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- O impacto das atividades de marketing nas redes sociais na intenção de compra e na lealdade à marca, mediado pela qualidade de relacionamento, amor à marca e cocriação da marcaPublication . Marques, Ana Carolina Farinha; Marques, Alzira Maria da AscensãoCom o desenvolvimento tecnológico suportado na internet registam-se mudanças nas estruturas de poder dos canais, com os clientes/consumidores a ganharem poder relativamente aos fabricantes, não só porque a oferta aumentou, explicando a sua tendência para ser infiel a marcas, mas porque querem ser parte ativa nas decisões de marketing. Com a evolução da internet, surgiram as novas plataformas de comunicação digital que possibilitam que haja uma interação entre marca e consumidor, fazendo com que os consumidores participem ativamente na marca, ou seja, no seu branding. Assim sendo, é deixada para trás a noção de que as marcas pensam e trabalham sozinhas, passando os consumidores a ser ativos e a ter um papel crucial na criação de valor. Com a elevada concorrência é preciso que as marcas se diferenciem e criem relações com os clientes através do digital, mais concretamente das redes sociais. Desta forma, estudou-se o impacto das atividades de marketing em redes sociais na intenção de compra e na lealdade à marca mediado pela qualidade da relação, amor à marca e cocriação da marca. A qualidade da relação foi avaliada em termos de satisfação, confiança e compromisso. Nesse sentido, com base na informação recolhida através de questionário numa amostra de 156 utilizadores que seguem marcas nas redes sociais estimou-se um modelo de equações estruturais, utilizando o software PLS 3. Os resultados evidenciaram que as atividades de marketing nas redes sociais explicam parcialmente a satisfação, a confiança, o compromisso, o amor à marca e a cocriação da marca. A satisfação, a confiança, o compromisso e o amor à marca não explicam a intenção de compra, mas a cocriação influencia a intenção de compra. No que diz respeito à lealdade, apenas o amor à marca e a cocriação da marca têm impacto positivo nesta variável e a qualidade da relação não evidenciou capacidade para explicar a lealdade à marca.
- O papel dos técnicos do Programa Escolhas na intervenção social com crianças, jovens e famílias de etnia cigana do distrito de Braga. A teoria e a prática da mediação interculturalPublication . Lopes, Micaela da Silva Veiga; Vieira, Ana Maria de Sousa NevesOs ciganos estão em Portugal há 500 anos, contudo e apesar de já ser longa a permanência deste povo no nosso país, verifica-se que a sua história é feita de lutas e conflitos reveladores das representações sociais negativas da sociedade maioritária em relação a este povo. A este facto, acresce a forte vulnerabilidade que atinge estas comunidades no que respeita à integração nos vários sistemas sociais, o que contribui para a perpetuação do ciclo intergeracional da pobreza e da exclusão social que as caracteriza. No sentido de contrariar esta tendência, algumas políticas e medidas têm procurado transformações sociais, nomeadamente, o Programa Escolhas (PE), um programa público de âmbito nacional, no terreno há mais de 19 anos, vocacionado para a promoção da inclusão social de crianças e jovens oriundas dos contextos socioeconómicos mais vulneráveis, através da mediação, nomeadamente a mediação intercultural que surge como um dos princípios gerais do programa. Ora, considerando a forte exclusão social que as comunidades ciganas sofrem em Portugal, considerando a importância das práticas de mediação intercultural na coesão social e emponderamento das populações mais vulneráveis e afigurando-se a mediação intercultural como caminho para empoderar e transformar nos contextos de diversidade cultural significativa, onde o PE intervém, importa analisar as práticas de mediação intercultural realizadas por equipas do PE da 7ª geração, do distrito de Braga, com crianças, jovens e famílias ciganas. Do ponto de vista da metodologia, foram utilizadas técnicas de pesquisa das ciências sociais, que nos permitiram situar numa perspetiva essencialmente compreensiva, não existindo preocupações com generalizações. Assim, pretendemos, através de uma pesquisa qualitativa, descrever, entender e compreender, do ponto de vista dos sujeitos estudados, como se processam a intervenção social e as práticas de mediação intercultural dos técnicos do PE do distrito de Braga, aproximando-nos do paradigma fenomenológico-interpretativo, hermenêutico. Adotámos, por isso, como método, o estudo de caso e no que diz respeito às técnicas de recolha da informação elegemos a análise documental e a entrevista individual semiestruturada, aplicada a técnicos dos projetos do distrito de Braga do PE, que constituem a “amostra” do nosso estudo. Esta investigação permite-nos concluir que os técnicos, alvo de análise, utilizam um vasto conjunto de práticas com vista ao empoderamento e à transformação dos sujeitos com os quais intervém, designadamente e, em especial, as comunidades ciganas. Neste sentido, os técnicos do PE são mediadores interculturais que atuam não apenas nas comunidades que intervencionam, como também na sociedade maioritária, a qual acaba por beneficiar, no seu todo.
- Desinfeção de ovos do copépode Acartia tonsa (Dana, 1849): viabilidade biológica e carga bacterianaPublication . Mendes, André Gonçalves; Marques, Sónia Cristina Ferreira Cotrim; Leandro, Sérgio Miguel Franco MartinsA aquacultura é um setor em franco crescimento económico, mas que apresenta alguns constrangimentos como a nutrição larvar de algumas espécies nutricionalmente mais exigentes. A superioridade nutricional dos copépodes como alimento vivo pode viabilizar o cultivo destas larvas e Acartia tonsa é uma das espécies mais estudadas e com maior potencial. Os ovos de A. tonsa podem ser transportados e armazenados durante longos períodos de tempo e funcionar como produto de comercialização e exportação contudo existe a necessidade de assegurar a sua biossegurança. Neste âmbito, o presente trabalho teve como objetivo testar o potencial de desinfeção de ovos de A. tonsa através da utilização de três desinfetantes, azul de metileno, iodopovidona e hipoclorito de sódio, avaliando, no Ensaio 1, a viabilidade biológica dos ovos pósdesinfeção, e, no Ensaio 2, a eficácia microbiológica da desinfeção. No Ensaio 1, foram avaliadas as taxas de eclosão após um período de incubação de 24 e 48 horas de ovos desinfetados com 9 concentrações de cada desinfetante (azul de metileno: 1, 2, 5, 10, 20, 40 e 100 mg/L; iodopovidona: 2, 5, 10, 20, 40, 80 e 100 mg/L; hipoclorito de sódio: 5, 20, 40, 80, 100, 200, 300 mg/L) durante 6 tempos de exposição (5, 10, 15, 20, 25 e 30 minutos). O azul de metileno e a iodopovidona mostraram ser desinfetantes menos prejudiciais para a viabilidade dos ovos de A. tonsa. O hipoclorito de sódio revelou ser o desinfetante mais nocivo para a viabilidade dos ovos dos três desinfetantes experimentados. A iodopovidona foi o único desinfetante que demonstrou aumentar a viabilidade dos ovos de A. tonsa, nomeadamente através da aplicação de 100 mg/L durante 10 minutos de exposição No Ensaio 2, foram avaliadas as cargas bacterianas de ovos de A. tonsa desinfetados com os dois melhores tratamentos de cada desinfetante do Ensaio 1 (azul de metileno: 10 mg/L e 20 mg/L durante 30 minutos; iodopovidona: 20 mg/L durante 30 minutos e 100 mg/L durante 10 minutos; hipoclorito de sódio: 5 mg/L durante 30 minutos e 100 mg/L durante 10 minutos) através da incubação dos ovos pós-desinfeção em dois meios de cultura, Trypticase Soy Agar (TSA) e Thiosulfate-Citrate-Bile Salts-Sucrose Agar (TCBS). A grande maioria das bactérias presentes nos ovos de A. tonsa são espécies não pertencentes ao género Vibrio. Os tratamentos mais eficazes na diminuição da carga bacteriana genérica e da carga bacteriana de Vibrio spp. foram 100 mg/L de iodopovidona durante 10 minutos e 20 mg/L de hipoclorito de sódio durante 20 minutos respetivamente. Como tratamento de desinfeção dos ovos de A. tonsa, é recomendável a aplicação de 100 mg/L de iodopovidona durante 10 minutos ou a aplicação de 20 mg/L de hipoclorito de sódio durante 20 minutos. São necessários trabalhos complementares principalmente sobre a eclosão de ovos desinfetados de A. tonsa após diferentes períodos de armazenamento no frio.
- Uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada: a empatia no desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos numa turma de 6.º anoPublication . Marques, Sofia Isabel Carvalho da Silva Santos; Mourão, Alda Maria Martins; Alves, Dina Catarina DuarteO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento está organizado em duas partes. A primeira parte, a dimensão reflexiva, consiste numa apresentação do meu percurso na prática pedagógica nos diferentes contextos e níveis de ensino. Na segunda parte, é apresentada a dimensão investigativa deste relatório, através da realização de um estudo no contexto da disciplina de História e Geografia de Portugal, num 6.º ano de escolaridade de uma escola pública de Leiria. Esta investigação de cariz qualitativo procura perceber se as atividades propostas que envolvem empatia histórica fomentam a compreensão dos conteúdos na referida disciplina. Os dados recolhidos evidenciaram que, no início da investigação, os alunos se encontravam no nível mais baixo de progressão empática. Com a implementação de atividades que envolvem a empatia, foram evoluindo para um nível mais elevado, demonstrando-se, portanto, que atividades que envolvam empatia histórica fomentam a compreensão histórica dos alunos.
- Criação da empresa Conde TávoraPublication . Simões, Maria Rafael; Carvalho, Mário João Paulo de JesusTendo como ponto de partida o aumento do turismo em Portugal e, mais concretamente, na zona Oeste de Portugal, foi criado o presente projeto, a empresa Conde Távora, para dar resposta a esta demanda nas áreas da hotelaria e restauração no concelho de Peniche. A empresa contará com duas vertentes de negócio, o alojamento local Conde Távora Residence e o restaurante Conde Távora Taverna & Wine Bar com uma garrafeira integrada. Intimamente ligada com a História local, a empresa visa oferecer uma experiência única e completa a todos os seus clientes. Na fase inicial do projeto, procedeu-se à contextualização da indústria do turismo para se perceber a oportunidade e pertinência da criação da empresa. Neste sentido, fundamentou-se a ideia analisando a oferta e procura turística no destino com o intuito de posicionar estrategicamente a empresa. A Conde Távora destina-se a todos os turistas e visitantes com motivações histórico-culturais e/ou gastronómicas que procurem este destino turístico. Foram desenvolvidas diferentes análises, nomeadamente contextual e transacional. Identificadas e analisadas as oportunidades e ameaças, desenvolveu-se um plano de marketing, onde foram definidos não só os objetivos como as estratégias para abordar os mercados. Por fim, definiu-se o marketing mix visando o posicionamento da empresa. Esta ação permitiu não só alcançar uma identidade com valor acrescentado para os clientes como obter uma identidade diferenciadora face à concorrência. O projeto foi ainda submetido a um plano financeiro previsional para se percecionar e avaliar a viabilidade do projeto. Para tal, foram tidos em conta diversos fatores para adequada análise da sua rendibilidade e desempenho ao longo do tempo.
- O impacto das atividades de marketing no Instagram no comportamento do consumidor e na lealdade à marcaPublication . Gondaski, Amanda Silva Mendonça Rodrigues; Lisboa, Ana Catarina CadimaConsiderando o marketing digital atual e o consumo constante dos consumidores por conteúdos nos dispositivos móveis, este trabalho de investigação inclina-se sobre o impacto das atividades de marketing no Instagram no comportamento do consumidor e na lealdade à marca. Para o efeito, foi realizado um estudo quantitativo tendo como base um questionário realizado a 133 utilizadores do Instagram que seguem pelo menos uma marca na rede social. O modelo de equações estruturais foi estimado com recurso ao software SmartPLS. A relevância predetiva do modelo é alta no que respeita a média das dimensões do comportamento do consumidor (42,9%) e baixa relativamente à lealdade à marca (26,5%). Relativamente às hipóteses de investigação, verificou-se que as atividades de marketing no Instagram têm impacto positivo em algumas dimensões do comportamento do consumidor, entre essas atividades destacam-se as de interação e de entretenimento. Todavia, essas atividades de marketing não explicam a lealdade à marca, assim também como a lealdade à marca não explica algumas dimensões do comportamento do consumidor, nomedamente o WOM, a participação consciente e a interação social, observando-se o impacto positivo apenas no entusiasmo.