Browsing by Issue Date, starting with "2022-02-08"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de pães enriquecidos com Chlorella vulgarisPublication . Costa, Sandrina Vital da; Mendes, Susana Luísa da Custódia Machado; Silva, Maria Manuel Gil de Figueiredo Leitão e; Barroso, Sónia DuarteA área da inovação alimentar tem tido um crescimento exponencial. Tal deve-se à necessidade de responder à crescente procura da população por produtos com uma composição alimentar mais saudável. Por serem fundamentais na alimentação humana, a criação de novos e inovadores produtos de panificação tem vindo a aumentar. Nos últimos anos, surgiram diversos estudos que têm explorado as possíveis aplicações das microalgas na indústria alimentar. De entre as várias microalgas, a Chlorella vulgaris, organismo unicelular de cor verde, apresenta propriedades biológicas e químicas importantes para a saúde humana, começando a ser considerada a sua inclusão na produção do pão. Como tal, tendo em conta o facto de o pão ser um alimento fortemente consumido, a atual e forte procura por alimentos com elevado teor de proteína, a preocupação com a saúde e a consequentemente procura por alimentos com baixo teor em gorduras saturadas, e o incremento da inclusão de microalgas na alimentação humana, o principal objetivo da presente dissertação de mestrado foi o desenvolvimento de pão enriquecido com a microalga Chlorella vulgaris com alto teor de proteína e baixo teor de gorduras saturadas. Para avaliar a aceitação do produto e quais as preferências por parte dos consumidores, optou-se por uma abordagem qualitativa através da estratégia de investigação de estudo de caso único do tipo descritivo, i.e., metodologia de focus group, como técnica de recolha de dados. Com base na informação recolhida na sessão de focus group e na pesquisa de fontes adicionais de proteína, foram desenvolvidas várias formulações com diferentes misturas de farinhas e percentagens da microalga Chlorella vulgaris. Dessas formulações, seis foram consideradas sensorialmente aceitáveis através de uma avaliação sensorial preliminar realizada no CETEMARES a um pequeno painel de provadores. As formulações foram caracterizadas quanto aos parâmetros estruturais (textura, cor e perda de peso na cozedura), de qualidade (pH e atividade da água) e de composição nutricional (humidade, cinza, proteína, gordura total e perfil dos ácidos gordos). Através das análises à proteína e ao perfil dos ácidos gordos verificou-se que as seis formulações desenvolvidas responderam aos requisitos das alegações nutricionais “Fonte de proteína” e “Baixo em gorduras saturadas”. Tendo em conta a avaliação sensorial preliminar, foram selecionadas três formulações finais, capazes de responder aos objetivos propostos, às quais foi realizada uma prova sensorial de aceitação na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar a 82 provadores. As análises aos parâmetros mostraram que a introdução da microalga foi importante para o aumento do valor de proteína; ocorreu perda de peso nas formulações em comparação com o pão controlo; as formulações mostraram-se pouco estáveis microbiologicamente e tiveram um pH ácido; e o teor de humidade e de cinzas aumentou com maior percentagem de microalga. Os resultados mostraram que a incorporação da microalga nas formulações originou produtos com características tecnológicas e sensoriais desejáveis, revelando-se promissora a sua utilização industrial. No entanto, mais estudos são necessários para otimizar as formulações.
- Mediação intercultural como estratégia de integração social numa ‘escola para todos’Publication . Almeida, Ana Garção Afonso de; Marques, José Carlos LaranjoAntigamente, estávamos habituados a olhar para o espaço Escolar de uma forma muito diferente, daquela a que hoje, aos poucos, nos vamos habituando a observar. Se há uns tempos atrás estávamos familiarizados com uma Escola organizada mediante a rigidez e normas especificas para alcançar o respeito, nos dias de hoje têm ocorrido inúmeras transformações no espaço Escolar, resultantes, também, da diversidade étnica e cultural que carateriza a sociedade contemporânea, e que se reflete nos comportamentos e maneiras de ser e de estar de cada aluno que integra o espaço escolar, cada um com a sua origem, regras e costumes diferenciados. Perante esta nova ideologia de “Uma Escola para todos”, vários são os aspetos com os quais a Escola de hoje e os seus profissionais se devem preocupar, nomeadamente, o crescimento exponencial do número de alunos que frequentam o espaço escolar, bem como a sua multiculturalidade. Preocupações que exigem a sua readaptação e transformação à nova realidade escolar, ao encarar e lidar com as diferenças, não somente pela sua aceitação, mas, também, mediante a sua compreensão, normalização e respeito pela mesma e por todos. Para tal, a Escola assume-se hoje como uma importante interfase cultural entre as distintas comunidades, tornando-se num espaço de pertença tanto para as crianças que a frequentam, como para as suas famílias. Neste sentido, para conseguir alcançar uma “Escola para Todos”, a Medicação Intercultural surge como uma nova forma de atuação no espaço escolar. Baseado neste pressuposto surge o presente trabalho, intitulado “Mediação Intercultural como estratégia de Integração social numa ‘Escola para Todos’”, enquadrando-se na modalidade de estágio curricular, realizado no Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, mais concretamente na Escola Básica da Cruz da Picada. A área de intervenção em que esta modalidade de trabalho se insere é a Mediação em contexto escolar, tendo como principal objetivo a criação e dinamização de grupos de trabalho, mediante o desenvolvimento de estratégias de mediação entre pares para a redução de conflitos no contexto escolar, envolvendo os alunos do primeiro ciclo, bem como os seus pais, no sentido de os integrar mais no processo escolar dos seus filhos. O presente trabalho dá, assim, conta de todas as atividades e metodologias adotadas ao longo dos vários meses de estágio, podendo destacar-se como estratégias adotadas a observação direta e participante, a investigação-ação e a análise documental, pondo em prática a medicação intercultural, sempre que possível, ao longo de todas as intervenções.
- Projeto comunitário para promoção do exercício físico e estilo de vida saudável para pessoas com cancro da mamaPublication . Bairrada, Cândida Patrícia Duarte; Morouço, Pedro Gil Frade; Rocha, Rita Alexandra Prior Falhas SantosO exercício físico é um instrumento que integra as estratégias de promoção da saúde pública. Deve ser utilizado nas várias fases de evolução do cancro da mama, podendo ajudar a mitigar os efeitos sentidos antes e durante os tratamentos, bem como na fase de recuperação. Com o presente projeto, pretendeu-se implementar um programa de intervenção comunitária com base em exercício físico adaptado a pessoas com cancro da mama, e promover os benefícios de um estilo de vida saudável, suprimindo, assim, uma necessidade sentida pelos pacientes na região de Leiria. Participaram neste projeto seis pacientes, todas do género feminino, diagnosticadas com cancro da mama. São acompanhadas pelo Centro Hospitalar de Leiria e têm idades compreendidas entre os 35 e os 71 anos. Como principais resultados verificou-se que a intervenção/implementação deste programa de exercício físico promoveu melhorias em alguns domínios, nomeadamente na escala de sintomatologia, melhoria da fadiga e da qualidade de vida das pacientes com cancro da mama. Estes resultados advêm de uma intervenção de 23 semanas de exercício físico. Concluiu-se que este tipo de programas, raramente utilizado, pode ser, efetivamente, um recurso importante para os sobreviventes de cancro poderem melhorar a sua qualidade vida.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o contributo de jogos matemáticos para o desenvolvimento do cálculo mental e de atitudes favoráveis à matemática, no 1.º CEBPublication . Franco, Alexandra Silva; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte – dimensão reflexiva – revela um retrato pessoal e fundamentado das práticas pedagógicas frequentadas no decorrer dos diferentes contextos (Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico). São evidenciadas as aprendizagens concretizadas ao longo das mesmas, assim como os desafios que surgiram no decorrer de todo o processo educativo. A segunda parte – dimensão investigativa – apresenta um estudo de caso realizado no contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma de 2.º ano de escolaridade. O ensaio investigativo foca o contributo dos jogos matemáticos no desenvolvimento do cálculo mental e de atitudes favoráveis à matemática, seguindo uma abordagem qualitativa e interpretativa. A técnica de recolha de dados privilegiada foi a observação participante, com recurso a instrumentos como os registos audiovisuais e entrevistas, pelo que a análise de dados foi realizada através da análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelam que os alunos recorrem mais ao cálculo por contagem e ao cálculo estruturado, através da aproximação à dezena. Por outro lado, os alunos associaram a implementação dos jogos a diversão, mas também a aprendizagem, o que contribui para a promoção de atitudes positivas face à matemática.
- Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O impacto de estratégias diferenciadas no domínio da escrita e da gramática numa turma do 6.º ano de escolaridade no ensino do Português do 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Botequim, Ana Rita Gomes; Marques, Maria Gorete CostaO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo abordar duas grandes partes complementares no meu percurso profissional: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte, que contempla uma dimensão reflexiva, realizase uma viagem pelas principais aprendizagens e pelos desafios mais significativos em contexto de Prática Pedagógica do 1.º CEB e Português, História e Geografia de Portugal do 2.º CEB. Nesse sentido, ao longo desta secção, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre as aprendizagens e progressos, que possibilitaram um desenvolvimento ao nível profissional e pessoal, enquanto futura professora. Na segunda parte do relatório, que congrega a dimensão investigativa, desenvolve-se um ensaio investigativo sobre a Pedagogia Diferenciada, no âmbito do Português, em concreto no domínio da escrita e da gramática. Centra-se este trabalho na utilização de diversas estratégias diferenciadas para a obtenção de resultados positivos face à competência ortográfica e a alguns conteúdos gramaticais estudados numa turma do 6.º ano de escolaridade. Os resultados indicam que as estratégias diferenciadas contribuíram para os resultados positivos no domínio da escrita, mostrando que os alunos evidenciaram progresso ao nível da ortografia. No que concerne à gramática, com a estratégia diferenciada utilizada, em termos gerais, os alunos evidenciaram algumas dificuldades em colmatar as suas dificuldades.
- Entre culturas: Olhares sobre a integração e inclusão em contexto social e escolar numa cidade dos Alpes FrancesesPublication . Lourenço, Ana Luísa Sousa; Vieira, Ana Maria de Sousa NevesO tema do boom das migrações invade as nossas casas todos os dias, seja pela televisão, pelos jornais ou pela internet. É a globalização que, de acordo Castles (2005), forma comunidades distintas e despertas para as múltiplas culturas, levando a transformações de identidades (Vieira, Margarido, Trindade & Silva, 2013). A temática desta dissertação, centra-se na integração e inclusão das famílias de migrantes e dos seus filhos, em França, nomeadamente, em Albertville, em contexto escolar e social. Os fluxos migratórios contribuem para aumentar a diversidade na «escola para todos». E esta diversidade pode contribuir para o aumento de tensões e conflitos e exigir, assim, por parte da escola também uma diversidade de respostas (Peres, 2000, Vieira, 2016). Torna-se, pois urgente, relembrar que a escola «tem a responsabilidade social de promover as pessoas e os coletivos» (Benavente, 2007, p. 15) e que praticar o ensino diferenciado envolve «rejeitar a ideia de que o insucesso escolar é uma fatalidade, vencer os preconceitos e resistências em relação aos alunos desmotivados, desinteressados, considerados agressivos, indisciplinados, etc». (Vieira, 2016b, p. 77). É necessário e mesmo urgente construir pontes, e colocarmo-nos no lugar do OUTRO, numa perspetiva intercultural que previna transforme, eduque e reabilite (Vieira & Vieira, 2017). Os objetivos gerais deste trabalho são, assim, compreender os processos de integração e inclusão das famílias de migrantes e das suas crianças em contexto social e escolar e reconhecer e dar a entender a importância da mediação intercultural na integração e inclusão. Para um estudo mais heterogéneo e multicultural, resolvi entrevistar alguns dos meus colegas de trabalho, amigos e conhecidos. Incluí, assim, famílias italianas, marroquinas e portuguesas para conhecer e tentar compreender o seu percurso social e o percurso escolar dos seus filhos. Entrevistei, também, uma colega luso-descendente para, também, tentar compreender o seu percurso escolar. Revivemos memórias de uma infância entre o português e o francês. No campo teórico, foi essencial aprofundar um pouco conceitos como migrações, identidades, hospitalidade e acolhimento, desafios que nos (des)acolhem, pedagogia da convivência, mediação intercultural e intervenção social. Em termos metodológicos, esta investigação situa-se no paradigma hermenêutico, uma vez que se procura compreender os processos, assim como, o ponto de vista dos sujeitos entrevistados. A técnica de recolha de dados escolhida foi a entrevista semiestruturada. Percebeu-se, com este estudo que, de um modo geral, estes emigrantes parecem sentir-se integrados, essencialmente, através do trabalho, que os seus filhos se sentem também integrados e incluídos na escola, que têm amigos de outras nacionalidades e que, em casa, a língua de origem é a mais falada.
- Caminhos trilhados pelos estudantes egressos com altas habilidades/superdotação do distrito federal, após o atendimento educacional especializado.Publication . Nogueira, Priscila Eduardo de Oliveira; Santos, Olga Maria Assunção Pinto dosO Atendimento Educacional Especializado para Estudante com Altas Habilidades/Superdotação é um serviço gratuito, de caráter suplementar, ofertado em Sala de Recursos específica pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Recebe o estudante da Educação Infantil até ao fim do Ensino Médio, quando termina o vínculo escolar com esse indivíduo. Um questionamento recorrente, entre os profissionais que atuam na área, recai sobre as atividades do estudante egresso na vida adulta e o quanto sua escolha por um curso superior e/ou campo de atuação profissional sofreu, ou não, a influência do atendimento em Sala de Recursos. Estas dúvidas diárias moldaram o presente estudo, para o qual, foram traçados três objetivos: (i) Analisar o percurso de vida dos estudantes egressos do Atendimento Educacional Especializado ao Estudante com Altas Habilidades/ Superdotação, que receberam atendimento nas Salas de Recursos que fazem parte da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, quanto às suas atividades acadêmicas e/ou profissionais; (ii) Identificar oportunidades e/ou dificuldades encontradas por esses indivíduos no ingresso e desenvolvimento de suas atividades acadêmicas e/ou profissionais ligadas às suas áreas de atendimento em Sala de Recursos de Altas Habilidades/Superdotação e (iii) Avaliar a percepção dos estudantes egressos do Atendimento Educacional Especializado ao Estudante com Altas Habilidades/Superdotação, quanto à motivação intrínseca ou extrínseca que os moveram para ação e desempenho de suas atividades acadêmicas e/ou profissionais. Foi realizada uma pesquisa de métodos mistos, com abordagem qualitativa e quantitativa. A recolha de dados ocorreu entre os meses de fevereiro e março de 2021 e teve a participação de 40 indivíduos. Dos resultados, importa ressaltar que, de acordo com a percepção dos estudantes egressos, a Sala de Recursos – primeiro através das vivências que proporciona, depois, através da figura do(a) professor(a), muito contribuiu para as definições acadêmicas e profissionais, por representar um espaço que impulsiona talentos, sonhos e realizações, nas vidas dos estudantes que por lá passam.
- Providing new contexts for creative musical experiences: a way of supporting music education and future teachers learningPublication . Milhano, Sandrina; Magueta, Lúcia; Sousa, Jenny
- Accessible Tourism in Russia: Recommendations for a Universal Design, Barrier-free EnvironmentPublication . Amineva, Inna; Almeida, Anabela Clemente Elias; Oliveira, Fernanda Maria FernandesRecently, barrier-free tourism has become increasingly important. The number of people with disabilities around the world is growing. Most of these people want and can travel. But not all countries and cities have a sufficiently adapted environment for comfortable movement. The purposes of this master’s thesis are to research accessible tourism in the cities of the Russian Federation, determine the problems that people with disabilities face in Russia during travel, understand how the lack of an available environment affects the desire to travel. The principles of universal design are also discussed in this work, and special attention is paid to how these principles should be followed in the tourism industry. In addition, define what changes will be the most effective in developing an accessible environment and will be able to lead to an increase in the number of disabled people as participants in tourism. This study is based on semi-structured interviews. The questions for the research have been prepared after an extensive analysis of the current state of the theory. The research was performed among people with disabilities who use wheelchairs or their caregivers. The experiences of twelve participants were evaluated. The analyses of the interviews identified several challenges that the participants were dealing with. These findings provided a clearer understanding of the problems currently being experienced by the study group. They also helped address a number of outstanding research questions. To sum up the findings of this research, the availability of an accessible environment is a crucial factor when choosing a holiday destination for people with disabilities and their caregivers. The developed accessible environment gives people with disabilities a sense of freedom, independence, and makes them equal members of society and motivates them to choose new places to travel. Thus, creating a barrier-free environment might play an important role in attracting new visitors and become a serious competitive advantage among tourism companies.
