Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
16.88 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino
do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia
de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo
abordar duas grandes partes complementares no meu percurso
profissional: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa.
Na primeira parte, que contempla uma dimensão reflexiva, realizase
uma viagem pelas principais aprendizagens e pelos desafios
mais significativos em contexto de Prática Pedagógica do 1.º CEB
e Português, História e Geografia de Portugal do 2.º CEB. Nesse
sentido, ao longo desta secção, apresenta-se uma reflexão crítica e
fundamentada sobre as aprendizagens e progressos, que
possibilitaram um desenvolvimento ao nível profissional e pessoal,
enquanto futura professora.
Na segunda parte do relatório, que congrega a dimensão
investigativa, desenvolve-se um ensaio investigativo sobre a
Pedagogia Diferenciada, no âmbito do Português, em concreto no
domínio da escrita e da gramática. Centra-se este trabalho na
utilização de diversas estratégias diferenciadas para a obtenção de
resultados positivos face à competência ortográfica e a alguns
conteúdos gramaticais estudados numa turma do 6.º ano de
escolaridade. Os resultados indicam que as estratégias
diferenciadas contribuíram para os resultados positivos no domínio
da escrita, mostrando que os alunos evidenciaram progresso ao
nível da ortografia. No que concerne à gramática, com a estratégia
diferenciada utilizada, em termos gerais, os alunos evidenciaram
algumas dificuldades em colmatar as suas dificuldades.
Description
Keywords
Ensino básico do 1º ciclo Ensino básico do 2º ciclo História de Portugal Ensino da Língua Portuguesa Escrita Gramática