Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O contributo da sequência didática para o desenvolvimento da competência compositiva na escrita de alunos do 5.º ano de escolaridade

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente Relatório de Prática Pedagógica é realizado para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia no 2.º CEB. O relatório assenta em duas dimensões, a primeira de carácter reflexivo, e a segunda de carácter investigativo. Na Dimensão reflexiva apresentam-se sinteticamente os ciclos pedagógicos (observação, planificação, ação, avaliação, reflexão) experienciados ao longo das Práticas Pedagógicas incluídas no plano curricular do mestrado em causa. Por sua vez, a Dimensão investigativa centra-se no domínio da escrita (vista por alguns alunos como uma “obrigação” da escola e consequentemente como um “desafio” para o professor). Com os objetivos de levar os alunos a desenvolver a sua competência compositiva e de contribuir para a sua motivação relativamente à escrita, foca-se um género textual específico: a carta formal. Assim, privilegia-se, numa lógica de interdisciplinaridade que envolve as disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal, a abordagem de um tema desafiante: a produção de uma carta dirigida ao rei D. João I, dando conta da primeira viagem realizada no âmbito da expansão marítima com destino a Ceuta. Opta-se, então, como metodologia de trabalho em sala de aula, pela sequência didática (tal como perspetivada no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo). Este estudo inspira-se na metodologia de investigação-ação, assumindo como ponto de partida a implementação de um questionário sobre os hábitos de leitura e de escrita dos alunos, prosseguindo com uma intervenção didática (concebida em função dos resultados do questionário) e culminando com a análise dessa mesma intervenção.

Description

Keywords

Ensino básico do 1º ciclo Ensino básico do 2º ciclo Ensino da história História de Portugal Escrita

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue