ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada: a empatia no desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos numa turma de 6.º anoPublication . Marques, Sofia Isabel Carvalho da Silva Santos; Mourão, Alda Maria Martins; Alves, Dina Catarina DuarteO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento está organizado em duas partes. A primeira parte, a dimensão reflexiva, consiste numa apresentação do meu percurso na prática pedagógica nos diferentes contextos e níveis de ensino. Na segunda parte, é apresentada a dimensão investigativa deste relatório, através da realização de um estudo no contexto da disciplina de História e Geografia de Portugal, num 6.º ano de escolaridade de uma escola pública de Leiria. Esta investigação de cariz qualitativo procura perceber se as atividades propostas que envolvem empatia histórica fomentam a compreensão dos conteúdos na referida disciplina. Os dados recolhidos evidenciaram que, no início da investigação, os alunos se encontravam no nível mais baixo de progressão empática. Com a implementação de atividades que envolvem a empatia, foram evoluindo para um nível mais elevado, demonstrando-se, portanto, que atividades que envolvam empatia histórica fomentam a compreensão histórica dos alunos.
- Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O impacto de estratégias diferenciadas no domínio da escrita e da gramática numa turma do 6.º ano de escolaridade no ensino do Português do 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Botequim, Ana Rita Gomes; Marques, Maria Gorete CostaO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo abordar duas grandes partes complementares no meu percurso profissional: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte, que contempla uma dimensão reflexiva, realizase uma viagem pelas principais aprendizagens e pelos desafios mais significativos em contexto de Prática Pedagógica do 1.º CEB e Português, História e Geografia de Portugal do 2.º CEB. Nesse sentido, ao longo desta secção, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre as aprendizagens e progressos, que possibilitaram um desenvolvimento ao nível profissional e pessoal, enquanto futura professora. Na segunda parte do relatório, que congrega a dimensão investigativa, desenvolve-se um ensaio investigativo sobre a Pedagogia Diferenciada, no âmbito do Português, em concreto no domínio da escrita e da gramática. Centra-se este trabalho na utilização de diversas estratégias diferenciadas para a obtenção de resultados positivos face à competência ortográfica e a alguns conteúdos gramaticais estudados numa turma do 6.º ano de escolaridade. Os resultados indicam que as estratégias diferenciadas contribuíram para os resultados positivos no domínio da escrita, mostrando que os alunos evidenciaram progresso ao nível da ortografia. No que concerne à gramática, com a estratégia diferenciada utilizada, em termos gerais, os alunos evidenciaram algumas dificuldades em colmatar as suas dificuldades.
- Refletindo e investigando sobre a utilização do Laboratório Gramatical no 2.º CEBPublication . Gomes, Márcia Alexandra Costa; Jorge, Noémia de Oliveira; Nunes, Susana Margarida da CostaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, em 2019/2020 e 2020/2021, oferecido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Na primeira parte do relatório, intitulada Dimensão Reflexiva, relata-se criticamente o percurso que foi realizado ao longo das Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos educativos (1.º e 2.º CEB), fazendo-se referência a experiências, dificuldades, desafios e aprendizagens. Na segunda parte do relatório, designada Dimensão Investigativa, apresenta-se um estudo investigativo desenvolvido numa turma de 5.º ano de escolaridade, durante o 2.º ano de Prática Pedagógica, na disciplina de Português, numa lógica de aprendizagem pela descoberta, de acordo com uma metodologia de ensino específica – o Laboratório Gramatical. Tendo em conta a abordagem metodológica privilegiada e o contexto em que a mesma foi implementada, este estudo teve como objetivo responder à seguinte questão problema: De que forma poderão ser desenvolvidas atividades centradas na aprendizagem pela descoberta relacionadas com o ensino da gramática no 2.º CEB em contexto de pandemia? Os resultados alcançados revelam que, mesmo em contexto de pandemia, quer na modalidade de ensino presencial quer na modalidade de ensino não presencial, é possível proporcionar aprendizagens significativas, ao nível do conhecimento linguístico e metalinguístico (funções sintáticas, classes de palavras, modalidades de reprodução do discurso), centradas em atividades pela descoberta, que poderão ser produtivas e eficientes.
- O contributo da sequência didática para o desenvolvimento da competência compositiva na escrita de alunos do 5.º ano de escolaridadePublication . Elias, Cláudia Patrícia Ferreira dos Santos; Nunes, Susana Margarida da Costa; Jorge, Noémia de OliveiraO presente Relatório de Prática Pedagógica é realizado para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia no 2.º CEB. O relatório assenta em duas dimensões, a primeira de carácter reflexivo, e a segunda de carácter investigativo. Na Dimensão reflexiva apresentam-se sinteticamente os ciclos pedagógicos (observação, planificação, ação, avaliação, reflexão) experienciados ao longo das Práticas Pedagógicas incluídas no plano curricular do mestrado em causa. Por sua vez, a Dimensão investigativa centra-se no domínio da escrita (vista por alguns alunos como uma “obrigação” da escola e consequentemente como um “desafio” para o professor). Com os objetivos de levar os alunos a desenvolver a sua competência compositiva e de contribuir para a sua motivação relativamente à escrita, foca-se um género textual específico: a carta formal. Assim, privilegia-se, numa lógica de interdisciplinaridade que envolve as disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal, a abordagem de um tema desafiante: a produção de uma carta dirigida ao rei D. João I, dando conta da primeira viagem realizada no âmbito da expansão marítima com destino a Ceuta. Opta-se, então, como metodologia de trabalho em sala de aula, pela sequência didática (tal como perspetivada no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo). Este estudo inspira-se na metodologia de investigação-ação, assumindo como ponto de partida a implementação de um questionário sobre os hábitos de leitura e de escrita dos alunos, prosseguindo com uma intervenção didática (concebida em função dos resultados do questionário) e culminando com a análise dessa mesma intervenção.
- Dislexia Evolutiva Fonológica e o desenvolvimento das competências ortográfica e narrativa: um estudo de caso com alunos do 4.º anoPublication . Marques, Carolina Isabel Gomes; Nunes, Susana Margarida da Costa; Jorge, Noémia de OliveiraO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico tem como propósitos principais expor e apresentar uma reflexão sobre o meu percurso ao longo das Práticas Pedagógicas desenvolvidas ao longo dos anos letivos 2019-2020, na Escola Básica de 1.º Ciclo do Ensino Básico de Arrabalde (1.º ano), no Centro Escolar da Barreira (3.º ano) e, no ano letivo 2020-2021, no Colégio Conciliar de Maria Imaculada (5.º ano). O relatório está, assim, estruturado em duas partes: na primeira, denominada Dimensão reflexiva, relato e reflito sobre a minha experiência enquanto mestranda e professora de cada um dos contextos educativos. Na segunda parte, dedicada à Dimensão investigativa, apresento uma investigação debruçada sobre um tipo de dislexia: a Dislexia Evolutiva Fonológica (DEF). Esta, realizada com base na metodologia de estudo de caso, teve como foco o desenvolvimento das competências ortográfica e narrativa de dois alunos com DEF e incidiu na aplicação de uma sequência didática (Dolz, Noverraz & Schneuwly, 2004), integrando elementos da sequência de ensino (Pereira & Cardoso, 2013a, 2013b). Esta parte do relatório é concluída com a apresentação dos principais resultados da investigação (observação dos efeitos da sequência didática nos alunos sujeitos do estudo).
- Refletindo e investigando sobre a eficácia da Sequência Didática orientada para a apropriação do género apresentação oral com alunos do 5.º ano do 2.º CEBPublication . Carreira, Inês Pestana; Jorge, Noémia de OliveiraA realização do presente relatório surgiu no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada (PP), inerente ao plano curricular do Mestrado do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizada nos anos letivos de 2020/2021 e 2021/2022, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. O relatório organiza-se em duas dimensões, a primeira, de natureza reflexiva e a segunda, de natureza investigativa. Assim, na primeira parte do relatório, intitulada Dimensão Reflexiva, são relatadas, reflexiva e criticamente, as principais experiências pedagógico-didáticas desenvolvidas / implementadas em contexto de Prática Pedagógica, bem como as aprendizagens adquiridas ao longo dos diversos ciclos pedagógicos. A segunda parte do relatório denomina-se Dimensão Investigativa, nela sendo apresentada uma experiência didática centrada no domínio da oralidade. Trata-se de um trabalho investigativo em que a oralidade (nomeadamente, o oral formal) é encarada não apenas como objeto explícito de ensino-aprendizagem em contexto educativo, mas também como objeto de estudo, na área da Didática da Oralidade. Assim, com base num paradigma de investigação essencialmente qualitativo, foi desenvolvida uma investigação sobre a própria prática (Ponte, 2008) que visou observar e compreender de que forma, a implementação de uma Sequência Didática (Dolz et al., 2004) orientada para a apropriação do género de texto apresentação oral (tendo em conta as suas dimensões verbal e não verbal), pode, ou não, ser eficaz numa turma do 5.º ano de escolaridade.
- História Local: um contributo para a valorização da diversidade culturalPublication . Marques, Jéssica Félix; Mangas, Catarina Frade; Alves, Dina Catarina DuarteO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se organizado em duas partes: i) dimensão reflexiva; ii) dimensão investigativa. A primeira parte, apresenta o relato e reflexão relativa às Práticas Pedagógicas realizadas em três contextos distintos, englobando as diferentes dimensões da prática docente, nomeadamente a planificação, atuação e reflexão. Na segunda parte do relatório, onde se desenvolve a dimensão investigativa, apresenta-se um estudo qualitativo comparativo realizado numa turma de 3.º ano de escolaridade, tendo como participantes 16 alunos, sobre a utilização da História Local como estratégia pedagógica. O estudo surgiu num contexto heterogéneo, nomeadamente do ponto de vista cultural, onde se verificava o desconhecimento dos alunos sobre as origens dos seus colegas, e teve como finalidade a promoção da valorização da diversidade cultural em sala de aula. Para que este objetivo fosse atingido foi delineada uma sequência didática, tendo por base a pedagogia intercultural como forma de aumentar os conhecimentos dos alunos sobre o tema. Os resultados indicam que a pedagogia intercultural aumenta os conhecimentos dos alunos sobre as culturas dos seus colegas, colocando-as em comunicação. No que concerne à História Local, foi possível perceber que quando tida em conta como estratégia numa pedagogia intercultural, reduz estereótipos e conhecimentos do senso comum preconizados na comunidade e contribui para a valorização da diversidade cultural em sala de aula.
- COMPREENSÃO DE TEXTOS ORAIS NO 2.º CEBPublication . Reis, Luís Paulo Gonçalves; Jorge, Noémia de OliveiraO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB e encontra-se dividido em duas partes: a Parte I diz respeito à dimensão reflexiva e a Parte II refere-se à dimensão investigativa. Na primeira parte apresenta-se o percurso realizado ao longo da Prática Pedagógica no 2.º CEB numa perspetiva reflexiva de forma crítica e fundamentada, em que se procuram destacar as dificuldades sentidas, assim como as aprendizagens mais significativas. Deste modo, apresenta-se um conjunto de atividades potenciadoras de desenvolvimento pessoal, profissional e social. Na segunda parte, é apresentada uma investigação que se centrou no domínio da oralidade, concretamente na compreensão de textos orais, por parte dos alunos de uma turma do 5.º ano de escolaridade. A investigação, de carácter predominantemente qualitativo (sem, no entanto, descurar dados quantitativos considerados relevantes) procurou identificar as maiores dificuldades dos estudantes relativamente à compreensão de textos orais (compreensão literal, compreensão inferencial, reorganização de informação, compreensão crítica) e também contribuir para o desenvolvimento das competências orais dos discentes. Os dados recolhidos evidenciam que os estudantes apresentam maiores dificuldades no nível de compreensão da reorganização de informação e na compreensão crítica, o que se poderá dever a fatores como o grau de complexidade dos próprios níveis, a especificidade dos textos orais (com dimensão linguística e extralinguística), a formalidade do registo, a densidade informativa do texto, o formato do texto, o conhecimento prévio sobre o tema e o treino formal da escuta ativa/compreensão de textos.
- A utilização de imagens como recurso no ensino de História e Geografia de Portugal no 2.º CEB numa turma de 5.º anoPublication . Marques, Ana Filipa Domingos; Alves, Dina Catarina Duarte; Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo
- O contributo do jogo para a consolidação da aprendizagem no 1.º ciclo do Ensino Básico:um estudo de caso numa turma de 3.º ano de escolaridadePublication . Gomes, Inês Sofia dos Santos; Costa, Adriana Maria Lage daO presente relatório foi redigido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo apresentar duas partes fundamentais e complementares do meu percurso educativo: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Assim, a dimensão reflexiva contempla todas as aprendizagens vividas e desafios mais significativos ao longo das Práticas Educativas, pelos contextos educativos onde tive o prazer de passar. Nesse sentido, a secção destinada à dimensão reflexiva espelha o percurso vivido de forma crítica e fundamentada acerca das aprendizagens, desafios e progressos sentidos ao longo dos dois anos que possibilitaram uma evolução ao nível pessoal e profissional. A dimensão investigativa insere-se numa análise das vivências dos alunos, assim como do desenvolvimento das suas aprendizagens, tendo em vista verificar se o jogo é uma estratégia pedagógica potencializadora da consolidação dessas mesmas aprendizagens. A investigação configura-se como um estudo de caso, com recurso a um método misto, com vista à averiguação das aprendizagens dos alunos de uma turma de 1.º CEB, aquando da utilização de recursos pedagógicos como o jogo no momento de reforço das aprendizagens. A recolha de dados foi realizada mediante grelhas de observação direta e registos em notas de campo. Partindo da análise dos resultados, pode inferir-se que o uso de jogos no contexto educativo pode constituir uma estratégia eficaz para estimular as múltiplas inteligências, promovendo o desenvolvimento integral e a consolidação da aprendizagem, ainda que surjam desafios inerentes à sua aplicação.