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- Teachers´ Perceptions of Using Blogs in EFL Classes in PortugalPublication . Duarte, Alexandra Maria da Silva Fernandes e Tavares; Daubney, MarkO presente relatório faz parte dos requisitos do Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC na ESECS-IPL. Blogging é o ato de publicar conteúdo numa plataforma online, com o qual muitos utilizadores da Internet estão já familiarizados. No entanto, tem sido subutilizado em Inglês como língua estrangeira (LE) em Portugal. Assim, este estudo explora e examina as perceções que os professores de inglês a lecionar nos 2º e 3º CEB, bem como no nível secundário, em Portugal, têm relativamente aos benefícios e constrangimentos de trabalhar com weblogs (vulgo, blogues) nas suas aulas. A inclusão de objetivos relacionados com blogging nas Metas Curriculares da disciplina de Inglês e em outros documentos oficiais emanados do Ministério da Educação, bem como a crescente importância das literacias digitais na educação em todo o mundo, subjazem ao objetivo deste estudo de fazer uma modesta contribuição - no contexto português - para as formas como os professores de Inglês LE percebem o uso de blogues, e como os alunos podem beneficiar com o seu uso. Depois de definir as minhas motivações pessoais e profissionais para este estudo e seus objetivos no Capítulo 1, o Capítulo 2 abrange uma extensa revisão da literatura onde discuto o aparecimento de blogues, seguidos dos seus benefícios e constrangimentos quando usados em contextos de sala de aula, conforme identificados na literatura. O Capítulo 3 apresenta a fundamentação e metodologia do projeto de pesquisa, antes de explicar o procedimento de recolha e análise de dados através de questionários exploratórios aplicados aos professores de Inglês LE em seminários organizados pela Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e um questionário piloto aplicado a todos os professores de Inglês a lecionar numa escola de 2º e 3º CEB na região de Leiria. Estas foram fases que me permitiram refinar o questionário principal, o instrumento primário de recolha de dados do estudo. O Capítulo 4 é uma análise e discussão dos resultados e padrões a partir dos dados obtidos com o questionário principal, usando uma abordagem essencialmente quantitativa, embora as questões abertas sejam analisadas a partir de uma perspetiva qualitativa, com enfoque tanto nos benefícios como constrangimentos dos blogues conforme identificado pelos inquiridos no questionário acima mencionado. iv O Capítulo 5 aborda as questões de pesquisa e até que ponto elas foram respondidas. Para facilitar esta tarefa, são apresentados constrangimentos ao nível macro e micro que os professores entendem como impactantes no uso pedagógico das TIC e ferramentas da Web 2.0 - incluindo blogues. Em seguida, são analisadas as implicações decorrentes do estudo, incluindo sugestões pedagógicas para o uso de blogues. Finalmente, as limitações do estudo são abordadas antes de possíveis projetos futuros, tendo este estudo como referência.
- The biotechnological potential of the seaweed Gracilariopsis longissima (Rhodophyta, Gracilariales)Publication . Freitas, Marta Alexandra dos Santos Veríssimo; Mouga, Teresa Margarida Lopes da Silva; Afonso, Clélia Paulete Correia NevesRecentemente, a humanidade tem sondado os oceanos na procura de fontes naturais de compostos bioativos, tais como os provenientes de macroalgas, que hoje em dia ocupam lugares de destaque em campos da Ciência e Medicina. As macroalgas figuram na história e tradição de várias culturas, sendo hoje em dia exploradas e cultivadas para diversos propósitos, dependendo da espécie e país, mas geralmente como alimento ou produção de ficocolóides. A alga Gracilariopsis longissima (Rhodophyta, Gracilariales) pertence a uma família de macroalgas vermelhas amplamente autenticadas pelo seu valor como agarófitas, sendo a espécie em si ultimamente reconhecida em sistemas IMTA como biorremediadora. A alga G. longissima da Lagoa de Óbidos foi assim o objeto do presente estudo, estando este dividido em dois capítulos principais, relativos a pesquisa com objetivos distintos. O Capítulo Um foca-se sobretudo na avaliação das taxas de crescimento de G. longissima em salinidades distintas e sob condições controladas, e onde se inferiu que a macroalga apresenta o melhor crescimento e performance a uma salinidade de 35‰ (com um aumento de comprimento de 1.611%.dia-1, e 16 novas ramificações), não sobrevivendo contudo em salinidades de 15‰ e inferiores. O Capítulo Dois estabelece um perfil nutricional para G. longissima, nomeadamente deteção de sazonalidade no conteúdo em proteína e determinação do perfil lipídico, fornecendo também um parecer sobre variação sazonal na sua atividade antioxidante. Foi igualmente testada sazonalidade na atividade antimicrobiana, contra as bactérias Escherichia coli, Bacillus subtilis e Vibrio alginolyticus. Os resultados indicam um considerável conteúdo em proteína (desde 11.19 a 27.04% de peso seco), e um perfil de ácidos gordos rico em ácido araquidónico e ácido palmítico (36.78 e 43.84 % do total de ácidos gordos, respetivamente) mostrando, no entanto, uma fraca atividade antioxidante (conteúdo total em polifenóis desde 0.54 a 1.90 mg EAG.g-1, e atividade sequestradora do DPPH desde 3.93 a 8.92%). A atividade antibacteriana de G. longissima é notável, não apresentando variação sazonal contra qualquer uma das bactérias testadas. De modo geral, G. longissima apresenta-se como uma potencial fonte de compostos biológicos ativos, com apreciável relevância em um vasto leque de aplicações biotecnológicas. Apesar de distintos, os resultados obtidos nos Capítulos Um e Dois devem ser considerados mutuamente, pois oferecem contribuições respeitantes a condições de crescimento para G. longissima, e um parecer sobre compostos fornecidos pela macroalga, que poderão eventualmente justificar o futuro cultivo em larga-escala dedicado a esta espécie.
- Abordagens educativas na educação pré-escolar: utilização das TIC e de materiais manipuláveis na aprendizagem da matemáticaPublication . Delgado, Guida Celeste Serra; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraDesde muito cedo, as crianças começam a desenvolver alguns conceitos geométricos e a melhorar o seu raciocínio espacial. Fazer construções, recorrendo a materiais manipuláveis que representam formas geométricas, são experiências que favorecem o desenvolvimento da observação, do raciocínio, da manipulação, da construção e da representação de objetos estruturados e que devem ser implementadas na educação pré-escolar. Paralelamente, a utilização de ferramentas digitais em contexto de jardim de infância surge como inicio de preparação para uma sociedade em permanente evolução tecnológica. Explorar as potencialidades didáticas de softwares, através de atividades lúdicas é uma forma de criar bases para a construção de conceitos, e são uma forma ativa e significativa de impulsionar as aprendizagens das crianças. Foram preparadas dez sessões diferentes, na área da matemática seis com utilização dos blocos lógicos e quatro com recurso ao computador, com a utilização do software BLOGIC. A investigação decorreu num espaço de 2 meses, entre março e abril de 2017, com crianças de 3 anos de idade. Através da análise de dados, conclui-se que a utilização das ferramentas acima referidas contribuíram para o desenvolvimento de competências lógico-matemáticas e também para uma melhor apropriação e compreensão da utilização do software BLOGIC, no caso da utilização do computador.
- Inspeção e caracterização das coberturas com estrutura de madeira do centro histórico de LeiriaPublication . Israel, Rúdi Marcelo Cunha; Pereira, João Paulo Veludo Vieira; Gaspar, Florindo José Mendes; Mendes, VitóriaO presente relatório de estágio sintetiza as atividades realizadas durante o Estágio Curricular, realizado no âmbito do Mestrado em Engenharia Civil - Construções Civis, na Câmara Municipal de Leiria, no Departamento de Planeamento e Gestão Urbanística (DPGU) – divisão de Reabilitação Urbana. Este relatório pretende realçar a importância de uma correta inspeção, levantamento e caracterização das coberturas com estrutura de madeira em edifícios antigos, nomeadamente do centro histórico de Leiria, desenvolvendo um estudo de diagnóstico, tipologias das estruturas e avaliação do estado de conservação das coberturas. Foram inspecionados 29 edifícios que representam um número significativo de coberturas com estrutura de madeira. É um trabalho difícil e intenso pois apresenta muitas condicionantes, como a autorização dos proprietários e o tipo de acessibilidade à cobertura. Numa primeira fase é feita uma contextualização da área em estudo, seguida por uma síntese e características da madeira e uma descrição dos tipos de estruturas em madeira aplicados em edifícios antigos, nomeadamente as asnas. Por último apresenta-se uma síntese das anomalias mais comuns em estruturas de madeira e possíveis causas. Foram realizadas fichas de inspeção adaptadas ao centro histórico de Leiria, com vista a inspecionar coberturas com estrutura original em madeira. Para cada caso de estudo efetuou-se um registo fotográfico, levantamento geométrico das estruturas de cobertura, assim como medição do teor de água da madeira. Finalmente são apresentados os resultados em gráficos complementados com desenhos de pormenor da geometria das estruturas de cobertura inspecionadas.
- Avaliação do fenómeno do Curling em pavimentos industriais de betão armado não aderentesPublication . Batalha, Nádia Martina Lopes; Pereira, João Paulo Veludo Vieira; Júlio, Eduardo Nuno Brito SantosA construção e reabilitação de pavimentos de betão assentes no solo, de edifícios industriais, representam atualmente uma importante área de intervenção na construção em Portugal. As exigências requeridas nas normas existentes para este tipo de pavimentos, nomeadamente o ACI 302.1R (2015) (Guide for Concrete Floor and Slab Construction), têm vindo a aumentar de modo a melhorar a qualidade da construção e das intervenções. Para contribuir para este objetivo, é essencial conhecer os principais requisitos destes pavimentos e as principais patologias a eles associados. Uma das patologias mais recorrentes, e por isso mais relevantes, dos pavimentos industriais de betão assentes no solo é o curling, tendo sido por esta razão decidido focar a presente dissertação de mestrado no seu estudo. O Curling manifesta-se como uma deformação dos pavimentos nas suas extremidades ou nas juntas. Pode ainda verificar-se o cenário oposto, de levantamento do pavimento na zona central. Em ambos os casos as causas são, fundamentalmente, gradientes de temperatura e/ou de humidade ao longo da espessura do pavimento e outras solicitações como por exemplo cargas de empilhadoras. Desta forma as diferentes condições de exposição dos pavimentos, dependentes da sua localização (interior ou exterior do edifício), e a interface laje/sub-base desempenham um papel fundamental neste fenómeno. A ação do peso próprio contraria esta deformação causando tensões de tração na parte superior ou inferior e a consequente fendilhação do pavimento. Esta patologia tem grandes implicações na normal utilização dos pavimentos e é responsável por perdas significativas de rendimento das empresas. Desta forma, é muito importante o estudo do fenómeno de Curling, de modo a evitar, e / ou mitigar esta patologia, e melhorar o desempenho dos pavimentos industriais. No presente trabalho foram definidos os seguintes objetivos: (1) estudar a influência da interface laje / sub-base, e (2) estudar a influência da classe de exposição ambiental (temperatura e humidade) no fenómeno do curling. Para atingir os objetivos propostos foi realizado um programa experimental com a construção de oito (8) lajes de pequena espessura. As lajes foram colocadas em dois ambientes diferentes, para avaliar o comportamento de pavimentos no interior e no exterior. Foram ainda considerados dois tipos de interface laje / sub-base: (i) colocação de membrana plástica com uma espessura de 250 microns; e (ii) colocação de uma camada de areia de 10 cm. Com esta situação pretendeu-se avaliar a influência das diferentes condições de drenagem na variação dos gradientes de humidade e temperatura ao longo da espessura da laje e a sua influência no curling. Concluiu-se que a utilização da membrana plástica na interface laje / sub-base conduz a menores deformações no pavimento quando comparado com a utilização de uma camada de areia na interface laje / sub-base. Conclui-se igualmente que a humidade relativa e a temperatura ambiente influenciam a deformação destes pavimentos.
- Utilização dos recursos educativos digitais da Web 2.0 WEB 2.0 no ensino da música no 4º ano do 1º ciclo do ensino básico: Um contributo para o processo de ensino e aprendizagemPublication . Quintino, Maria Claudina Silva; Milhano, Sandrina Diniz FernandesO presente estudo desenvolve-se no âmbito do Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC. Possibilita alargar os conhecimentos sobre a utilização pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação e perceber a sua pertinência na promoção do envolvimento e motivação para a aprendizagem da música no 1.º ciclo do Ensino Básico. Com esta investigação pretende-se compreender a aplicabilidade da utilização das tecnologias e dos recursos educativos digitais como estratégia pedagógica para o ensino da música, compreender a usabilidade das ferramentas disponibilizados na Web 2.0 para fomentar a motivação e o empenho, assim como para promover a construção do conhecimento e incrementar as aprendizagens significativas, nomeadamente a nível da linguagem, códigos e conceitos musicais. A revisão de literatura observa o impacto da evolução tecnológica e a sua influência no aluno da atualidade, o novo papel do professor, as novas pedagogias, metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem. Examina, ainda, a inclusão das tecnologias educativas digitais no ensino da música no 1.º ciclo do ensino básico mediante uma análise à política educativa em Portugal e à sua repercussão no currículo, assim como um estudo sobre a interligação entre o currículo do 1.º ciclo, as tecnologias e o ensino da música, e a viabilidade da integração dos recursos educativos digitais no ensino da música. Considerando o tipo de aluno que se encontra na sala de aula, tendo em conta as suas apetências tecnológicas e o seu prazer natural pela prática musical, a investigação de campo permitiu promover o ensino específico da música junto dos alunos do 4º ano mediante a utilização das tecnologias, nomeadamente dos recursos digitais, como ferramenta pedagógica proporcionando uma nova dinâmica da aula e promovendo o interesse e a motivação para a construção de conhecimento e a aprendizagem significativa através de aulas cativantes e divertidas. O estudo foi desenvolvido em torno da lecionação de conteúdos e conceitos musicais abrangendo os diversos domínios da música, interligados vi com a respetiva prática musical e consolidados através da interação com ferramentas digitais previamente selecionadas. Os instrumentos de recolha de dados compreendem o questionário realizado antes da implementação do projeto e replicado no final, um mini-inquérito aplicado em cada uma das quinze aulas e duas entrevistas, uma dirigida aos alunos e outra às docentes. Pode-se inferir que a inclusão dos recursos educativos digitais nos processos de ensino e aprendizagem do ensino da música, nomeadamente para o 4.º ano do 1CEB, teve um contributo positivo nos alunos a nível pedagógico com o incremento das aprendizagens significativas e da construção de conhecimentos musicais a nível da linguagem, códigos e conceitos musicais, do desenvolvimento de competência musicais nomeadamente a nível da interpretação instrumental e da criatividade, do aumento da motivação pela aprendizagem e do empenho na realização das atividades propostas. Paralelamente, contribuiu para o desenvolvimento da literacia em TIC e para realização de outras aprendizagens indiretas
