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- Aplicação da metodologia DMAIC ao processo de comunicação da empresa CODIPublication . Oliveira, Verónica Reis; Marques, Alzira Maria AscensãoNo contexto atual, o valor de uma marca tornou-se um fator fundamental a ser considerado no sucesso das organizações. Assim, é importante a criação de estratégias que permitam comunicar uma proposta de valor diferenciadora, contribuindo para o aumento da notoriedade e para os resultados das organizações. O presente relatório de estágio centra-se na empresa CODI, com atuação no mercado da comercialização de equipamentos de Impressão 3D. Este estudo visa criar propostas de melhoria na comunicação do valor da marca em Portugal, incidindo particularmente no mercado B2B. Procurou-se sustentação na revisão de literatura sobre os fatores determinantes da criação de valor no contexto business-to-business e na comunicação desse valor, apostando na convergência dos canais de comunicação tradicionais e digitais. Para tal, e com base nas atividades realizadas ao longo do estágio no departamento de marketing, desenvolveu-se um estudo de caso sobre o processo de comunicação adotado pela empresa, com o intuito de propor ações de melhoria para a comunicação da marca. Para o efeito, aplicou-se a metodologia DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control) e um conjunto de ferramentas que visam determinar as causas que estão na origem da dificuldade em comunicar o valor da marca CODI e das impressoras 3D, e posteriormente foram propostas ações de melhoria. Concluiu-se que a empresa facilitadora de estágio não apresentava uma estratégia de comunicação consistente e eficaz para a comunicação do seu valor no mercado, sendo necessário realizar melhorias na produção de conteúdos altamente segmentados e na sua divulgação em meios de comunicação que permitam um maior alcance e mais eficaz. Posto isto, foi sugerida uma maior aposta da presença da marca nos meios digitais, visando contribuir para uma aproximação com os potenciais clientes, fornecendo informação útil e relevante com o objetivo de tornar a marca um sucesso no mercado.
- Um dia de aprendizagem perfeitoPublication . Valentim, Sandra Cristina Andrez; Freire, Carla Sofia CostaA evolução tecnológica dos últimos anos abriu portas a novos desafios em vários campos. O do Ensino, não é exceção e, mais do que nunca, parece necessário desenvolver processos educativos que mantenham o interesse dos alunos na sala de aula e na escola. Estes alunos parecem cada vez mais distantes dos professores, dispersos, muito motivados para o uso das tecnologias e carentes de estratégias ativas que lhes permitam manterem-se motivados para aprender. A presente investigação surgiu da inquietação da investigadora, relacionada com a dificuldade em sentir os alunos motivados nas aulas. A esta associou-se a necessidade de compreender o porquê desta desmotivação, que leva muitos alunos à indisciplina e ao insucesso escolar. Na sequência deste questionamento, surgiu a oportunidade de colaborar num projeto de investigação sobre práticas pedagógicas e ambientes inovadores de aprendizagem, o Projeto DELLI. Este foi o ponto de partida para a elaboração de um diagnóstico, cuja finalidade foi a de perceber como seria um dia de aulas ideal para alunos do Ensino Secundário. Desta questão foram traçados os objetivos da presente investigação: identificar as perceções dos alunos relativamente à escola idealizada para gerar aprendizagens significativas e contribuir com sugestões de melhoria de práticas letivas. As respostas a estas questões permitiram identificar as dificuldades sentidas na sala de aula e outras áreas onde se possa intervir, no sentido de melhorar as aprendizagens. A investigação assentou no Paradigma Qualitativo, uma vez que se procuraram respostas que levassem a sugestões de melhoria de vivências educativas de um grupo específico, fundando-se num estudo descritivo, ancorado em alguns pressupostos de um modelo de Design Thinking. O diagnóstico foi efetuado em duas escolas públicas de zonas distintas do país. A recolha de dados foi realizada através de um instrumento não formal, que pretendeu incentivar respostas livres, apelando à capacidade crítica para expressarem, de forma anónima, as perceções relativamente a como consideram que deve ser um dia de escola ideal. Este levantamento resultou em textos dos quais foi realizada uma análise de conteúdo explorando a linguagem utilizada, de modo estruturado, na procura de respostas nas palavras dos participantes. De uma forma sucinta pôde concluir-se que um dia de escola ideal, para estes alunos, implica a realização de algumas mudanças nas estratégias de ensino-aprendizagem. São de destacar alterações relacionadas com a flexibilidade, quer a nível de horários e espaços aula quer, principalmente, na forma de estar, na capacidade de abertura e de acompanhamento dos professores em relação à forma como ensinam os seus alunos. Pretendeu-se, com este estudo, contribuir para uma evolução na atuação das escolas e dos professores, levando a uma aproximação do que os alunos perspetivam como Escola Ideal.
- O impacto das oscilações da Bitcoin na rendibilidade das empresas e do mercadoPublication . Santos, Emanuel Pereira; Febra, Lígia Catarina Marques; Costa, Magali PedroA Bitcoin (BTC) é sinónimo de mudança, sinónimo de evolução digital nos sistemas bancários, sinónimo de uma nova realidade. O presente trabalho procura estudar a relação entre as oscilações da taxa de câmbio da Bitcoin face ao dólar americano (United States Dollar) (BTC/ USD) com a rendibilidade das empresas e do mercado, analisando o impacto causado pela sua variação. Adicionalmente, analisamos se o impacto é sentido de maneira diferente dependendo do tipo de mercado de proveniência das empresas (emergente ou desenvolvido). O efeito assimétrico na rendibilidade das empresas e do mercado é também alvo de estudo, ou seja, verificamos se existe uma reação distinta nas mesmas caso haja uma valorização ou desvalorização da moeda. Por fim, estudamos se o impacto causado pelas oscilações das moedas tradicionais na rendibilidade das empresas e do mercado é significativo e se a percentagem de vendas para o estrangeiro influencia de algum modo o impacto da taxa de câmbio na rendibilidade das empresas. Recorrendo a dados em painel e utilizando uma amostra total de 2372 empresas inseridas em 14 mercados de ações, no período de outubro de 2011 a janeiro de 2019, procuramos responder aos objetivos definidos. Ao nível das empresas, concluímos que as oscilações da taxa de câmbio BTC/USD não influenciam a rendibilidade das ações das empresas, tanto para a amostra de empresas pertencentes a mercados emergentes, como para a amostra de empresas pertencentes a mercados desenvolvidos. Os resultados obtidos revelaram também não existir nenhum comportamento assimétrico na rendibilidade das empresas. Ao nível de mercado, constatámos que as variações da taxa de câmbio BTC/USD causam um impacto positivo na rendibilidade do mercado local. Analisando o impacto por tipo de mercado concluímos que a relação existente entre a variação da taxa de câmbio e a rendibilidade do mercado local difere, enquanto que nos mercados emergentes a variação da taxa de câmbio não influencia a rendibilidade, nos mercados desenvolvidos a valorização da BTC origina um aumento na rendibilidade. Constatámos também, que a rendibilidade de mercado reage de forma assimétrica em ambos os mercados, desenvolvidos e emergentes. Comparando a BTC com as moedas tradicionais, verificámos que estas não revelam comportamentos semelhantes. Ao nível das empresas concluímos que para a amostra total sem o mercado americano, as oscilações da taxa de câmbio BTC/USD originam um efeito positivo na rendibilidade das empresas. As variações das taxas de câmbio de moedas tradicionais não apresentam significância estatística suficiente para afirmarmos que afetam a rendibilidade das empresas. Ao nível do mercado, concluímos que ambas as moedas afetam a rendibilidade, mas de modo oposto. As variações positivas no preço da BTC originam um aumento na rendibilidade do mercado enquanto que as variações positivas das taxas de câmbio de moedas tradicionais originam um decréscimo na rendibilidade do mercado. Por fim, concluímos que a rendibilidade das ações das empresas reage de maneira diferente ás oscilações da BTC face ao dólar americano consoante uma maior/menor percentagem de vendas para o estrangeiro. A rendibilidade das empresas com uma maior percentagem de vendas para o estrangeiro diminui com a valorização do BTC.
- A aprendizagem do Teorema de Pitágoras com recurso ao GeoGebraPublication . Pedro, Sandra Maria Silva Reis; Santos, Filipe Alexandre da SilvaOs Cursos Vocacionais são uma oferta educativa que surge tendo como principal objetivo promover a redução do abandono escolar precoce e o sucesso escolar. Seguindo as indicações da tutela, a escola inclusiva, é aquela onde todos os alunos devem encontrar respostas que possibilitam a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social e, para que isso aconteça deve esta instituição reconhecer a diversidade dos seus alunos, encontrando formas de lidar com essa diferença, adequando os processos de ensino – aprendizagem às características de cada aluno, utilizando os meios necessários para que todos aprendam. Assim, os professores devem desenvolver as metodologias e estratégias facilitadoras do processo ensino-aprendizagem dos seus alunos. As dificuldades dos alunos são potenciadas quando a ausência de determinados conhecimentos os impede de aprender novos conteúdos. Nessa perspetiva, questiona-se a possibilidade dessas dificuldades serem ultrapassadas quando se recorre à utilização das TIC no processo ensino-aprendizagem. Em particular, este estudo questiona se é possível ultrapassar essa ausência de conhecimentos quando se estuda o Teorema de Pitágoras com recurso ao software de geometria dinâmica – GeoGebra. O GeoGebra é um software que apresenta três zonas, a algébrica, a gráfica e a folha de cálculo, interligadas dinamicamente, o que possibilita o aluno visualizar, conjeturar, validar e compreender os conceitos e propriedades de uma forma interativa e atrativa. Este estudo integra uma investigação sobre a própria prática profissional, seguindo uma abordagem qualitativa e interpretativa. A recolha de dados foi realizada numa turma do 2ºano de um Curso Vocacional do Ensino Básico. A análise dos dados recolhidos sugere que o uso do SGD-GeoGebra potencia, nos alunos, a capacidade de formular conjeturas que levam a uma aprendizagem significativa e assim, permite que estes aprendam o Teorema de Pitágoras, mesmo quando apresentam ausência de pré-requisitos. A generalidade dos alunos manifestou também opinião favorável à realização de atividades com recurso ao GeoGebra, na aprendizagem do Teorema de Pitágoras.