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Authors
Abstract(s)
O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino
do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e
Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se
organizado em duas partes: i) dimensão reflexiva; ii) dimensão
investigativa.
A primeira parte, apresenta o relato e reflexão relativa às Práticas
Pedagógicas realizadas em três contextos distintos, englobando as
diferentes dimensões da prática docente, nomeadamente a
planificação, atuação e reflexão.
Na segunda parte do relatório, onde se desenvolve a dimensão
investigativa, apresenta-se um estudo qualitativo comparativo
realizado numa turma de 3.º ano de escolaridade, tendo como
participantes 16 alunos, sobre a utilização da História Local como
estratégia pedagógica. O estudo surgiu num contexto
heterogéneo, nomeadamente do ponto de vista cultural, onde se
verificava o desconhecimento dos alunos sobre as origens dos
seus colegas, e teve como finalidade a promoção da valorização
da diversidade cultural em sala de aula. Para que este objetivo
fosse atingido foi delineada uma sequência didática, tendo por
base a pedagogia intercultural como forma de aumentar os
conhecimentos dos alunos sobre o tema.
Os resultados indicam que a pedagogia intercultural aumenta os
conhecimentos dos alunos sobre as culturas dos seus colegas,
colocando-as em comunicação. No que concerne à História
Local, foi possível perceber que quando tida em conta como
estratégia numa pedagogia intercultural, reduz estereótipos e
conhecimentos do senso comum preconizados na comunidade e
contribui para a valorização da diversidade cultural em sala de
aula.
Description
Keywords
Diversidade cultural Pedagogia intercultural História loca Sequência didática Interculturalidade Ensino básico do 1º ciclo Ensino básico do 2º ciclo