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COMPREENSÃO DE TEXTOS ORAIS NO 2.º CEB

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O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB e encontra-se dividido em duas partes: a Parte I diz respeito à dimensão reflexiva e a Parte II refere-se à dimensão investigativa. Na primeira parte apresenta-se o percurso realizado ao longo da Prática Pedagógica no 2.º CEB numa perspetiva reflexiva de forma crítica e fundamentada, em que se procuram destacar as dificuldades sentidas, assim como as aprendizagens mais significativas. Deste modo, apresenta-se um conjunto de atividades potenciadoras de desenvolvimento pessoal, profissional e social. Na segunda parte, é apresentada uma investigação que se centrou no domínio da oralidade, concretamente na compreensão de textos orais, por parte dos alunos de uma turma do 5.º ano de escolaridade. A investigação, de carácter predominantemente qualitativo (sem, no entanto, descurar dados quantitativos considerados relevantes) procurou identificar as maiores dificuldades dos estudantes relativamente à compreensão de textos orais (compreensão literal, compreensão inferencial, reorganização de informação, compreensão crítica) e também contribuir para o desenvolvimento das competências orais dos discentes. Os dados recolhidos evidenciam que os estudantes apresentam maiores dificuldades no nível de compreensão da reorganização de informação e na compreensão crítica, o que se poderá dever a fatores como o grau de complexidade dos próprios níveis, a especificidade dos textos orais (com dimensão linguística e extralinguística), a formalidade do registo, a densidade informativa do texto, o formato do texto, o conhecimento prévio sobre o tema e o treino formal da escuta ativa/compreensão de textos.

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Compreensão do oral História e Geografia de Portugal Níveis de compreensão Texto oral Oralidade

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