Browsing by Issue Date, starting with "2024-04-10"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A Gestão Humanizada na Escola como caminho para a transformação da Educação – um estudo de casoPublication . Filho, Marco Antonio Bandeira Silveira; Barata, Clarinda Luísa FerreiraA gestão humanizada na escola tem se tornado cada vez mais relevante no âmbito educacional, sendo considerada um caminho fundamental para a transformação da Educação. Nesse estudo de caso, vamos abordar a problemática existente nas instituições de ensino e destacar a pertinência e as motivações que levam à necessidade de adotar uma abordagem mais humanizada na gestão escolar. Sendo este o cenário, temos por objetivo geral analisar qual a importância da gestão humanizada para a organização escolar. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados por meio da revisão de literatura, análise de documentos, aplicação de questionários a docentes e entrevista ao diretor de uma instituição educativa da cidade de Leiria. A análise de dados se deu baseada na Análise de Conteúdo. Pode-se concluir com este estudo, que a gestão humanizada é um caminho promissor e necessário para promover uma educação de qualidade, o desenvolvimento integral dos alunos e uma boa relação entre os alunos, profissionais, famílias e comunidade,sendo possível transformar a escola em um espaço de acolhimento, capaz de formar cidadãos autônomos, críticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para futuros estudos, seria interessante uma maior participação de profissionais e a realização desse estudo em outras instituições de ensino, pois a amostra se limita unicamente a um grupo de uma instituição de ensino privada, o que leva a que as conclusões não possam ser generalizadas a outras populações. Apesar destas limitações, penso que esse é um tema super atual e de fundamental importância para o futuro de todos.
- MOTIVAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE: FATORES CONDICIONANTESPublication . André, Cláudia Sofia Farinha; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraSer docente é cada vez mais raro, são as evidências que o demonstram: existem cada vez menos docentes e menos estudantes a quererem ser docentes. É um problema que merece preocupação por parte de todos, pela importância que a educação tem para um país. O principal objetivo deste estudo consistiu no desejo de identificar fatores que possam motivar os docentes de modo a contribuir para a discussão em como tornar a profissão mais atrativa e assim contribuir com argumentos que promovam o interesse de estudantes e outros profissionais pela arte de ensinar. Além deste, foram definidos objetivos de modo a concretizar o primeiro, nomeadamente, a identificação de fatores determinantes que contribuam para o interesse e o desinteresse no desempenho da profissão docente, a identificação de motivos enunciados pelos docentes para se manterem na profissão, a indicação de causas determinantes para o aumento da satisfação no exercício da profissão e estimativa de respostas adequadas à motivação docente. A revisão da literatura centrou-se no estudo dos conceitos e teorias gerais da motivação, bem como nos fatores de motivação docente, pretendendo-se compreender quais seriam os fatores mais significativos para a análise empírica. A metodologia adotada consistiu numa abordagem quantitativa que se materializou na realização de um questionário a 212 professores do ensino público português oriundos de todos os níveis de ensino e áreas disciplinares do ensino não superior. Após a análise de dados, os resultados revelam que das opções colocadas aos inquiridos, a motivação dos professores dependerá principalmente, de fatores como: o desempenho e comportamento dos alunos, a aproximação dos professores à sua residência, a valorização e dignificação da profissão de professor perante a sociedade, o fim do trabalho burocrático acrescido e a melhoria do sistema de avaliação.
- Motivation to learn: an international multilevel study on student autonomy and teacher emphasis on content usefulnessPublication . Moreno-Murcia, Juan Antonio; Huéscar Hernández, Elisa; León, Jaime; Fin, Gracielle; Nodari Júnior, Rudy José; Valero-Valenzuela, Alfonso; Tristán, José; Gastélum-Cuadras, Gabriel; Zueck Enríquez, María del Carmen; Vargas Vitoria, Rodrigo; Cid, Luis; Monteiro, Diogo; Teixeira, DiogoTeacher autonomy support is related to improved student learn-ing. In higher education, few studies relate classroom contextual factors, such as teacher emphasis on content usefulness, and students' motivational characteristics. The aim was to test a multilevel model about the relation between the extent of teachers’ emphasis on the usefulness of class con-tent with student autonomy, and, in turn, on motivation to learn. The par-ticipants were 3033 university students enrolled from 1st to 4th grade of Sciences of the Physical Activity and Sport, from universities in Spain (N = 602), Portugal (N = 469), Mexico (N = 1177), Chile (N = 372), and Brazil (N = 413). A multilevel structural equation model was performed, in which participants answered questions about the teacher's emphasis on the use-fulness of class content, basic psychological need for autonomy, and moti-vation to learn. At the group and individual levels, the hypothesis is that the teacher's emphasis on the usefulness of class content predict the stu-dent autonomy, in turn, student autonomy predicts student motivation to learn. Results found at the group level and at the individual level the strength of teacher emphasis on class content predicted student autonomy; student autonomy predicted student motivation to learn.
- História Local: um contributo para a valorização da diversidade culturalPublication . Marques, Jéssica Félix; Mangas, Catarina Frade; Alves, Dina Catarina DuarteO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se organizado em duas partes: i) dimensão reflexiva; ii) dimensão investigativa. A primeira parte, apresenta o relato e reflexão relativa às Práticas Pedagógicas realizadas em três contextos distintos, englobando as diferentes dimensões da prática docente, nomeadamente a planificação, atuação e reflexão. Na segunda parte do relatório, onde se desenvolve a dimensão investigativa, apresenta-se um estudo qualitativo comparativo realizado numa turma de 3.º ano de escolaridade, tendo como participantes 16 alunos, sobre a utilização da História Local como estratégia pedagógica. O estudo surgiu num contexto heterogéneo, nomeadamente do ponto de vista cultural, onde se verificava o desconhecimento dos alunos sobre as origens dos seus colegas, e teve como finalidade a promoção da valorização da diversidade cultural em sala de aula. Para que este objetivo fosse atingido foi delineada uma sequência didática, tendo por base a pedagogia intercultural como forma de aumentar os conhecimentos dos alunos sobre o tema. Os resultados indicam que a pedagogia intercultural aumenta os conhecimentos dos alunos sobre as culturas dos seus colegas, colocando-as em comunicação. No que concerne à História Local, foi possível perceber que quando tida em conta como estratégia numa pedagogia intercultural, reduz estereótipos e conhecimentos do senso comum preconizados na comunidade e contribui para a valorização da diversidade cultural em sala de aula.