Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.63 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Clube de Robótica da Escola Básica de São Gonçalo é um dos clubes de
robótica mais conhecidos em Portugal, em parte pela sua visibilidade nos
eventos de robótica, inclusivamente nos campeonatos internacionais em
que os alunos participam e saem premiados. Uma vez que as metodologias
de ensino-aprendizagem destes clubes costumam assentar em
metodologias ativas, há um interesse muito grande em estudar as suas
dinâmicas e conhecer o seu potencial no ensino-aprendizagem formal.
Desta forma, apresenta-se um estudo feito neste clube que pretendeu
conhecer as suas práticas, dinâmicas e estratégias, sobretudo, conhecer se
estas assentam na metodologia baseada em projetos (PBL).
Tratou-se de um estudo de caso, baseado numa entrevista ao seu
coordenador e na observação das metodologias de ensino-aprendizagem
num dos maiores eventos internacionais em que este clube participa, o
RoboCup.
Os resultados verificados permitiram concluir que as práticas, dinâmicas e
estratégias utilizadas pelos professores do CR EBSG, são baseadas em
metodologias ativas de aprendizagem, concretamente, na metodologia de
aprendizagem baseada na resolução de projetos (PBL). Neste estudo
também se verificou que certas competências essenciais para o séc. XXI,
tais como a colaboração, comunicação, autonomia, capacidade de
resolução de problemas, raciocínio lógico, pensamento abstrato, sentido
crítico e a criatividade foram mobilizadas com esta metodologia.
Description
Keywords
Robótica Robótica educativa Aprendizagem Educação Tecnologia educativa