Browsing by Issue Date, starting with "2022-10-27"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Impacto da Standardização vs. Adaptação do Marketing-Mix na Performance das Empresas ExportadorasPublication . Fidalgo, Mariana Correia; Crespo, Cátia Claudemira Cordeiro FernandesNum mundo cada vez mais globalizado, ocorrem grandes transformações no ambiente competitivo internacional que provocam mudanças no mercado. As empresas enfrentam situações cada vez mais desafiantes no que toca aos produtos e serviços, visto que a oferta para estes é cada vez maior, tanto interna como externamente. Para fazer face aos consumidores cada vez mais informados e exigentes, as empresas exploram os paradigmas da internacionalização para se conseguirem manter competitivas face aos seus concorrentes. A internacionalização tendo também um papel preponderante no que diz respeito ao desenvolvimento económico do país, traz ainda maiores retornos de sustentabilidade para as empresas. Para facilitar este acesso aos mercados internacionais as empresas têm de ter presente um pensamento estratégico permanente e dotarem-se de ferramentas de gestão que auxiliem o modo de operar tanto no mercado nacional, como no internacional As estratégias de marketing são uma aposta de extrema importância neste sentido, uma vez que auxiliam a empresa a contornar as adversidades, bem como a equacionar estratégias bem definidas para a prossecução dos objetivos estabelecidos, levando a empresa evoluir no mercado, e ainda a obter uma notoriedade mais globalizada. O principal objetivo desta dissertação consiste em perceber de que forma é que a escolha da estratégia de marketing-mix, seja em termos de standardização ou de adaptação de cada um dos seus componentes – produto, preço, distribuição e comunicação – interfere na performance das empresas quando estas exportam os seus produtos ou serviços, tendo também em consideração a envolvente do mercado de origem e de destino. Para o efeito, é utilizada uma metodologia baseada na abordagem quantitativa, com recurso a um inquérito online dirigido a empresas exportadoras. Com base no estudo de uma amostra de 44 empresas, concluiu-se que a performance das empresas exportadoras é superior quando se assiste a uma adaptação dos componentes do marketing-mix, nomeadamente do produto, do preço e da distribuição.
- Comportamento em crianças do 1.º ciclo: relação com o processamento sensorial e o tempo de exposição a ecrãsPublication . Alves, Anabela Oliveira; Trigueiro, Maria João Ribeiro Fernandes; Pinto, Élia Maria Carvalho Pinheiro da SilvaIntrodução: As alterações do comportamento podem estar associadas tanto com disfunções do processamento sensorial, como com o tempo de exposição a ecrãs. Objetivo: Verificar se o processamento sensorial e o tempo de exposição a ecrãs em crianças em idade escolar do 1.º ciclo influenciam os seus comportamentos. Método: Utilizou-se um questionário sociodemográfico, a Medida do Processamento Sensorial e o Questionário de Capacidades e Dificuldades. A amostra foi composta por 183 crianças entre os seis e os 10 anos. Para o tratamento de dados utilizou-se medidas de estatística descritiva para caraterizar a amostra e descrever as frequências das variáveis, para relacionar o processamento sensorial com o comportamento, e o tempo de exposição a ecrãs com o comportamento utilizou-se a correlação não paramétrica de Spearman, e para verificar se o tempo de exposição a ecrãs e o processamento sensorial são preditores do comportamento realizou-se uma regressão linear múltipla. Resultados: As variáveis que se revelaram preditoras do comportamento foram ao nível do processamento sensorial, a participação social (Beta = 0,255, p < 0,001), a consciência do corpo (Beta = 0,324, p < 0,001) e a audição (Beta = 0,164, p = 0,018), tendo sido apurada a tendência para quanto mais os problemas no processamento sensorial mais os problemas de comportamento. Da análise entre as variáveis, tempo de exposição a ecrãs e comportamento não se verificou nenhuma correlação significativa. Conclusão: Conclui-se que dificuldades no processamento sensorial estão associadas a uma maior prevalência de problemas de comportamento, em crianças com desenvolvimento típico.
- The Value of Farmland and Its Determinants - The Current State of the ArtPublication . Tavares, Vasco Capela; Tavares, Fernando; Santos, E.This article aims to perform a literature review on the topic of farmland valuation, covering the determinants of farmland value and the models that are used to price land. To do so, recent literature on the topic was combined with classical and well-known papers. All the factors considered in these papers to explain farmland prices and/or to model them were retrieved, presented, and compared. Then, the main models proposed in the literature are presented and their suitability and goals are explained. This study can help academics as it gives an overview of the current state of the art, summarizes the main factors proposed by researchers to explain farmland prices, and sheds light on new lines of research. Besides that, it is also relevant for policymakers because farmland valuation and its use have implications on society and on urban planning, which is a hot topic under discussion.
- Aplicação do MOHOST na Intervenção da Terapia Ocupacional em Saúde Mental no Centro Hospitalar do Baixo Vouga-PortugalPublication . Simões, Ana; Pereira, Beatriz; Filipe, Catarina; Fabião, Joana; Valente, Prazeres; Cura, Mariana; Santos, Filomena; Roldão, Elisabete; Ribeiro, JaimeIntrodução: Atualmente, verifica-se reduzida informação referente à prática dos terapeutas ocupacionais e à utilização do “Model of Human Occupation Screening Tool” (MOHOST) na avaliação de clientes psiquiátricos em Portugal. Objetivos: Delinear o perfil dos utentes do Hospital de Dia (HD) no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (DPSM-CHBV) e perceber a utilidade do MOHOST no processo da Terapia Ocupacional (TO), segundo a perceção das terapeutas ocupacionais. Material e Métodos: Foi realizado um estudo de caso exploratório-descritivo, de abordagem mista. A recolha de dados realizou-se a partir de 238 processos clínicos, dos resultados da avaliação do MOHOST e uma entrevista semiestruturada às TO do DPSM-CHBV. Posteriormente, realizou-se uma análise estatística com o software “Statistical Package for the Social Sciences” (SPSS) e a análise de conteúdo pelo software “Web Qualitative Data Analysis” (WebQDA). Resultados: Os resultados obtidos possibilitaram delinear o perfil do cliente psiquiátrico e obter a perceção das terapeutas ocupacionais sobre a utilidade do MOHOST no DPSM-CHBV. Destacam-se as limitações e potencialidades dos participantes através da avaliação do MOHOST, em linha com estudos anteriormente realizados. As TO referem alguns itens com maior dificuldade em avaliar, porém mencionam ser um instrumento útil e de fácil utilização. Conclusões: Constata-se que a aplicabilidade deste instrumento é útil na área de Psiquiatria e Saúde Mental, que indica a interferência psicopatológica nos papéis, rotinas, hábitos, participação e desempenho ocupacional do cliente, o que potencia a intervenção do terapeuta ocupacional.
- Impacto da terapia de reminiscências com recurso à realidade virtual ao nível da sintomatologia psicológica e comportamental de pessoas com demênciaPublication . Santos, Mariana; Coelho, Tiago; Portugal, PaulaObjetivo: Comparar o impacto de um programa de terapia de reminiscências (TR) com recurso à realidade virtual (RV), com o impacto de um programa de TR com recurso a um estímulo tradicional, ao nível da manifestação de sintomatologia psicológica e comportamental em pessoas com demência, durante as várias sessões. Métodos: Ensaio clínico randomizado, com um desenho do tipo experimental, em que foi realizado o acompanhamento de uma amostra de 14 idosos recrutados por conveniência, divididos por dois grupos de intervenção: TR tradicional (controlo) e TR com recurso à RV (experimental). A intervenção foi constituída por 8 sessões, com frequência bissemanal. Durante cada sessão foi preenchida uma grelha de observação sobre a manifestação de sintomatologia comportamental e psicológica e sobre o envolvimento do participante. Foi ainda utilizado o Simulator Sickness Questionnaire, administrado antes e após a exposição ao vídeo, de forma a avaliar o aumento do grau da manifestação de sintomatologia adversa associada à simulação. Resultados: Não se verificam diferenças significativas entre os grupos no que concerne ao sexo, nível de escolaridade, idade, grau de independência, nas AVD’s e AVDI’s e declínio cognitivo, bem como ao nível da manifestação sintomatológica comportamental e da sintomatologia adversa durante as sessões. No que diz respeito ao envolvimento na experiência, os comportamentos observados foram globalmente positivos, havendo partilha de memórias maioritariamente positivas e um registo de ligeiramente maior envolvimento dos participantes expostos a ambientes imersivos (RV), do que no grupo de controlo. Conclusão: De uma forma geral, o impacto dos diferentes programas de intervenção parece ser semelhante. Através deste estudo, gerou-se evidência acerca da segurança e viabilidade da aplicação de RV neste tipo de intervenção, validando a continuidade da sua utilização.
- Atividade Física de Intensidade Moderada em Contexto de Pandemia por SARS-Cov-2: Estudo de PreditoresPublication . Silva, Cátia; Miranda, Leonor G.; Santos, JoãoIntrodução: A participação ocupacional na AF tem sido cada vez mais valorizada pelo impacto positivo na promoção de saúde e bem-estar. Objetivo: Verificar se a idade, sexo, hábitos tabágicos, consumo de álcool, Índice de Massa Corporal (IMC), duração do sono, patologia e medicação predizem o volume de atividade física (AF) de intensidade moderada segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), de pelo menos 150 minutos semanais, em adultos de ambos os sexos de nacionalidade portuguesa, durante a pandemia por SARS-Cov-2 em 2021, numa fase pós confinamento. Métodos: Estudo observacional analítico transversal. Recolha de dados através de questionário online contendo o IPAQ-SF e análise com regressão logística binária. Resultados: Amostra (n=216), maioritariamente feminina (67,6%), com idade compreendida entre 18 e 65 anos. A maioria dos participantes (60,2%) afirmou não cumprir o volume de AF de intensidade moderada, segundo as recomendações da OMS. A duração do sono (p=0,001), a idade (p=0,030) e os hábitos tabágicos (p=0,025) parecem predizer significativamente, em cerca de 15% (Nagelkerke R2=0,150), a prática de AF de intensidade moderada, de pelo menos 150 minutos semanais. Conclusão: Este estudo sugere que a duração do sono, a idade e os hábitos tabágicos podem ser preditores significativos da AF de intensidade moderada. Palavras-chave: “AF moderada”; “Duração do sono”; “Tabagismo”.
- Regular crianças com PEA durante a sua participação nas AVD`s: O desenvolvimento de uma app para os paisPublication . Reis, Helena Isabel da Silva; Eusébio, Inês Lucas; Sousa, Margarida Silva e; Ferreira, Mariana Lúcio; Pereira, Raquel da Silva; Dias, Sara Alexandra da Fonseca Marques Simões; Reis, Catarina Isabel Ferreira Viveiros Tavares dosIntrodução: Crianças com PEA são caracterizadas por apresentarem respostas atípicas aos estímulos sensoriais, tendo impacto no envolvimento e na participação funcional. Objetivo: O presente estudo descreve o processo de desenvolvimento de uma app com o intuito de ajudar as famílias a regular as crianças com PEA, entre os 3-6 anos, através da aplicação de estratégias sensoriais, para melhorar a participação da criança nas rotinas diárias, em contexto de casa. Material e Métodos: Para o estudo foi selecionado um focus group composto por quatro terapeutas ocupacionais com vários anos de experiência em trabalhar com crianças com PEA e com formação especializada na área da Integração Sensorial, de forma a desenvolver e a analisar o conteúdo da app. Estabeleceu-se uma colaboração com o Departamento de Engenharia Informática, e através de reuniões quinzenais conjuntas, foi possível desenvolver toda a configuração e programação da app de forma articulada. Resultados: “Regul-A” foi o nome atribuído à app, uma vez que apresenta como principal finalidade ajudar na regulação de crianças com PEA. Os resultados abrangem as diversas estratégias sensoriais selecionadas pelo focus group, assim como, a estrutura da app, desenvolvida em colaboração com o Departamento de Engenharia Informática. Conclusões: Acredita-se que a app “Regul-A” venha a constituir-se uma potencial ferramenta para reunir, analisar e gerir dados da criança relativos ao seu desempenho ocupacional, facilitando a implementação de estratégias e a partilha de informação entre os pais e os terapeutas ocupacionais.
- Dislexia Evolutiva Fonológica e o desenvolvimento das competências ortográfica e narrativa: um estudo de caso com alunos do 4.º anoPublication . Marques, Carolina Isabel Gomes; Nunes, Susana Margarida da Costa; Jorge, Noémia de OliveiraO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico tem como propósitos principais expor e apresentar uma reflexão sobre o meu percurso ao longo das Práticas Pedagógicas desenvolvidas ao longo dos anos letivos 2019-2020, na Escola Básica de 1.º Ciclo do Ensino Básico de Arrabalde (1.º ano), no Centro Escolar da Barreira (3.º ano) e, no ano letivo 2020-2021, no Colégio Conciliar de Maria Imaculada (5.º ano). O relatório está, assim, estruturado em duas partes: na primeira, denominada Dimensão reflexiva, relato e reflito sobre a minha experiência enquanto mestranda e professora de cada um dos contextos educativos. Na segunda parte, dedicada à Dimensão investigativa, apresento uma investigação debruçada sobre um tipo de dislexia: a Dislexia Evolutiva Fonológica (DEF). Esta, realizada com base na metodologia de estudo de caso, teve como foco o desenvolvimento das competências ortográfica e narrativa de dois alunos com DEF e incidiu na aplicação de uma sequência didática (Dolz, Noverraz & Schneuwly, 2004), integrando elementos da sequência de ensino (Pereira & Cardoso, 2013a, 2013b). Esta parte do relatório é concluída com a apresentação dos principais resultados da investigação (observação dos efeitos da sequência didática nos alunos sujeitos do estudo).
- Contributo para Tradução e Validação da escala KidsLife para prática da Terapia Ocupacional em PortugalPublication . Santana, Maria Raquel; Pestana, Francisca; Cabecinha, Ana; Gomes, Inês; Martins, Ana PaulaConsiderando o número reduzido de instrumentos traduzidos e validados em Portugal e sendo estes uma mais-valia para a prática clínica, o presente estudo tem como objetivo efetuar todo o processo de tradução e adaptação transcultural da escala KidsLife. Trata-se de um estudo descritivo, de metodologia de análise mista (qualitativo e quantitativo). Esta escala, de origem espanhola, criada em 2016, avalia a qualidade de vida (QV) de crianças e adolescentes com perturbação intelectual. É preenchida por um observador externo, que conheça o indivíduo há pelo menos 6 meses, e que tenha oportunidade de conviver com o sujeito em vários contextos. A escala está dividida em oito domínios que determinam, em conjunto, a QV da pessoa com perturbação intelectual: bem-estar emocional, relações interpessoais, bem-estar material, desenvolvimento pessoal, bem-estar físico, autodeterminação, inclusão social e direitos. Após autorização dos autores da escala, obedeceu-se a todos os passos para a adaptação transcultural da mesma. Realizaram-se duas traduções e respetiva síntese das traduções. Seguiu-se a avaliação por um grupo de peritos, onde se obteve, após a segunda avaliação, valores de concordância entre peritos perfeita (k=1). Após finalizar a tradução, a escala foi aplicada a crianças e adolescentes de um Centro de Paralisia Cerebral do Alentejo. A consistência interna da escala foi avaliada, obtendo-se um Alfa de Cronbach de 0.953, ou seja uma consistência interna excelente. Prosseguiu-se para as duas retroversões, para o idioma de origem. A respetiva síntese das retroversões foi apresentada aos autores para avaliação, obtendo-se a validação da tradução efetuada.
