos personales es un derecho y una obligación que los ciudadanos digitales deben interiorizar y aplicar responsablemente en sus actividades cotidianas en la red social. El objetivo de esta investigación es identificar los conocimientos y la implementación de procedimientos relativos a la protección de identidad de datos personales en la red social Facebook. El estudio tiene corte descriptivo-interpretativo y utiliza métodos cuanti-cualitativos que fueron implementados en dos fases secuenciales utilizando las técnicas de encuesta y observación estructuradas. Los instrumentos se construyeron usando como categorías de análisis lineamientos establecidos en el Cuadro Europeo de Referencia para la Competencia Digital, DigComp. Los sujetos de estudio fueron estudiantes de tercero de bachillerato, de entre 17 y 18 años de una Unidad Educativa de Quito, y sus perfiles en Facebook. Los resultados obtenidos en las fases fueron comparados para obtener una visión más completa sobre el conocimiento y aplicación de estos criterios. La investigación disponible indica que los estudiantes de esta unidad educativa, afirman conocer sobre temas de seguridad y privacidad pero no aplican estos criterios en su entorno digital en Facebook. Con base en las conclusiones se presenta un proyecto educativo aplicable al aula para fortalecer los criterios de seguridad y privacidad de datos personales.
- A construção colaborativa de mapas mentais digitais nas aulas de ciências naturaisPublication . Caçador, Ana Carolina Ferreira; Santos, Filipe Alexandre da SilvaOs mapas mentais são uma ferramenta pedagógica importante no ensino/aprendizagens das Ciências Naturais e são muitos os professores que os usam, enquanto recurso, nas suas aulas. Neste estudo procurou-se investigar se a elaboração de mapas mentais com uma ferramenta digital, o Popplet, e enquadrada num cenário de aprendizagem socioconstrutivista, promove a aprendizagem de competências específicas no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e de competências transversais, sobretudo a colaboração. A hipótese desta ferramenta ser promissora para estas aprendizagens deve-se, por um lado, à literatura que tem vindo a apontar algumas vantagens dos mapas mentais digitais sobre os tradicionais, como, por outro, das potencialidades do Popplet enquanto ferramenta específica, como o da edição colaborativa. Este estudo torna-se, assim, pertinente para o contexto atual do ensino/aprendizagem das CN, sobretudo à luz do novo referencial do “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória” que enfatiza a colaboração como competência transversal a ser trabalhada e desenvolvida. Esta investigação foi operacionalizada num estudo de caso, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, com alunos do 9.º ano de escolaridade do Colégio Conciliar de Maria Imaculada, em Leiria. Em função dos objetivos do estudo e da natureza dos dados recolhidos, optou-se por uma metodologia integrando métodos qualitativos e métodos quantitativos. Os resultados sugerem que a estratégia pedagógica utilizada promoveu a aprendizagem colaborativa, o envolvimento ativo dos alunos na construção do conhecimento, e contribuiu para que os alunos adquirissem aprendizagens significativas dos conteúdos de Ciências Naturais.
- Desarrollo de la conciencia fonológica: uso del software JCLIC con niños de preescolarPublication . Quilca Terán, María Soledad; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Garces Alencastro, Alejandra CristinaLa conciencia fonológica es la capacidad de manipular los segmentos del habla, permitiendo que los niños tomen conciencia de los diferentes sonidos que tienen las palabras, para estructurar el lenguaje hablado. El objetivo principal de la investigación es analizar el uso del software educativo JClic para el desarrollo de la conciencia fonológica con niños de 4 años de la Unidad Educativa Particular “Jacinto Jijón y Caamaño”, ubicada en la parroquia de Amaguaña. El estudio tiene un diseño de investigación descriptiva y exploratoria, que permite observar y describir el comportamiento de los niños ante el uso del software educativo. A través de los instrumentos de recogida de información: ficha de observación, prueba de segmentación lingüística (PSL) y un cuestionario, se procedió a recolectar los datos sobre la interacción de los niños con las actividades del software, el conocimiento de las docentes sobre las tecnologías de información y comunicación (TIC) y el nivel de desarrollo de la conciencia fonológica en los niños. La evaluación aplicada a los niños se realizó en sesiones con una duración aproximada de 15 a 20 minutos para resolver y completar las actividades o tareas propuestas. Los resultados reflejaron que el trabajo en pares permitió la solución de dificultades de aplicación y redujo los errores de identificación, articulación y vocalización de fonemas. Las actividades fueron diseñadas con dificultad media para los niños, siendo el trabajo en parejas una ventaja para el desarrollo de la conciencia fonológica. Se concluye que es posible mejorar la conciencia fonológica mediante el software educativo JClic, el cual permite diseñar actividades interactivas y llamativas que faciliten la adquisición de aprendizajes significativos. Además, es una herramienta versátil que permite trabajar contenidos de interés y necesidad tanto para el docente como para los niños, promoviendo un contexto de aprendizaje positivo.
- Um dia de aprendizagem perfeitoPublication . Valentim, Sandra Cristina Andrez; Freire, Carla Sofia CostaA evolução tecnológica dos últimos anos abriu portas a novos desafios em vários campos. O do Ensino, não é exceção e, mais do que nunca, parece necessário desenvolver processos educativos que mantenham o interesse dos alunos na sala de aula e na escola. Estes alunos parecem cada vez mais distantes dos professores, dispersos, muito motivados para o uso das tecnologias e carentes de estratégias ativas que lhes permitam manterem-se motivados para aprender. A presente investigação surgiu da inquietação da investigadora, relacionada com a dificuldade em sentir os alunos motivados nas aulas. A esta associou-se a necessidade de compreender o porquê desta desmotivação, que leva muitos alunos à indisciplina e ao insucesso escolar. Na sequência deste questionamento, surgiu a oportunidade de colaborar num projeto de investigação sobre práticas pedagógicas e ambientes inovadores de aprendizagem, o Projeto DELLI. Este foi o ponto de partida para a elaboração de um diagnóstico, cuja finalidade foi a de perceber como seria um dia de aulas ideal para alunos do Ensino Secundário. Desta questão foram traçados os objetivos da presente investigação: identificar as perceções dos alunos relativamente à escola idealizada para gerar aprendizagens significativas e contribuir com sugestões de melhoria de práticas letivas. As respostas a estas questões permitiram identificar as dificuldades sentidas na sala de aula e outras áreas onde se possa intervir, no sentido de melhorar as aprendizagens. A investigação assentou no Paradigma Qualitativo, uma vez que se procuraram respostas que levassem a sugestões de melhoria de vivências educativas de um grupo específico, fundando-se num estudo descritivo, ancorado em alguns pressupostos de um modelo de Design Thinking. O diagnóstico foi efetuado em duas escolas públicas de zonas distintas do país. A recolha de dados foi realizada através de um instrumento não formal, que pretendeu incentivar respostas livres, apelando à capacidade crítica para expressarem, de forma anónima, as perceções relativamente a como consideram que deve ser um dia de escola ideal. Este levantamento resultou em textos dos quais foi realizada uma análise de conteúdo explorando a linguagem utilizada, de modo estruturado, na procura de respostas nas palavras dos participantes. De uma forma sucinta pôde concluir-se que um dia de escola ideal, para estes alunos, implica a realização de algumas mudanças nas estratégias de ensino-aprendizagem. São de destacar alterações relacionadas com a flexibilidade, quer a nível de horários e espaços aula quer, principalmente, na forma de estar, na capacidade de abertura e de acompanhamento dos professores em relação à forma como ensinam os seus alunos. Pretendeu-se, com este estudo, contribuir para uma evolução na atuação das escolas e dos professores, levando a uma aproximação do que os alunos perspetivam como Escola Ideal.
