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ESECS - Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC

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  • Perceções dos pais sobre o uso das TIC num grupo de crianças da educação pré-escolar
    Publication . Marques, Filomena Maria Fernandes; Fonseca, Marta Sofia Abreu da
    As TIC são uma realidade dos tempos e sociedades modernas. Elas integram o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória e devem ser trabalhadas desde a educação pré-escolar. Estão devidamente fundamentadas na legislação e nas intencionalidades educativas do Ministério da Educação. Compete à escola, e aos professores em especial, orientar o seu uso assertivo informando, dialogando, criando normas e dando o exemplo. A escola é um elemento catalisador da sociedade na qual se integra. O seu perfil educativo é determinante para que se assuma como elemento transformador, promotor de literacia digital, de cidadania ativa e de uma convivência crítica e consciente com as tecnologias no quotidiano das crianças e das suas famílias. O estudo visa identificar as perceções e expectativas familiares em relação ao uso das TIC no contexto educativo das crianças em idade pré-escolar, mais concretamente no ano que antecede a transição ao 1º ciclo. A investigação compara as perceções iniciais, com as perceções após a implementação das TIC, explorando como as ferramentas digitais podem facilitar o desenvolvimento de competências de literacia digital nas crianças, influenciar o envolvimento parental e procura insights para novas investigações e trabalhos na área das TIC em crianças da primeira infância. Participaram do estudo 21 pais de crianças com idades entre os 5 e os 6 anos, a frequentar um Jardim de Infância do centro de Portugal. Os dados obtidos resultaram da aplicação e desenvolvimento de 2 entrevistas e 2 questionários. O investigador atuou de forma participada no processo, desenvolvendo materiais com o uso das TIC e registando num diário de bordo as suas observações. Os resultados revelaram mudanças significativas nas perceções familiares sobre o uso das TIC no pré-escolar, tendo os pais reconhecido os benefícios das tecnologias para a aprendizagem das crianças. Aponta como fundamental uma maior colaboração entre a escola e as famílias no que concerne à integração bem-sucedida das TIC. Menciona que o diálogo e o entendimento das preocupações familiares são essenciais para garantir o uso responsável e educativo das tecnologias. Os insights obtidos poderão fornecer uma base para futuras intervenções pedagógicas no uso das TIC e destaca a importância da participação familiar no processo educativo.
  • AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM INGLÊS COM CRIANÇAS DO 2.º ANO DO ENSINO BÁSICO. UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA
    Publication . Abreu, Tiago José Jesus de; Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira
    Na sociedade contemporânea é incontornável discutir educação e a exploração de abordagens pedagógicas inovadoras sem mencionar a utilização de tecnologia. Nativos digitais, os alunos de hoje estão cada vez mais tecnológicos e enfrentam grandes desafios para um futuro, igualmente imerso em tecnologia. Esta investigação tem como objetivo avaliar a contribuição da utilização de jogos digitais interativos no computador para a aquisição de competências nas atividades curriculares de inglês por crianças do 2.º ano do Ensino Básico. Através de um estudo de caso, que inclui a aplicação de questionários aos docentes, a observação e a avaliação formativa dos alunos — tanto na realização de atividades em formato convencional como na utilização de um jogo digital interativo especialmente desenvolvido —, analisa-se e descreve-se o papel destes jogos no processo de aprendizagem. Para além da sua influência na consolidação de conteúdos, no aumento da motivação, no envolvimento e no desempenho dos alunos, foram também recolhidos dados relativos à usabilidade do jogo e dos relatórios do JClic, permitindo a monitorização do progresso dos alunos, com a utilização dos jogos digitais. Os resultados obtidos demonstram que os docentes reconhecem as potencialidades da utilização de jogos digitais interativos em contextos educativos, considerando-os como ferramentas que influenciam positivamente a motivação e o interesse dos alunos na aquisição e consolidação de competências linguísticas em inglês. No que diz respeito ao desempenho académico dos alunos, os resultados deste estudo mostram a existência de diferenças, embora pouco significativas, entre as atividades realizadas de forma convencional e as desenvolvidas com o jogo digital interativo. Com base nestes dados, destaca-se a eficácia do método digital tal como no método tradicional, analógico. Todavia, comprova-se a preferência dos alunos pelo formato digital, o que reflete a crescente relevância da tecnologia na educação. Estas ferramentas podem proporcionar vantagens como feedback imediato, interatividade e acesso a recursos multimodais, enriquecendo assim o processo de aprendizagem.
  • NAVEGAÇÃO SEGURA: CAPACITANDO ALUNOS DO 1.º CEB PARA A CIDADANIA DIGITAL
    Publication . Borges, Maria Elisa Ribeiro; Freire, Carla Sofia Costa
    A finalidade deste projeto consiste em desenvolver competências que permitam uma navegação segura na internet, aos alunos do 4.º ano do 1.º CEB, como um modo de os capacitar para uma maior responsabilidade e segurança digital. Para alcançar os objetivos principais do projeto foram desenvolvidas atividades, utilizando os mais diversos suportes, como por exemplo jogos digitais, filmes educativos e plataformas de apresentação e programação como Canva e Nearpod numa pedagogia interativa e centrada no aluno. Os alunos tiveram, desse modo, a possibilidade de trabalhar, prática e dinamicamente, conteúdos como phishing, cyberbullying, privacidade e proteção de dados. Assim, de forma a aumentar os conhecimentos teóricos e a incutir, nos alunos, a real necessidade de ações de segurança digital, foram realizadas atividades específicas, que permitem o desenvolvimento do pensamento crítico e a autonomia, através de uma metodologia lúdica e divertida. Existiram ainda momentos de discussão e reflexão em grupo, que promoveram a construção do significado sobre o conceito de cidadania digital, bem como para fins de comportamentos mais responsáveis na navegação e interação online. Os resultados obtidos indicam que a metodologia desenvolvida exerceu um efeito positivo e significativo no sucesso e na evolução do presente projeto, na medida em que foi possível ampliar conhecimentos e ações práticas ao nível do tema abordado. O envolvimento e a participação dos alunos, assim como o feedback atempado das plataformas digitais podem ter representado uma mais-valia para o seu empenhamento e para a interiorização de todos os novos conceitos e conhecimentos.
  • Comunidades de prática e o uso do WhatsApp
    Publication . Silva, Susana Margarida Marques Cerejeira da; Fonseca, Marta Sofia Abreu da
    A escola necessita criar modelos de ação que promovam o desenvolvimento e a aprendizagem com base nas interações e no conhecimento coletivo, dotando-a de estruturas dinâmicas e abertas para uma abordagem inclusiva, onde o foco esteja na colaboração, desafiando a sua visão individualista. Atendendo ao facto de a aprendizagem ser situada social e culturalmente e vivermos numa era do conhecimento e da colaboração, este trabalho pretende abordar o conceito “Comunidades de Prática” (CoP), através de um quadro teórico que o sustenta, enquanto espaço de partilha e construção de conhecimentos com o objetivo maior de compreender o seu contributo para a promoção de uma boa comunicação e interação dos indivíduos envolvidos, através de uma aprendizagem coletiva, realçando características chave que lhe dão especificidade e individualidade. O envolvimento ativo dos pais na escola não só fortalece os laços familiares, como enriquece o processo educativo. Uma interação partilhada permite identificar dificuldades e celebrar vitórias. De forma breve, abordarei o uso universal das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que estão presentes em qualquer hora e lugar e que alteraram a forma como percecionamos o mundo e estabelecemos relações uns com os outros. Uma comunicação aberta, informada e frequente ajuda a criar uma base sólida de confiança e colaboração, essencial para o bem-estar de toda a comunidade educativa. Neste estudo procura-se compreender como a escola poderá beneficiar ao implementar, de uma forma sustentada, a comunicação e a interação com pais, fomentando Comunidades de Prática com o uso de plataformas digitais, como o WhatsApp. Verificou-se que o uso do WhatsApp pode contribuir para melhorar a comunicação e colaboração entre a escola e as famílias, sendo uma ferramenta que facilita a construção de um ambiente mais participativo e colaborativo.
  • O USO DO MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE FORMAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
    Publication . Capistranes, Gizelle Natália dos Santos; Cadima, Rita Alexandra Dias
    Num mundo cada vez mais digital e globalizado, é imperativo que os professores estejam equipados com os recursos necessários para orientar os alunos na aquisição dos conhecimentos tecnológicos, sociais e culturais emergentes. A formação adequada dos professores não só aumenta a qualidade do ensino, mas também influencia diretamente o sucesso académico e o crescimento pessoal dos alunos, preparando-os para serem cidadãos responsáveis e participativos numa sociedade em constante transformação. O objetivo deste trabalho foi explorar a temática do uso do mapeamento de competências digitais para o desenvolvimento de competências, visando analisar e identificar as dimensões essenciais que devem ser consideradas na elaboração de um plano de formação que priorize o desenvolvimento de competências digitais nos professores. Por meio do estudo exploratório, a investigação analisou a perceção e o engajamento dos professores em relação ao uso da tecnologia na sua prática educativa, especialmente dentro de uma grande rede particular de colégios em Belo Horizonte e região metropolitana, em Minas Gerais, Brasil. Utilizando um inquérito com 45 questões divididas em 3 dimensões, a investigação contou com a participação significativa de 266 professores, o que proporcionou uma base robusta para análise. Os resultados revelaram que a maioria dos professores se concentra nos primeiros níveis do DigCompEdu, indicando a necessidade de desenvolvimento contínuo de competências digitais para melhor integrar a tecnologia no ambiente educativo, visando proporcionar uma experiência de aprendizado mais enriquecedora e alinhada com as exigências contemporâneas. Com base nos resultados foi construído o plano de formação.
  • UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS NA MELHORIA DAS COMPETÊNCIAS DE CÁLCULO MENTAL EM ALUNOS DO 1.º CEB
    Publication . Santo, Celestino Miguel Martins Espírito; Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias
    As tecnologias digitais são uma presença nas nossas vidas, e de uma forma mais vincada, na dos nossos alunos, que as utilizam para recolher informação, comunicar, aprender e jogar, apresentando-se os jogos digitais em lugar de destaque despertando grande motivação. Os jogos digitais podem apresentar-se como um meio ideal para fornecer um ambiente de aprendizagem propício ao desenvolvimento do cálculo mental, envolvendo os alunos de forma ativa, colaborativa e social, na construção do seu próprio conhecimento. Com esta investigação pretendeu-se verificar se a utilização de jogos digitais pode contribuir para a melhoria das competências de cálculo mental de alunos do 1.º CEB e se esses mesmos jogos podem contribuir para desenvolver atitudes mais favoráveis perante a matemática. Foi neste contexto, de uma abordagem mais intervencionista de aplicação de tarefas/atividades, análise e reformulação, com vista a criar novas práticas pedagógicas, que se considerou a metodologia de Design-Based Research, a opção que mais se adequava a este estudo, apresentando-se como uma abordagem de investigação inovadora e que reúne as vantagens das metodologias qualitativas e quantitativas. Neste projeto realizado com alunos do 4.º ano, foram utilizados quatro instrumentos distintos: aplicação de testes diagnósticos e finais, atividades realizadas com recurso a jogos digitais, inquéritos por questionário aos alunos intervenientes e entrevista à professora da turma. Foi um projeto que teve na sua génese um “Estudo Piloto” realizado anteriormente com alunos do 1.º ano, tendo ambos incidido na temática da utilização dos jogos digitais disponíveis online e de forma gratuita, e que permitam a edição do seu conteúdo, adaptando-os aos objetivos a trabalhar pelos alunos. Verificou-se que a utilização de jogos digitais contribuiu para a melhoria das competências de cálculo mental em alunos do 1.º CEB, e para que estes desenvolvessem atitudes mais favoráveis perante a matemática, sendo que a metodologia de trabalho utilizada influenciou positivamente a sua vontade de trabalhar e de aprender matemática. Verificou-se também que os resultados foram substancialmente superiores nas tarefas que envolveram jogos digitais relativamente às realizadas em formato de papel. Percebemos ainda, na opinião da professora da turma, que a utilização das tecnologias digitais é um fator de motivação, aprendizagem e aquisição de novas competências, levando à melhoria do desempenho dos alunos.
  • À descoberta dos países europeus através da Metodologia Trabalho Projeto
    Publication . Vasques, Fernando Jorge Abrunhosa; Milhano, Sandrina Diniz Fernandes
    Este estudo exploratório visou aplicar a Metodologia Trabalho projeto como estratégia de aprendizagem para os alunos do 3.º ano, descobrirem e conhecerem os países europeus, mediada pela ferramenta Google Earth. Para o efeito, pretendeu-se conhecer e descrever as potencialidades da tecnologia Google Earth nas suas dimensões colaborativa, motivacional, potenciadora de conhecimento e de literacia digital inserida na Metodologia Trabalho Projeto. O estudo desenvolveu-se num ciclo de Investigação-Ação, envolvendo os 18 alunos de uma turma de 3º ano de um estabelecimento de ensino privado da região Centro. Neste ciclo de Investigação-Ação promoveu-se a conceção de um projeto no Google Earth criando uma visita a todos os países europeus, tendo por base o trabalho e aprendizagem colaborativa do M.T.P.. Procedeu-se à recolha de dados e à sua avaliação, através de uma abordagem interpretativa assente em técnicas mistas, qualitativas e quantitativas, com base nos questionários do M.T.P. e as respostas dos alunos afixadas no mural do projeto, em diários de bordo, em recursos multimédia e em testes. Conclui-se que a ferramenta Google Earth engloba características que proporcionam a aprendizagem colaborativa, dentro da Metodologia Trabalho Projeto e que desenvolve as Aprendizagens Significativas de uma forma motivadora, lúdica e estimulante para os alunos.
  • Transferência da Formação: perceção sobre fatores influenciadores de (in)sucesso no contexto escolar
    Publication . Fonseca, Maria dos Anjos Andrade; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues
    A formação é considerada um elemento-chave para o enriquecimento pessoal, a qualificação profissional e para o sucesso e competitividade das organizações. Essa valorização é confirmada pelo grande investimento feito em formação e pela legislação que a considera um critério imprescindível para assegurar a progressão nas carreiras profissionais. No entanto, é consensual a ideia de que a maioria das ações formativas não promove as mudanças desejadas, não assumindo grande valor para as organizações que não têm, assim, um retorno proporcional ao investimento efetuado. Atendendo a esta constatação, a problemática da transferência das aprendizagens da formação para o contexto de trabalho, e mais concretamente dos fatores que a influenciam, é um tema que continua atual e a literatura tem convidado a novos debates, onde, a par com fatores já validados, surgem outros ainda a requerer mais estudo. Neste trabalho, pretende-se abordar o conceito da transferência de aprendizagens, referindo-se estudos que contribuíram para o conhecimento e uma melhor compreensão dos fatores que podem promover ou inibir a aplicação de aprendizagens no local de trabalho. O projeto propõe considerar esta temática numa abordagem à formação contínua de professores, cuja avaliação se limita, frequentemente, à recolha do grau de satisfação dos formandos, esquecendo que o mais importante é avaliar se há, ou não, transferência de aprendizagens para o contexto escolar. Nesse sentido, procurou-se aqui aferir a perceção que docentes de 3º Ciclo e Secundário têm sobre a importância da formação na sua prática letiva e identificar fatores que podem potenciar ou dificultar a transferência das aprendizagens para a sua prática profissional. Na sequência do grupo focal, concluiu-se que os docentes (ainda que ocasionalmente já tenham feito formação por meros imperativos do Estatuto da Carreira Docente) reconhecem importância à formação, sobretudo quando relacionada com a área disciplinar e, com implicações na transferência, à que se desenvolve como “Oficina de Formação”.
  • Sistemas de Gestão Escolar e Previsão de Insucesso
    Publication . Fidalgo, Henrique Jorge Leal Sales; Santos, Filipe Alexandre da Silva
    Este estudo tem como objetivo analisar o potencial dos dados digitais de uma escola na aplicação de técnicas de análise provenientes da ciência de dados para identificar precocemente, possíveis casos de insucesso escolar. Ao explorar esta abordagem, espera-se entender se os dados registados no software de gestão de uma escola têm qualidade para poder produzir padrões e correlações significativas que possam ser utilizados para intervenções precoces e personalizadas, com vista a melhorar os resultados académicos e promover o sucesso dos alunos. Os objetivos serão avaliar a qualidade da informação dos dados registado no software de gestão escolar de uma escola e analisar a possibilidade de correlação entre diversas variáveis contidas nesses dados com o sucesso escolar. Para a realização deste estudo, foram recolhidos dados do software de gestão escolar, os quais foram posteriormente sujeitos a um processo de tratamento para identificar o seu potencial na identificação de eventuais padrões. Adicionalmente, foi conduzida uma entrevista com a responsável pela inserção dos dados relativos aos alunos no software de gestão escolar, com o propósito de analisar potenciais falhas nesse procedimento. Os resultados e conclusões deste estudo identificam que o uso dos dados digitais em algoritmos de inteligência artificial depende não apenas da qualidade e da uniformização da introdução da informação nos registos digitais, mas também de um grande volume de dados. No futuro, as técnicas de análise existentes na ciência de dados podem contribuir significativamente para auxiliar na tomada de decisões relacionadas ao combate do insucesso escolar.
  • O Google Drive como Cenário de Aprendizagem nos Cursos EFA
    Publication . Caçador, Carla Filipa Ferreira; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues
    No presente relatório iremos descrever experiências de práticas de ensino nas quais se pretende usufruir/rentabilizar as TIC disponíveis na sala de aula, mais propriamente do Google Drive, nos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), no Nível Secundário. Atualmente, há uma consciencialização crescente entre os educadores para que sejam aproveitadas as potencialidades das tecnologias adaptando-as à inovação escolar, sendo para isso necessário desenvolver competências digitais específicas de forma a partilhar recursos digitais no ensino-aprendizagem. Assim, os cenários de aprendizagem apresentados podem ser baseados em diversos contextos e necessidades educativas, nos quais se contemplam os diferentes conteúdos de aprendizagem num ambiente físico ou digital, recorrendo a diferentes atividades e recursos de aprendizagem adaptados aos objetivos da aprendizagem. Deste modo, procuramos dar resposta às questões de investigação analisando de que forma é que o uso do Google Drive pode aumentar a motivação e o empenho dos formandos dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) e potenciar o envolvimento dos formandos em atividades práticas e colaborativas. Para tal, foi levada a cabo uma revisão da literatura mais recentemente publicada e relevante, bem como se recorreu a uma metodologia de Investigação-Ação, sendo discutidas as vantagens e as limitações da metodologia aplicada. Em análise aos objetivos que visaram as práticas pedagógicas e as opções metodológicas tomadas, obtivemos uma avaliação positiva por parte dos formandos sobre o trabalho realizado e as aprendizagens construídas. Concluindo, portanto, que os formandos obtiveram níveis de satisfação altos e mantiveram o uso da ferramenta no seu dia a dia, o que foi ao encontro do propósito deste estudo, sobre o Google Drive permitir a construção e a vivência de um cenário de aprendizagem rico.