ESECS - Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC by Title
Now showing 1 - 10 of 87
Results Per Page
Sort Options
- À descoberta dos países europeus através da Metodologia Trabalho ProjetoPublication . Vasques, Fernando Jorge Abrunhosa; Milhano, Sandrina Diniz FernandesEste estudo exploratório visou aplicar a Metodologia Trabalho projeto como estratégia de aprendizagem para os alunos do 3.º ano, descobrirem e conhecerem os países europeus, mediada pela ferramenta Google Earth. Para o efeito, pretendeu-se conhecer e descrever as potencialidades da tecnologia Google Earth nas suas dimensões colaborativa, motivacional, potenciadora de conhecimento e de literacia digital inserida na Metodologia Trabalho Projeto. O estudo desenvolveu-se num ciclo de Investigação-Ação, envolvendo os 18 alunos de uma turma de 3º ano de um estabelecimento de ensino privado da região Centro. Neste ciclo de Investigação-Ação promoveu-se a conceção de um projeto no Google Earth criando uma visita a todos os países europeus, tendo por base o trabalho e aprendizagem colaborativa do M.T.P.. Procedeu-se à recolha de dados e à sua avaliação, através de uma abordagem interpretativa assente em técnicas mistas, qualitativas e quantitativas, com base nos questionários do M.T.P. e as respostas dos alunos afixadas no mural do projeto, em diários de bordo, em recursos multimédia e em testes. Conclui-se que a ferramenta Google Earth engloba características que proporcionam a aprendizagem colaborativa, dentro da Metodologia Trabalho Projeto e que desenvolve as Aprendizagens Significativas de uma forma motivadora, lúdica e estimulante para os alunos.
- Abordagens educativas na educação pré-escolar: utilização das TIC e de materiais manipuláveis na aprendizagem da matemáticaPublication . Delgado, Guida Celeste Serra; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraDesde muito cedo, as crianças começam a desenvolver alguns conceitos geométricos e a melhorar o seu raciocínio espacial. Fazer construções, recorrendo a materiais manipuláveis que representam formas geométricas, são experiências que favorecem o desenvolvimento da observação, do raciocínio, da manipulação, da construção e da representação de objetos estruturados e que devem ser implementadas na educação pré-escolar. Paralelamente, a utilização de ferramentas digitais em contexto de jardim de infância surge como inicio de preparação para uma sociedade em permanente evolução tecnológica. Explorar as potencialidades didáticas de softwares, através de atividades lúdicas é uma forma de criar bases para a construção de conceitos, e são uma forma ativa e significativa de impulsionar as aprendizagens das crianças. Foram preparadas dez sessões diferentes, na área da matemática seis com utilização dos blocos lógicos e quatro com recurso ao computador, com a utilização do software BLOGIC. A investigação decorreu num espaço de 2 meses, entre março e abril de 2017, com crianças de 3 anos de idade. Através da análise de dados, conclui-se que a utilização das ferramentas acima referidas contribuíram para o desenvolvimento de competências lógico-matemáticas e também para uma melhor apropriação e compreensão da utilização do software BLOGIC, no caso da utilização do computador.
- Aplicación de la metodologia aula invertida en la asignatura de ingles para el aprendizaje de gramatica y vocabulario en los estudiantes de 10mos. Años del instituto nacional mejia en la ciudad de quito - ecuadorPublication . Calderón Delgado, Elena Isabel; Freire, Carla Sofia CostaEl presente trabajo de investigación descriptiva - comparativa se enfoca en conocer, en que medida la aplicación de la metodología Aula Invertida puede ayudar a fortalecer el aprendizaje de gramática y vocabulario en la asignatura de Inglés, en los estudiantes de 10mos. años en el Instituto Nacional Mejía en la ciudad de Quito – Ecuador. Además de analizar su efectividad y enunciar ventajas y desventajas. Para iniciar el proyecto, se aplicó una encuesta antes de iniciar la aplicación para saber el nivel de predisposición y motivación por parte de los estudiantes al enfrentarse a un nuevo proceso de enseñanza aprendizaje del Inglés. Es importante recalcar que se trabajó con dos cursos el uno donde se aplicó la metodología Aula Invertida y el otro donde se impartió la clase de manera tradicional para poder remarcar diferencias. Los estudiantes estuvieron inmersos en el proceso desde enero hasta junio del año 2018 y al finalizar la aplicación se tomó la prueba final para poder medir el nivel de aprendizaje de los estudiantes en cuanto a vocabulario y gramática en los dos cursos. Este trabajo de investigación tiene muchas virtudes y provee de suficientes y diversas fuentes bibliográficas para poder sustentar el mismo.
- Aplicações móveis no desenvolvimento de competências auditivasPublication . Esteves, Ricardo José Fernandes; Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesO recurso aos meios tecnológicos em Educação tem demonstrado o seu potencial, em particular no contexto da recente pandemia SARS-CoV-2, que obrigou a um ensino remoto de emergência. Este estudo teve como objetivos conhecer e compreender em que medida os estudantes de música, em regime de curso livre, podem aperfeiçoar as suas competências auditivas e musicais através da utilização da App MyEarTraining utilizada em smartphones. Pretendeu-se aferir a viabilidade de realizar exercícios de caracter auditivo a partir da App MyEarTraining, verificar se há alterações na performance dos participantes após os exercícios realizados na aplicação, caracterizar o tipo de uso que é feito da App ao longo do tempo e conhecer a perceção de utilidade que os participantes têm da aplicação como complemento e apoio ao estudo. Para a realização deste estudo foram selecionados cinco participantes, todos alunos da classe de violino em regime de ensino livre, aos quais foi proposto a utilização de uma aplicação, instalada no smartphone de cada participante, com o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar as competências auditivas. Ao longo de 19 semanas, compreendidas entre 26 de outubro de 2022 e 8 março de 2023 os participantes utilizaram livremente, e de acordo com as suas necessidades a App MýEarTraining, sendo durante este período recolhidas informações, na própria plataforma em estudo, relativas ao desempenho de cada participante em várias vertentes, tais como, sessões realizadas em cada semana, tipologia de exercícios, resultados obtidos e duração das sessões. Para além deste método de recolha de dados e da observação realizada em contexto de sala de aula foi também realizada, no final das 19 semanas, uma entrevista semiestruturada. De acordo com os dados recolhidos foi possível observar melhorias ao nível do desempenho e dos resultados obtidos pelos sujeitos participantes. Verificou-se uma evolução gradual ao longo das 19 semanas, tal como melhor discernimento auditivo no que toca ao reconhecimento de escalas e acordes, identificação de intervalos e aumento no número de sessões de estudo individual, quer na componente teórica de Formação Musical quer na componente prática do estudo do instrumento, traduzindo-se depois em melhorias na performance dos alunos ao longo das aulas e na execução do instrumento, bem como algumas alterações positivas no que diz respeito à motivação.
- A aprendizagem do Teorema de Pitágoras com recurso ao GeoGebraPublication . Pedro, Sandra Maria Silva Reis; Santos, Filipe Alexandre da SilvaOs Cursos Vocacionais são uma oferta educativa que surge tendo como principal objetivo promover a redução do abandono escolar precoce e o sucesso escolar. Seguindo as indicações da tutela, a escola inclusiva, é aquela onde todos os alunos devem encontrar respostas que possibilitam a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social e, para que isso aconteça deve esta instituição reconhecer a diversidade dos seus alunos, encontrando formas de lidar com essa diferença, adequando os processos de ensino – aprendizagem às características de cada aluno, utilizando os meios necessários para que todos aprendam. Assim, os professores devem desenvolver as metodologias e estratégias facilitadoras do processo ensino-aprendizagem dos seus alunos. As dificuldades dos alunos são potenciadas quando a ausência de determinados conhecimentos os impede de aprender novos conteúdos. Nessa perspetiva, questiona-se a possibilidade dessas dificuldades serem ultrapassadas quando se recorre à utilização das TIC no processo ensino-aprendizagem. Em particular, este estudo questiona se é possível ultrapassar essa ausência de conhecimentos quando se estuda o Teorema de Pitágoras com recurso ao software de geometria dinâmica – GeoGebra. O GeoGebra é um software que apresenta três zonas, a algébrica, a gráfica e a folha de cálculo, interligadas dinamicamente, o que possibilita o aluno visualizar, conjeturar, validar e compreender os conceitos e propriedades de uma forma interativa e atrativa. Este estudo integra uma investigação sobre a própria prática profissional, seguindo uma abordagem qualitativa e interpretativa. A recolha de dados foi realizada numa turma do 2ºano de um Curso Vocacional do Ensino Básico. A análise dos dados recolhidos sugere que o uso do SGD-GeoGebra potencia, nos alunos, a capacidade de formular conjeturas que levam a uma aprendizagem significativa e assim, permite que estes aprendam o Teorema de Pitágoras, mesmo quando apresentam ausência de pré-requisitos. A generalidade dos alunos manifestou também opinião favorável à realização de atividades com recurso ao GeoGebra, na aprendizagem do Teorema de Pitágoras.
- AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM INGLÊS COM CRIANÇAS DO 2.º ANO DO ENSINO BÁSICO. UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRAPublication . Abreu, Tiago José Jesus de; Ribeiro, Jaime Emanuel MoreiraNa sociedade contemporânea é incontornável discutir educação e a exploração de abordagens pedagógicas inovadoras sem mencionar a utilização de tecnologia. Nativos digitais, os alunos de hoje estão cada vez mais tecnológicos e enfrentam grandes desafios para um futuro, igualmente imerso em tecnologia. Esta investigação tem como objetivo avaliar a contribuição da utilização de jogos digitais interativos no computador para a aquisição de competências nas atividades curriculares de inglês por crianças do 2.º ano do Ensino Básico. Através de um estudo de caso, que inclui a aplicação de questionários aos docentes, a observação e a avaliação formativa dos alunos — tanto na realização de atividades em formato convencional como na utilização de um jogo digital interativo especialmente desenvolvido —, analisa-se e descreve-se o papel destes jogos no processo de aprendizagem. Para além da sua influência na consolidação de conteúdos, no aumento da motivação, no envolvimento e no desempenho dos alunos, foram também recolhidos dados relativos à usabilidade do jogo e dos relatórios do JClic, permitindo a monitorização do progresso dos alunos, com a utilização dos jogos digitais. Os resultados obtidos demonstram que os docentes reconhecem as potencialidades da utilização de jogos digitais interativos em contextos educativos, considerando-os como ferramentas que influenciam positivamente a motivação e o interesse dos alunos na aquisição e consolidação de competências linguísticas em inglês. No que diz respeito ao desempenho académico dos alunos, os resultados deste estudo mostram a existência de diferenças, embora pouco significativas, entre as atividades realizadas de forma convencional e as desenvolvidas com o jogo digital interativo. Com base nestes dados, destaca-se a eficácia do método digital tal como no método tradicional, analógico. Todavia, comprova-se a preferência dos alunos pelo formato digital, o que reflete a crescente relevância da tecnologia na educação. Estas ferramentas podem proporcionar vantagens como feedback imediato, interatividade e acesso a recursos multimodais, enriquecendo assim o processo de aprendizagem.
- Atitude docente face ao uso das tecnologias digitaisPublication . Rodrigues, Patrícia Alexandra Aboim; Freire, Carla Sofia Costa; Costa, Rogério Paulo Pais daEste projeto tem como principal objetivo descrever a atitude dos docentes da ETAP – Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal perante a integração de ferramentas digitais no processo ensino-aprendizagem. O levantamento das suas perceções foi realizado durante a implementação do projeto que foi realizado com os docentes da referida escola. Numa fase inicial, foram desenvolvidas ações de formação para os docentes, depois foram criados grupos de trabalho em que o autor do projeto, Técnico Superior de Educação, acompanhou individualmente cada um dos docentes na planificação e implementação de atividades pedagógicas. No final da implementação os pequenos grupos reuniram para partilharem a sua experiência. Utilizando o estudo de caso como base metodológica, foram realizados inquéritos por questionário aos participantes, análise documental, focusgroup e observação participante com registo em diário de bordo. Concluiu-se que os docentes têm uma atitude positiva perante o uso da tecnologia e estão abertos a receber formação, bem como a participar de atividades colaborativas que lhes permitam desenvolver competências digitais.
- A Autoeficácia e a Aceitação da Tecnologia do Educador Digitalmente CompetentePublication . Duarte, Carlos Nuno Alves; Santos, Filipe Alexandre da SilvaAo longo de mais de uma década, a União Europeia tem vindo a cola-borar, com os Estados-Membros, no sentido de reforçar a qualidade do ensino e da aprendizagem e melhorar o apoio às profissões docentes, considerando que a qualidade e profissionalismo dos conhecimentos, as atitudes dos educadores e competências, entre as quais as digitais, são de grande importância, por terem um efeito direto nos resultados da aprendizagem dos alunos. O quadro de referência DigCompEdu sinte-tiza quadros de competência existentes, num quadro de referência co-mum, e fornece sugestões para as competências pedagógicas digitais dos educadores segundo critérios didático-pedagógicos.Mas as crenças e a motivação podem influenciar diretamente a decisão de colocar em ação, ou não, essas mesmas competências. Será importante determinar como, e se os educadores estão a integrar a tecnologia na sala de aula. Além disso, compreender se as suas perceções ligadas à autoeficácia e aceitação da tecnologia positivam essa integração. Existem diversos modelos para avaliar a autoeficácia e a aceitação de tecnologias, em que alguns aspetos motivacionais são explorados. Para além do Quadro DigCompEdu, foi utilizado o Modelo TAM (Technology Acceptance Model) e a Teoria da Autoeficácia num Agrupamento de Escolas Pú-blicas. Apresentamos aqui os resultados de um estudo de caso, baseado em questionários a 73 professores. Confirmam que os educadores se encontram confiantes na informática e na sua integração na sala de aula, e positivamente motivados, mais extrinsecamente do que intrinseca-mente, mas ainda apresentam fragilidades na sua proficiência pedagó-gica digital. Pretende ainda ser um contributo para a criação do Plano de Apoio ao Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) daquela instituição, tendo em conta o Quadro Europeu de Organizações Digital-mente Competentes (DigCompOrg, 2018), no sentido de promover a inovação educacional, através da integração das tecnologias digitais em contexto educativo.
- Avaliação Formativa das aprendizagens mediada pelas TICPublication . Santos, Maria Helena Lança da Encarnação Rodrigues dos; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Francisco, Maria Manuela Amado SilvaEm Portugal, os dados publicados mostram que a taxa de não progressão por insucesso ou desistência aumenta ao longo do ensino básico e secundário. Para além disso, a não recuperação das aprendizagens atempadamente é um potencializador do insucesso escolar. A motivação para este projeto reside na melhoria dessas aprendizagens através da realização de testes formativos configurados na plataforma Moodle, online ou presencialmente, de forma síncrona. Apesar da literatura indicar que os testes no Moodle são ferramentas potencialmente valiosas no processo de aprendizagem, não se encontram estudos empíricos equivalentes ao nível do ensino básico. Assim, o realce no desenho pedagógico centra-se na construção e na configuração do teste formativo. A amostra é não probabilística e de conveniência, num universo que corresponde a indivíduos em idade escolar, do terceiro ciclo do ensino básico, no oitavo ano de escolaridade e na mesma instituição de ensino. A amostra de 51 alunos é formada por dois grupos, o da professora investigadora e o das professoras participantes com 20 e 31 alunos respetivamente, em que cada grupo compreende duas turmas. A aplicação dos testes formativos configurados no Moodle, do questionário e a recolha do grau de satisfação dos estudantes foram feitas pelas respetivas professoras, nas suas turmas. Em virtude do confinamento determinado em consequência da pandemia, este projeto teve início presencialmente e desenvolveu-se em regime de ensino online, em sessões síncronas. Foram aplicados dois testes formativos configurados no Moodle a cada turma, em momentos espaçados de cerca de quinze dias, com conteúdos distintos e em sequência programática. O projeto desenvolveu-se utilizando uma estratégia de investigação de métodos mistos - projeto incorporado. Foi aplicada uma questão aberta com o objetivo de registar o grau de satisfação dos estudantes, imediatamente no final de cada teste formativo, e um questionário global no final de todo o processo. Adicionalmente, realizou-se uma entrevista de perguntas abertas com as professoras participantes. Os resultados permitem concluir que os testes formativos configurados no Moodle foram uma mais-valia para estudantes e professores, tanto pela diversidade do feedback que proporcionam, como pela melhoria das aprendizagens e pelo elevado grau de satisfação dos estudantes e dos professores.
- CAPACITAÇÃO DIGITAL: ANÁLISE DA APROPRIAÇÃO PEDAGÓGICA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR DO 1º CICLOPublication . Ferreira, Pedro Jorge da Silva; Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesEste relatório de projeto aborda a integração das Tecnologias Digitais no ensino, com ênfase na formação contínua de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A estrutura inclui uma contextualização sobre a importância da capacitação dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) e uma abordagem metodológica detalhada com objetivos e instrumentos de pesquisa. Destaca-se na introdução a relevância do referencial DigCompEdu, com foco na participação em oficinas de formação para a Capacitação Digital Docente - Nível I. As questões centrais de pesquisa buscam compreender o impacto da capacitação digital nas habilidades dos professores e avaliar o efeito das ações de formação específicas no aumento dos conhecimentos para a realização de projetos pedagógicos. Os quatro objetivos de pesquisa estabelecem uma estrutura clara para a análise da eficácia da formação e o desenvolvimento das competências digitais dos professores. Os resultados apontam que a capacitação digital de nível I foi eficaz na promoção do domínio tecnológico, facilitando a integração eficiente de ferramentas digitais nas práticas pedagógicas. A participação nas ações de formação teve impacto positivo no desenvolvimento das competências dos docentes no uso das tecnologias digitais, contribuindo para a melhoria das práticas pedagógicas. Além disso, a análise pós-formação revelou uma integração mais aprofundada das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem. A avaliação da aquisição de competências digitais em Projetos de Intervenção Pedagógica destacou a importância dessas tecnologias como recursos fundamentais para o ensino e a aprendizagem. Após a implementação dos projetos, os docentes evidenciaram uma significativa melhoria na integração dessas ferramentas em atividades pedagógicas. Em síntese, a pesquisa reforça a importância da formação contínua na capacitação digital dos professores, indicando caminhos para aprimorar práticas pedagógicas e a integração efetiva das tecnologias digitais no contexto educacional.