Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
21.42 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O recurso aos meios tecnológicos em Educação tem demonstrado o seu
potencial, em particular no contexto da recente pandemia SARS-CoV-2,
que obrigou a um ensino remoto de emergência. Este estudo teve como
objetivos conhecer e compreender em que medida os estudantes de
música, em regime de curso livre, podem aperfeiçoar as suas
competências auditivas e musicais através da utilização da App
MyEarTraining utilizada em smartphones. Pretendeu-se aferir a
viabilidade de realizar exercícios de caracter auditivo a partir da App
MyEarTraining, verificar se há alterações na performance dos
participantes após os exercícios realizados na aplicação, caracterizar o
tipo de uso que é feito da App ao longo do tempo e conhecer a perceção
de utilidade que os participantes têm da aplicação como complemento e
apoio ao estudo. Para a realização deste estudo foram selecionados cinco
participantes, todos alunos da classe de violino em regime de ensino livre,
aos quais foi proposto a utilização de uma aplicação, instalada no
smartphone de cada participante, com o objetivo de desenvolver e
aperfeiçoar as competências auditivas. Ao longo de 19 semanas,
compreendidas entre 26 de outubro de 2022 e 8 março de 2023 os
participantes utilizaram livremente, e de acordo com as suas necessidades
a App MýEarTraining, sendo durante este período recolhidas
informações, na própria plataforma em estudo, relativas ao desempenho
de cada participante em várias vertentes, tais como, sessões realizadas em
cada semana, tipologia de exercícios, resultados obtidos e duração das
sessões. Para além deste método de recolha de dados e da observação
realizada em contexto de sala de aula foi também realizada, no final das
19 semanas, uma entrevista semiestruturada. De acordo com os dados
recolhidos foi possível observar melhorias ao nível do desempenho e dos
resultados obtidos pelos sujeitos participantes. Verificou-se uma
evolução gradual ao longo das 19 semanas, tal como melhor
discernimento auditivo no que toca ao reconhecimento de escalas e
acordes, identificação de intervalos e aumento no número de sessões de
estudo individual, quer na componente teórica de Formação Musical quer
na componente prática do estudo do instrumento, traduzindo-se depois
em melhorias na performance dos alunos ao longo das aulas e na
execução do instrumento, bem como algumas alterações positivas no que
diz respeito à motivação.
Description
Keywords
Aplicações Móveis no Ensino de Música Tecnologias na Educação Musical MyEarTraining Treino Auditivo Tecnologias no Ensino Ensino da Musica