Browsing by Issue Date, starting with "2021-04-09"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Envelhecimento e qualidade de vidaPublication . Fernandes, Rute Isabel Pinto; Santos, Maria João Sousa Pinto dosAtualmente, o envelhecimento populacional está a tornar-se numa das transformações sociais mais significativas do século XXI, com implicações transversais a todos os setores da sociedade. Este fenómeno é notório em Portugal, na medida em que a demografia do país tem sofrido uma alteração significativa ao longo dos anos, registando-se um elevado índice de envelhecimento da população. Advindo daí implicações a nível familiar, social, económico e político, constituindo um desafio à responsabilidade individual e coletiva. Nesta perspetiva, é importante a promoção de um envelhecimento com qualidade de vida, bem como a existência de diversas respostas sociais para este grupo populacional. Sendo o Centro de Dia uma das respostas sociais existentes para as pessoas idosas. A integração dos idosos nos Centros de Dia é uma alternativa à institucionalização, contribuindo para a manutenção do idoso no seu meio social e familiar, mantendo assim o seu relacionamento com pessoas significativas, facilitando as condições para a continuação da sua participação na comunidade em que está inserido. Assim, este estudo visa analisar a qualidade de vida dos idosos do Centro de Dia da Associação de Solidariedade Social de São José da Lamarosa. Pretende-se avaliar na perspetiva do cliente o grau de satisfação com o funcionamento da Instituição e os serviços pela mesma disponibilizados. Para esta investigação realizou-se um estudo de caso, em que os dados foram obtidos através de inquérito por questionário, aplicado individualmente aos clientes do Centro de Dia. Os dados obtidos, permitiram verificar que na generalidade os idosos estão satisfeitos com a Instituição. Analisando os resultados infere-se que a Instituição na perspetiva dos idosos é promotora do bem-estar e qualidade de vida.
- O Clube de Robótica da Escola Básica de São GonçaloPublication . Rei, Filipa Ribeiro Casal do; Santos, Filipe Alexandre da SilvaO Clube de Robótica da Escola Básica de São Gonçalo é um dos clubes de robótica mais conhecidos em Portugal, em parte pela sua visibilidade nos eventos de robótica, inclusivamente nos campeonatos internacionais em que os alunos participam e saem premiados. Uma vez que as metodologias de ensino-aprendizagem destes clubes costumam assentar em metodologias ativas, há um interesse muito grande em estudar as suas dinâmicas e conhecer o seu potencial no ensino-aprendizagem formal. Desta forma, apresenta-se um estudo feito neste clube que pretendeu conhecer as suas práticas, dinâmicas e estratégias, sobretudo, conhecer se estas assentam na metodologia baseada em projetos (PBL). Tratou-se de um estudo de caso, baseado numa entrevista ao seu coordenador e na observação das metodologias de ensino-aprendizagem num dos maiores eventos internacionais em que este clube participa, o RoboCup. Os resultados verificados permitiram concluir que as práticas, dinâmicas e estratégias utilizadas pelos professores do CR EBSG, são baseadas em metodologias ativas de aprendizagem, concretamente, na metodologia de aprendizagem baseada na resolução de projetos (PBL). Neste estudo também se verificou que certas competências essenciais para o séc. XXI, tais como a colaboração, comunicação, autonomia, capacidade de resolução de problemas, raciocínio lógico, pensamento abstrato, sentido crítico e a criatividade foram mobilizadas com esta metodologia.
- A resposta social e o envelhecimentoPublication . Camacho, Liliana Maria Teixeira; Santos, Maria João Sousa Pinto dosO envelhecimento da população a nível mundial dá origem a uma nova realidade, aumento do número de pessoas idosas na sociedade. Com a transformação da sociedade a família já não consegue dar resposta às necessidades dos idosos. Assim, a sociedade depara-se com o aparecimento de um novo problema relacionado com a resposta a dar às pessoas idosas e às suas necessidades e expetativas. Ao estudar o processo de envelhecimento, a sociedade verificou a importância de as pessoas idosas estarem inseridos em atividades lúdicas e educativas. Estas atividades têm como objetivo dificultar o aparecimento de alguns fatores normais da velhice. A sociedade criou respostas que devem criar e desenvolver projetos com a finalidade de promover um envelhecimento ativo. O presente estudo integra uma fundamentação teórica onde se procurou conhecer o processo de envelhecimento e os fatores que o influenciam como a solidão, depressão, capacidade cognitiva e funcionalidade básica e instrumental. As respostas sociais criadas para solucionar o problema do envelhecimento da população, a perceção da qualidade de vida e a importância da aprendizagem ao longo da vida no processo de envelhecimento. Depois do enquadramento teórico surge o estudo empírico que decorreu em três Instituições, do distrito de Leiria, que apoiam pessoas idosas. Desenvolveu-se um estudo quantitativo que permitiu perceber a importância da promoção do envelhecimento ativo. Para o estudo selecionou-se uma amostra de 45 idosos aos quais se aplicou um inquérito. Após a realização do inquérito, verificamos que existem fatores que influenciam o envelhecimento, como a solidão, a depressão, que podem ser colmatadas com projetos que tenham por base a aprendizagem ao longo da vida e que envolvam as pessoas idosas em atividades pedagógicas, de lazer e convívio de modo que lhes proporcionem uma perceção de uma boa qualidade de vida.
- A publicidade em Portugal nos anos de 1920 e 1930Publication . Garcia, Isabella Mello; Mourão, Alda Maria Martins; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaNeste trabalho, busca-se refletir sobre as relações entre a publicidade, a arte e a poesia, nomeadamente no que diz respeito ao contexto português do início do século XX, e mais especificamente as décadas de 20 e 30. Primeiramente, é apresentada uma breve revisão da literatura relativa à história da publicidade no país e sua relação com o contexto histórico e cultural. Também se apresenta uma síntese das características dos movimentos artísticos e literários da Europa e de Portugal de então, e seus reflexos para o design gráfico e a publicidade. Posteriormente, são recolhidos e analisados anúncios publicitários publicados no periódico Diário de Lisboa, entre 1921 e 1941, analisando-os sob os seguintes aspectos: sua relação com o contexto histórico, político e social; sua relação com o contexto cultural e artístico, nomeadamente com as correntes do Modernismo e de Vanguarda estéticas e literárias, levando em consideração tanto os aspectos gráfico-visuais dos anúncios, quanto os recursos estilísticos de sua mensagem verbal. Por fim, buscou-se também relacionar tais anúncios publicitários com o que se fazia na publicidade e na arte da época em outros países, sobretudo com relação a suas características do design gráfico. É possível notar na publicidade desenvolvida nesse período traços em comum com as diversas correntes literárias e artísticas do momento, tanto europeias quanto nacionais. Evidenciam-se influências diversas, desde traços de correntes de fim e início de século como o Art Nouveau e o Simbolismo, como tendências modernistas e de vanguarda, com elementos inspirados no Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Art Déco ou ainda Interseccionismo e Sensacionismo, dentre outros.