Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A construção colaborativa de mapas mentais digitais nas aulas de ciências naturais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Resumo.pdf38.77 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Os mapas mentais são uma ferramenta pedagógica importante no ensino/aprendizagens das Ciências Naturais e são muitos os professores que os usam, enquanto recurso, nas suas aulas. Neste estudo procurou-se investigar se a elaboração de mapas mentais com uma ferramenta digital, o Popplet, e enquadrada num cenário de aprendizagem socioconstrutivista, promove a aprendizagem de competências específicas no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e de competências transversais, sobretudo a colaboração. A hipótese desta ferramenta ser promissora para estas aprendizagens deve-se, por um lado, à literatura que tem vindo a apontar algumas vantagens dos mapas mentais digitais sobre os tradicionais, como, por outro, das potencialidades do Popplet enquanto ferramenta específica, como o da edição colaborativa. Este estudo torna-se, assim, pertinente para o contexto atual do ensino/aprendizagem das CN, sobretudo à luz do novo referencial do “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória” que enfatiza a colaboração como competência transversal a ser trabalhada e desenvolvida. Esta investigação foi operacionalizada num estudo de caso, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, com alunos do 9.º ano de escolaridade do Colégio Conciliar de Maria Imaculada, em Leiria. Em função dos objetivos do estudo e da natureza dos dados recolhidos, optou-se por uma metodologia integrando métodos qualitativos e métodos quantitativos. Os resultados sugerem que a estratégia pedagógica utilizada promoveu a aprendizagem colaborativa, o envolvimento ativo dos alunos na construção do conhecimento, e contribuiu para que os alunos adquirissem aprendizagens significativas dos conteúdos de Ciências Naturais.

Description

Keywords

Aprendizagem Mapas mentais digitais Ciências naturais Tecnologia educativa Popplet

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue