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Authors
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Abstract(s)
O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino
do 1.º CEB e Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB
e encontra-se dividido em duas partes: a Parte I diz respeito à
dimensão reflexiva e a Parte II refere-se à dimensão investigativa.
Na primeira parte apresenta-se o percurso realizado ao longo da
Prática Pedagógica no 2.º CEB numa perspetiva reflexiva de forma
crítica e fundamentada, em que se procuram destacar as dificuldades
sentidas, assim como as aprendizagens mais significativas. Deste
modo, apresenta-se um conjunto de atividades potenciadoras de
desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Na segunda parte, é apresentada uma investigação que se centrou no
domínio da oralidade, concretamente na compreensão de textos orais,
por parte dos alunos de uma turma do 5.º ano de escolaridade. A
investigação, de carácter predominantemente qualitativo (sem, no
entanto, descurar dados quantitativos considerados relevantes)
procurou identificar as maiores dificuldades dos estudantes
relativamente à compreensão de textos orais (compreensão literal,
compreensão inferencial, reorganização de informação, compreensão
crítica) e também contribuir para o desenvolvimento das competências
orais dos discentes. Os dados recolhidos evidenciam que os estudantes
apresentam maiores dificuldades no nível de compreensão da
reorganização de informação e na compreensão crítica, o que se
poderá dever a fatores como o grau de complexidade dos próprios
níveis, a especificidade dos textos orais (com dimensão linguística e
extralinguística), a formalidade do registo, a densidade informativa do
texto, o formato do texto, o conhecimento prévio sobre o tema e o
treino formal da escuta ativa/compreensão de textos.
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Keywords
Compreensão do oral História e Geografia de Portugal Níveis de compreensão Texto oral Oralidade