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- Estudo dos efeitos de compostos de origem marinha no crescimento de microrganismos da pelePublication . Pedro, Andreia Filipa Alves São; Pintéus, Susete Filipa Gonçalves; Silva, Joana Rita Martins da; Martins, Alice Isabel MendesDada a crescente relevância da aparência física na sociedade atual, as indústrias cosmética e dermatológica têm investido cada vez mais na busca por novos ingredientes que respondam às exigências dos consumidores, que optam cada vez mais por produtos de origem natural e que respondam às atuais exigências de sustentabilidade ambiental, sem prejuízo da sua eficácia. A pele, sendo o maior órgão do corpo humano, desempenha um papel importante na defesa do organismo, atuando como barreira de proteção contra estímulos externos (e.g., microrganismos, radiação ultravioleta). No entanto, a mesma pode ser afetada por fatores endógenos e/ou exógenos, como fatores genéticos e ambientais, doenças crónicas, condições de higiene, entre outros, comprometendo a sua integridade funcional. Os oceanos ocupam a maior área do planeta Terra, sendo habitat para muitos organismos marinhos com características únicas e distintas dos organismos terrestres. Entre eles, as macroalgas são extremamente abundantes e, como tal, têm sido amplamente investigadas quanto à possibilidade de serem usadas como fonte de compostos para o desenvolvimento de novos produtos biotecnológicos, dadas as suas funcionalidades bioativas, como, por exemplo, atividade antimicrobiana. Deste modo, o objetivo desta dissertação de mestrado consistiu em avaliar o potencial antibacteriano dos compostos eleganolone, loliolide, alloaromadendrene, sphaerococcenol A e um seu análogo, isolados das macroalgas Bifurcaria bifurcata, Codium tomentosum e Sphaerococcus coronopifolius, recolhidas na costa de Peniche (Portugal). Os compostos mais promissores foram sujeitos a estudos complementares para avaliar quais os possíveis mecanismos de ação antimicrobiana. O composto sphaerococcenol A apresentou capacidade de inibir o crescimento de Staphylococcus epidermidis (IC50 de 25,66 µg/mL). No entanto, o seu análogo demonstrou a maior atividade antibacteriana, inibindo o crescimento de Staphylococcus hominis (IC50 de 61,06 µg/mL), Staphylococcus epidermidis (IC50 de 22,94 µg/mL) e Cutibacterium acnes (IC50 de 9,25 µg/mL). Os resultados indicam que as atividades antimicrobianas poderão estar associadas a perturbações na membrana plasmática dos microrganismos, particularmente relacionadas com alterações no potencial de membrana. Foram identificadas três situações em que ocorreu despolarização da membrana e cinco situações em que ocorreu hiperpolarização. Além disso, observou-se que o análogo 5, na concentração do IC50, causou danos estruturais totais na membrana celular de Staphylococcus hominis. Em suma, o trabalho desenvolvido demonstrou o potencial antibacteriano do bromoditerpeno sphaerococcenol A e do seu análogo contra algumas espécies microbianas comensais da microbiota cutânea, evidenciando a importância das macroalgas como fonte de novos compostos bioativos para os cuidados da pele.
- O Impacto da Inteligência Artificial na Contabilidade – A visão dos Contabilistas CertificadosPublication . Grácio, Leonor Cardeira; Eugénio, Teresa Cristina Pereira; Azevedo, Graça Maria do CarmoNos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem assumido um papel importante em várias tarefas diárias. Esta é uma tecnologia transformadora que está a impactar diversas áreas, sendo uma delas a contabilidade. A contabilidade tem um papel fundamental na gestão das empresas, uma vez que fornece informações relevantes para a tomada de decisão. As tarefas diárias dos Contabilistas Certificados (CC) estão a ser cada vez mais automatizadas com recurso a máquinas. Este cenário está a evoluir e a transformar-se diante dos profissionais da área da Contabilidade o que implica uma capacidade de adaptação elevada, bem como novas competências necessárias para o desempenho da profissão. Competências como as soft skills, estão a ser cada vez mais um fator decisivo para os profissionais da área de contabilidade, pois são estas competências que também diferenciam o humano da máquina. A investigação efetuada consiste num estudo qualitativo e tem como objetivo geral analisar a opinião dos CC relativamente ao impacto que a IA pode vir a ter na sua profissão. A análise qualitativa deste trabalho é sustentada por um questionário efetuado aos CC, que foi posteriormente analisado recorrendo ao software SPSS. As principais conclusões deste estudo são o facto de os CC preverem que a IA vai ter um impacto na contabilidade, sendo que isso pode ter vantagens para a área da contabilidade e para a profissão, assim como apresentar desvantagens. Os CC esperam que o impacto desta tecnologia seja elevado, mas não concordam que esta possa vir a substituir a profissão de CC. Existe ainda abertura da parte dos CC para que no futuro exista uma colaboração entre os trabalhadores da área da contabilidade e a IA. Esta colaboração vai permitir juntar os profissionais da área da contabilidade e a IA, o que vai possibilitar retirar o melhor de cada uma das partes. Nos últimos anos os CC têm vindo a efetuar formação e concordam ainda que esta será necessária e fundamental para o futuro da profissão. Em termos do recrutamento da profissão, cada vez mais as soft skills estão a tornar-se num elemento diferenciador, uma vez que, permitem desenhar a linha entre os humanos e as máquinas.
- Efeito de um programa de treino de força, na aptidão física em idosos institucionalizadosPublication . Pereira, Bernardo Gaspar; Monteiro, Diogo Manuel Teixeira; Rodrigues, Filipe FernandesOs idosos institucionalizados são caraterizados por terem altos níveis de dependência e baixos níveis de atividade física comparativamente aos idosos que vivem na comunidade. A combinação destes fatores leva a um acentuar do risco de sofrer de sarcopénia. A sarcopénia pode ser contrariada através da realização de treino de força. O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito de um programa de treino de força, na aptidão física em idosos institucionalizados. A amostra do estudo foi composta por 32 idosos residentes em lares (sexo feminino = 20; sexo masculino = 12) com idades compreendidas entre 57 e 96 anos (M = 80,81; DP = 9,69). Foi aplicado um programa de treino de força com a duração de 12 semanas com a frequência de 2 sessões por semana. A aptidão física foi avaliada através dos seguintes parâmetros, força de preensão manual, resistência muscular dos membros superiores, resistência muscular dos membros inferiores, agilidade e equilíbrio, índice de massa corporal e perímetro abdominal. Os resultados demonstraram que um programa de treino de força com duração de 12 semanas, permitiu a melhoria da aptidão física nos parâmetros, resistência muscular dos membros inferiores, resistência muscular dos membros superiores, agilidade e equilíbrio dinâmico.
- COMPREENSÃO DE TEXTOS ORAIS NO 2.º CEBPublication . Reis, Luís Paulo Gonçalves; Jorge, Noémia de OliveiraO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB e encontra-se dividido em duas partes: a Parte I diz respeito à dimensão reflexiva e a Parte II refere-se à dimensão investigativa. Na primeira parte apresenta-se o percurso realizado ao longo da Prática Pedagógica no 2.º CEB numa perspetiva reflexiva de forma crítica e fundamentada, em que se procuram destacar as dificuldades sentidas, assim como as aprendizagens mais significativas. Deste modo, apresenta-se um conjunto de atividades potenciadoras de desenvolvimento pessoal, profissional e social. Na segunda parte, é apresentada uma investigação que se centrou no domínio da oralidade, concretamente na compreensão de textos orais, por parte dos alunos de uma turma do 5.º ano de escolaridade. A investigação, de carácter predominantemente qualitativo (sem, no entanto, descurar dados quantitativos considerados relevantes) procurou identificar as maiores dificuldades dos estudantes relativamente à compreensão de textos orais (compreensão literal, compreensão inferencial, reorganização de informação, compreensão crítica) e também contribuir para o desenvolvimento das competências orais dos discentes. Os dados recolhidos evidenciam que os estudantes apresentam maiores dificuldades no nível de compreensão da reorganização de informação e na compreensão crítica, o que se poderá dever a fatores como o grau de complexidade dos próprios níveis, a especificidade dos textos orais (com dimensão linguística e extralinguística), a formalidade do registo, a densidade informativa do texto, o formato do texto, o conhecimento prévio sobre o tema e o treino formal da escuta ativa/compreensão de textos.
- Refletindo sobre o percurso em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico e investigando as perspetivas de diferentes intervenientes sobre o brincarPublication . Sousa, Liliana Penha; Correia, Sónia Cristina Lopes; Reis, Susana Alexandre dos; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Instituto Politécnico de Leiria. Este relatório contempla o meu percurso durante os anos letivos 2021/2022 e 2022/2023 e está dividido em duas partes distintas. Na Parte I – Dimensão Reflexiva – estão espelhadas as minhas experiências em Creche, em Jardim de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando, por isso, dividida em três capítulos, um por cada contexto. Neles é possível perceber como decorreram estas experiências, através de reflexões, nas quais apresento algumas aprendizagens e dificuldades sentidas ao longo do percurso. Na Parte II – Dimensão Investigativa – está presente o estudo, assente numa metodologia qualitativa, no qual participaram as crianças do grupo, os seus pais, a educadora titular do grupo e uma investigadora. Os dados foram recolhidos através de inquérito por entrevista e por questionário e da análise documental de documentos orientadores. A análise destes dados foi realizada através de análise de conteúdo, que mostrou que todos os intervenientes consideravam que o brincar era importante para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e que este revelava possuir potencialidades no que concerne ao processo de desenvolvimento das crianças, em todos os domínios.