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Os Cursos Vocacionais são uma oferta educativa que surge tendo como principal objetivo promover a redução do abandono escolar precoce e o sucesso escolar. Seguindo as indicações da tutela, a escola inclusiva, é aquela onde todos os alunos devem encontrar respostas que possibilitam a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social e, para que isso aconteça deve esta instituição reconhecer a diversidade dos seus alunos, encontrando formas de lidar com essa diferença, adequando os processos de ensino – aprendizagem às características de cada aluno, utilizando os meios necessários para que todos aprendam. Assim, os professores devem desenvolver as metodologias e estratégias facilitadoras do processo ensino-aprendizagem dos seus alunos.
As dificuldades dos alunos são potenciadas quando a ausência de determinados conhecimentos os impede de aprender novos conteúdos. Nessa perspetiva, questiona-se a possibilidade dessas dificuldades serem ultrapassadas quando se recorre à utilização das TIC no processo ensino-aprendizagem. Em particular, este estudo questiona se é possível ultrapassar essa ausência de conhecimentos quando se estuda o Teorema de Pitágoras com recurso ao software de geometria dinâmica – GeoGebra.
O GeoGebra é um software que apresenta três zonas, a algébrica, a gráfica e a folha de cálculo, interligadas dinamicamente, o que possibilita o aluno visualizar, conjeturar, validar e compreender os conceitos e propriedades de uma forma interativa e atrativa.
Este estudo integra uma investigação sobre a própria prática profissional, seguindo uma abordagem qualitativa e interpretativa. A recolha de dados foi realizada numa turma do 2ºano de um Curso Vocacional do Ensino Básico.
A análise dos dados recolhidos sugere que o uso do SGD-GeoGebra potencia, nos alunos, a capacidade de formular conjeturas que levam a uma aprendizagem significativa e assim, permite que estes aprendam o Teorema de Pitágoras, mesmo quando apresentam ausência de pré-requisitos. A generalidade dos alunos manifestou também opinião favorável à realização de atividades com recurso ao GeoGebra, na aprendizagem do Teorema de Pitágoras.
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Keywords
Tecnologia Educativa Geometria Geometria Dinâmica Teorema de Pitágoras