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Authors
Abstract(s)
O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino
do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia
de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico tem como propósitos
principais expor e apresentar uma reflexão sobre o meu percurso
ao longo das Práticas Pedagógicas desenvolvidas ao longo dos anos
letivos 2019-2020, na Escola Básica de 1.º Ciclo do Ensino Básico
de Arrabalde (1.º ano), no Centro Escolar da Barreira (3.º ano) e,
no ano letivo 2020-2021, no Colégio Conciliar de Maria Imaculada
(5.º ano).
O relatório está, assim, estruturado em duas partes: na primeira,
denominada Dimensão reflexiva, relato e reflito sobre a minha
experiência enquanto mestranda e professora de cada um dos
contextos educativos.
Na segunda parte, dedicada à Dimensão investigativa, apresento
uma investigação debruçada sobre um tipo de dislexia: a Dislexia
Evolutiva Fonológica (DEF). Esta, realizada com base na
metodologia de estudo de caso, teve como foco o desenvolvimento
das competências ortográfica e narrativa de dois alunos com DEF
e incidiu na aplicação de uma sequência didática (Dolz, Noverraz
& Schneuwly, 2004), integrando elementos da sequência de ensino
(Pereira & Cardoso, 2013a, 2013b). Esta parte do relatório é
concluída com a apresentação dos principais resultados da
investigação (observação dos efeitos da sequência didática nos
alunos sujeitos do estudo).
Description
Keywords
Competência narrativa Competência ortográfica Escrita Sequência de ensino Sequência didática Dislexia Evolutiva Fonológica (DEF) Dislexia Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE)