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- Gestão integrada de serviços: Após-venda no setor automóvelPublication . Borja, Jonathan Fabricio Chiluiza; Ribeiro, Milton Rodrigo AfonsoO presente relatório descreve e caracteriza as atividades realizadas no âmbito de um estágio na entidade de acolhimento Vimoter – Centro Porsche de Leiria. O estágio teve a duração de dez meses, num total de 1400 horas de contacto. O principal objetivo deste estágio estava relacionado com a gestão integrada de serviços, nomeadamente no após-venda do setor automóvel. Este focou-se na caracterização de processos e na apresentação de potenciais propostas de melhoria no âmbito do departamento de após-venda. Para além dos trabalhos de campo realizados na entidade de acolhimento, foram realizados ainda dois estudos complementares que mereceram a sua aceitação em conferências internacionais, tendo um deles merecido mesmo uma menção especial. No âmbito deste estágio foram realizadas atividades de gestão oficinal, nomeadamente: inventários de ferramentas, equipamentos, manutenção e organização. Foi realizado ainda um estudo exaustivo, no campo do conhecimento existente na área de serviço pós-venda sob o foco da Indústria 4.0. Por fim, foi desenvolvida uma ferramenta informática para a gestão de ferramentas especiais na entidade de acolhimento. Os resultados dos trabalhos realizados no âmbito deste estágio permitiram uma maior compreensão das atividades relacionadas com a gestão integrada de serviços após-venda do setor automóvel, bem como uma melhor e mais eficaz gestão das ferramentas especiais da empresa.
- OPTIMIZING THE USE OF ENERGY STORAGE AS A DEMAND RESPONSE TOOLPublication . Zampighi, Luca; Neves, Luís Miguel PiresThe renewable energies expansion over last years, due to the need to bring electricity production towards ever higher levels of green production and the increase of the demand, have brought further stability problems to the main grid. The handling of the integration of these alternative sources and the optimization of the electricity grid have given high attention on the role of demand response program as a key part for the target. The combination of battery storage units with real-time prices is part of the research effort that aims to reduce the instability of the grid and the energy costs of the users. Literature shows good potential for the control strategies as the relative wide range of technologies developed recently for the scope, even if for the residential customers usually the potential is constrained by the limited controllable loads and their significant share of consumption. However, the aspect of user comfort is not always fully considered leading to less realistic conclusions. The objective of the work described in the dissertation was then to obtain a reduction in residential energy costs through the optimal scheduling of user appliances supported by the use of battery storage, under a real-time price scheme, while limiting the discomfort for the customer. Although the first results of applying a real time pricing scheme based on the current variations in price observed in the Iberian wholesale market led only to small profits when not considering additional self-generation, they increased significantly if a small photovoltaic based production is considered, and reached significant cost savings (circa 70%) in periods of high solar generation. But, when applying a real time price following the fluctuations of the renewable energy supply, which produced much higher variations in price, the results improved considerably, reaching cost savings as high as 85%. The implemented model shows the true relevance of Demand Response and Energy Storage, producing meaningful savings if the supply costs change with the availability of renewable energy supply. With self-generation, the obtained value is even higher in the perspective of the individual customer, maximizing the cost-effectiveness of such investment.
- Gestão da Produção na Fabricação de Pré-Fabricados em BetãoPublication . Gomes, Bruna Pinto; Gaspar, Marcelo Rudolfo Calvete; Correia, Mário António SimõesÉ incontestável que os desperdícios inerentes a um processo geram um impacto nos recursos financeiros de qualquer organização, na qualidade do produto e no tempo, que é um recurso irrecuperável. Desta forma, a implementação de ferramentas de gestão tem se tornado uma mais valia para as organizações nos dias de hoje, pois buscam minimizar a influência dos desperdícios nestas variáveis. Este trabalho tem como proposta aplicar princípios Lean para identificação de desperdícios e gestão do processo produtivo de uma unidade industrial de pré-fabricados em betão. Tendo como caso de estudo uma empresa que produz componentes destinados a construção de infraestruturas para suinicultura. A seleção da metodologia iniciou-se com a compreensão do fluxo de produção da organização, através de visitas à unidade fabril e entrevistas com os agentes envolvidos no processo produtivo. Após esse contacto com o processo, foram aplicadas algumas ferramentas Lean, com o objetivo de identificar os desperdícios, desenvolver propostas de melhoria e motivar uma cultura de melhoria contínua na empresa. Dentre as ferramentas aplicadas estão os 5S´s, promovendo um ambiente de trabalho limpo e organizado, o Mapeamento do Fluxo de Valor, facilitando a identificação dos desperdícios e visualização de oportunidades de melhoria a serem implementadas e o sistema de controlo de materiais Kanban, dentre outras metodologias ligadas à filosofia Lean. Foi possível com este trabalho, tendo como base os princípios Lean, identificar os desperdícios dos processos, propor melhorias de acordo com os problemas encontrados. Além de definir onde seria mais urgente estabelecer a implementação dessas melhorias, destacando as peculiaridades dos processos no caso de estudo. Logo, acredita-se que a aplicação de uma mentalidade Lean é de grande valia e é possível alcançar os benefícios propostos para a organização.
- O Impacto da Inovação Organizacional na CompetitividadePublication . Moreira, Tânia Sofia Rodrigues; Ferreira, Vítor Hugo dos SantosCom o constante crescimento e desenvolvimento dos mercados globais, tornou-se cada vez mais importante que as empresas fossem capazes de se adaptar e reinventar. Apesar de não existir consenso quanto à definição e formas de medir a inovação, é consensual que esta é muito importante para o desenvolvimento das empresas. Acreditamos que a implementação de inovações na forma como se gere o trabalho e as relações externas, impulsionam melhorias nos resultados. É com base neste pressuposto que surge o tema desta dissertação, que tem o intuito de perceber qual o nível de inovação organizacional implementado pelas PME’S portuguesas, e se este tem um impacto positivo na sua performance, tornando-as mais competitivas. Para isto, determinámos três dimensões de inovação organizacional e, de modo a perceber qual o nível de implementação de cada uma delas, submetemos um questionário às empresas portuguesas. A análise da relação entre as duas variáveis em estudo, foi feita através de uma análise de regressão linear, baseada numa função onde a variável dependente, é a performance e as variáveis independentes os três níveis de inovação organizacional. Concluímos que a implementação de inovação organizacional influência a performance, no entanto esta influência não é positiva para todas as dimensões de inovação organizacional.
- O impacto da qualidade da informação financeira na probabilidade de incumprimento: estudo de PME Portuguesas do setor da construçãoPublication . Gameiro, Ana Margarida Costa; Lisboa, Inês Margarida Cadima; Costa, Magali Pedro CostaA crise financeira internacional de 2007/2008 teve impacto em todos os países e Portugal não foi exceção. Muitas empresas apresentaram dificuldades financeiras e algumas mesmo entraram em processo de falência, tendo este impacto sido mais relevante em alguns setores de atividade, o setor da construção foi um deles. O objetivo deste trabalho é estudar a Qualidade da Informação Financeira (QIF) e perceber de que forma é que esta está relacionada com o incumprimento das empresas. Para tal estudou-se uma amostra constituída por 1.560 pequenas e médias empresas (PME) Portuguesas do setor da construção civil, durante o horizonte temporal de 2012 a 2018. Inicialmente classificou-se as empresas em cumpridoras e incumpridoras usando um critério de classificação ex-ante proposto pelo Sistema de Recuperação de Empresas por Via Extrajudicial (SIREVE). Os resultados evidenciam que, no período analisado, existem mais empresas cumpridoras do que empresas em dificuldades financeiras, sendo que o número destas últimas reduziu ligeiramente entre 2013 e 2017. No que diz respeito à qualidade da informação financeira, esta foi analisada na perspetiva dos accruals discricionários, do alisamento de resultados e do timeliness. Para além das características da QIF foram ainda incluídas um conjunto de variáveis que são normalmente utilizadas para explicar a probabilidade de incumprimento das empresas. O método stepwise foi utilizado para verificar quais as variáveis mais adequadas para a amostra em questão. Podemos concluir que a QIF é um determinante importante na previsão do incumprimento. Por último, o impacto dos determinantes selecionados na probabilidade de incumprimento da amostra em questão foi testado com recurso ao modelo de regressão Logit. Os resultados evidenciam que práticas de gestão de resultados (aumento dos accruals discricionários), que contribuem para a diminuição da qualidade da informação, têm um impacto negativo na probabilidade de incumprimento. Adicionalmente, empresas com resultados líquidos negativos no período anterior e com maior variação atual do resultado líquido, apresentam maior probabilidade de incumprimento dado que os resultados não são reconhecidos em tempo oportuno. Relativamente aos determinantes usualmente utilizados para prever a probabilidade de incumprimento, podemos concluir que o nível de endividamento, a dimensão e a liquidez também influenciam a probabilidade de incumprimento da amostra em questão. Por fim, o impacto ao nível macroeconómico faz-se notar na probabilidade de incumprimento, dado que a diminuição da taxa de inflação contribui para a diminuição das dificuldades financeiras.
- Aplicações móveis no desenvolvimento de competências auditivasPublication . Esteves, Ricardo José Fernandes; Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesO recurso aos meios tecnológicos em Educação tem demonstrado o seu potencial, em particular no contexto da recente pandemia SARS-CoV-2, que obrigou a um ensino remoto de emergência. Este estudo teve como objetivos conhecer e compreender em que medida os estudantes de música, em regime de curso livre, podem aperfeiçoar as suas competências auditivas e musicais através da utilização da App MyEarTraining utilizada em smartphones. Pretendeu-se aferir a viabilidade de realizar exercícios de caracter auditivo a partir da App MyEarTraining, verificar se há alterações na performance dos participantes após os exercícios realizados na aplicação, caracterizar o tipo de uso que é feito da App ao longo do tempo e conhecer a perceção de utilidade que os participantes têm da aplicação como complemento e apoio ao estudo. Para a realização deste estudo foram selecionados cinco participantes, todos alunos da classe de violino em regime de ensino livre, aos quais foi proposto a utilização de uma aplicação, instalada no smartphone de cada participante, com o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar as competências auditivas. Ao longo de 19 semanas, compreendidas entre 26 de outubro de 2022 e 8 março de 2023 os participantes utilizaram livremente, e de acordo com as suas necessidades a App MýEarTraining, sendo durante este período recolhidas informações, na própria plataforma em estudo, relativas ao desempenho de cada participante em várias vertentes, tais como, sessões realizadas em cada semana, tipologia de exercícios, resultados obtidos e duração das sessões. Para além deste método de recolha de dados e da observação realizada em contexto de sala de aula foi também realizada, no final das 19 semanas, uma entrevista semiestruturada. De acordo com os dados recolhidos foi possível observar melhorias ao nível do desempenho e dos resultados obtidos pelos sujeitos participantes. Verificou-se uma evolução gradual ao longo das 19 semanas, tal como melhor discernimento auditivo no que toca ao reconhecimento de escalas e acordes, identificação de intervalos e aumento no número de sessões de estudo individual, quer na componente teórica de Formação Musical quer na componente prática do estudo do instrumento, traduzindo-se depois em melhorias na performance dos alunos ao longo das aulas e na execução do instrumento, bem como algumas alterações positivas no que diz respeito à motivação.
- Responsible LeadershipPublication . Marques, Tânia M. G.; Miska, ChristofResponsible leadership has become relevant academically during the beginning of the twenty-first century and ever since has been receiving increasing attention. This is due to the enhanced relevance of Corporate Social Responsibility (CSR) and the broader context of sustainable development. Essentially, it is based on the normative premise that organizational leaders as ‘citizens of the world’ have co-responsibility in addressing the world’s most pressing problems such as hunger, poverty, or pandemic threats (Maak and Pless 2009). Rooted in stakeholder theory (Freeman 1984) with a normative core, responsible leadership places organizational leaders within a...
- O Impacto nos Mercados Financeiros dos Tweets do Presidente Norte Americano Donald TrumpPublication . Filho, Paulo Lima Malaquias; Duarte, Elisabete Fernanda Mendes; Jorge, Maria João SilvaA presente dissertação aborda o impacto dos tweets do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump nos mercados financeiros internacionais. Este estudo pretende, através da análise de sentimento de dados utilizando o VADER, verificar a relação entre os sentimentos (positivo, negativo e neutro) dos tweets do presidente com as rendibilidades das bolsas dos EUA (S&P500), Europa (Euronext 100) e China (CSI 300). Foram calculadas as rendibilidades dos índices das bolsas e obtidas as análises de sentimento dos tweets através do compound. Foi observado que não houve resultados significativos entre a análise de sentimento das informações publicadas nos tweets pelo presidente Donald Trump e as rendibilidades nos mercados de ações.
- Otimização de processos numa gestão após-vendaPublication . Relva, Flávio Cardoso; Santos, Hélder Manuel FerreiraO presente relatório tem como tema a otimização de processos numa gestão após-venda, inserindo-se no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Engenharia Automóvel da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, tendo decorrido entre 9 de outubro de 2017 e 29 de junho de 2018 no serviço após-venda da Mercedes-Benz Retail (MBR). Na atualidade existe uma grande competitividade nos serviços após-venda de veículos automóveis. A gestão baseada em indicadores, a otimização de processos e o investimento permanente nas tecnologias mais avançadas são fundamentais para garantir a prestação de um serviço de excelência e para aumentar a rentabilidade das empresas do setor. Neste contexto, o presente estudo contribui para o planeamento e gestão otimizada de um serviço após-venda de veículos automóveis, para tal foi desenvolvida uma ferramenta de apoio à gestão (FAG) com o objetivo de identificar e monitorizar os eventos referentes ao fluxo diário da oficina após-venda. As atividades desempenhas no decorrer do estágio foram repartidas por duas fases. A primeira fase consistiu na criação de uma base de dados composta pelo número do processo, matrícula da viatura, nome do gestor de cliente, data de entrada e saída da viatura. Os elementos registados permitiam contabilizar o número de entradas diárias e também o número de viaturas rececionadas por cada gestor de cliente. Tendo-se verificado que estes elementos não permitiam concluir sobre todos os fatores que intervém na dinâmica oficinal, procedeu-se à segunda fase do trabalho. Nesta fase foram adicionados dois campos de registo, um campo que definia o estado do processo e outro que registava as características de cada processo. Os dados obtidos através da FAG e a análise dos mesmos permitiu identificar as principais causas que estavam na origem de alguns obstáculos à dinâmica oficinal. Neste contexto foram identificadas oportunidades de melhoria ao nível dos procedimentos, o que permitiu a sua otimização a nível processual e de tempo.
- Additive Manufacturing of a Vehicle Brake System ComponentPublication . Marques, José Diogo Sena Luz Da Cruz; Alves, Maria Leopoldina Mendes Ribeiro de Sousa; Sousa, Carlos Manuel Pereira Costa eThe present project aims to study the applicability of additive manufacturing (AM) in the automotive industry, namely, the applicability of AM in car parts production. A commercial vehicle can be described as a set of systems, all integrated and communicating each other, with a common goal, move you from point A to point B as secure as possible. The present study focused on the manufacture by AM of a part from one of the systems integrated in the vehicle, namely a brake calliper, component of the brake system. The Selective Laser Melting (SLM) was the AM process that was used to manufacture the part. It is important to understand that nowadays, a great level of evolution is occurring in the automotive industry. Some new technology had its origins in the racing world. Race teams lead by the big manufacturing car companies have the know-how and the opportunities to try and develop new technologies. This leads to a development in manufacturing processes associated with new components and materials. After some perfecting, the components and manufacturing techniques used in the racing industry find its way into the commercial vehicle market, leading to the endless flow of innovation that we see nowadays. The component selected to be developed and furthermore manufactured using AM was a brake calliper, part of the braking system of a racing vehicle. The new SLM produced brake callipers will be used in the Formula Student racing platform.