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Abstract(s)
A realização do presente relatório surgiu no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada (PP), inerente ao plano curricular do Mestrado do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizada nos anos letivos de 2020/2021 e 2021/2022, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
O relatório organiza-se em duas dimensões, a primeira, de natureza reflexiva e a segunda, de natureza investigativa.
Assim, na primeira parte do relatório, intitulada Dimensão Reflexiva, são relatadas, reflexiva e criticamente, as principais experiências pedagógico-didáticas desenvolvidas / implementadas em contexto de Prática Pedagógica, bem como as aprendizagens adquiridas ao longo dos diversos ciclos pedagógicos.
A segunda parte do relatório denomina-se Dimensão Investigativa, nela sendo apresentada uma experiência didática centrada no domínio da oralidade. Trata-se de um trabalho investigativo em que a oralidade (nomeadamente, o oral formal) é encarada não apenas como objeto explícito de ensino-aprendizagem em contexto educativo, mas também como objeto de estudo, na área da Didática da Oralidade. Assim, com base num paradigma de investigação essencialmente qualitativo, foi desenvolvida uma investigação sobre a própria prática (Ponte, 2008) que visou observar e compreender de que forma, a implementação de uma Sequência Didática (Dolz et al., 2004) orientada para a apropriação do género de texto apresentação oral (tendo em conta as suas dimensões verbal e não verbal), pode, ou não, ser eficaz numa turma do 5.º ano de escolaridade.
Description
Keywords
Dimensão não verbal Oral formal Dimensão verbal Oralidade Género de texto apresentação oral Sequência Didática